Tempo de Planejamento para Professores

Pessoal,

Já está no orçamento da Prefeitura do Rio de 2012, enviado à casa desde setembro e discutido desde junho de 2011, a previsão do tempo de planejamento para professores PII (que dão aula para primeiro segmento, ou seja, crianças do 1º ao 5º ano, e em alguns casos também o 6º, antigo primário). Tal procedimento se dará em cumprimento a uma lei federal, que diz em seu parágrafo 4º do artigo 2º: “Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”. O terço restante se reserva para planejamento, correção e elaboração de provas e capacitação.

É importante notar que isso não pode prejudicar o atendimento às crianças na escola, acarretado por possível falta de professor. O reflexo seria negativo. Mas a secretaria de educação está, além da contratação de novos PII, remanejando também em horários como educação física e artes.

É preciso atenção aos PI (que dão aula pra o 2º segmento, antigo ginásio), com relação aos ginásio experimental carioca: estão tendo 32 tempos de aula, quando o ideal é provavelmente 28 tempos. Vamos tentar emendar o orçamento neste sentido.

Por fim, os PEI (professores de ensino infantil que trabalham em creches e poderão também trabalhar em pré-escola), que acabaram de entrar, pode ter uma solução mais complexa mas não impossível. A solução pode ser através do professor articulador. Isso sem contar com a alteração já autorizada nos horários dos auxiliarea de creche, aguardando aprovação da lei ainda este ano. Todos esses pontos já foram discutidos entre a comissão de educação da Câmara e a secretaria de educação do Município do Rio, bem como a criação do cargo de professor-facilitador, para crianças com deficiência incluídas em sala de aula regular.

A Rede Pública Municipal busca cada vez mais sua excelência e tem todo meu apoio para isso, mas há que se mexer com cuidado para não prejudicar as crianças. Com as devidas intervenções de precisão quase ‘cirúrgicas’, será possível adequar melhores condições de trabalho ao aumento de produtividade com os alunos. O próximo passo, no ano que vem, será portanto a elaboração do plano de cargos e salários do magistério, e a revisão do plano municipal de educação.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:,

4 thoughts on “Tempo de Planejamento para Professores

  1. eliane domingo, 16 outubro 2011, 1:28 PM às 1:28 PM

    Gostei muito desta parte: …Isso sem contar com a alteração já autorizada nos horários dos auxiliarea de creche, aguardando aprovação da lei ainda este ano.

    Que venha logo a redução da carga horária dos AACs/RJ !!!!

  2. Adriana domingo, 16 outubro 2011, 9:45 PM às 9:45 PM

    Boa noite Paulo.
    Sou Diretora da EM Tagore (3ª CRE) e estamos participando deste Projeto Piloto. Condensamos em um só dia (6ª feira) atividades de Educação Física, Artes Visuais, Artes Plásticas, Educação Musical, Sala de Leitura, Inglês e Apoio de Alfabetização, com 1 tempo de aula em cada turma. Esta experiência está sendo muito produtiva, temos conseguido melhorar os resultados de desempenho. Os professores estão adorando os Centros de Estudos, pois conseguem planejar e replanejar atividades semanalmente, além de poderem refletir sobre diversas questões pedagógicas, trocar experiências e atividades com todo o grupo, elaborar projetos e articular estratégias de reforço. Acreditamos ser esta uma possível e grande mudança na qualidade educacional a fim de alcançarmos o tão desejado e sonhado sucesso escolar.
    Você pode ver nossos trabalhos e projetos no blog: emtagore.blogspot.com
    Abçs.

  3. Sheila Venancia segunda-feira, 17 outubro 2011, 6:18 PM às 6:18 PM

    Gostaria de saber quais os planos em relação ao professor da educação especial. Aquele que trabalha em sala de recursos (pela manhã, por exemplo) e necessita visitar a turma do aluno com deficiência em turno contrario ao que atua na sala de recursos (a tarde)….Alguma possibilidade de concurso? Necessitaria ser professor P1 40 horas(pedagogia) com especialização na área da educação especial/inlcusiva.

  4. Anne sexta-feira, 21 outubro 2011, 8:35 PM às 8:35 PM

    Gostaria de deixar claro, antes de tudo, que o professor II tem direito a sete horas e meia de planejamento, e não esse “único dia” que está sendo dado como um favor por algumas escolas…
    Ainda que gozemos deste dia no próximo ano, como vão ficar as outras 3 horas das quais temos direito por lei??

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.785 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: