Aprovado o Projeto de Secretário Escolar

Pessoal,

Como esperado, foi aprovado por unanimidade o projeto 1140/2011 que cria o cargo de Secretário Escolar, inicialmente com 1.200 vagas, remuneradas de R$661,30 a R$712,16, mais benefícios.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, enviou o projeto pois, segundo ela, o novo cargo irá ajudar os diretores e adjuntos de escola que poderão se concentrar melhor no aprendizado das crianças. A secretaria de administração confirmou a realização do inédito concurso ainda este ano.

O projeto chegou à Câmara no dia 3 de outubro. Coloquei ele em pauta da ordem do dia em regime de urgência, por entender que é de vital importância para as escolas que este novo profissional possa entrar já no próximo ano letivo. Não fosse a urgência, a votação só aconteceria após o recesso, ou seja, em março de 2012.

A repórter Fernanda Xavier, da Folha Dirigida, trouxe para mim uma sugestão de diversos leitores para que fosse feita uma emenda que retirasse do texto original a exigência mínima de formação em técnico de secretariado escolar, exigindo portanto apenas o ensino médio. A justificativa é que haveria muita limitação de candidatos, e o benefício a quem tem esse título pode ser dado em pontuação no futuro edital. Solicitei ao prefeito que prontamente atendeu e enviou a modificação, também aprovada.

O projeto agora seguirá à sanção do prefeito Eduardo Paes na próxima semana e, após a publicação como lei, é só esperar o edital e poder contar com mais eficiência nas escolas públicas municipais, que poderão ter seus diretores e adjuntos dedicando mais tempo às tarefas pedagógicas.

Abraços
Paulo Messina

Marcado:,

11 thoughts on “Aprovado o Projeto de Secretário Escolar

  1. Dr.Salomão Chor sábado, 12 novembro 2011, 5:29 PM às 5:29 PM

    Porque,Não e lecionada, a materia escolar, da Escola Suiça Brasileira Para todo o Brasil?seria uma economia de $3.500.00 ,quanto paga o prefeito por cada um de seus filhos.
    Junto com Lula e Sergio Cabral ,prometeram educação,que so depende de vontade politica.
    Era assim antigamente,,a base tem que ser igual para todos(oitava serie).,
    Porque,não bolsas por concurso para estudantes universitários,de matematica,geografia,letras.educação fisica,para ajudar aos alunos e professores,no valor de um salario minimo.?
    Porque as Escolas não são centros de culura,laser e esportes?
    Porque não existe mais Escoterismo como antigamente nas escolas?.
    O Programa e materia ja existe,não ha custo
    A escola da barra ,Sergio Buarque de Holanda,e uma vergonha NACIONAL,ja foi referência Nacional.

  2. Dr.Salomão Chor sábado, 12 novembro 2011, 5:45 PM às 5:45 PM

    Se investir ,na educação,isto é,fazer,uma revolução,ou guerra na educação,so com empregos e bolsas,a ,crise,não afetará o BRASIL,serão milhares de empregos,com retorno rapido ,garantido,como,ja acontece com varios paises,,formaremos verdadeiros profissionais,e devido,as nossas riquezas,seremos a primeira potencia do mundo…
    Será o fim da INDUSTRIA DOS DIPLOMAS..
    NÃO ADIANTA PÁLIATIVOS,ja perdemos muito tempo,com essa bagunça no ensino.
    O VEREADOR PODERIA TENTAR ORGANIZAR A CAMPANHA DA GUERRA DA EDUCAÇÃO,NOS MESMOS MOLDES DA DO PETROLEO..

  3. João Marcos sábado, 12 novembro 2011, 9:52 PM às 9:52 PM

    Essa remuneração considero baixa,pela carga de trabalho a ser exercida por esse profissional,isso precisa ser revisto com muita seriedade pelos senhores para que não tenhamos uma sobrecarga no futuro e baixa nessa função.

  4. ELIANE quinta-feira, 17 novembro 2011, 1:18 PM às 1:18 PM

    Realmente a Carga Horária para o cargo de secretaria Escolar, está baixíssimo…E creio que o RJ continua errando muito na Educação, não exigindo em Editais dos concursos, profissionais técnicos, quando deveria já começar a ter essa exigência pela melhoria do profissional competente, habilitado e atualizado…Já que o curso Normal em Nível Médio e nem Graduação Pedagogia, habilita esse profissional.
    É uma lástima…UMA PATINAÇÃO NO MESMO LUGAR… e essa capacitação que a Secretaria de Educação do Município do RJ, ou CRES. ficaria muito limitado somente à Legislação do Município…
    mas, valeu a pena o empenho desse jovem Vereador…Pelo menos teve iniciativa e ATITUDE, além de boa Vontade! Parabéns! Sou Pedagoga com 34 anos de Educação Estaduale vejo que na educação do Estado / RJ, o mesmo erro pedagógico e falta de profissional habilitado e competente. Sou Secretária Escolar da Rede Privada e jamais trabalharia essa carga horária enorme com esse salário vergonhoso!

  5. Maria Eugenia Ventura terça-feira, 22 novembro 2011, 8:47 PM às 8:47 PM

    Ilmo Sr Vereador,sou agente de Administração e trabalho em escola publica do Municipio desde 1991,exatamente há 20 anos,sou responsável pelo Sistema de controle Academico(informatização administrativa de todos alunos da UE),lanço notas e toda parte de documentos relativa aos alunos,como tambem sou responsável pelo RH respondendo e zelando pela vida funcional de todos os servidores e funcionarios da UE,com a criação desse cargo que vejo de suma importancia me vejo um pouco preocupada com a situação dos agentes adm que atuam nas escolas,o que será de nós,nos manteremos fazendo as mesmas funções continuaremos nas escolas,o que sera de nós?meus questionamentos urgem pois amo o que faço e dei a minha vida por essa escola e pelo meu trabalho por isso pediria gentilmente se pudesse me responder.Meu nome é Maria Eugenia,meu email é genena2008@yahoo.com.br,parabenizo-lhe por tamanha iniciativa e peço a sua intervenção para que nos não fiquemos ao relento abandonados em outras Secretarias.Aguardo ansiosa sua resposta.Saudações Administrativas,Maria Eugenia.

  6. Agente Educador II – Trabalho em Janeiro « Blog do Messina segunda-feira, 9 janeiro 2012, 2:49 PM às 2:49 PM

    [...] Considerando que aprovamos o cargo de secretário escolar, este sim é que será responsável pelos trabalhos administrativos da [...]

  7. apa agoniada segunda-feira, 16 janeiro 2012, 3:39 PM às 3:39 PM

    Sou agente de preparo de alimento da comlurb e gostaria de saber pq os senhores vereadores não tomam nenhuma atitude contra os excessos do nosso cargo nas escolas do RJ? Pq as auxiliares de creche tiveram a carga horária reduzida e nós não? Só pq somos Celetistas, ora se somos celetistas, devemos seguir a primissa que todos os funcionários da empresa devem receber os mesmos benefícios. Sendo assim, neste momento de NÃO recebermos nosso ticket alimentação, um plano de saúde digno e redução da carga horária somos celetistas, mas na conveniência dda nossa presidente em não nos dar tais benefícios somos cedidos para SME e que trabalha em escola não tem direito a ticket alimentação. Ora, ora sr vereador, já pararam prá pensar que a merenda escolar é para criança, assim como o cardápio? Que estão sendo desviadas verbas públicas prá esse pessoal da comlurb? Que garis da escola limpa, garis de rua e vários funcionários das Cres almoçam na escola????? Então, será que por esses simples motivos os senhores vereadores que estão aí por nossa causa não podem dar atenção à nossa causa???????? Aguardo resposta e desde já grata por pensar que lerão meu desabafo, Agoniada!

  8. apa agoniada quinta-feira, 26 janeiro 2012, 1:27 PM às 1:27 PM

    e então sr vereador, até agora não obtive nenhuma resposta sobre meu comentário. Pq temos que ter o pior dos dois mundos: da COMLURB e da SME? 10 dias se passaram e nem um e-mail seu recebi. Continuo tendo a esperança desse comentário ser lido. Sou brasileiro e não desisto nunca!!! Obrigado

  9. Saiu o Edital de Concurso para Secretário Escolar « Blog do Messina sábado, 17 março 2012, 11:07 AM às 11:07 AM

    [...] Como prometido, aviso aqui que o edital para concurso de Secretário Escolar está publicado e as inscrições começam dia 20/03/2012 e vão até 01/04/2012. (Relembre o caso aqui) [...]

  10. Maria do Carmo segunda-feira, 28 maio 2012, 4:34 PM às 4:34 PM

    Sou secretária escolar da rede privada e gostaria de saber a carga horária e salário desse profissional . Obrigada.

  11. Luciana terça-feira, 18 setembro 2012, 7:43 PM às 7:43 PM

    Fiquei em 315 na colocação de secretário escolar da 9 CRE. Tenho chances em uma nova convocação? Obrigada.
    Luciana

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.779 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: