CPI do Pãozinho e Aprovação da Comissão de Santa Teresa

Pessoal,
Hoje tivemos seis horas de audiência na CPI do Pãozinho, de 10:00 às 16:00 no auditório da câmara. Ouvimos:
a) Representante do INAD (Instituto de Nutrição Annes Dias);
b) Diretora de Escola;
c) Coordenadora de CRE;
d) Sr. José Mauro – Coordenador de Infra-Estrutura da SME.
Quisemos saber dos envolvidos o nome da pessoa responsável por determinar finalmente, a partir do último mês de maio, a troca do pão de 30 gramas pelo pão de 50 gramas. Esta decisão tardia claramente beneficiou a distribuidora Home Bread, uma vez que só foi tomada após o preço do pão de 30 gramas ter caído 41%, ou seja, quando a comercialização do produto ficou menos lucrativa.
Durante todo o período de 2008 enquanto o pão de 30g esteve mais caro que o de 50g, apesar de ter-se cogitado esta medida, ela não foi tomada e a prefeitura continuou pagando, no pior período por exemplo, R$ 0,37 centavos a unidade de 30g enquanto a de 50g custava 0,27. (Não é erro de digitação, os valores são esses mesmos).
De acordo com o Sr. José Mauro, a decisão foi tomada em uma reunião da Câmara Gestora da Secretaria Municipal de Educação. Diante da informação, solicitei uma cópia da ata da reunião citada. A CPI teve, então, que encerrar a audiência pois já eram 16:00 e regimentalmente não podemos continuar em horário concorrente com o plenário.
Remarcamos então a oitiva do sr. José Mauro para 16/09.
Relembrando o escândalo do Pãozinho, em março deste ano, a imprensa denunciou que a prefeitura do Rio tinha um contrato de distribuição de pãozinho de 30 gramas para a merenda das escolas municipais com a empresa Home Bread num valor superior ao preço de mercado cobrado pelo pãozinho de 50 gramas. Acontece que, depois que o escândalo foi divulgado, a FGV “reviu seus critérios de pesquisa” e o preço do pãozinho de 30 gramas caiu 41% num período de 15 dias.
E continuamos investigando…
Agora a boa notícia: foi aprovada em plenário a comissão de Santa Teresa, agora é oficial. Vamos aguardar agora só a indicação dos outros 4 nomes através dos partidos da casa.
Abraços,
Paulo Messina
%d blogueiros gostam disto: