A Evolução das Creches

Pessoal,

Há alguns anos, a filosofia mundial de funcionamento das creches vem mudando radicalmente.

Antes, era apenas um local onde os pais podiam deixar suas crianças para serem cuidadas, enquanto trabalhavam fora.

Hoje, países desenvolvidos em todo mundo trabalham a creche como um local de aprendizado, onde a criança deve ter acompanhamento pedagógico desde os primeiros anos de vida.

Creche não é “repositório” de crianças.


O Rio de Janeiro ainda estava atrasado demais em relação a isso, sendo que apenas neste final de 2010 a estrutura funcional das salas de aula começarão a mudar.

Aprovamos em setembro o projeto que cria o cargo de PEI (Professor de Ensino Infantil), para ocuparem cada sala de cada creche pública no município do Rio de Janeiro.

Tive a honra de capitanear e ser responsável, através da Comissão de Educação e Cultura, pela aprovação desta nova Lei que veio do Executivo (Secretaria de Educação), cujo texto pode ser visto aqui: http://bit.ly/auTIm7

Todas as 29 mil crianças atualmente em creches, assim como as 30 mil novas vagas criadas, serão beneficiadas.

Como a pauta da ordem do dia estava trancada com 11 vetos (!), tive que solicitar à Presidência a realização de duas extraordinárias para que o projeto pudesse ser votado em tempo de concursar este ano. Um colega da própria comissão de educação (!!!) ainda chegou a pedir em Plenário o adiamento da votação (quando já estava no meio da votação :-P), mas pedi nominal e o projeto seguiu e foi aprovado.

O concurso que acontecerá ainda este ano e abrirá as primeiras 1.500 vagas de professor neste setor da nossa história. Um novo concurso ainda está previsto para o próximo ano, mas isto é assunto para o próximo post.

Também é assunto para o próximo post o caso dos Agentes Auxiliares de Creche (AAC), cujo pleito me foi trazido no dia da aprovação do projeto pela agente Márcia Nunes.

Por hora, pais e mães de nossa cidade, fiquem com esta ótima notícia.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:

3 pensamentos sobre “A Evolução das Creches

  1. Agentes Auxiliares de Creche, A Questão « Blog do Messina segunda-feira, 1 novembro 2010, 4:07 PM às 4:07 PM

    […] Blog do Messina InícioConheça o Messina « A Evolução das Creches […]

  2. Jucigleide segunda-feira, 1 novembro 2010, 5:48 PM às 5:48 PM

    A muitos anos trabalhamos nas creches com a total responsabilidade em tornar esse espaço uma oportunidade para nossas crianças se desenvolverem e aprender coisas significativas para suas vidas. Não é justo desqualificar um trabalho que posso afirmar, foi feito de forma voluntária sem o mínimo reconhecimento. Essa é oportunidade do estado nos retribuir por todo nosso comprometimento sem a justa obrigação, já que essa função cabe ao professor e não ao recreador e nem tão pouco ao AAC.
    Acredite, estou confiante em sua boa vontade, porém lhe aconselho a se aprofundar no assunto.. Uma boa noite!!

  3. Jose Armando terça-feira, 2 outubro 2012, 5:22 PM às 5:22 PM

    Srs Pais podem começar a procurar quem vai cuidar de seus filhos em janeiro e julho, pois quando a creche for ocupada por professores, por habito, acordo sindical ,etc.os mesmos exigiram o fechamento das unidades nos meses referenciados.
    Imediatamente os Srs serão acusados de querer largar, abandonar seus filhos nas escolas, e lhe explicarão que criança precisa de férias , variar o ambiente,etc(como se você tivesse dois meses de férias por ano)
    Alias este vereador que defende professor,não criança vai ser o primeiro.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: