Compatibilização de Horários de Profissionais de Creche

Pessoal,

Com as respostas dos requerimentos de informação vindos da Secretaria Municipal de Educação e principalmente baseando-me numa série de entrevistas com profissionais que hoje trabalham em creches e especialistas consultores, desenvolvemos um projeto de lei para buscar diminuir a disparidade de turnos entre todos.

Na verdade, a proposta é alterar a lei que deu origem ao concurso de AAC, no anexo I onde se estabelece o turno de 40 horas, altero-o para 30 horas.

Explico: como pode ser visto no gráfico abaixo, para cobrir o funcionamento de uma creche que vai de 7:00 às 17:00, são necessários dois AACs, um que entra às 07:00 e sai às 15:00 e outro que entra às 09:00 e sai às 17:00. Há uma interseção entre 09:00 e 15:00 (área em roxo abaixo):


Só que há uma categoria terceirizada, chamada de Recreadora, que no fim faz quase as mesmas funções da AAC e trabalham apenas 6 horas diárias. Há creches, por exemplo, onde esta realidade da mistura dos horários de fato acontece.

Com a entrada do PEI (como visto em posts anteriores), mais um profissional de 4 horas e meia diárias entra no cenário. A discrepância na verdade aumenta.

Por isso, para buscar amenizar e compatibilizar estas diferenças, ainda mais no contexto da entrada deste novo cargo (PEI), entrei com a alteração da lei e os horários propostos serão os seguintes: AAC-1 entra 07:00 e sai 13:00, e AAC-2 entra 11:00 e sai 17:00. O gráfico fica, então, assim:


Observem que a interseção continua existindo, e também os horários de entrada e saída da creche permanecem inalterados. Não há custos para a Prefeitura, nem prejuízo para as crianças ou pais. Pelo contrário, teremos profissionais trabalhando em condições melhores, portanto será melhor para todos. Sem falar na justiça que é feita a todos os envolvidos.

O projeto pode ir a votação ainda este ano, mas é possível, infelizmente, que o seja no início de 2011, por conta do recesso que se aproxima.

Farei o que puder para sensibilizar os colegas e o governo para podermos ter êxito com essa Lei e podermos comemorar mais qualidade de atendimento para nossas crianças.

Abraços,
Paulo Messina

19 pensamentos sobre “Compatibilização de Horários de Profissionais de Creche

  1. Jucigleide sexta-feira, 12 novembro 2010, 8:36 PM às 8:36 PM

    Estou torcendo muiiiiito por essa possibilidade. Isso sim poderia ser considerado de início um avanço na EI. Dessa forma, a motivação e a disposição física seriam bem maiores, já que a nossa jornada nos limita por conta do número de horas exaustivas que passamos assumindo regência de turma com nossos pequenos alunos. Sem contar que os AAC’S, carregam a dura missão de cuidar e educar, sem o justo reconhecimento…Boa sorte pra todos nós!!!

  2. Márcia Nunes sexta-feira, 12 novembro 2010, 8:39 PM às 8:39 PM

    Ficaremos todos muito felizes se esse P.L. for aprovado. Realmente estamos muito cansados e sobrecarregados. Sem dúvida, com a aprovação de sua proposta, nossas crianças serão cuidadas e educadas por profissionais mais dispostos. Obrigada!

  3. Sheila sábado, 13 novembro 2010, 8:10 PM às 8:10 PM

    Ótima iniciativa,a longo prazo os resultados serão enormes! Agora rumo a tranformação da nossa categoria como efetivamente educadores! Parabéns! Obrigada!

  4. Leomárquia domingo, 14 novembro 2010, 7:41 AM às 7:41 AM

    Parabéns vereador, agradecemos pela iniciativa dem ajudar os AACs do Rio de Janeiro. Este é o início de uma batalha que só terminará com a devida valorização dos auxiliares. Angra dos Reis com certeza pegará uma carona!
    Vamos precisar muito de V.Exa…
    Um abraço

  5. Eliane domingo, 14 novembro 2010, 7:46 AM às 7:46 AM

    Encontramos uma alma!!!!

    Obrigada por atuar em prol de melhorias para os AACs. Precisamos de “saúde” física e mental! A carga horária de 8h diárias aumenta nosso estresse, pois vai além do que podemos aguentar junto com 25 crianças ativas, querendo sempre mais.
    Ganharemos com essa alteração, mas posso garantir que as crianças ganharão muito mais!
    Excelente iniciativa por parte do vereador!
    Que este seja apenas o começo de inúmeras vitórias para estes profissionais tão desvalorizados pela SME!

  6. Rose domingo, 14 novembro 2010, 9:26 AM às 9:26 AM

    estou na torcida para que isto realmente aconteça,para que um dos problemas do AAC seja resolvido que a exaustiva carga horária.parábens pela iniciativa e pela boa vontade

  7. Celma domingo, 14 novembro 2010, 4:46 PM às 4:46 PM

    parabéns pela iniciativa!
    esperamos que não seja mais uma promessa que só ficará no papel.

  8. helen domingo, 14 novembro 2010, 4:55 PM às 4:55 PM

    Aguardo ansiosa o resultado dessa votação,finalmente alguém de fato esta olhando por nós!
    DIMINUINDO A NOSSA CARGA HORÁRIA É A MESMA COISA QUE MELHORAR AS NOSSAS CONDIÇÕES DE TRABALHO!!!!!!!!!!!!!

  9. claudia meireles domingo, 14 novembro 2010, 10:14 PM às 10:14 PM

    Espero que o Senhor possa mesmo nos ajudar. Pelo menos seria uma boa notícia para iniciarmos 2011 mais esperançosos, e continuarmos na luta pela valorização deste servidor que não deixa nada a desejar quando comparados ao PII, pois o que muitos não tem é o título, mas capacidade e dedicação sobra…….

    Obrigada!
    Vereador

  10. Francisca H. Uchoa Moreira domingo, 14 novembro 2010, 10:40 PM às 10:40 PM

    Oba, será uma grande vitoria para nós!! Valeu V. Paulo Messina, pela iniciativa! respondendo por mim, serei eternamente grata, conte comigo nos proximos pleitos!!
    Fran Uchoa

  11. angelica segunda-feira, 15 novembro 2010, 2:49 PM às 2:49 PM

    Obrigado pelo seu apoio, esperamos que seus colegas tenha a mesma visão sua e possa contribuir com esta vitória para AAc

  12. suzana santos segunda-feira, 15 novembro 2010, 8:39 PM às 8:39 PM

    Se os AAC são profissionais do quadro de apoio como ficariam os outros profissionais que tem a mesma carga horaria como merendeiras,serventes,porteiros??
    Eles também vão querer trabalhar 6 hs

  13. Fran quarta-feira, 17 novembro 2010, 12:39 AM às 12:39 AM

    Parabéns pela sua iniciativa! Uma carga horária justa garante eficiência e qualidade na educação de nossas crianças.

  14. Hebe Maciel quarta-feira, 17 novembro 2010, 4:40 PM às 4:40 PM

    Estou na torcida Vereador! A questão do horário, por ser excessivo muitos AACs estão caindo doentes,-tem um tópico na comunidade sobre isto.
    Quando eu trabalhava como recreadora meu pedagógico rendia mais, acredito que o trabalho com crianças não deva ultrapassar seis horas, até pelo aspecto psicológico do profissional.

  15. Beatriz Silva Ferreira sábado, 20 novembro 2010, 8:37 PM às 8:37 PM

    Espero vereador que realmente esse P.L. seja aprovado, pois realmente estamos sobrecarregados devido a carga horária ser de 8hs.Vale lembrar que hoje sou AAC mais trabalhava como recreadora e a carga hóraria dos profissinais de crcehe sempre foi de 6hs.Então é toalmente possível manter essa carga horária visto que, as creches públicas sempre atuaram assim.Faço votos que V.EX.persista neste propósito.

  16. cyara segunda-feira, 22 novembro 2010, 10:08 PM às 10:08 PM

    Parabéns Vereador, sua luta é justa e merecemos, pois cuidamos muito bem das crianças das creches do RJ, com a redução da carga horária nosso trabalho será ainda melhor. Conte com os Agentes. Obrigada.

  17. Alexandre Rabelo quarta-feira, 24 novembro 2010, 11:30 PM às 11:30 PM

    Sou AAC, sei com é cansativo o trabalho de 8 horas. Sabemos que esse projeto de lei, se realmente for concretizado, irá nos ajudar bastante. Somos uma categoria extremamente importantante que não é valorizada! temos o papel da educação, somos espelhos para muitas crianças, que estão formando o seu caráter… Grande responsabilidade temos! fazemos um excelente trabalho! mas somos masacrados com essa carga horária monstruosa, e desprestigiados por nossos superiores, que se regalam nos seus não afazeres, não querendo executar mais suas funções, nos sobrecarregando. Trabalhamos por muitos e ganhamos por menos que um! Precisamos de ajuda!

  18. joice quinta-feira, 31 março 2011, 12:20 PM às 12:20 PM

    Olá a todos!!!!
    Gostaria de saber mais sobre esse projeto???se ja foi concretizado???se as creches já estão reduzindo os horários???Vereador gostaria de saber se os auxiliares de creches poderiam pedir equiparação ao cargo de professor…

    Aguardo
    Abraços
    Joice

  19. Reduzir para Aumentar « Blog do Messina sábado, 24 setembro 2011, 11:58 AM às 11:58 AM

    […] Depois de quase um ano, estamos na reta final para aprovar a alteração. A redução em duas horas não vai alterar de nenhuma forma os custos públicos, já que a interseção continua existindo em ambos os cenários, como pode ser visto no meu post inicial. […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: