Repúdio à MTV – Casa dos Autistas

Há um ditado que reza que os dois elementos de maior abundância no Universo são o hidrogênio e a imbecilidade.

O vídeo do programa da MTV “Casa dos Autistas” que tive o desprazer de assistir hoje me causou uma mistura de sentimentos que antes não havia experimentado. Primeiro que é impossível terminar de ver. Segundo que não é só ofensivo, é CRIMINOSO.

Farei de tudo para que os responsáveis – incluindo a diretoria da emissora de TV, o produtor, diretor do programa e os atores que aceitaram participar – todos! – sofram as consequências de seus atos monstruosos.

Já marquei a reunião com o escritório de advocacia que atende minha empresa. Mais tarde dou mais notícias.

Abraços,
Paulo Messina

16 pensamentos sobre “Repúdio à MTV – Casa dos Autistas

  1. Danielle Causanilhas terça-feira, 26 abril 2011, 12:58 PM às 12:58 PM

    Messina, estou indignada com isto. É uma total falta de respeito e de postura diante das pessoas. Conte com minha ajuda no que for preciso.

    • Paulo Messina terça-feira, 26 abril 2011, 7:31 PM às 7:31 PM

      Dani, vamos processar! Eu vou entrar pessoalmente com danos morais no pequenas causas, que tem julgamento rápido. Vou disponibilizar o texto do projeto pra todos vocês, quem quiser é só entrar também. Eles têm que pagar por isso. Imagine o bullying que essas crianças poderão sofrer nas escolas, uma vez que boa parte do público da MTV é de jovens?!

  2. JEAN terça-feira, 26 abril 2011, 6:21 PM às 6:21 PM

    Realmente não tem a miníma graça.
    Mesmo eu não tendo ou conhecendo alguém que seja autista, não acho legal esse tipo de brincadeira.

    Isso é idiotice e poderia ser levado mesmo à justiça para que não haja mais esse tipo de manifestação preconceituosa.

    Att. Jean Santana

  3. Cristina Miranda terça-feira, 26 abril 2011, 9:25 PM às 9:25 PM

    É absurto essa exibição, alguem precisa fazer com que essas pessoas sejam punidas com bastante seriedade, tenho um filho autista de 12 anos, e é inadmissível que apenas porque uma emissora falida tente recuperar audiencia banalizando de forma cruel e injusta uma deficiência que eles desconheçam. O Conselho Nacional de Pessoas com Deficiencia precisa está informada dessa exibição ridícula e entrar com um processo na justiça para que os criadores dessa “insanidade” seja punidos.

  4. Flavia terça-feira, 26 abril 2011, 9:53 PM às 9:53 PM

    Valeu pelo Caetano, sempre maravilhoso!
    Mas, aonde é o abaixo assinado???

    • Flavia terça-feira, 26 abril 2011, 9:57 PM às 9:57 PM

      Já assinei no outro link. Valeu.

  5. Leila quinta-feira, 28 abril 2011, 4:10 PM às 4:10 PM

    Não dá pra julgar uma emissora, nem mesmo um programa humorístico, por um fato isolado. Marcelo Adnet é, na minha opinião, o melhor humorista dos últimos tempos.O quadro ficou sem graça, com certeza. O trocadilho do nome “Casa dos Artistas” e “Casa dos Autistas” é bom, porém, o quadro podia ter sido apresentado de forma diferente.Só que as pessoas precisam aprender que nem tudo agrada a todos, e precisam aprender a não se ofender com tanta facilidade. Não acredito que as pessoas que participaram disso sejam preconceituosas, nem mesmo desrespeitariam um autista quando diante de um. Temos que lembrar que a todo momento as pessoas fazem piadas com gays, negros, portugueses, cegos, etc, e isso não é visto como monstruosidade. Eu tenho um primo cego que faz graça com sua própria condição. Pra mim, isso só mostra que ele é bem resolvido. Um dia ouvi Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para Deficientes, dizendo que “um deficiente mostra que superou sua situação quando passa a fazer piada de si próprio”. O que é melhor, um Roberto Carlos que não fala de seu acidente, que mostra que até hoje que não superou a falta de um membro e transforma isso em um tabu, ou uma moça que teve as duas pernas amputadas na altura da virilha, e aceita numa boa o apelido de “Metade” que os amigos lhe deram? O quadro ficou uma droga, cheio de gritaria e pessoas babando, mas acho que não podemos confundir a má qualidade do quadro com a intenção dos artistas em ofenderem alguém. Antes alguém que faz piada com deficientes mas que os respeita na vida real do que alguém todo “politicamente correto” e que no fundo é um preconceituoso. Vamos levar a vida menos a sério!

  6. Daniela sexta-feira, 29 abril 2011, 5:28 PM às 5:28 PM

    Eu tenho um filho autista e só a revolta pode classificar o que senti!Quero muito que a MtV e os responsáveis por isso paguem por esse ato monstruoso!

  7. Daniela sexta-feira, 29 abril 2011, 5:30 PM às 5:30 PM

    E por favor me mandem o link do abaixo assinado!Eu não consegui achar =x

  8. Ana Maria Carvalho sexta-feira, 29 abril 2011, 10:25 PM às 10:25 PM

    Caro Vereador Messina!boa noite
    Meu nome é Ana Maria, sou de São Paulo, tenho filhos gêmeos autistas e tenho uma Comunidade no orkut de crianças especiais, chamada “Amor Supera Deficiências”, atualmente com 20.500 membros.Em nome de cada uma das mães ali ,agradeço seu pronunciamento na Câmara, foi com grande alegria que assistimos seu pronunciamente e postamos imediatamente na Comunidade, sobre o rídiculo, asqueroso e deprimente episódio da MTV.Com seu depoimento sentimos que não estamos sós, que alguem ouviu nosso grito de tristeza, revolta e indignação.Infelizmente ,sei que pouco pode fazer, mas, esse pouco já será de grande ajuda. Infelizmente, a emissora chamou meia duzia de mães para uma reunião, e nada de concreto foi dito.Nossos filhos não podem gritar e nos faremos por eles.HOJE entrei na Justiça(pequenas Causas) contra a MTV e espero que Deus nos ajude e convoco à todas as mães a fazerem o mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abraços meus,do Rafael e Renato(meus filhos)

    • Adriana Albet da Silva segunda-feira, 2 maio 2011, 4:18 PM às 4:18 PM

      Ana Maria,
      Tambem sou mae de um menino de 11 anos, gostaria de saber como devo proceder para entrar na Justica (pequenas causas) como vc fez. Eu vou entrar tb, morei fora do pais por 12 anos e agora aqui por 6 meses estou apavorada com a falta de respeito com a nossos filhos… Mas eu vou processar cada um que discrimar o meu filho! Se nao doi no bolso ninguem respeita e depois de um mes cai no esquecimento… como tudo no Brasil
      Assista o show da Xuxa no sabado dia 7 e conheca a GAAPE. grupo de Amigos do Autista de Petropolis e veja que trabalho lindo esta sendo feita por la. meu filho e aluno la e estamos muito contentes ele adora, mas nao tem vaga, espaco e a GAAPE vive so de doacoes e a XUXA como acredita na causa esta ajudando a casa a divulgar o trabalho e a causa do Autista no Brasil.

      Beijos , Obrigada… Me ajuda como devo proceder por favor

      Adriana ( mae do Nicholas)

  9. sábado, 30 abril 2011, 12:14 AM às 12:14 AM

    Leila gostaria de lhe encontrar para contar algumas coisas “divertidas” sobre autistas, a exermplo da auto-mutilação, das crises de ira por não serem compreendidos, do preconceito que sofrem diariamente, da desinformação que cerca a síndrome e outras coisas que acredito, sua ignorância desconhece. Se “Levar a vida menos a sério” significa pra você abdicar dos direitos humanos de nossos filhos, do direito de não ser ridicularizado em sua deficiência, de não ser molestado por filhos “normais” das inúmeras Leilas desse país que querem “levar a vida mais leve”…, use esse seu conceito para seus filhos (Deus queira que você não os tenha) e deixe que nós cuidamos dos nossos, de forma leve, mas digna e repeitosa.Seus filhos, o sofrimento deles, a deficiência ou qualquer outro aspecto deles pode ser motivo de piada onde você quiser. Mas com nossos filhos a história é outra.

  10. Ana Maria sábado, 30 abril 2011, 11:39 AM às 11:39 AM

    Para Leila!

    Sobre o seu comentário de que o deificiente passa a superar quando faz piada de si mesmo, chega a ser deprimente, como vc acha que um autista poderá fazer piada de si mesmo??????????????????????eles mal podem se defender de coisas muito menos graves…..eles não sabem atravessar uma rua….eles não sabem lidar com dinheiro….eles podem ser enganados por qualquer pessoa….se informe por favor antes de escrever esse tipo de coisa.Respeito vc como pessoa, nada pessoal,mas, a informação é fundamental antes de fazer um comentário. Fique em Paz

  11. Ana Maria sábado, 30 abril 2011, 11:46 AM às 11:46 AM

    A titulo de informaçãopara quem quer entrar no Pequenas Causas, algumas pessoas estão tendo dificuldade pois eles não entram com ação por menores ou incapazes, importante dizer os a ação é em nome de vocês e que vcs é que são os ofendidos,pois, seus filhos não tem discernimento. Outra coisa, quem precisar tenho todas as provas contra a MTV, tirei fotos dos videos, guardei todas as informações, basta me mandar um e-mail que envio para vocês.anae_braga@superig.com.br!!!!!!!

  12. Ana Maria domingo, 1 maio 2011, 12:59 PM às 12:59 PM

    Esta é a verdadeira Casa do Autista que a MTV deveria ter feito! essa não sairá do ar no Youtube!

    CASA DO AUTISTA
    Eu me pergunto a cada momento

    Em que mundo nós vivemos.
    Onde fazer escárnio da deficiência do outro
    É engraçado…
    Onde ganhar dinheiro a qualquer custo
    É invadir a credibilidade do outro.

    Por que:

    Na casa do autista, há ingenuidade.
    Na casa do autista há um jardim de tulipas
    Na casa do autista há seres mágicos.
    Luzes de estrelas, pureza de luas.

    Na casa do autista, poucos saberão entrar
    Para tanto precisarão limpar as mazelas internas.
    Para tanto precisarão amar os diferentes.

    Às vezes eu olho a minha volta
    E só vejo vazio em cada olhar
    Em cada ato, em cada risada sarcástica
    Como se o outro fosse seu próprio espelho
    Sim eu vejo no outro
    Meu próprio reflexo torto.
    A perfeição quando é de alma
    E está arraigada em nossos autistas.

    Às vezes eu me pergunto
    Para que eu trabalho tanto
    Para inserir meu filho nessa sociedade
    Mas que sociedade é essa?
    Que se pudesse o mastigaria
    Engoliria e depois vomitaria fora.

    Às vezes a dor é tanta
    Que eu preferiria…
    No mundo dele me refugiar.
    Ficar ali com ele, salvos da maldade.

    Essa é a humanidade desumana
    Que se avoluma no mundo.
    Vamos matar por matar
    Vamos ferir por ferir

    O que temos a perder?
    Meu filho nem sabe
    Que as pessoas o acham
    Mera peça defeituosa passível de zombaria.

    Meu filho é puro.
    Que caiu nessa terra Arida
    Para aprender e ensinar
    Que o maior valor da vida
    É amar o seu próximo.

    Autora
    Liê Ribeiro
    Mãe de um rapaz autista.
    Blog Poesia em Gotas

  13. Leila quinta-feira, 5 maio 2011, 1:07 AM às 1:07 AM

    Má, (e para os outros tb)

    Como pode uma pessoa desejar que outra não tenha filhos? Adianta se mostrar tão indignada com o caso dos autistas e ter um desejo desses contra uma pessoa quevocê nem conhece? Eu prefiro continuar com minhas opiniões e ter minha consciência tranquila de não desejar mala ninguém. Continuo achando que estão fazendo uma tempestade por causa deste ocorrido. Em nenhum momento achei que ter autismo´seja algo “divertido”. Mas assim como inúmeros problemas que existem por aí, alguém resolveu usá-lo para fazer uma crítica a um programa, no caso, a Casa dos Artistas. E aí é que está o problema, as pessoas encararam como uma crítica ao autismo!!! O problema é que o quadro foi mal elaborado… Quem sabe se fosse mais curto, com menos gritaria, apenas mostrasse umas pessoas em silêncio, compenetradas, teria o efeito esperado e não teria ofendido ninguém. É claro que alguns autistas nõ podem se defender, nem mesmo rir de si próprios. Mas quem garantem que se pudessem não estariam achando tuda essa reação uma besteira sem fim? Muitas vezes o absurdo está nos olhos de quem vê. Ter um filho autista deve ser algo realmente difícil, e ninguém precisa sentir isso na pele pra conseguir imaginar. E é bem por isso que acredito,do fundo do meu coração, que a intenção daqueles humoristas nunca foi ofender ninguém.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: