Audiência Pública de Segurança nas Escolas

Pessoal,

Na audiência pública de hoje sobre segurança nas escolas foram expostas várias providências da Secretaria Municipal de Educação em relação ao tema. Também contamos com a importante participação da Dra Giovanna Marafon, conselheira do CRP-RJ e do Tenente Coronel Nélio Monteiro Campos, comandante coordenador do Proerd.

Paulo Figueiredo, sub secretário de gestão fez importantes anúncios sobre as novas políticas de segurança que serão implementadas nas escolas públicas municipais nas próximas semanas. Fez questão de enfatizar que tais medidas estavam em curso desde antes da tragédia de Realengo (Tasso da Silveira). Porteiros estão sendo contratados por uma empresa terceirizada que venceu a licitação, que também terão procedimentos a seguir como identificação dos visitantes e sistema de crachás. Inspetores, chamados de Agentes Educadores II, serão lotados um por andar de cada escola. Tomarão conta dos corredores, acompanharão visitantes dentro das escolas e também cuidarão para que alunos não fiquem nos corredores em aula. São providência que competem à Educação fazer.

Coronel Nélio ofereceu uma importante ajuda através da comissão de educação para a secretaria: Irá treinar, sem ônus para o município, todos os novos inspetores no programa Proerd Pais. O objetivo é desenvolver o “olho clínico” do inspetor para que, durante seu contato com as crianças, possa perceber se a criança está sofrendo bullying ou começou a usar drogas, por exemplo. A Dra Giovanna fez um importante paralelo entre medidas de segurança exageradas como vigilantes armados ou detector de metais etc e o sentimento de insegurança dos pais: medidas que, ao invés de trazer tranquilidade, vão piorar o clima e poder levar a mais violência, como por exemplo ocorre em países como os EUA. Para referência, assistam também o filme “Tiros em Columbine” ou “Bowling for Columbine” (Título original), do Cineasta Michael Moore.

Abaixo, a íntegra do anúncio da Secretaria de Educação em nossa audiência pública. Agora é acompanhar as providências e ajudar.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:, , , , ,

3 pensamentos sobre “Audiência Pública de Segurança nas Escolas

  1. […] Para referência, acesse o Post de 09 de Junho. […]

  2. Agente Educador II: Evolução Necessária « Blog do Messina sábado, 7 abril 2012, 11:24 AM às 11:24 AM

    […] mas que também acelerou novas políticas de segurança da secretaria municipal de educação. Saiba mais neste post de 09/jun/2011. A chamada e posse de agentes educadores II (inspetores de alunos) foi uma vitória sofrida, […]

  3. Carlos segunda-feira, 16 abril 2012, 9:53 PM às 9:53 PM

    Olá.É a primeira vez que visito seu blog, indicado por uma colega de trabalho. Tomei posse recentemente (julho/2011) como Agente Educador II e tenho interesse por assuntos/materiais relacionados ao meu cargo. Interessante saber a respeito do Proerd Pais pois não tinha sequer conhecimento sobre tal fato, somente que iria passar por um treinamento ministrado pela C.R.E. em que estou lotado ( o que nunca aconteceu e provavelmente não haverá). Continuarei acompanhando o blog para mais informações. Obrigado.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: