Reduzir para Aumentar

Pessoal,

Em novembro do ano passado, iniciamos uma defesa de compatibilização de horários nas creches públicas do município, com redução da carga horária dos Agentes Auxiliares de Creche (AAC).

Depois de quase um ano, estamos na reta final para aprovar a alteração. A redução em duas horas não vai alterar de nenhuma forma os custos públicos, já que a interseção continua existindo em ambos os cenários, como pode ser visto no meu post inicial.

Contudo, reduzir neste caso é aumentar. Hoje, uma das categorias que mais se licencia por problemas de saúde é a de Agentes Auxiliares de Creche (AAC). Isto ocorre devido grande parte ao stress diário de oito horas em sala com até 30 crianças. Imaginou? Pois é. Com o tempo, problemas crônicos vão aparecendo.

Os reflexos negativos desses problemas são muitos: primeiro e mais importante é a queda na produtividade com as crianças 60 mil crianças que temos hoje. O rendimento dos AACs certamente não é o mesmo que poderia ser. Segundo, claro, a saúde dos próprios 6 mil AACs. Terceiro, o gasto do nosso dinheiro público que, ao ter que colocar um agente de licença, ainda tem o custo de uma substituição. Enfim, a lógica da ‘redução’ é que, no fim, significará ‘aumento’. Aumento de produtividade, de justiça no tratamento com esses profissionais, de qualidade com as crianças e, claro, redução dos custos públicos.

A votação que estava prevista originalmente para 27/09 vai atrasar por conta de a Câmara ter ficado parada quase três semanas graças às grandes discussões do PL 1005. Mas enfim, coisas do legislativo. Já tendo parecer favorável do CODESP (como é obrigatório), assim como da Secretaria Municipal de Educação, o projeto aguarda só a entrada em pauta para ser votado — e aprovado. Esses pareceres que pedimos do executivo são importantes para termos os votos da base do governo, sem os quais não conseguiríamos aprovar.

Foi um longo caminho, até porque não existe solução fácil para nada que vale a pena. Mas a vitória está próxima, e toda a cidade vai se beneficiar, desde os AACs até as crianças.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:, , , ,

8 pensamentos sobre “Reduzir para Aumentar

  1. TANIA REGINA sábado, 24 setembro 2011, 7:13 PM às 7:13 PM

    AGUARDO A VOTAÇÃO ,ESTÁ MUITO CANSATIVO E A CADA NOVA DATA QUE NOS É COLOCADA PARECE UMA ETERNIDADE,E AS FORÇAS PARECEM QUE ESTÃO TERMINANDO;MESMO ASSIM OBRIGADA POR TUDO VEREADOR,POIS TOMOU A NOSSA CAUSA PARA SÍ,NAS URNAS SABEREI LHE RETRIBUIR,SEMPRE QUE NECESSÁRIO FOR.MUITO OBRIGADA.ESTOU NO LIMITE DAS FORÇAS.

  2. sonia domingo, 25 setembro 2011, 9:49 AM às 9:49 AM

    Somos importantes nesta jornada que se chama educação,estamos presentes nos primeiros passos destas crianças,preparando,educando e amando,conhecemos suas necessidades, seus sofrimentos,nos envolvemos com suas famílias escutamos seus problemas,choramos com suas perdas.isso não faz parte da educação?o trabalho das AAC,é digno, então merecemos também dignidade e respeito,no salário,na jornada de trabalho..Estamos sempre prontas.Por que de crianças nós entendemos.
    Somos educadoras!!!!!!!!!!!
    Tenho certeza que teremos uma vitória!
    Obrigado.

  3. MARLI NUNES DA SILVA CRUZ domingo, 25 setembro 2011, 1:39 PM às 1:39 PM

    SOU DIRETORA DE UMA CRECHE,FUI DELEGADA NA CONAE MUNICIPAL E FUI PARA ETAPA ESTADUAL,SEMPRE DEFENDENDO A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA.PARABÉNS VEREADOR!!!!TENHO CERTEZA QUE CHEGAREMOS VITORIOSOS,QUESTÃO DE JUSTIÇA E BENEFÍCIO PRA AS CRIANÇAS.TEREMOS PROFISSIONAIS MAIS ALEGRES,MAIS SAUDÁVEIS,MAIS FELIZES.AS CRIANÇAS MERECEM E A EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA CAMINHAR CADA VEZ MAIS.AGRADECIDA PELAS AACs DA CRECHE MUNICIPAL OTÁVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA/7ª CRE.

  4. Cristina Alves domingo, 25 setembro 2011, 4:11 PM às 4:11 PM

    Que maravilha!!! uma diretora sensibilizada com a causa das AACs. Te admiro muito, mulher de fibra!!!
    O vereador Paulo Messina poderia se juntar ao sr. Nilton Caldeira que também já fez muito pelas AACs, e elas têm muito a agradecer a ele. Isso deixaria vocês na Câmara para sempre. União de forças!!!
    Obrigada, vereador guerreiro!!!

  5. monica domingo, 25 setembro 2011, 7:44 PM às 7:44 PM

    É , eu sei que para conseguirmos esta vitória, vai demorar um pouco, mas estou confiante.Como disse a Cristina poderia mesmo existir esta união para que possamos trabalhar com mais satisfação e menos doentes, pois sempre na minha creche tem pelo menos 2 colegas de licença por vários dias durante a semana. Isso quer dizer, que quem já não está tão bem, vai ficando pior.
    Valeu Paulo Messina.Estamos torcendo.

  6. […] aos horários de funcionamento das creches. Aliás, muito pelo contrário. O novo regime tenderá a melhorar a qualidade de trabalhos destes profissionais e sua produtividade com todas as crianças, uma vez que decorrerão disso menos licenças médicas por […]

  7. Cátia segunda-feira, 27 fevereiro 2012, 10:23 AM às 10:23 AM

    Por favor alguem pode me informar se chamarão ainda mais AAC, pois ligo para SME, e tbm já fui até a 9a CRE onde está minha classificação de n. 945 e lá a última chamada em janeiro/2012 está no n. 913, a minha numeração esta bem pertinho, mas não tenho uma resposta exata. Alguem pode esclarecer por favor.?????

  8. Ph quinta-feira, 31 maio 2012, 2:58 PM às 2:58 PM

    Olá! gostaria de saber o por quê de algumas recreadoras conseguirem o direito de trabalhar 6horas e outras trabalharem 8horas? Funcionária da Ong Riosolidário trabalham 8hs por dia em espaço de educação infantil.Esse direito não deveria ser para todas que atuam nessa área?
    Atenciosamente.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: