Duas Boas Notícias para Diretores de Escolas

Pessoal,

Diretores de Escolas da Rede Municipal poderão comemorar uma grande conquista: terão secretário escolar.

Esclarecendo, hoje a estrutura administrativa das escolas é deficiente, obrigando os diretores e adjuntos não só a fazer seus papéis de atender os pais, alunos, coordenação de equipe e gestão da unidade, mas também os obriga a cuidar de tarefas administrativas básicas como trocar um vidro quebrado ou cuidar de um arquivo.

Combine isso com o fato do diretor e seu adjunto (período integral) receberem salário menor que o professor com dupla regência e perceberemos o porquê de muitos estarem desmotivados. Mas aí vem a luz no fim do túnel (sem o som da buzina de trem)! Este novo cargo está sendo criado e vai ajudar nas tarefas administrativas básicas, deixando a equipe de gestão focada em melhorias pedagógicas e estruturais para as crianças. O projeto de lei está aqui, na íntegra.

Estou colhendo parecer conjunto dele, a partir de hoje, e vou trabalhar para que o aprovemos entre 18 e 20 de outubro, e depois a Secretaria de Educação deverá abrir o edital para concurso. Minha preocupação é que, se deixar tramitar na velocidade paquidérmica que manda a burocracia, não conseguiremos para o ano letivo que vem. Mas estou confiante no prazo deste mês ainda, utilizando estas regras regimentais para acelerar.

Quanto à questão salarial, estamos preparando um relatório na Comissão de Educação, com a defesa de aumento pela lógica de atribuições até o final do ano.

A outra boa notícia é que também estamos trabalhando pela Comissão para a aprovação da lei que cria cargos de diretores de creches, adjuntos e coordenadores pedagógicos para as creches, para votação provável no mesmo dia do secretário escolas. Projeto na íntegra aqui.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:, , , , ,

%d blogueiros gostam disto: