Vitória! Parcial… Redução da Carga de Auxiliares de Creche é Realidade!

Pessoal,

O Prefeito publicou hoje, a nosso pedido e depois de um ano de luta, análise e aprovação da SME e do CODESP, o decreto número 34631 com o texto exatamente cópia de nosso projeto de lei, tornando realidade assim a redução da carga horária em sala de aula das agentes auxiliares de creche. O próprio CODESP tinha sugerido que poderia ser feito por decreto, uma vez que a alteração é simples no caso da defesa que apresentei por não representar aumento de gastos, nem prejuízo aos horários de funcionamento das creches. Aliás, muito pelo contrário. O novo regime tenderá a melhorar a qualidade de trabalhos destes profissionais e sua produtividade com todas as crianças, uma vez que decorrerão disso menos licenças médicas por desgastes físicos e mentais.

Contudo, particularmente, após reunião com um grupo de AACs, decidimos que o projeto de lei seria mais ‘definitivo’ que o decreto.
Os dois, na verdade, tem força de lei e valem, mas o decreto pode ser colocado e tirado unilateralmente pelo prefeito, sem precisar de votação. Portanto, a nossa decisão. Ontem à noite, por volta de 22:30, recebi um telefonema me informando que a prefeitura iria fazer por decreto, seguindo o parecer do CODESP, e que começaria a valer em 01/01/2012, e para eu não me preocupar porque seria cópia idêntica do nosso projeto de lei. Realmente é.Bem, em primeiro lugar, é uma vitória. Conseguimos o que nenhuma outra categoria conseguiu nesta gestão. Segundo, é uma PEQUENA vitória rumo às outras lutas que precisamos lutar. Terceiro, acho que mesmo assim precisamos ‘solidificar’ o decreto em lei.
MAS O RESUMO É: CONSEGUIMOS! VITÓRIA!!!! Mas… Não vamos deixar de mostrar força não. Vamos nos mobilizar para semana que vem eternizar isso em lei.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:, , ,

29 pensamentos sobre “Vitória! Parcial… Redução da Carga de Auxiliares de Creche é Realidade!

  1. Márcia Nunes quinta-feira, 20 outubro 2011, 8:05 AM às 8:05 AM

    QUEM CONFIA NO EDUARDO PAES?????? OS AACS?????? NUNCA MAIS!!!!!! QUEREMOS A “LEI” E NÃO UM DECRETO PARA SERMOS AMEAÇADOS A VIDA TODA. VAMOS PARA VOTAÇÃO DA “LEI” DA REDUÇÃO DA NOSSA CARGA HORÁRIA DIA 26/10.

  2. marcianunes (@mmanunes) quinta-feira, 20 outubro 2011, 8:06 AM às 8:06 AM

    QUEM CONFIA NO EDUARDO PAES?????? OS AACS?????? NUNCA MAIS!!!!!! QUEREMOS A “LEI” E NÃO UM DECRETO PARA SERMOS AMEAÇADOS A VIDA TODA. VAMOS PARA VOTAÇÃO DA “LEI” DA REDUÇÃO DA NOSSA CARGA HORÁRIA DIA 26/10.

    • Sem entender sábado, 22 outubro 2011, 1:03 PM às 1:03 PM

      Olá,não vejo redução nenhuma nisso pois pelo que li no decreto,continuaremos trabalhando 40 horas semanais, não trinta,assim ficando tudo na mesma.Seis em sala e trinta extra classe,o mesmo deixa claro que será na própria unidade e mesmo que não fosse, não quero ser OBRIGADA a fazer cursos extras,quero o total de trabalho de 30 horas para esfriar minha cabeça e meu corpo e poder fazer minhas coisas pois além de
      estarmos ficando doentes com tanto trabalho,não podemos fazer nada com esta carga horária de 40 horas semanais…..se eu quiser fazer um curso eu quero um que seja de minha preferência.Nós ganhamos 800 reais já com a passagem e trabalhamos 40 horas semanais, coisa esta que é uma grande
      exploração.Na verdade nos auxiliares somos verdadeiras babás,damos banho
      comida,colocamos para dormir,decemos e subimos escadas o dia todo com
      um monte de crianças,pegamos no colo,aturamos malcriações etc…muitos
      auxiliares já estão com problemas de estresse,coluna,cordas vocais etc…
      Ficar na unidade ou fora sendo obrigadas a completar as 40 horas por
      semana no total?Fala sério!!!

      • Sem entender sábado, 22 outubro 2011, 1:39 PM às 1:39 PM

        Digo:Trabalharemos 6 em sala que dá 30 por semana somado com dez extra classe que no total dá 40 horas semanais.

      • Paulo Messina domingo, 23 outubro 2011, 11:40 AM às 11:40 AM

        Olá! Dê uma olhada nas comunidades do Orkut ou no grupo do Facebook, coloquei um texto lá em quatro tópicos com instruções para esta semana! Abraços.

  3. Maycon quinta-feira, 20 outubro 2011, 8:07 AM às 8:07 AM

    Na piraque os empregados trabalham das 12;00 as 22:00 sendo 2horas de almoço ou seja ficam na empresa 10horas e das 16:00as22:00 não tem um café da tarde como esta previsto por lei não recebem insalubridade devida, trabalham 08:00 horas e só recebem 07:33 horas, não tem cópia do contrato de trabalho. E o sindicato da classe é conivente com esta pilantragem. Cadê o acordo coletivo que ninguém consegue ver ,esse sindicato não é filiado a CUT

  4. rosilene costa quinta-feira, 20 outubro 2011, 10:24 AM às 10:24 AM

    Obrigado, valeu apena a luta… justiça foi feita decreto 34631 …. 40 horas

  5. Anallu Quadros quinta-feira, 20 outubro 2011, 11:57 AM às 11:57 AM

    Olá! Boa tarde, vereador! Aqui na escola, nós AAC’s fomos informadas que deveremos ficar as 6h em classe e que as outras 2h ainda deverão ser cumpridas dentro da escola. O que, praticamente é trocar 6 por meia-duzia.. Gostaria de saber se isso é verdade??

    Obrigada!

  6. Bruna quinta-feira, 20 outubro 2011, 3:12 PM às 3:12 PM

    Boa-tarde vereador.
    Também fiquei sabendo o mesmo… 6h em classe e as outras 2h deverão ser cumpridas na instituição de ensino (creche).
    Não faz sentido, não é verdade?
    Obrigada por estar conosco!!!

  7. Valmir Henrique quinta-feira, 20 outubro 2011, 4:26 PM às 4:26 PM

    Temos o que comemorar sim!!!!!
    Se ele baixou esse decreto é porque esta ouvindo o nosso clamor por justiça.Isso não quer dizer que só o decreto esta bom.Temos sim que transforma-lo em Lei.E isso poderá acontecer se estivermos juntos no dia da votação para pressionarmos os vereadores a votarem a favor. quanto as duas horas fora da UE.Está bem claro Duas horas FORA da UE e não dentro.Mas esperemos a resolução da secretária para brigarmos por isso.E não deem muita atenção ao que dizem as diretoras.Elas terão que cumprir o que vier escrito na tal resolução, que eu espero seja beeeeeeemmmm clara que as 10 horas serão fora da UE!O importante agora é nos mobilizarmos para o dia da votação.Vamos falar com nossos colegas de trabalho, principalmente com quem não acreditava que essa redução pudesse vir, para se fazerem presentes no dia da votação.Precisamos de todos!!!!!!
    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!

  8. monica quinta-feira, 20 outubro 2011, 5:00 PM às 5:00 PM

    Olá Boa tarde, vereador! estou com dúvidas em relação ao decreto, às 2h que terei de cumpri é dentro da creche? Se não for para cumprir as 2h dentro da creche, será que não haveria a necessidade de que fazer um documento e ser enviado para as creches dizendo onde iremos cumprir essas 2h.
    Pois fui informada que deveremos ficar as 6h em classe e as outras 2h dentro da creche. Acho que essas coisa tem que ficar bem clara aos diretores para não haver maiores problemas.
    obrigada!

  9. Cristieny quinta-feira, 20 outubro 2011, 5:15 PM às 5:15 PM

    Boa Tarde Vereador,
    como a colega acima, tbm na minha creche a diretora nos deixou muito claro que teremos que ficar as 6h em sala e cumprir as outras 2h dentro da unidade. Realmente isso nao faz sentido!
    Temos que ter um documento que deixe isso muito claro, pq seria trocar 6 por meia-dúzia realmente…. Como ficamos???

    Obrigada!

  10. monica quinta-feira, 20 outubro 2011, 5:47 PM às 5:47 PM

    Obrigada. Paulo Messina. Vamos chegar lá .Será 30 h semanais somente sem extra.

  11. juliana quinta-feira, 20 outubro 2011, 5:51 PM às 5:51 PM

    com o decreto do Eduardo Paes,esta tudo errado,pois as diretoras das creches receberam ordens para ser da seguinte forma:6 horas em atividade em sala e 1 hora fazendo planejamento.o decreto diz 30 horas em sala e 10 extra classe,ou seja, estão interpretando de varias formas, já estão querendo mandar na vida dos outros.extra classe?seria o que?por isso,rumo a votação dia 26,27.no que vai ser votado especifica a carga horaria?30 horas em sala e as outras 2 horas? não pode ser dentro da instituição,se não não adianta.

  12. Marcia Fernandes quinta-feira, 20 outubro 2011, 6:26 PM às 6:26 PM

    Isso é manobra política, não somos bobos nem leigos, firmes no dia 27.

  13. Cristieny quinta-feira, 20 outubro 2011, 8:34 PM às 8:34 PM

    Sera dia 26 galera!!!
    Dia 26 as 18h….
    Todos juntos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Claudia sexta-feira, 21 outubro 2011, 5:05 PM às 5:05 PM

    Boa Tarde Vereador, mas o que todos queremos é esclarecer sobre estas duas horas pois na creche onde trabalho estamos ouvindo(AAC) que, ficaremos estas horas fazendo o que deveria ser feito pelas PEIs, como planejamentos por exemplo. Sei que é uma vitória mas não vai ser nada diferente se precisarmos ficar essas duas horas sendo quebra galho da direção.
    Obrigado pela sua Disposição em nos ajudar nesta luta. E rumo ao dia da votação estaremos todos juntos na cinelândia……..e rumo a VITÓRIA.

  15. Amiga sexta-feira, 21 outubro 2011, 7:23 PM às 7:23 PM

    Boa Noite Vereador,até agora não entendi essa SUPOSTA redução pois pelo que está escrito no decreto,teremos que continuar trabalhando QUARENTA HORAS SEMANAIS!!!! SENDO trinta em sala de aula e DEZ dentro da creche!(Extra Classe) fazendo outros tipos de trabalhos como por exemplo:Organizar a parte pedagógica etc… Se teremos que continuar trabalhando QUARENTA HORAS SEMANAIS,onde que está a redução?Pra mim continua tudo na mesma,como disse uma colega aqui é trocar SEIS por MEIA DÚZIA.Além de termos que ralar as seis horas com menos funcionários pois duvido que a Prefeitura colocará mais funcionários,teremos que nos preocupar em fazer outro tipo de trabalho,como disse mesmo a colega,sendo quebra galho da direção e fazendo trabalhos que deveria ser das PEIs como planejamentos por exemplo.Continuaremos entrando e saindo no mesmo horário que estamos,isto é,OITO HORAS POR DIA,QUARENTA SEMANAIS!!! Pra mim isto não é REDUÇÃO E SIM ENGANAÇÃO!!!
    Se for pra ir na passeata para concordar com isso,nem irei pois pra mim nada mudou,pelo contrário fiquei muito indignada!! Temos é que protestar pois isso é uma FALSA redução!!!

  16. Amiga sexta-feira, 21 outubro 2011, 7:53 PM às 7:53 PM

    Desculpe pelo desabafo!!!

  17. claudia meireles sexta-feira, 21 outubro 2011, 10:42 PM às 10:42 PM

    messina, como pode ser igual o seu, se for igual ele diz a mesma coisa sobre as 2 horas fora de sala, que de fato teremos que ficar na creche?

  18. Jéssica domingo, 23 outubro 2011, 10:40 AM às 10:40 AM

    Gostaria de saber com certeza,se nós teremos que cumprir as duas horas diárias dentro da creche,ou não.

    • Paulo Messina domingo, 23 outubro 2011, 11:39 AM às 11:39 AM

      Jéssica, dá uma olhada nas comunidades do Orkut ou no grupo do Facebook, coloquei um texto lá em quatro tópicos com instruções para esta semana! Abraços.

  19. Cristina Alves domingo, 23 outubro 2011, 5:46 PM às 5:46 PM

    Está confirmado dia 26/10/11, 18h???
    Obrigada,
    Cristina Alves

  20. Sara segunda-feira, 24 outubro 2011, 6:29 PM às 6:29 PM

    Gente, estão dizendo que a votação será no dia 27/11.
    Será no dia 26 ou 27?

  21. Sara segunda-feira, 24 outubro 2011, 6:30 PM às 6:30 PM

    Desculpe,coloquei errado,é de outubro não de novembro.

  22. Amiga quinta-feira, 27 outubro 2011, 10:07 PM às 10:07 PM

    Estive na assembleia,apesar da palhaçada dos vereadores que faltaram e com isso atrasando a nossa votação de redução,gostei do que vi,os auxiliares estão unidos,peço que dia 08/11/ vá mais auxiliares.Gente,somos muitos,tinham bastantes auxiliares lá mais poderiam ser muito mais.A união faz a força!!! Se queremos vencer, temos que nos movimentar e marcar presença!!
    Fiquei feliz em saber que ninguém vai concordar com 10 horas dentro da creche pois assim não seria redução e sim uma grande enganação.
    Engraçado ,vários políticos faltaram nos prejudicando hoje….se fosse para aumentar o salário ou algum benefício para eles,com certeza nenhum tinha faltado.Por que as recreadoras podem,sempre puderam trabalhar 6 horas por dia e a gente não?Como disse o Vereador Messina,isso não acarretará gastos na Prefeitura.Vergonha é o nosso piso ser de 597 reais,8 horas semanais e ralarmos demais…Outra coisa 99% das concursadas tem Ensino Médio e muitas tem Ensino Superior, não somos nenhumas tapadas.Precisamos ter qualidade de trabalho,para o nosso bem e o bem dos pequeninos.Chega de exploração!!Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!
    Dia 08/11/ não deixem de ir!!!Somos os maiores interessados!!
    Paulo Messina, contamos com o senhor,gostei quando disse que nós somos maoiria em tirarmos licença médica!!

  23. Amiga quinta-feira, 27 outubro 2011, 10:22 PM às 10:22 PM

    Digo:Vergonha é nosso piso ser 597 reais, 40 horas semanais ,oito horas por dia.

  24. Rosa Maria terça-feira, 27 dezembro 2011, 10:43 PM às 10:43 PM

    Gostaria de saber,se existe uma definição de carga hóroria.Vou começar a trabalhar dia 02|01|2012 e não sei direito do horário,estive na creche e fui imformada que o horário seria de 8.0hs diarias com carga horário semanais de 40:0hs.
    Muito obrigado pela a atenção.

  25. silvana quarta-feira, 1 agosto 2012, 8:45 PM às 8:45 PM

    Gostaria de saber o porque que não temos direito a bonus cultura como os professores de creche e por que não temos direito a entrada no zoológico grátis ou até meia entrada, pois somos servidores como os professores da prefeitura, será que somos uma classe tão sem importancia que até nos lugares administrados pela prefeitura não podemos ter um direito igual aos outros servidores!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: