O Dia em que a Câmara foi Conquistada pelas AACs

Pessoal,

O que estava previsto para ser a votação da redução da carga horária das Agentes Auxiliares de Creche (AACs), acabou sendo uma grande manifestação, uma demonstração de força e união nunca antes protagonizada por qualquer outra categoria de servidores.

De um quantitativo total de 6.000 hoje em exercício, quase 2.000 estiveram presentes. Lotaram ambas as galerias do plenário:

Lotaram as escadarias do Palácio:
 O Salão Nobre:

O Saguão principal do Palácio:

A entrada do Palácio…

E, é claro, toda a Cinelândia.

O projeto que poderia ter sido votado no dia anterior, contudo, não o foi porque uma vereadora não atendeu aos apelos dos presentes e pediu verificação de quorum na sessão mesmo para votações simbólicas, como seria o projeto de interesse dos Auxiliares de Creche. De fato não havia 26 vereadores presentes no plenário, ou porque estavam em seus gabinetes ou porque tinham saído. Mas o projeto de interesse da categoria era de maioria simples, portanto votação apenas simbólica, e poderia ter sido votado, segundo o regimento. Foi pedido à vereadora, tanto pessoalmente quanto publicamente pelos microfones, não só por mim mas por outros colegas, mas mesmo assim ela optou por derrubar a sessão já que não havia 26 presentes.

Com isso, a primeira votação não pôde acontecer no dia anterior e prejudicou a segunda – e última – votação quando elas chegaram. O projeto, por ter perdido a urgência na data anterior, foi para 100º da pauta. Inviável de ser votado.

Seguiu-se uma grande manifestação e vários colegas vereadores se dispuseram a ajudar a causa – e aí está a grande vitória da mobilização. Mais de vinte vereadores presentes sentiram a força da categoria unida, e juntos prometeram sensibilizar os demais colegas e o executivo para que o projeto seja finalmente votado em oito de novembro, após a semana do feriado. Em reunião com o prefeito Eduardo Paes pedimos, inclusive, que ele próprio envie lei, vindo do executivo, para evitar qualquer possibilidade de veto. Chega de decepções nos caminhos desta luta!

Nenhuma outra categoria da Educação se licencia mais que elas por motivos de saúde. Isto se deve à excessiva carga horária a que são submetidas, sozinhas, com 25 crianças de menos de 4 anos para cuidar. Reduzindo de 8 horas para 6 horas diárias não irá produzir nenhuma alteração no quadro do funcionamento da creche para os pais e crianças, uma vez que há dois turnos, e sequer exigirá da prefeitura que contrate novas profissionais para cobrir horários descobertos. É uma situação de ganho para todos, inclusive para as crianças que contarão com profissionais que trabalharão com mais produtividade e faltarão menos por licenças médicas.

Enquanto o projeto não é votado, o prefeito Eduardo Paes, entendendo meus argumentos, colocou um decreto reduzindo a carga horária conforme o projeto de lei. Mas, como algumas CREs e diretoras de creche insistiram em manter as 10 horas extra-classe na própria unidade, um novo decreto foi publicado estipulando 2 horas semanais em grupo e 8 extra-unidade (atividades individuais). A secretaria de educação publicará uma resolução e circular na semana que vem esclarecendo às CREs e Creches que o horário é fora da unidade. Senão, o objetivo de melhorar a qualidade de trabalho dos profissionais fica sem sentido.

A ida à Câmara foi uma conquista. Estimávamos 500 ou 600 pessoas, que já seria muito pois o quantitativo é de 6 mil. Mas 2 mil representa 33% do total, e, para qualquer grupo, é muito. E os 2 mil gritavam na mesma voz. Foi uma vitória de movimento popular, mostrou força e ninguém em sã consciência irá voltar a ignorar a existência e o grito da categoria que cuida de nossas crianças nas creches em toda a cidade.

Mais que a redução da carga horária, a categoria conquistou o respeito e a atenção dos vereadores e do poder público. Se a mobilização continuar, e as lutas forem justas de serem defendidas, todas as vitórias acontecerão.

Fica o exemplo para todas as categorias de servidores, e os parabéns a todos que participaram, bem como às lideranças do movimento. Espero que, no dia 08 de novembro, haja presença maior ainda para que eu possa ouví-las soltar o grito de vitória final, e não somente parcial como existe agora.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:, ,

20 pensamentos sobre “O Dia em que a Câmara foi Conquistada pelas AACs

  1. Jéssica sexta-feira, 28 outubro 2011, 6:17 PM às 6:17 PM

    Agora sim,ficou claro que deveremos cumprir 2h dentro da creche e 8 h fora do local de trabalho,espero que isso fique claro para a direção tbm!

  2. eliane sexta-feira, 28 outubro 2011, 6:25 PM às 6:25 PM

    Estou emocionada com as palavras do Vereador.
    Estive presente e sei o quanto esta mobilização foi importante para nossa categoria. Somos considerados APOIO pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, mas de fato somos Professores de Educação Infantil. Diariamente atendemos milhares de crianças matriculadas nas creches públicas do Rio de Janeiro. Fazemos a diferença dentro dessas creches! Há anos os profissionais que atuam nas creches são inferiorizados em suas atribuições e cargo. Antigamente eram as Recreadoras. Hoje, ainda continuam as Recreadoras e, também, nós, os Agentes Auxiliares de Creche sendo considerados como “crecheiros”. Engana-se quem pensa assim! Cuidamos e educamos com amor e por isso queremos a redução da carga horária.
    Carga horária de 30h é JUSTIÇA para os AACs!
    Nosso grupo cresce com as barreiras enfrentadas. É lindo ver o verde, da esperança, nas camisas dos nossos colegas!
    Parabéns AACs!!!

  3. Creusa sexta-feira, 28 outubro 2011, 6:45 PM às 6:45 PM

    PARABÉNS À VOCÊ PAULO MESSINA QUE VEM NOS AJUDADO QUANDO MUITOS NOS VIRARAM AS COSTAS. dEIXO AQUI O MEU MUITO OBRIGADA.

  4. Soraina Ladeira Dos Santos sexta-feira, 28 outubro 2011, 8:09 PM às 8:09 PM

    muito obrigada pelo seu apoio dia 8 estaremos presentes para nossa vitória

  5. vania sexta-feira, 28 outubro 2011, 8:32 PM às 8:32 PM

    Sua boa vontade e sensibilidade com a nossa causa muito me emociona,posso te dizer que chorei na Cinelândia e chora agora de emoção ao ler suas palavra.Tenho muito orgulho da minha categoria,que em 3 anos é e foi tão castigada pelos desmandos da Prefeitura.Nosso grito está preso em nossos gargantas e ecoará pela cidade do Rio de Janeiro no dia 8.Obrigada Vereador pelo carinho e apoio.

  6. Franciany ou Fran sexta-feira, 28 outubro 2011, 9:11 PM às 9:11 PM

    Parabéns AACS!!! Estamos no caminho certo. Vamos mobilizar os nossos colegas que não foram é de extrema urgência a presença em massa de todos.

  7. luciana souza sexta-feira, 28 outubro 2011, 9:18 PM às 9:18 PM

    REALMENTE SR. PAULO MESSINA, AGORA FICOU MAIS ESCLARECIDO (DEPOIS DESTA POSTAGEM) TODA ESTA SITUAÇAO. AGRADECEMOS O EMPENHO E DEDICAÇAO À CAUSA. E ESTAREMOS JUNTOS…RUMO ÀS NOSSAS CONQUISTAS.

  8. Ednéia Santos sexta-feira, 28 outubro 2011, 9:56 PM às 9:56 PM

    Nosso mivimento estava lindo! Não queríamos baderna nem conflitos, apenas gritar nossa indignação pela falta de respeito com quem CUIDA E EDUCA nossas crianças com tanto carinho. Não digo que seja nossa obrigação pois a palavra já diz: coisa obrigada, e nós fazemos por amor, pois o salário infelizmente não compensa. Parabéns Paulo Messina e obrigado pela força! DEUS o abençoe!

  9. Prof. José Roberto sexta-feira, 28 outubro 2011, 10:00 PM às 10:00 PM

    Parabéns a todos!! É assim que se faz valer a democracia em nosso país. Saudações ao Vereador Paulo Messina. Obrigado por representar os interesse da Educação do Município do Rio de Janeiro.

  10. ELAINE sexta-feira, 28 outubro 2011, 10:17 PM às 10:17 PM

    È ISSO AI VEREADOR A MAIORIA ESTAVA SEI LÁ ONDE MAIS O SENHOR MOSTROU QUE ESTA AI PRA TRABALHAR E ESTEVE CONOSCO TODO O TEMPO OBRIGADA PELO SEU APOIO O RIO PRECISA DE MAIS PROFISSIONAIS COMO PAULO MESSINA

    AS AACS AGRADECEM

    6 HS EU APOIO VAMOS VENCER

  11. Patrich sábado, 29 outubro 2011, 3:02 AM às 3:02 AM

    Vereador, agradeço demais por sua luta conosco. Estive lá, mesmo depois de ter acordado de madrugada, ter trocado de horário de trabalho com uma colega pra poder ir, ter pego um frescão na Av. Brasil pra chegar mais rápido e mais ainda, depois de ter bem cuidado dos meus 25 anjos. Estou doente e nesse dia não me sentia bem, mas, ainda assim, estive lá … Penso, e os outros deputados, onde estavam ? O que faziam ? O que se passou pela cabeça dessa vereadora que pediu a verificação de quorum mesmo depois dos apelos ? Faz-se necessário que ela seja instruída e que não repita a mesma façanha no dia 8. Dia em que também tenho um exame de saúde marcado e estarei desmarcando pra fazer coro junto aos meus amigos de luta … Mais uma vez, meu muitíssimo obrigado pela presteza de pensar em nós e tentar entender o que passamos …

  12. Jaqueline Tavares sábado, 29 outubro 2011, 12:12 PM às 12:12 PM

    Parabenizo a todos os colegas que compareceram lá, mesmo diante de várias problemáticas, insistiram e conseguiram fazer presença. As fotos já falam por si… A esperança só faz aumentar o desejo de continuarmos a luta por conquistas de nossos direitos, pois nossos deveres já executamos de forma muito produtiva e satisfatória.Vereador, agradeço a sua boa vontade por nossa causa. Que Deus lhe abençoe grandemente sempre, e que o mesmo lhe dê muita determinação, sabedoria… Para nos conduzir a essa e outras vitórias em prol a uma Educação Infantil de qualidade.

  13. Bruna sábado, 29 outubro 2011, 3:12 PM às 3:12 PM

    muito emocionada! A vitória é nossa pelo sangue de Jesus

  14. Iracelma sábado, 29 outubro 2011, 5:32 PM às 5:32 PM

    rumo a vitória no dia 08!!!

  15. cicera sábado, 29 outubro 2011, 10:48 PM às 10:48 PM

    Acho que ninguem cansa de falar que foi emocionante estarmos lutando juntos,lado a lado,companheiras um sonho que se sonha sosinho é só um sonho,mas o sonho que sonhamos juntos se torna realidade.Parabéns a todos nós que estivemos na camara,não estamos sós, até o dia 08/11/.

  16. Danielle domingo, 30 outubro 2011, 4:56 PM às 4:56 PM

    Paulo, lindo e emocionante. finalmente se compreendeu que precisamos deixar de reclamar apenas e também participar e cobrar e lutar. Isto, meu amigo, também se deve a você, com suas palavras e suas lutas que trazem a esperança de que é sim possível garantir o que precisamos. Parabéns a você, sua equipe e em especial aos servidores presentes. Isso demonstra quanta força a união traz para a população. Essa mobilização me enche de orgulho, fé e força.

  17. claudia meireles domingo, 30 outubro 2011, 6:57 PM às 6:57 PM

    Messina, como te disse no salão nobre, tu não sabes a bomba que tens nas mãos, e que SP está a anos luz a nossa frente, porém sabemos que só através da criação de um sindicato podemos respaldar nossos atos, principalmente o de GREVE, mas isto ficará para mais a frente.
    Quero te agradecer pelo apoio à nossa classe e pedir-lhe para não desistir, pois não estavamos na maioria, sabe-se lá o pq, talvez pessoas que não conseguiram chegar, outras avisadas pelo meio do caminho que a votação não tinha acontecido e deram meia volta, sem saber da importância que fariam ao chegar e se juntar a massa que ali estava, porém estavamos em quase 2 mil pessoas e isto mostra o quanto somos forte e que não desistimos facilmente e o quanto estamos empenhados em ir até ao fim para conseguirmos o que queremos.
    Esperando o mesmo apoio dia 08/11, digo aqui,um até breve

  18. Francisca Ventura quarta-feira, 2 novembro 2011, 2:01 PM às 2:01 PM

    Estou muito feliz em ver a união imperando num meio tão desagregado como a Educação. Parabens a todas, pela força e perseverança na busca de melhor qualidade de vida para vocês e para as crianças. Profissional saudavel e satisfeito no desempenho de suas funções, ama e se doa cada vez mais. Quando falo em doação, me refiro ao amor embutido no cuidar e educar exercido por cada um de vocês, que embora remunerado não é e nem poderá ser pago. Professora Francisca Ventura.

  19. DENICE sábado, 5 novembro 2011, 8:54 PM às 8:54 PM

    Que bom saber que DEUS tem ouvido o nosso clamor. Assim como o povo de Israel era subjugado pelos Filisteus, nós AACs também o somos(por enquanto!) pela atual situação em que nos encontramos…mas eis que veio grande livramento para aquele povo através do jovem Davi que com uma pedra derrubou o gigante Golias.Messina você é o nosso Davi,saiba que há um povo que ora por você e sua família. “Muitos são os pensamentos dos homens mas quem direciona os seus passos é o SENHOR.

  20. Márcia segunda-feira, 7 novembro 2011, 7:52 AM às 7:52 AM

    Messina será que amanhã haverá votação? Ou prefeito dará como lei para garantir mais a sua reeleição ?

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: