Pessoal,
Hoje começamos o ano bem. Depois de mais de um ano e muitas batalhas, pudemos comemorar essa vitória: A redução da carga horária dos agentes auxiliares de creche.
Agora, a categoria da Educação que mais se licencia por problemas de saúde poderá ter menos stress e render mais nas creches para nossas crianças: de 8 horas em sala de aula, sua jornada passará para 6 horas (exceto em um dia na semana, que poderá ter 2 horas usadas para planejamento e cursos).
É importante notar que essa alteração é apenas uma optimização dos recursos disponíveis, e não representou de forma alguma um aumento nos gastos da prefeitura, muito menos perda no horário de funcionamento das creches para os pais e seus filhos. Explico: as unidades funcionam de 7:00 às 17:00, e cada sala contava com dois agentes auxiliares, um em cada turno, o primeiro de 7:00 às 15:00 e outro de 9:00 às 17:00. Agora, os turnos prováveis serão de 7:00 às 13:00 e de 11:00 às 17:00. Portanto, nenhuma alteração nos horários de atendimento, nenhuma necessidade de contratação de mais profissionais, e o melhor de tudo isso: profissionais que poderão render muito mais com nossas crianças. Você imagina o que era ficar 8 horas por dia cuidando de 25 crianças de zero a 3 anos em média?
Às 10:00am de hoje, o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio, ficou lotado de profissionais da Educação, predominantemente auxiliares de creche.
A secretária Cláudia Costin e o Prefeito Eduardo Paes falaram da importância do constante reconhecimento da categoria, já que o principal recurso para o aprendizado das crianças é o profissional da educação. As vagas de creche foram duplicadas, mas ainda há muito o que fazer numa cidade que tem um déficit histórico de dezenas de milhares de vagas, e usava até há poucos anos as creches como Assistência Social, e não como Educação. São muitos os efeitos positivos que a abordagem pedagógica nas creches pode trazer para a vida da criança.
Por fim, aí está uma imagem de nossa vitória, a lei já assinada, depois de mais de um ano de luta e várias batalhas sofridas:
A principal lição que fica é a de CIDADANIA. Pelo lado da categoria funcional, a união e a busca do diálogo e a participação nas lutas constantes, sua vontade de mudar enchendo as galerias e pressionando pelas votações. Pelo lado parlamentar, o vereador (eu, rs! 🙂 ) que ouviu, estudou, preparou o projeto de lei, se engajou na luta que parecia interminável. (Aliás, você conhece aquela boneca russa, a Matrioshka? Quando abre uma, tem outra dentro, e outra, e outra? Pois é isso, rs!!! Mas chegamos ao final!). E pelo executivo, que aceitou o diálogo, colocou os técnicos à disposição (SME e CODESP) e hoje sanciona a lei. Um caminho que mudou a história que estava escrita graças a mobilização, organização, espírito republicano e muita luta. Fica o exemplo: SIM, É POSSÍVEL MUDAR! Obrigado a todos!!!
Abraços,
Paulo Messina
Marcado:agente auxiliar de creche, carga horária, redução
PARABÉNS!!!!
É GRATIFICANTE VER UMA CLASSE TÃO UNIDA!!!!!
Uma grande vitória da democracia, da paciência e do comprometimento do vereador que nos representou muito bem!
parabéns!!
Parabéns!!!!
Parabéns para todos nós que com perseverança, alcançamos este ideal. Obrigada especialmente ao nosso querido “Padrinho” e o Vereador mais cotado no momento, rsrsrs, como poucos temos visto,exemplar, a nossa ´”Líder” Márcia Nunes, (ela vai brigar, mas é fato, líder sim), e aos demais que tb tiveram grande cota de colaboração na árdua luta. Nós merecemos!!!
Parabéns aac e ao Messina.
Parabéns Paulo Messina sabemos que podemos contar com alguém que nos apoia sempre. Conte conosco sempre…..
Estou muito feliz com nosso resultado mais que positivo. Agradeço toda a equipe do Paulo Messina.Obrigada.
Quem não desiste tem possibilidade de saborear a vitória, parabéns pela perseverança e e atitude de todos que se envolveram de forma direta e indireta nesta luta. Conte comigo, agora mais fortalecida para a próxima luta. Obrigada Messina.
Foi muito bom , mas, ainda tem muita coisa para ser mudada. Já pensaram, na ipótese de somente um auxiliar de 11:00 às 17:00 hs, para fazer todo o serviço ? E mais: este dia da semana, provavelmente, os diretores vão querer que as Auxiliares façam o planejamento com os Professores ? Ah… eles vão se deliciar, deitar e rolar…!!!! Como podem ver, muita coisa para ser pensado !! Um abraço, Giane.
isso foi o máximo!parabéns pela conquista,acredito que mais vitorias virão.
COMEÇAMOS O ANO DE 2012 DE PÉ DIREITO…………
PELO VISTO ELE SERÁ DE GRANDES REALIZAÇÕES…………….
PARABÉNS A CLASSE E OBRIGADO AO VEREADOR PAULO MESSINA PELO SEU DESEMPENHO E DETERMINAÇÃO.
ESTOU MUITO FELIZ E MAIS CONFIANTE PARA REIVINDICAÇÕES DAQUI PARA FRENTE.
SINCERAMENTE…..AINDA TENHO QUE ME BELISCAR…. PARA ACREDITAR..
PARABÉNS PARA TODOS NÓS………………
AGORA SIMMMMMMMM………………………… FELIZ 2012!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
QUE ELE SEJA CHEIO DE REALIZAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maura
Parabéns Paulo Messina sabemos que podemos contar com você e toda sua equipe.Conte conosco sempre…
Obrigado
Parabens aac’s e Paulo Messina. Gostaria muito que acontecesse o mesmo com os Agentes Educadore II, mas parece que vai ser difícil pois até o nosso blog foi tirado da rede, provavelmente por medo de que consigamos o que os aac’s conseguiram.
OBRIGADA JAMAIS ESQUECEREI OQUE VC FEZ POR NÓS AAC
olá,trabalho em uma creche particular de 9 horas da manha as 19 horas da noite tendo uma hora e meia de almoço,gostaria de saber se essa lei se estende as redes particulares também?
-Só tenho a lhe agradecer… Muito obrigada por tudo!
Parabéns Paulo Messina por essa vitória!!! Feliz 2012 a todos!!!
Parabéns!Que Angra dos Reis siga o exemplo. Os Agentes Auxiliares de Creche merecem pelo que representam na educação das crianças. Essa é apenas a primeira de muitas vitórias que virão…Só me resta parabenizar o Vereador Paulo Messina e o Prefeito Eduardo Paes.
Parabéns Paulo Messina,Márcia Nunes e a todos AACs. Quem bom que teremos duas horas na semana para nos aprimorarmos em relacão a Educação Infantil, espero que alguns gestores não tentem usurpar este nosso direito… Como bem diz a Palavra do Senhor : “Para cada dia de vergonha você tera dupla honra.
Parabéns Paulo Messina,Márcia Nunes e a todos AACs. Quem bom que teremos duas horas na semana para nos aprimorarmos em relacão a Educação Infantil, espero que alguns gestores não tentem usurpar este nosso direito… Como bem diz a Palavra do Senhor : “Para cada dia de vergonha você terá dupla honra.
Valeu vocês foram demais !
Messina, obrigada pela luta.
Gostaria de comunicar que na minha creche a Srª Diretora já informou que nada vai mudar, inclusive já estabeleceu os horários com as 8hs inclusas.
Faço parte da 8ª CRE, será que a direção da CRE não informou as suas diretoras ou elas estão se fazendo de bobas?
Pela Lei não estar CLARA estamos passando por essa humilhação e já tenho informação que não é só lá que está acontecendo.
Se não fosse p mudar a carga horária a lei não faria sentido, e isso elas não querem entender e sim tirar nosso couro. Nos ajude por favor. Sou da José Félix.
Sr vereador, saúdo por dar atenção às creches e a essa categoria tão espoliada! É preciso mais! Não é possível que a Prefeitura do Rio, com a maior rede de creches municipais do país (desde os anos 80) continue a considerar que “o principal recurso para o aprendizado das crianças” está nas mãos de auxiliares de creche (com todo respeito e consideração histórica que tenho por essa categoria), ferindo a legislação nacional que determina que compete a professores e professoras essa responsabilidade!
Como professora e pesquisadora da educação da infância, da Faculdade de Educação da UERJ, tenho acompanhado com muita apreensão os caminhos da política de educação infantil de nosso município.
É COM CERTEZA UMA GRANDE VITÓRIA!!! MAS PRECISAMOS CONTINUAR LUTANDO AGORA NÃO SOMENTE PELAS AUXILARES DE CRECHE, MAS SIM PELA EDUCAÇÃO. E UM GRANDE PONTO QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO É O ENQUADRAMENTO DA GRADUAÇÃO E PÓS DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA.
COMO SE FALA DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO AUTOAPRIMORAMENTO ENFIM, DO CRESCIMENTO PROFISSIONAL SE NÃO VALORIZAM OS ESTUDOS DOS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA.
COM CERTEZA É MUITO VALIOSO TER AUXILIARES COM GRADUAÇÃO EM SALA PARA OFERECER AINDA MAIS AOS ALUNOS
. VAMOS PENSAR NISSO E RECONHECER EM PRIMEIRO LUGAR OS ESTUDOS DAQUELES QUE ESTÃO LIGADOS DIRETAMENTE AS CRIANÇAS.
estaremos retornando no dia 1º de fevereiro, só saberemos se a nossa direção vai acatar essa lei ou se ela se fará de desentendida quando voltarmos. até lá fica está incognita será que prevalecerá essa lei ou ficará a critério dos diretores e das CREs esse entendimento sobre as duas horas diárias e se tentarão nos colocar para separar material pedagógico nessa hora ou se teremos que ficar na creche essas horas só para completar o horário, só saberemos ao retornarmos? boa sorte a todos os companheiros de luta essa só foi a primeira luta, teremos mais pela frente pelo visto.
Muito obrigado vereador Paulo Messina, você conseguiu que eu voltasse a acreditar que temos políticos sérios e preocupados com que acontece com o povo, e trabalha para que isso melhore e não está somente preocupado em angariar votos.
sr Paulo primeiramente obrigada por abraçar nossa causa,mas estamos preocupadas com o inicio deste ano, como pode berçário II trabalhar com uma agente duas horas sozinha?
Gostaria de saber como fica o horário de almoço.Principalmente dos funcionários da parte da tarde…e como ficaria estabelecido o horário de cada funcionário,já que antiguidade não é mais posto !
Exercia a função de a.aux. de creche pela terceira CRE e confesso que detestei.Foram os piores sete meses da minha vida. pedi exoneração pq fi convocada para o cargo de agente educador II pela segunda CRE. ë outra coisa!!! Estou adorando, embora tenha outro objetivo que é o de passar num concurso para PII (fiz 52 pts no último concurso).
A dúvida é a seguinte: Sancionada a Lei de reudção de carga horária, não deveria sutir seus efeitos legais aos agentes educadores???? Pois estamos trabalhando 8 hs e a direção da escola onde trabalho disse que até a presente data não recebeu ordem p/ fazer mudança no horário. A Lei diminui a carga horária dos dois cargos(Lei3.985/2005) não é? O quese pode fazer? Grata e parabéns por sua luta incansável em prol dos servidores da área da educação.
A Lei diminui a carga horária, mas nós continuamos a trabalhar 8 horas. Trabalhamos 6 horas na creche mais 2 em casa com planejamento, pesquisas e atuado com professor em sala, pq nem todas creches tem professores.
Ana, então antes vocês trabalhavam 10, porque eram 8 na creche e ainda as 2 de planejamento em casa 🙂 . Estamos brigando pela chamada de mais professores, e o concurso de PEI termina 26/04, fique de olho pois novas AACs e PEIs entrarão ainda neste primeiro semestre! Abraços
Sou PEI e PII,trabalho 9 horas em uma turma de 2 anos de idade,gostaria de saber quantos aac eu tenho q ter,pois nesse momento em q diminuiram a carga horária só estou com 2 aac de 7:30 as 13:30 e com apenas uma no horário de 11:00 as 17:00,estou me sentindo super cansada.
Gente,não vamos jogar fora o que conquistamos com muita luta!!! Há anos tentando conquistar a tão sonhada redução de nossa carga horária.Conseguinos depois de muita luta,suor etc… não vamos deixar que essa vitória vá para o lixo.Nosso enquadramento tem que ser com a tão sonhada reduçao que conseguimos,32 horas semanais.Pensem bem em tudo que passamos…32 h semanais é o nosso limite.Abraços!!!
Olá, Messina! Fico muito feliz pela conquista! Já me ganhou como eleitora! Sou auxiliar de crech tbm e gostaria de saber se essa nova lei se aplica à rede privada. Estou trabalhando 8h/dia, com 1h extra obrigatória e com o salário muito baixo. Gostaria de saber mais sobre os direitos da classe que trabalha para escolas privadas, pois apesar do meu amor pelas crianças, me sinto lesada. Desde já, agradeço. Caroline Capeloni
Olá sou auxiliar de primeira infancia em são caetano do sul, cargo semelhante as AACs e estamos na mesma luta pela diminuição de nossa carga horária, porém alegam que isso é impossível pois fizemos o concurso nestes termos, 44h. gostaria muito de saber como consseguiram essa vitória? O atual prefeito ja prometeu, mas não cumpriu.
Parabéns, e aguardo ajuda.
sou aux de educação de são caetano do sul e depois de muita luta conseguimos a redução da carga horaria
Gostaria de saber quando essa lei será aplicada em todo o país, afinal sabemos que muitos profissionais estão desgastados e desmotivados. Existe essa possibilidade? Há alguma projeto em andamento? Esse projeto de lei poderá enquadrar agente auxiliar de creche, auxiliar de creche e auxiliares de professores? Se puder me responder, fico agradecida.