Acordo de Cooperação entre Tribunal de Contas e Comissão de Educação

Pessoal,

Hoje fizemos um importante acordo com o Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ) que irá auxiliar muito os trabalhos da Comissão de Educação e Cultura ao longo deste ano. Agradeço já de início ao Professor Marcus (no canto esquedo) e sua equipe que, mesmo de férias, vieram dar expediente conosco. 😉

O TCM tem metas de visitas de 190 escolas (somente de segundo segmento) em 2012, e a Comissão de 120 unidades (creches, 1º e 2º segmentos). Um sistema será instalado para permitir a análise das informações e o georreferenciamento para que possamos, com o diagnóstico, solicitar providências à Secretaria e propor soluções.

Os dados serão atualizados mensalmente, conforme a atualização e troca de dados entre as bases, e teremos a comunicação dinâmica inclusive com follow up dos pedidos de providências para acompanhar os atendimentos às unidades.

Informações como condições de infra-estrutura, manutenção das escolas, falta ou não de professores (e quais), qualidade e quantidade da merenda são exemplos do que o TCM está mapeando nestas visitas. Acrescentando a parte pedagógica, dados de notas e provas, alunos por turma, haverá também uma ‘customização’ do sistema com um tipo de relatório específico para Comissão de Educação, e trocaremos os dados em colaboração mútua.

Espero com isso que o legislativo tenha mais eficiência na coleta de dados e seu tratamento, inclusive na proposição e soluções e acompanhamento dos resultados e indicadores. Resumindo: mais Educação para as crianças da nossa cidade.

Abraços,
Paulo Messina

5 pensamentos sobre “Acordo de Cooperação entre Tribunal de Contas e Comissão de Educação

  1. Euzete Da Costa Pequeno quarta-feira, 11 janeiro 2012, 6:23 PM às 6:23 PM

    boa noite meu vereador estou vendo que o senhor esta trabalhando as eacolas do complexo da maré tbm serão beneficiadas? fico feliz em ver que o senhor manda bem na pasta que gosta que é a cultura e a educação és um ótimo fiscal do atual prefeito eduardo paes é isso ai meu vereador pra cima deles nada de ficar de braços cruzados pra cima deles meu vereador paulo messina sua fã incondicional maria forte abraço

  2. Euzete Da Costa Pequeno quarta-feira, 11 janeiro 2012, 6:36 PM às 6:36 PM

    se o BRASIL tivesse dez PAULOS MESSINA com toda certeza o nosso BRASIL seria bem melhor o meu muito obrigada em nome do futuro de nosso país as crisnças os jovens e os adolescestes abraço da amiga MARIA EUZETE DA COSTA PEQUENO !!!!

  3. Ricardo Quintana quarta-feira, 11 janeiro 2012, 6:53 PM às 6:53 PM

    Caro Vereador,
    Está comissão do TCM é muito boa, pena é que ela gosta de canetar apenas o Diretor, e não entra nas questões estruturais. Verbas, Legislação, Escolas com muito tempo de uso e nenhuma reforma extensa, modelo arquitetônico das escolas antigos e defasados, etc.
    Se mudar está postura vai ser ótimo.

    • Paulo Messina quarta-feira, 11 janeiro 2012, 6:58 PM às 6:58 PM

      Professor, justamente… A versão com a comissão de educação levará em conta os nossos parâmetros! Abraços

  4. Marcus quinta-feira, 12 janeiro 2012, 8:02 PM às 8:02 PM

    Caro Ricardo, seu comentário não procede. O Programa de Visita realizado pelo TCMRJ é realizado, sempre, em parceria com os diretores das unidades. Em nenhum momento a Comissão do Tcm acusa qualquer diretor, muito pelo contrário, tenta ajuda-lo em seus problemas do dia-a-dia. Quanto a questão da infra-estrutura das escolas, o TCM aponta as necessidades de cada unidade e acompanha a realização das obras, monitorando as unidades até a conclusão das mesmas, inclusive publicando na internet as unidades que necessitam de obras e as fotos das condições estruturais das mesmas, de forma clara, permitindo a toda comunidade a visualização destes problemas, incentivando o controle social. O trabalho realizado pelo TCM pode não ser perfeito, longe disso, está sempre em processo de evolução, acatando sempre as sugestões daqueles que participam da comunidade escolar, mas tem servido de parâmetro para outros Tribunais de Contas e Prefeituras de outros Estados.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: