Recreadoras Terceirizadas nas Creches

Pessoal,

Hoje há na cidade do Rio uma quantidade de recreadoras que trabalham nas creches públicas municipais e são contratadas, não concursadas.

Esse caso vem herdado de uma solução paliativa adotada no passado para que as crianças não ficassem sem atendimento pois não havia vagas suficientes de auxiliares de creche.

Hoje, há 40 mil pessoas no banco de concursados e aproximadamente 1.600 vagas ainda disponíveis. Contudo, estima-se que 2.000 recreadoras (terceirizadas) ainda ocupem esses espaços e soma-se a isso o fato da proximidade da expiração do concurso, em 26 de abril de 2012.

Em reunião com a Secretaria Municipal de Educação, pude notar que a secretária está sensível e engajada na recolocação destes profissionais antes do fim do prazo do concurso. Precisamos agora somente chegar ao número real de vagas disponíveis (cerca de 1.600, mas precisamos saber o número exato) para proceder com a chamada.

Ainda há a possilidade de se criar um projeto de lei aumentando o quantitativo de vagas, para chamar ainda mais que o disponível hoje. Isso, é claro, seria imprescindível pois com o acelerado ritmo de inauguração de novas unidades de creche e EDI, a demanda aumentou muito.

Mas tudo tem que acontecer antes de 26 de abril. Uma missão difícil, mas estamos trabalhando para isso.

Além dos servidores, ganham também as crianças que, ao poder contar com um funcionário público concursado, têm a garantia de que houve um processo seletivo mais rigoroso.

É importante notar que uma boa parte das recreadoras atuais faz parte do próprio banco de concursadas também.

Notícias em breve após o contato com o secretário de administração (para verificação do real quantitativo) e de combinar os próximos passos com a SME, inclusive se haverá projeto de aumento de vagas ou não.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:,

15 pensamentos sobre “Recreadoras Terceirizadas nas Creches

  1. Consuelo quarta-feira, 14 março 2012, 10:26 AM às 10:26 AM

    Paulo Messina, postei através do facebook o meu parecer. Conte comigo onde quer que julgues eu ser útil. Abraço profissional.Consuelo.

  2. Apenas Ana quarta-feira, 14 março 2012, 10:36 AM às 10:36 AM

    Valeu Vereador!
    É muito bom poder contar com seu empenho para a convocação dos concursados que estão no banco!

    Ficaremos aguardando novas notícias.

    Um grande abraço

    Ana

    • Monikita sábado, 21 julho 2012, 9:21 AM às 9:21 AM

      Sou auxiliar de creche contratada , mas concursada , gostaria muito da ajuda do vereador para que eu e minhas amigas auxiliares contratadas sejamos efetivadas , pois fiquei muito triste quando soube que seria um contrato por prazo determinado , sabendo que a atual realidade não é essa . A ultima chamada dos auxiliares foi no final de março e o concurso só expirou em final de abril . Por que não fizeram uma outra chamada , sabendo -se que ainda estavam precisando de auxiliares . Agora que estou trabalhando como contratada vejo a real necessidade de se ter mais pessoal trabalhando , a carência é muito grande em nossas creches . E por que não nos efetivarmos? Conto com o senhor para brigarmos e vencermos mais essa luta!

  3. valeria quarta-feira, 14 março 2012, 10:55 AM às 10:55 AM

    tem uma creche que nao tem agente auxiliar de creche para o atendimento, e faltam 19 funcionários

  4. Fernanda quarta-feira, 14 março 2012, 12:12 PM às 12:12 PM

    Obrigada Sr. Vereador Paulo Messina , por estar dando atenção à este caso , onde nós concursadas estamos aguardando a nossa convocação, espero que esta situação possa ser resolvida, e que possamos antes do prazo para que possamos ser convocadas.

  5. Paulo Pontes quarta-feira, 14 março 2012, 2:03 PM às 2:03 PM

    Um funcionário publico seria necessariamente melhor que um concursado? Porque?

    Um funcionário publico é caro e só deveria ser criado para as atribuições mais importantes e core da área. Ou seja, na área de educação só deveria se funcionaria publica a professora e os coordenadores acadêmicos ( que tem que ser professores e dar aula também)
    Recreadores, funcionários administrativos, e outros deveriam ser terceirizados , mantendo um custo no mínimo, pois estes não influenciam na qualidade do ensino!

  6. angela quarta-feira, 14 março 2012, 6:31 PM às 6:31 PM

    Funcionário público e concursado é a mesma coisa, e vale ressaltar que este comentário acima é no mínimo ofende a toda uma classe que luta por qualidade de educação acima de tudo, que cuida e educa crianças todos os dias tentando proporcionar a possibilidade de um lugar mais aprazível e confortável. Não poderia deixar de dizer, classe esta que por mais de três anos fez o papel do professor e sem o menor reconhecimento, infeliz seu comentário, caro é tratar a educação de forma tão desprezível e simplória, pensando apenas em cifras e gastos e não como investimento que traz retorno pra toda sociedade, pena mesmo que existam pessoas que pensam como vc… amo minhas crianças e espero cooperar para um futuro melhor pra todos eles, visto que muitos não tem base familiar, carinho, amor, cuidados e muitos outros nem mesmo alimento.Resumindo infeliz comentário…. 😦

  7. Natalia quarta-feira, 14 março 2012, 7:55 PM às 7:55 PM

    Paulo Pontes, os profissionais de uma creche e em especial todos aqueles que tem contato direto com as crianças durante o dia a dia na instituição precisam SIM terem formação específica de , no mínimo, ensino médio na modalidade normal (antigo magistério). Já o cargo público é uma estabilidade importante e merecida para quem se ocupa diariamente do cuidado e do desenvolvimento em diversos níveis das nossas crianças.

    Não ponha a Educação Infantil como um assunto “menor”, você não sabe do que está falando.

    Recado vale também para a administração das creches e EDIS ok?

  8. Enzo quarta-feira, 14 março 2012, 10:36 PM às 10:36 PM

    Os concursos da prefeitura do Rio precisam ser transparentes, sem provas práticas que reprovam sem direito a vistas e/ou recursos e sem os abusos da perícia médica, que inventam doenças, ignoram exames e laudos médicos para eliminar candidatos sem problema algum e saúde.

  9. Rose Mary Calle S.Wanderley quinta-feira, 15 março 2012, 12:28 PM às 12:28 PM

    Sr.Vereador,obrigada por estar a frente da nossa luta,sua atuação está sendo constante e magnífica,nós concursadas estamos aguardando nossa convocação,acreditando que Deus é fiel!

  10. paulohpontes quinta-feira, 15 março 2012, 2:36 PM às 2:36 PM

    Me expressei mal com relação a concursado e funcionário publico eu sei que são sinônimos. A pergunta era para ser entre concursado e terceirizados.

    No entanto exatamente por achar que educação é fundamental que eu sempre levanto a duvida se estamos gastando o dinheiro da melhor forma.
    Segundo reportagem veiculada a poucas semanas na CBN atualmente mais de 50% da verba de educação esta sendo gasta com overhead administrativo ao invés de salário de professor.
    Se vc não pensar em cifras, vai jogar dinheiro no ralo e continuar com a educação precária que temos. Isso não é pensamento simplório e sim otimização.

  11. Giselle Gomes sexta-feira, 16 março 2012, 8:48 AM às 8:48 AM

    Na EDI que o meu filho estuda as crianças estão saindo cedo, pois não tem AAC para cuidar das criança que estudam de manhã e ficam na parte da tarde.

  12. regina sábado, 17 março 2012, 11:36 AM às 11:36 AM

    nada mais justo ,que os concursados sejam chamados ,p/ isto teve o concurso.

  13. sandra domingo, 18 março 2012, 9:10 AM às 9:10 AM

    sr. paulo messina.gostaria de saber por que a cre teima em chamar os auxiliares de creche para outros edis que estao sendo inaugurados e deixando as creches com poucos funcionarios?fazendo com que nos (agentes auxiliares de creche)que ficaram nos desdobremos para dar conta do recado.e outra duvida.por que as recreadoras nao sao remanejadas?gostaria de saber quem e dono da mazam

  14. janayna segunda-feira, 19 março 2012, 12:15 AM às 12:15 AM

    sr paulo. gostaria de saber se as ax de creche tercerizada vam ficar desempregasdas, com tudo isso q esta acomtecendo .obrigada

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: