Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Pessoal,

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, fiz um breve texto para os pais…
Ser pai ou mãe de um filho com autismo é…

…uma experiência única. O segredo em fazer o bem para ele – e para você! – é transformar sua apatia em esperança e luta. Sair da resignação e entender que é possível!

…lutar para que ele possa se inserir na sociedade, saber que ele tem o seu próprio tempo para as coisas e que ele se desenvolve diferente de outras crianças.

…não comparar com outras crianças! Isso só vai te deprimir. Não se podem comparar formas de desenvolvimento diferentes!

…perguntar a quem não vê seu filho por algum tempo o que acha dele agora. Pode ser que você não esteja percebendo avanços por estar no dia-a-dia com ele!

…não desanimar e compreender quando, depois de ficar o dia inteiro fora de casa, seu filho não corre e te abraça com saudades. Mas ele sente sim! Só não sabe expressar. É ir lá, abraçá-lo e dizer que sentiu saudades e que sabe que ele sentiu também!

…Pode ser que nunca tenha ouvido seu filho te chamar de ‘pai’ ou ‘mãe’, mas ele sabe muito bem quem você é e quanto ele te ama!

…se emocionar com cada progresso, cada novo passo, por menor que ele seja. O que pode ser trivial para qualquer pai, é uma vitória sem precedentes e força para continuar.

…encontrar forças, não se sabe de onde, quando o progresso se perde. Uma semana bem, em outra pode regredir. Aquele novo aprendizado pode se perder como se nunca houvesse existido. Não importa! Vamos em frente!

…procurar e aplicar todos os possíveis tratamentos.

…sentir os olhos encherem de lágrimas quando ele te olha nos olhos e sorri. Você quase tem a certeza de que ele pode interpretar sua expressão…

…entender tudo o que ele quer dizer, sem dizer nada.

…saber lidar com os rompantes de raiva e entender que ele está fazendo isso porque não consegue se expressar. Há outros caminhos que não a fala! Já tentou PECS?  Procure um especialista!

lutar também para que outras crianças com autismo possam ter direito a tratamento do poder público! A maior parte da população não pode arcar com os altos custos!

…invadir o mundo dele! Se você não sai, eu vou aí dentro ficar com você! Não deixe ele ficar perdido atitudes repetitivas como se estivesse brincando.

…outros pais levam seus filhos ao parquinho e têm tempo de ler. Isso não é para você! Estímulo o tempo inteiro é o que seu filho precisa. De onde você tira forças?

…chorar quando vê um adulto com autismo perfeitamente integrado à sociedade, cursando faculdade ou com sua profissão, imaginando seu filho ali. É ter vontade de perguntar se ele lembra de seu pai dizendo que o amava quando pequeno, das brincadeiras… O que ele pensava?

Não poder sequer morrer. Um dia você vai saber que cada minuto da sua vida dedicada vai valer a pena. Ele vai ser independente e você vai poder, finalmente, descansar.

Parabéns, pais, e continuem na luta! É sua missão!

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:

4 pensamentos sobre “Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  1. José Omar Duarte Ventura segunda-feira, 2 abril 2012, 1:53 PM às 1:53 PM

    O mundo é azul e a esperança também !
    Esperança para dias melhores com responsabilidades definidas e foco na orientação e apoio de milhares de brasileiros.

  2. Josy Gonçalves sábado, 7 abril 2012, 10:01 PM às 10:01 PM

    Adorei os artigos sobre o autismo, estou em busca de informações para um TCC.

  3. Maria Fernanda Vernesde Andrade segunda-feira, 16 abril 2012, 4:59 PM às 4:59 PM

    Esses a rtigos são otimos servem para me orientar caso eu receba uma criança autista na creche

  4. Maria Fernanda Vernesde Andrade segunda-feira, 16 abril 2012, 5:08 PM às 5:08 PM

    Comecei a ler o PECs e chei muito interessante principalmente forma de comunicação com ficharios e figuras e tambem ensinam como brincar com eles

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: