Plano de Metas para Educação Rio 2013 a 2016

Pessoal,

Em uma empresa, o plano de ação e o estabelecimento de metas são ações importantíssimas de planejamento para o gestor e seus liderados. No poder público não pode ser diferente. A prefeitura divulgou ontem o Plano de Metas 2013-2016, que deverá nortear as ações das secretarias.

Na Educação, três metas são as principais e gostaria aqui de enumerá-las e comentá-las:

1) 35% dos Alunos em Tempo Integral: Importante e extremamente difícil de cumprir. A maior parte das escolas hoje não é de turno integral e funciona com dois, até três turnos. Na prática, isto quer dizer que o primeiro grupo de crianças entra, por exemplo, às 7:00 e sai 11:30 e ao meio dia já entra outro grupo. Para aumentar o horário das crianças nas escolas, a primeira dificuldade será a construção de novos prédios e a contratação de novos professores, já que dois turnos estendidos não poderão usar os mesmos espaços nem poder contar com os mesmos profissionais. Outro problema é: como manter o interesse da criança na escola, para que fique 7 horas por lá? Enfim, algumas reflexões de como será grande este desafio.

2) Criação de 60 mil novas vagas de creche: Desde que a cidade do Rio entendeu que creche é espaço para Educação e não Assistência Social, ou seja, não é só para o pai poder deixar seu filho e ir trabalhar, o desafio de pagar este passivo vem consumindo recursos e tendo lugar de destaque. No início deste governo, havia 30 mil vagas, e mais 20 mil foram criadas principalmente em novos prédios e concepções como os EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil). Como espera-se atingir 60 mil vagas até o fim de 2012, a meta apresentada (2013-2016) dobraria este total. É importantíssimo para a cidade e perfeitamente possível, desde que os orçamentos tenham essa destinação, mas mesmo assim extremamente ousada.

3) 95% das Crianças Alfabetizadas até 7 anos de idade: O Plano Nacional de Educação, a ser votado (atrasado!) este ano, prevê que 100% das crianças até 8 anos deverão estar alfabetizadas até 2020. A meta municipal não está em desacordo com isso, e acredito que poderá ser alcançado sem muita dificuldade. Havia 28% de analfabetos funcionais na Rede em 2009, fruto principalmente da forma desastrosa como foi implementada a ‘aprovação automática’, e os professores hoje se desdobram para recuperar este passivo. Com o trabalho e dedicação deles, não acredito que tenhamos problemas em alcançar estas metas, desde que o poder executivo continue buscando avanços para as melhores condições de trabalho.

Particularmente, senti falta de dois pontos que poderiam contar como meta da secretaria: (a) a aprovação de um plano de cargos e salários para todas as categorias, magistério e apoio; (b) estabelecimento de uma meta de matemática. A primeira, apesar de não ser um indicador e possivelmente por isso não constar do plano, poderia ainda assim sinalizar aos profissionais que há a clara intenção de fazê-lo neste período. Ainda assim, os trabalhos da Comissão de Educação e Cultura neste sentido começarão este ano de 2012. Quanto à matemática, a ciência em que há certezas e não dúvidas, verdades e não erros, deve ser igualmente priorizada assim como português, sempre.

Abraços,
Paulo Messina

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7 pensamentos sobre “Plano de Metas para Educação Rio 2013 a 2016

  1. Consuelo quarta-feira, 18 abril 2012, 10:42 AM às 10:42 AM

    Concordo. Ratifico que estou à disposição. Att, Consuelo.

  2. Cléia Cruz quarta-feira, 18 abril 2012, 1:24 PM às 1:24 PM

    O Plano de Metas para Educação significa grandes desafios. E, nesta vida só alcançaremos sucesso se vencermos todos os desafios que a vida nos impõe. Não se adquire sucesso sem vencer os desafios. As coisas boas chegam para os que vão à luta. A despeito de todos os obstáculos, destaca-se que, vale a pena lutar pelo MELHOR para a EDUCAÇÃO!

  3. Rogério quarta-feira, 18 abril 2012, 9:54 PM às 9:54 PM

    Vereador tem como saber se o banco de professores PII vai zerar até junho?

  4. bel.cardoso@ig.com.br quinta-feira, 19 abril 2012, 5:55 PM às 5:55 PM

    Concordo…mas acho que para termos turmas em horário integral, temos que oferecer aulas motivadoras e não as que atualmente são oferecidas…os alunos tb deveriam participar de outras atividades dentro desse horário. EX: aula de teatro, dança, capoeira, judo etc..

  5. luciana santos sábado, 21 abril 2012, 10:26 AM às 10:26 AM

    ola, vereador será com essas 60 mil novas creches o banco de reserva dos agente que prestaram o concurso irá desvaziar ou terá outro concurso. saindo um pouco do contexto será que o prefeito fara outra nova convocação do agente auxiliares de creche bjs……..fique com Deus

  6. Sandra Pereira Xavier quarta-feira, 2 maio 2012, 9:14 PM às 9:14 PM

    Olá Deputado! Boa Noite! Em resposta ao seu pedido tenho a lhe dizer o seguinte: sou Coordenadora Pedagógica em um CIEP da rede municipal de ensino. Tenho muito a falar baseada na minha prática profissional. Vou tentar ser o mais concisa possível.
    . Com relação ao horário integral, acho muito acertado, só que precisa haver estrutura logística, e o mais urgente é que haja pessoal suficiente, o que NÂO acontece hoje. Considero que o horário integral de hoje, é um depósito de crianças, uma vez que não há nem pessoal suficiente e nem estrutura. E tem mais, o horário integral é de sete horas, só que os alunos ficam na escola nove horas por dia e aí a Direção e coordenação tem que “se virar pra dar conta” disso.
    . Quanto a alfabetização, a situação é bastante complexa. É verdadeiro que estamos literalmente num momento de recuperação da desastrosa “aprovação automática”, e também é verdadeiro que nós professores temos muita dedicação e vou além, muita capacidade e comprometimento com nosso trabalho, mas infelizmente a questão vai além disso. Existe um vasto campo que não temos condições de resolver, uma vez que foge a nossa alçada. Temos na nossa clientela, a nível de município, uma grande parte de alunos que apresentam problemas tais como, desestrutura familiar, problemas fonoaudiológicos, psicológicos e atá neurológicos que emperram o processo de aprendizagem. A Secretaria de Saúde deveria estar integrada às escolas para que juntos pudéssemos enfrentar essa situação de frente, com maturidade e competência, com os pés no chão e não tapando o sol com a peneira como é que acontece hoje.
    Enfim, nobre vereador, o trabalho é muito, só unindo forças conseguiremos tirar a Educação do caos em que se encontra. Quero participar e ajudar, pode contar comigo.
    Um abraço,
    Sandra

  7. Rosenilda Maria domingo, 6 maio 2012, 10:30 PM às 10:30 PM

    o senhor pode me informar se já a alguma movimentação para que haja algum plano de cargos e salários para agente educador II; haja vista que entramos ganhando pouco mais que um salário e agora estacionamos em um salário, pois fazemos trabalho de inspetor escolar , porém não estou vendo interesse do governo em modificar a atual situação. Aguardo resposta. . .

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