Por que Votei ‘Não’ à Isenção de IPTU para UNE

Pessoal,

É inquestionável a importância histórica da União Nacional dos Estudantes para o país. Todos também devem conhecer a história da sede incendiada durante a ditadura, no Flamengo.

Recentemente, o governo federal liberou 30 milhões de reais para a entidade, como forma de compensação pelos crimes do passado, que serão utilizados para reconstrução da nova sede.
20120618-112843.jpg
Contudo, um projeto de lei chegou à Câmara para conceder perdão da dívida passada e isenção de IPTU futuro para o terreno. E fui contra. Explico aqui os motivos.

Primeiro, 30 milhões de reais do dinheiro do contribuinte é uma quantia bastante expressiva, suficiente para construir um prédio muito maior que o original, e pagar todas as dívidas do terreno. Segundo, apenas 30% da cidade pagam IPTU, enquanto o restante dos imóveis são isentos, o que é injusto. O certo seria todos pagarem, e com isso o imposto seria mais barato.

Por último, tentei uma emenda que transformasse o local num centro cultural, equipamento municipal, com acesso aos arquivos e acervo histórico. Mas o projeto foi colocado para votar antes do prazo combinado e não houve oportunidade de apresentar a emenda.

Por isso, apesar de reconhecer toda a importância para o passado do país, de outra geração de juventude, não poderia ser a favor de mais isenção de IPTU, ainda mais se considerando que a entidade acaba de receber os 30 milhões de reais do governo federal.

Meu voto – e de apenas mais um colega – foi ‘não’, e perdemos contra 34 outros favoráveis. Uma pena, na minha opinião, pois 25% do valor do IPTU iria para as escolas, 15% para saúde, e assim por diante. Mas ano de eleitoral tem dessas coisas.

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:

5 pensamentos sobre “Por que Votei ‘Não’ à Isenção de IPTU para UNE

  1. Regina Célia segunda-feira, 18 junho 2012, 11:59 AM às 11:59 AM

    meu querido, 1000 x parabéns! concordo totalmente com vc. bjs Euzinha, com a mão operada!kkkk

  2. Jose Maria S. Carvalho segunda-feira, 18 junho 2012, 2:17 PM às 2:17 PM

    Prezado , se todo o dinheiro recolhido pelos impostos , não fossem perdidos em maracutaias e realmente aplicados em Saude e Educação seriamos um dos povos mais bem informados e saudaveis , mas como não é acho que a UNE nao tem que pagar mesmo.

  3. Maria A Costa segunda-feira, 18 junho 2012, 4:49 PM às 4:49 PM

    Acho correto a UNE ter que pagar IPTU, pois se eu como professora tenho que pagar? Por que ele não tem?

  4. Calos Schramm segunda-feira, 18 junho 2012, 9:29 PM às 9:29 PM

    É por isso que vou votar em você. Parabéns!

  5. isabel domingo, 26 agosto 2012, 8:13 PM às 8:13 PM

    homem inteligente é assim

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: