A Volta dos Cinemas de Bairro

Pessoal,

Você também odeia ter que ir ao Shopping lotado, pagar 20 reais numa pipoca, enfrentar filas gigantes ou ainda comer um lanchinho naquele fast food? Então você sofre do mal da falta de um cinema de rua.

Durante anos, testemunhamos a tendência do mercado em fechar cinemas de rua, transformando-os quase sempre em igrejas, e a proliferação dos cinemas nos shoppings. Agora, contudo, sinto uma nova onda surgindo: a volta dos Cinemas de Bairro.

Em abril de 2011, o Cine Jóia, em Copacabana, foi reaberto. A Rio Filme, da Secretaria Municipal de Cultura, agora estuda a viabilidade econômica de assumir e reabrir o Cine Vaz Lobo, na Zona Norte, fora outros seis cinemas do tipo.

Na última sexta-feira, 29/06, foi a vez do Cine Santa se reinventar, ao surgir 100% reformado. A sala ficou moderna, sem perder o charme (vide foto acima, algumas pessoas experimentando as poltronas). Enquanto isso, do lado de fora, o povo de Santa Teresa comemorava, ocupando totalmente o Largo do Guimarães na bonita festa de inauguração (foto abaixo).

Agora em Julho, está programada a reinauguração do Cine Paissandu, no Flamengo, antigo point do Bairro, que também será um centro cultural mais amplo com espaço para exposições, teatro e até shows. Outra ‘novidade’ para esse ano: está previsto o novo Tijuca Palace, fechado há 30 anos! Os donos do Tijuca Palace não quiseram vender o espaço para Igrejas, assim como não o fizeram com o Scala de Botafogo, hoje já reaberto como o Unibanco Artplex! (mudou o nome para Itaú, se não me falha a memória).

Enfim, desenha-se uma clara tendência em nossa cidade, da qual particularmente gosto muito, e é muito favorável à cultura, contribuindo também para manter aquele clima humano de ‘cidade de interior’, onde todo mundo se conhece. Vamos Acompanhando! 🙂

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:,

8 pensamentos sobre “A Volta dos Cinemas de Bairro

  1. Maria de Lourdes S. Castro terça-feira, 3 julho 2012, 1:14 PM às 1:14 PM

    Oi, que maravilha a volta dos cinemas de rua. Desde que eles acabaram e apareceram os cinemas de shopping eu, que adorava cinema, nunca mais consegui gostar. Simplesmente parei de ir ao cinema, pra não sentir claustrofobia naquelas salinhas, ficar surda com aquele som altísisimo, enfim, aquilo pra mim não era o cinema da minha infância e juventude, que tinha um outro sabor, outro encanto. Metro Copacabana, Rian, Caruso, etc., como era bom…

  2. Paulo Pontes terça-feira, 3 julho 2012, 1:52 PM às 1:52 PM

    Não sei se concordo com o investimento de dinheiro público nisso, mas espero que os cinemas de rua realmente voltem!

  3. ALUISIA MENDES. terça-feira, 3 julho 2012, 6:40 PM às 6:40 PM

    SINTO FALTA , ADORAVA IR AO CINEMA , SEMPRE IA NO BARONESA AGORA IGREJA UNIVERSAL NA PRAÇA SECA .

  4. bel.cardoso@ig.com.br terça-feira, 3 julho 2012, 9:27 PM às 9:27 PM

    Fico muito feliz com essa notícia…sempre adorei ir ao cinema, mas confesso que enfrentar um shopping lotado, pagar caríssimo pelo estacionamento e por uma simples pipoca tem me mantido afastada dele…vou raríssimas vezes…mas espero sinceramente que os cinemas de rua voltem…sempre terá público para os dois, pois há que adore um shopping lotado né?

  5. IvonesioRamos terça-feira, 3 julho 2012, 10:34 PM às 10:34 PM

    Os cinemas da “Cinelândia” também estão abandonados, existem planos para aqueles espaços?

  6. IvonesioRamos terça-feira, 3 julho 2012, 10:37 PM às 10:37 PM

    Os shoppings também poderiam ser espaços com maior ênfase na cultura como por exemplo espaços permanentes para exposições de artes visuais, além é claro dos cinemas e teatros!?

  7. ellian Moreira sábado, 7 julho 2012, 3:10 PM às 3:10 PM

    Que boa noticia! gostaria de saber se os cinemas de Ramos e Olaria estão incluído neste processo?

  8. Maria Lúcia da Cunha Fernandes terça-feira, 10 julho 2012, 1:19 AM às 1:19 AM

    DESDE QUE OS CINEMAS FECHARAM, EU NUNCA MAIS FUI, VEJO OS FILMES PELA TELEVISÃO RSRSRSRSRS, EU NÃO ENFRENTO FILA PARA NADA. PREFIRO VER EM CASA. FIZERAM MUITAS SALINHAS DE CINEMA É HORRÍVEL, DEPENDENDO DO SHOPPING AS VEZES TEM 8 A DEZ CINEMAS.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: