Voto Nulo Não Anula Eleição

Pessoal,

É boato que se 50% + 1 dos votos forem nulos, a eleição está cancelada. Isso foi criado somente para beneficiar candidatos de curral eleitoral, que compram votos, e jamais terão seus eleitores votando nulo. Os que vivem de opinião e trabalho são os únicos prejudicados, pois não têm centros sociais e clientes, e sim cidadãos eleitores.

Esse boato maligno se vale da interpretação distorcida do artigo 224 do código eleitoral: “Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições(…), julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”. Só que esse recorte, na verdade, quer dizer sobre os votos ANULADOS por fraude, conforme os artigos anteriores, e não os votos NULOS do eleitor. O trecho está fora do contexto.

Uma matéria da Folha explica bem isso, com uma entrevista do Juíz do Tribunal Superior Eleitoral. Várias outras fontes oficiais na Internet certamente revelarão também essa verdade, faça a busca. Se você quer um quadro político diferente, votar nulo é ir contra seus interesses e piorar ainda mais o cenário, pois numa votação proporcional, como a de vereador, por exemplo, todos os candidatos que compram votos terão o necessário para entrar, aumentando ainda mais sua fatia nos plenários.

No estado do Rio, duas cidades já tiveram suas eleições canceladas, mas o foram porque votos ANULADOS por fraude eleitores (e não nulos por iniciativa do cidadão!) foram maiores que 50%. Coloquem uma coisa simples e óbvia na cabeça: se o voto nulo pudesse prejudicar a classe política que vive de curral e compra de votos, já teriam mudado a legislação.

Resumindo, se você votaria consciente e decidiu votar nulo, em branco ou simplesmente não votar, parabéns! Você aumentou a participação no total de votos dos candidatos de milícia, tráfico e currais eleitoriais.

Esse boato, surgido na Internet em 2004, é muito provavelmente originado desses políticos a quem interessa o voto nulo, pois – repito – o eleitor deles não votará assim. Espalhem esse post e ajudem a desmistificar (e desmitificar!) esse boato criminoso, e procurem escolher um candidato a reeleição com história de realizações, ou que seja novato mas tenha bons projetos futuros e, principalmente, sua motivação para entrar/permanecer na política. Hoje, com Internet e o poder das redes sociais, não tem desculpa para não conhecer um candidato. O interesse principal dele é trabalhar para ganhar voto, ou ganhar voto para poder trabalhar? Reflita, e boa eleição para todos!

Abraços,
Paulo Messina

Marcado:

4 pensamentos sobre “Voto Nulo Não Anula Eleição

  1. Kelly sexta-feira, 6 julho 2012, 5:53 PM às 5:53 PM

    Divulgarei isso na comunidade, pois há agentes Educadores espalhando esse boato, por não suportarem mais o descaso da atual administração em relação a nossa categoria.
    Postarei isso lá e veremos, dentre os candidatos a Prefeito, quem mais olhará pela educação e pelos profissionais da mesma, especialmente o apoio, pois este precisa de socorro urgente.
    Você nós já conhecemos, pois é alguém que realmente trabalha e, certamente, a melhor “campanha política” é feita durante 4 anos, com seriedade, respeito e, principalmente, compromisso com a verdadeira função do político, sem nunca tocar no assunto voto, pois sabe que o mesmo é consequência do trabalho bem feito.
    Uma pena que essa realidade não seja correspondente a todos que estão no poder.
    E uma pena que a nossa sociedade tenha uma auto-estima tão baixa que age como se pouco importasse quem os representará e tomará medidas que podem interferir diretamente em suas vidas durante anos.
    Espero que, um dia, através da educação, possamos formar cidadãos críticos o bastante para entender que o verdadeiro poder pertence ao povo e, finalmente, esquecermos a história do elefante amarrado à uma corda presa em uma estaca de madeira fincada no chão, desde filhote. Quando cresce, continua preso à mesma estaca, embora seja simples soltar.
    Crescer preso o fez desconhecer a própria força.
    A idéia de que político é “tudo igual” tira a força do nosso povo.
    Tenho fé que isso mudará…

    • kirmair sábado, 7 julho 2012, 8:38 PM às 8:38 PM

      voto nulo nunca anulou eleição isso é estupidez

      mais muito mais estupido e malicioso é votar no menos pior…

      eu postei no meu facebook um desafio vou lança-lo aqui.

      regra do desafio, responda a pergunta na primeira linha escolhendo um dos candidatos ou nulo, depois justifique e ponha a sua opnião, vao ver q todos vao fugir de fininho do desafio la vai:

      vc q é contra votar nulo, escolha dentre 3 assassinos para cuidar do seu filho, um matou 200 no ultimo ano, o segundo 199 nesse ano e outro mais jovem matou 23 pessoas na ultima semana? ou vote nule

      Minha resposta obedecendo a regra do desafio:
      eu anulei (primeira linha obedecendo a regra do desafio)

      o voto nulo incomoda muito os poderes se vc nao tem candidatos q satisfarça e esta encurralado com opçoes absurdas como esta nao tem jeito vc deve anular, todos sao contra a favor de anular, esse criticos sao hipocritas saem em disparada num desafio desse.

  2. FATIMA BATISTA sábado, 7 julho 2012, 12:15 PM às 12:15 PM

    FICO FELIZ EM TER PESSOAS BEM INTENCIONADAS,NOS ESCRARECENDO .MTO OBRIGADO

  3. Wanderley Silva terça-feira, 2 outubro 2012, 9:06 PM às 9:06 PM

    Anular o voto , diante da ditadura, ou seja, da obrigatoriedade de comparecer as urnas, é uma necessidade, uma vez que , se eu não comparecer a urna, pelo fato de ser um funcionário publico,meu salário será imediatamente cortado. Ora. Diante dessa DITADURA, Eu tenho por obrigação , fazer valer a minha ” LIBERDADE “, Ou seja: entre votar em branco, anular o voto ou votar em alguém, com todo prazer , anulo meu VOTO como sinal de protesto a esse sistema obrigatório de eleição .Não importa se o voto nulo anula a eleição . O que importa é o protesto.Esse protesto é contra a diferença salarial de um pai de familia e o deles. contra um advogado ter que prestar a OAB.,o medico ter o CRM, o professor prestar concurso e eles , para administrar um município, um estado ou até mesmo o pais , basta saber ler e escrever muito mal.Olha que incoerência ! E nós temos que votar em alguém ?.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: