Mudança da LDB: Creches 100% no Ar?

Pessoal,

É inacreditável que da casa legislativa com a importância do Senado Federal saia uma proposta como o PL 510/2011. Deveria haver uma lei que proibisse alterações indiscriminadas sobre a Educação. O pior é que a Senadora autora do projeto, hoje política, já foi professora.

Há alguns anos, foi conquistado um importante avanço que retirou das creches a característica de Assistência Social. Creche não é só um lugar para os pais deixarem os filhos e poderem trabalhar, nem é depósito de crianças. Hoje, educação infantil (creches e pré-escolas), para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, são espaços de Educação. É clara a diferença de desenvolvimento entre uma criança de 3 anos, por exemplo, que está na creche e outra que não está.

O Projeto de Lei em questão é um retrocesso neste sentido, quando claramente quer reativar o viés assistencial das creches. Além disso, a Senadora deveria atentar para o fato de que um grupo, acima de tudo, precisa de férias: as crianças. Não é saudável que elas fiquem 12 meses sem pausa e mais longe ainda do contato familiar. Os profissionais da educação que trabalham nas creches também não querem “devidos acréscimos em sua remuneração pela carga adicional de trabalho”, e sim descansar e/ou se qualificar no período. Os municípios, por sua vez, terão um aumento de cerca de 10% no total dos custos das creches, o que pode significar um freio na abertura de novas unidades e o não atendimento a novas crianças.

Ou seja, o que parece ser bom, pode ser uma tragédia, psicologicamente para as crianças já existentes na rede e os profissionais que delas cuidam, financeiramente ruim para os municípios e ainda prejudicar o ingresso de novas crianças.

É claro que as mães precisam de um lugar para deixar suas crianças! E o melhor lugar é o seio da família. E, se isso não for possível por questões de trabalho ou outras, os municípios podem ser cobrados para desenvolver um programa de Assistência Social como colônia de férias, por exemplo, mas não de Educação. Prezada Senadora… As próprias crianças e os profissionais precisam de férias.

Para mim é claro que o projeto assistencial tem o objetivo eleitoral, sem se preocupar muito com as consequências a longo prazo para todas as partes envolvidas. Parece bom, mas no fundo não é. Enviarei ofícios aos Senadores e aos Deputados Federais sobre isso. O assunto merece, no mínimo, um conjunto de audiências públicas antes de se pensar em botar em pauta no plenário.

Abraços,
Paulo Messina

51 pensamentos sobre “Mudança da LDB: Creches 100% no Ar?

  1. sandra terça-feira, 10 julho 2012, 9:07 AM às 9:07 AM

    Totalmente expressivo e claro…
    Parabens por suas colocações simples e proprias.
    Parabens a camara municipal te-lo como aliado.

  2. IZABEL LOPES terça-feira, 10 julho 2012, 9:45 AM às 9:45 AM

    Vai ser uma trgédia! As crianças precisam um pouco q sejam do convívio familiar.Nós tb precisamos como profissionais de descanso e convívio familiar. tomara não ser aprovado. Um abraço.

  3. nice terça-feira, 10 julho 2012, 2:40 PM às 2:40 PM

    É exatamente isso que nós AAC pensamos. As crianças são adaptadas as creches, mas ainda assim não trocam o convívio familiar pelas mesmas. Só quem trabalha com crianças de creche e pré escola, pode saber da alegria das mesmas na hora da saída, ao reencontrar seus entes queridos, pais, irmãos, avós, etc. Também não é justo com os profissionais da educação, que tem seus filhos de férias e perde o direito de ficar com eles nesse tão esperado período ( férias ou recesso). Obrigada Paulo Messina por mais esse apoio a nossa categoria. Com certeza mostraremos nossa gratidão à sua dedicação nas urnas. Um grande abraço!!!

  4. helo terça-feira, 10 julho 2012, 3:13 PM às 3:13 PM

    arrasou Paulo Messina!

  5. Elaine Cristina terça-feira, 10 julho 2012, 3:29 PM às 3:29 PM

    Adorei Paulo Messina super claro e objetivo e mais uma vez na luta pela educação.

  6. Maria D' Ajuda terça-feira, 10 julho 2012, 3:35 PM às 3:35 PM

    Parabéns pela sua colocação. É exatamente isso nós AAc pensamos.

  7. Gláucia terça-feira, 10 julho 2012, 4:21 PM às 4:21 PM

    Paulo Messina mais uma vez demonstrando sua luta pela educação! Parabens pela brilhante colocação!

  8. Maura terça-feira, 10 julho 2012, 4:51 PM às 4:51 PM

    Parabéns pela sua colocação.Só quem trabalha com criança de creche e pré-escola,pode saber da alegria das mesmas na hora da saída. Também não é justo com as educadoras, que tem seus filhos de férias.Obrigado Paulo Messina por mais esse apoio a nossa categoria.

  9. Rita de Cassia terça-feira, 10 julho 2012, 5:45 PM às 5:45 PM

    Messina, ótima sua colocação, foi tudo como conversamos em nossa creche, tb temos filhos,e sem direito a ficar com eles em suas férias escolares. Estamos juntos em mais esta luta.Um beijo

  10. Gracinda terça-feira, 10 julho 2012, 5:48 PM às 5:48 PM

    Parabéns pela sua colocação. É de pessoas como Você, que nós queremos na política. Obrigada .

  11. Isabel Cristina terça-feira, 10 julho 2012, 5:55 PM às 5:55 PM

    Sou sua fã por isso que meu voto é seu!!!

  12. Jane Maria dos Santos terça-feira, 10 julho 2012, 6:38 PM às 6:38 PM

    Exatamente o que eu argumentei com a Senadora, só que você foi mais detalhista. Ela me enviou resposta via e-mail, e eu postei no grupo de AAC do facebook, mas vou responder à altura, afinal, para quem se diz professora, ela está bem desatualizada, ainda com o ranço assistencialista. Muito sábias suas palavras, espero que as coloque(se já não colocou), lá na página dela, afinal, precisa saber que estamos moblizados por uma educação de qualidade e não por retrocesso. Obrigada Vereador.

  13. MIlena terça-feira, 10 julho 2012, 6:48 PM às 6:48 PM

    Essa ideia é um absurdo!Que país e esse?As crianças precisam passar um periodo de lazer com os familiares, sao muitas horas de vida infantil dentro de uma creche.Obrigada pela iniciativa!Mais uma vez bato palma!

  14. Maristela cunha dos santos martins terça-feira, 10 julho 2012, 7:20 PM às 7:20 PM

    creche não é um deposito de criança e sim um lugar de desenvolvimento das mesmas. obrigada sr Paulo Messina por estar ao nosso lado e de todas as crianças!

  15. Rosângela terça-feira, 10 julho 2012, 7:22 PM às 7:22 PM

    Perfeito!!! Você utilizou o discurso de todos os profissionais que realmente acreditam numa educação séria e de qualidade e não meramente assistencialista. Parabéns!!!

  16. Angela terça-feira, 10 julho 2012, 7:59 PM às 7:59 PM

    As crianças já estão estressadas .Hoje mesmo eu falei isso com as AAC lá da creche .Eles estão chorando muito .

  17. Professora Enny terça-feira, 10 julho 2012, 8:07 PM às 8:07 PM

    Somos privilegiados em ter um verador de seu nível. Nunca perca sua essência!
    “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” Fernando Pessoa

  18. Marisa terça-feira, 10 julho 2012, 8:16 PM às 8:16 PM

    Parabéns Paulo messina,as suas colocações foram claras e expressivas…certamente demonstrando sua luta pela educaçao! É exatamente isso que nós ACC pensamos.Com certeza mostraremos nossa gratidão a sua dedicação nas urnas, Um grande abraço!!

  19. tania regina terça-feira, 10 julho 2012, 9:19 PM às 9:19 PM

    Esse é o nosso deputado,quem sabe fala e faz;obrigada deputado.

  20. TATYBETA quarta-feira, 11 julho 2012, 7:08 AM às 7:08 AM

    concordo em todos os sentidos!

  21. TATYBETA quarta-feira, 11 julho 2012, 12:51 PM às 12:51 PM

    gostaria de um e mail seu vereador preciso falar com o senhor,lembra que ficou de visitar nossa escola no ultimo dia 6 de julho de 2012,mais o senhor nao apareceu …..ja mandei recado e liguei mais nada.nossa quadra precisa ser coberta e sei q essa ajuda pode vir do senhor.tem feito excelentes trabalhos…meu voto ja é seu. abraços

  22. Roberta Carvalho quarta-feira, 11 julho 2012, 5:19 PM às 5:19 PM

    Retrocesso total, fico muito triste com esse assistencialismo, paternalismo. A Educação Infantil nunca vai ter seu real valor, em quanto existirem pessoas qua ainda a vêem como depósito e seus professores como babá.

  23. Zilnéa Barreto quarta-feira, 11 julho 2012, 5:54 PM às 5:54 PM

    Parabéns!!
    Fiquei chocada com a fala do repórter do jornal O DIA.

  24. Vanessa quarta-feira, 11 julho 2012, 6:14 PM às 6:14 PM

    Parabéns pela sua colocação e muito obrigada por estar nos ajudando até aqui. Nós AAC sabemos que podemos contar com seu apoio.

  25. Bia quarta-feira, 11 julho 2012, 7:33 PM às 7:33 PM

    Boa Noite,Vereador Paulo Messina
    Dia 05/07/2012 saiu no Diário Oficial a seguinte Lei 5481 de 04 de julho de 2012.Institui a campanha Permanente de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout.Vou resumir,peço que o senhor assim que puder de uma lida sobre isso.Art.1 Fica instituída a Campanha Permanente sobre a síndrome de Burnout.Art.2 A Campanha deverá conscientizar a GRAVIDADE desta doença,divulgando os sintomas,seus principais sinais,prevenção e consequências da Síndrome de Burnout.
    Burnout-definida como exaustão física e mental que acomete profissionais,os mais variados Destacando-se os PROFESSORES…isto,é profissionais da educação…PROFESSORES,AUX DE CRECHE ETC…
    Hoje fiquei,isto é,ficamos indignados na creche onde trabalho ao saber que ESTÃO querendo acabar com nossas férias de janeiro,isto é,a creche funcionando direto sem férias…invez de todos tirarem férias juntos,cada funcionário tirando, uns em janeiro,outros em fevereiro,abril, assim sucessivamente.Nós Aux de Creche somos imensamente gratos ao senhor por estar lutando por nossa categoria,devido a isso venho aqui através deste mail pedir ajuda novamente.Apesar da reduçao de nossa carga horária,trabalhamos muitooo,claro que a redução foi uma benção mas ainda trabalhamos muitooooo e ganhamos pouco.Não temos insalubridade,lidamos com qualquer tipo de crianças sujeitas a vários tipos de doenças,damos banho,trocamos suas roupas etc…várias auxiliares já pegaram sarna,ipetigo etc..almoçamos quando as crianças estão dormindo e nós na sala almoçando e tomando conta,Quando as professoras de creche saem da sala para seus planejamentos é menos uma pessoa na sala etc…agora querem acabar com as FÉRIAS de janeiro?Se cada uma tirar férias em cada mês,seram menos funcionários nas salas e RALAREMOS mais do que RALAMOS.Caramba só se pensam nas crianças.. e nós? engraçado sai uma nota desta no Diário Oficial sobre esta síndrome,quer dizer,sabem o quanto o nosso trabalho é desgastante e não se importam conosco…falam para termos cuidado com esta doença e ao mesmo tempo parece que não estão nem aí se adquirirmos a mesma…Profissonal doente,exausto,não rende como deveria e as crianças também saem perdendo com isso.Precisamos descansar, Se acham tão necessário ter creche em janeiro,contratem pessoas para este mês,meio período com esses profissonais contratados e meio para as crianças no mês de janeiro.Dez horas por dia de creche,as crianças também se cansam,elas também precisam descansar.Invez de se preocuparem em ter aulas sem recesso,deveriam se preocupar com outras coisas como: Ter mais profissinais cuidando das crianças,ir todo mês uma Assistente Social nas creches para avaliar e ajudar as crianças pois a VIDA delas não é só na creche,Psicólogos para os pais e crianças etc… os pais também precisam criar seus filhos e ter condições também psicológicas para isso,não é justo jogar tudo em cima de nós.Como o senhor mesmo diz:Os Aux de Creche são os que mais tiram licença médica.Por -Favor em nome de todos os profissionais que trabalham com os pequeninos,não deixem fazerem esta injustiça conosco,estamos esgotados!!!! Grata!!!

  26. Bia quarta-feira, 11 julho 2012, 7:37 PM às 7:37 PM

    Para Vereador Paulo Messina e Auxiliares de creche
    O mail acima foi eu que escrevi,só que o mesmo está aqui no Blog em outra página.
    É isso aí Vereador!!! Vamos lutar novamente pois não aceitamos isto!! Obrigada mais uma vez!!!!!

  27. Amanda Medeiros quarta-feira, 11 julho 2012, 10:23 PM às 10:23 PM

    Concordo plenamente Paulo Messina você é nossa salvação as AAC precisam de você.

  28. alexandra tavares da silva quarta-feira, 11 julho 2012, 10:26 PM às 10:26 PM

    Paulo Messina faço das suas palavras , as minhas. prefiro descansar e curtir meus filhos e netos. esses bons momentos, dinheiro não paga. abraços.

  29. Olívia Lima quarta-feira, 11 julho 2012, 11:11 PM às 11:11 PM

    Isso é um absurdoooooo!!! Nós trabalhamos e trabalhamos muito em favor da educação de nossas crianças. Temos direito as nossas férias! Vamos pedir p/ Senadora se colocar em nosso lugar e ver se ela tem estrutura p/ trabalhar sem férias… Se ela consegue???

  30. Aline Duarte quinta-feira, 12 julho 2012, 9:33 AM às 9:33 AM

    Caro Vereador !
    Obrigada por sua sabedoria e preocupação com os funcionários da educação infantil, eu sou professora de ed.infantil e sei que isso não dá certo pois meche em todo quadro da creche durante o ano.
    A creche funcionando em janeiro fará com que os funcionários tirem ferias durante o ano, o que desfalca o grupo e traz prejuízo a qualidade do tempo que as crianças passam na creche !
    Obrigada mesmo! Precisando de nós estaremos sempre presentes em manifestações e atos de apoio para que isso não aconteça !
    Aline

  31. camil.albuquerque@yahoo.com.br quinta-feira, 12 julho 2012, 6:41 PM às 6:41 PM

    Sr° Paulo Messina, parabéns pela sua iniciativa de ouvir quem intende de participa da rotinas das creches. eu, como professora de educação infantil, acho que a sua visão é clara e inteligente, uma vez que o sr° diz com propriedade de um assunto que o sr° conhece bem. E ainda acrescento que a LDB em seu art. 2° é clara ao dizer que a educação é um dever da FAMÍLIA e do ESTADO, e não só do Estado. Aqui com esse Manifesto, os profissionais da educação estão pensando prioritariamente nas crianças, que, estão cada vez mais abandonadas. além disso, como todo ser, elas também precisam de descanso. E me adimiro muito em saber que essa sra° foi uma professora, pois, geralmente, esses projetos são encabeçados por pessoas que se quer frequentaram a rede pública de ensino. É muito bom poder contar com o sr°.

  32. Viviane quinta-feira, 12 julho 2012, 10:58 PM às 10:58 PM

    Caro Veredador ! Paulo Messina , precisamos mais uma vez de sua ajuda .
    Sem férias em janeiro ? Não é uma boa opçao , até porque todo trabalhador tem direito de descansar, e se isso for realmente aprovado, todo o mês vai ter funcionário faltando na instituição, e isso vai ser um prejuízo não só para os outros colegas de turma, como principalmente para as crianças, pois todo o mês uma turma terá que sair mas cedo devido a falta de profissional em sala , e será que os pais vão aceitar isso?Aí uma coisa que por um lado aparentemente se resolve por outro terá sempre problemas.E outra coisa, tudo bem que a creche é um direito da criança, mas esta lei , diz que é porque os pais não tem onde deixar seus filhos, não é isso?Porém se for fazer um levantamento na maioria das vezes os pais (mães) não trabalham , e se a lei é porque os pais precisam trabalhar, os que não estão deveria ficar com seus filhos em casa, porque não?Agora aí que tá ,nenhum pai /mãe vai aceitar isso, ou seja, todas, todas, na creche.
    Isso não é bom, todas as crianças precisam descansar tb, faz parte do seu desenvolvimento, e o seu convívio familiar precisa está em primeiro lugar .
    Estamos juntos nessa luta!

  33. andréa sexta-feira, 13 julho 2012, 9:17 AM às 9:17 AM

    Parabéns pela sua colocação. Creche e escola não são depósito de crianças.

  34. Hebe Maciel sábado, 14 julho 2012, 4:31 PM às 4:31 PM

    Messina faço das suas as minhas palavra. Este PL é um retrocesso em todos os sentidos. A inclusão da educação infantil na educação foi uma conquista histórica merece ser respeitada. Esta senadora sendo professora provavelmente não conhece a LDB.

  35. Maria Célia Fidélis domingo, 15 julho 2012, 6:08 PM às 6:08 PM

    Essa lei deveria ser feita com o objetivo de fazer parceria com a secretaria de saúde.Pois tanto as crianças como os profissionais merecem respeito.

  36. Maria Fernanda Vernesde Andrade terça-feira, 17 julho 2012, 6:02 PM às 6:02 PM

    As crianças para o seu pleno desenvolvimento , necessitam do contato com a familia e tambem com a escola , se essa lei passar será um retrocesso na educação infantil .
    Esta senadora , além de desrespeitar os profissionais que trabalham em creches , não conhece nada de desenvolvimento infantil e ainda dizem que foi professora . que tipo de professora vc foi senadora ? Não queremos aumento significativo para ficar 100% no ar , queremos nossas férias , nosso tempo para qualificação . sr Messina sugiro uma petição publica (abaixo assinado para enviarmos á Brasilia para essa “Lei” não passar

  37. Amiga sexta-feira, 20 julho 2012, 7:22 PM às 7:22 PM

    Boa Tarde!
    Sou da área de Educação(creche),venho por meio desta pedir para que pensem sobre a lei que estão querendo aprovar,lei está que quer terminar com as férias de janeiro fazendo com que as creches passem a funcionar o ano inteiro.Os pequeninos passam a semana toda nas creches,são DEZ HORAS por dia,crianças de 0 a 4 anos incompletos.Durante toda semana as crianças praticamente não tem contato com os pais,chegam em casa e já vão dormir.Tomam o café da manhã na creche,almoçam,café da tarde,tomam banho,escovam os dentes e já saem jantadas,chegam em casa 18:00 h ou mais…as mesmas chegam exaustas e no outro dia começam a mesma rotina que se segue a semana inteira.Como disse e torno a repetir são DEZ HORAS por dia de creche,isto é, CINQUENTA HORAS SEMANAIS.Por mais bem tratados que são nas creches,não é sua casa,sua mãe,seus pertences,seus familiares.Muitos chegam cansados,enjoados,chorando querendo a mãe,com sono etc…
    A creche é importante para as crianças?claro que sim.Lá elas se alimentam,aprendem etc…poderia ficar falando várias coisas aqui… mas não podemos suprir as necessidades do convívio familiar.NÃO é a creche,escola, que tem obrigação de CRIAR estes seres em formação,eles precisam se sentir seguros,precisam ter e sentir que fora da creche existe vida e sua família.Vou dar um exemplo:Existem muitas pessoas ricas que deixam seus filhos serem criados o dia todo por babás,tem conforto…seus pais tentam amenizar suas ausências, muitas vezes enchendo os mesmos com presentes e viagens caras para assim se sentirem menos culpados.Estas crianças muitas vezes crescem revoltadas,carentes,até se perdendo pois tiveram TUDO e NADA ao mesmo tempo.Tiveram bens materias mas não tiveram a presença dos pais que era o mais importante de tudo.As crianças precisam descansar.Tem muita coisa mais importante para se fazer…exemplos:Ir nas creches pelo menos duas vezes por mês uma Assistente Social,Psicólogos para as crianças e pais,os pais precisam de apoio e tem que aprender a criar seus filhos.Existem crianças com vários problemas sociais,emocionais,e que professores,Auxiliares,Diretores não podem e nem conseguem resolver.Existe VIDA fora da creche e quando a creche acabar,pois um dia sempre acaba,é preciso que a vida de cada pequenino tenha mudado para melhor,para assim continuarem suas vidas com seus familiares,tendo mudanças positivas.Não é deixando a creche funcionar o ano inteiro que se melhora as coisas e sim criando novas estratégias para construir o cidadão de amanhã.Nós educadores também precisamos descansar,amamos o que fazemos mas profissional exausto,doente não rende.Se cada um tirar férias em cada mês,sempre será menos um profissional na sala.As crianças já ficam estressadas na creche 10 horas por dia,imagine sem interrupções?Daqui a pouco teremos crianças deprimidas,estressadas e com estafa.Creche não é um depósito de crianças.Estes pequenos são seres em formação.Aqui está o desabafo de uma educadora que conhece bem a realidade de uma creche e das crianças pois vive o dia- dia na prática, não na teoria.Desde já agradeço a atenção!!

  38. Anonimo sexta-feira, 27 julho 2012, 7:02 PM às 7:02 PM

    Vereador e Auxiliares
    Achei um absurdo terem descontado nosso Ticket alimentação.O nosso Ticket é de 264 reais por mês,Devido os pontos facultativos da Rio+ 20,esse mês descontaram 60 reais,isto é,recebemos 204.Nunca vi isso,quer dizer então que quando estamos em casa não comemos? dão de um lado e tiram do outro.Deram o ponto facultativo e descontaram os dias no Ticket.Absurdo dos absurdos….

    • Maria Fernanda Vernes de Andrade quinta-feira, 16 agosto 2012, 9:50 AM às 9:50 AM

      Alem da falta de respeito com nossa categoria , retiraram tb R$60,00 devido ao recesso escolar de julho do nosso ticket , recebemos em 1ª de agosto apenas R$204,00 , isso quer dizer no mes de janeiro , durante as férias também não comeremos o mes todo .
      e quanto a essa lei que retiram as férias escolares , além de ser um retrocesso na educação , pois as creche voltam a ter uma conotação assistencialista , as crianças perderão um importante referencial em seu desenvolvimento que é o convívio familiar . Se for aprovado tal absurdo só nos resta fazermos greve com adesão de 100%

  39. Meri quinta-feira, 9 agosto 2012, 8:47 PM às 8:47 PM

    Se essa lei for aprovada e por tanto desrespeito conosco só nos restará entramosr em greve!!!!

  40. Raquel Cristina quarta-feira, 15 agosto 2012, 6:37 PM às 6:37 PM

    Mais uma vez obrigada Messina, pela defesa de nós AAC! Com certeza estarei junto com toda minha família com você nas urnas. O Brasil precisa de políticos como você, que luta em prol da classe trabalhadora e valoriza a educação.

  41. Anonimo quinta-feira, 16 agosto 2012, 6:42 PM às 6:42 PM

    Vereador e Auxiliares

    Pelo jeito o ABSURDO continuará!!!!!!!!!! Como ficamos 5 dias em casa devido ao recesso,nosso Ticket alimentação esse mês novamente terá DESCONTOSSSS!!!!Pelos meus cálculos receberemos novamente 204 reais,isto é,60 reais a menos.Isso só contanto com o recesso pois no momento não lembro se houve algum feriado, senão será MENOSSS!!!
    Uma amiga minha que trabalha numa livraria como atendente,além de receber 410 de Ticket alimentação,muitooo MAIS que nós Auxiliares,nunca teve seu Ticket descontado,nem em férias de um mês!!!!!!
    Vergonha!!!!!!!!!
    Ps:Bota vergonha nisso!!!

  42. Anonimo segunda-feira, 20 agosto 2012, 5:51 PM às 5:51 PM

    Vereador Messina e Auxiliares de Creche

    É um absurdo nosso Ticket ser descontado.O mesmo é de 264 reais,devido a Rio +20,veio 204 reais.Esse mes não será diferente pois ficamos 5 dias de recesso,então novamente receberemos 204 reais…isso se não tiver tido nenhum feriado….senão receberemos menos.
    Outra coisa:Foi uma grande conquista a reduçao de nossa carga horária mas por que não deixam trabalharmos 30 horas semanais? Pra que essa palhaçada de termos que ficar duas horas a mais na semana fora de sala fazendo trabalho pedagógico? Carambaaaa!!!!!! ganhamos pouco,trabalhamos muitoooo!!!!!! Por que não deixam nosso Ticket inteiro e não nos deixam ir pra casa depois das 6 horas dentro de sala?
    Ps:Ouvi dizer que nas férias não teremos Ticket.

  43. Auxiliar quinta-feira, 30 agosto 2012, 4:09 PM às 4:09 PM

    Vereador Paulo Messina e Auxiliares de Creche

    ENQUADRAMENTO SIM!!!!!!!! VOLTAR A TRABALHAR 40 H SEMANAIS NÃO!!!!

    Auxiliares, vcs lembram como era estressante e sacrificante trabalhar 40 h semanais?creio que nenhuma de nós esqueceu AINDA!!!Procurem todas trazer a memória como era terrível trabalhar TODA semana 40 h SEMANAIS.Ouvi falar que estão querendo nos enquadrar mas voltaremos trabalhar 40 h SEMANAIS… Pensem bem no que vão aceitar…faremos TODO trabalho pedagógico,cuidaremos das crianças como sempre e VOLTAREMOS a trabalhar 40 h semanais…dinheiro nenhum compensa tamanho desgaste.Trabalharemos o DOBRO que trabalhávamos…
    32 horas SEMANAIS é o CORRETO,ASSIM PODEREMOS trabalhar o pedagógico e cuidar dos pequeninos,sem estresse,desgaste físico e mental!!!!!!!!!Nao são apenas as Auxiliares que perdem com isso…os pequeninos também pois não podemos dar o de melhor para eles esgotadas.Engraçado,dão de um lado e tiram do outro…Querem nos enquadrar mas tirando de outro lado.32 h semanais não virou lei?então como está correndo este boato ?espero mesmo que seja só um boato…de que se formos enquadradas teremos que voltar a trabalhar 40 h semanais…
    Precisamos do dinheiro e do enquadramento? claro que SIM!!!MAS NÃO PRECISAMOS DE ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL e nem as crianças merecem as tias assim.
    99,99 se não for 100%das Auxiliares tem Ensino Médio,a maioria tem Formação em Professor e quem não tem ,está correndo atrás…muitas de nós tem Nível Superior.
    Gente,não se iludam,vamos correr atrás do nosso enquadranento mais com 32 h semanais!!!Vencemos as 32 horas,não vamos perdê-la.Vereador,Márcia Nunes,todos os Auxiliares vamos continuar lutando.Desde já agradeço a todos!!!
    Ps:Não vamos perder o que já conquistamos,32 h,SEMANAIS.

  44. Auxiliar sexta-feira, 31 agosto 2012, 7:41 PM às 7:41 PM

    Vereador e Auxiliares

    As Professoras de Educação Infantil(creche) trabalham quatro horas e meia por dia,isto é,vinte e duas horas e meia semanal.Por que nós Auxiliares se formos enquadradas,como diz o boato,e espero que seja mesmo boato,teremos que voltar a trabalhar oito horas por dia,totalizando novamente quarenta horas semanais?GENTE!!!!!!!! não vamos retroceder,conseguimos as trinta e duas horas semanais depois de muita luta e agora para darem o nosso enquadramento teremos que retroceder voltando trabalhar quarenta horas semanais?Queremos o enquadramento mas com as TRINTA E DUAS HORAS SEMANAIS que vencemos depois de tanto esforço,e de tanta luta!!!Enquadramento,melhoria no salário com 40 horas semanais não acabará com o nosso cansaço,esgotamento físico e mental.Lembra:As Auxilares de Creche são as que mais tiram licença médica.Queremos o enquadramento MAS continuando trabalhar TRINTA E DUAS HORAS SEMANAIS…senão pra que lutamos tanto pela reduçao?

  45. Anonimo domingo, 2 setembro 2012, 9:16 AM às 9:16 AM

    Gente,não vamos jogar fora o que conquistamos com muita luta!!! Há anos tentando conquistar a tão sonhada redução de nossa carga horária.Conseguinos depois de muita luta,suor etc… não vamos deixar que essa vitória vá para o lixo.Nosso enquadramento tem que ser com a tão sonhada reduçao que conseguimos,32 horas semanais.Pensem bem em tudo que passamos…32 h semanais é o nosso limite.Abraços!!!

  46. Gildete Oliveira domingo, 2 setembro 2012, 5:23 PM às 5:23 PM

    Lutar por enquadramento humano , pois nós AAC não somos máquinas queremos dá o mellhor para as crianças (alunos) por isso queremos que vejam os nossos direitos pois o nosso trabalho é cuidar e educar . Trabalho em creche desde 1996 espero vê a nossa profissão sendo beneficiada com tudo o que nos garanta qualidade de vida , e com certeza nós AAC sendo enquadradas a secretaria de Educação não terá nenhuma surpresa . Pois o que queremos é que o nosso trabalho seja reconhecido por todos da Educação. 32 h que seja esta a proposta!!!!!!!!!!!!!!!!

  47. Sandro de Sousa segunda-feira, 17 setembro 2012, 5:20 PM às 5:20 PM

    É muito fácil falar que a proposta creches 100% no ar é absurda do ponto de vista pedagógico e blablabla quando as suas férias e seus feriados coincidem com as de seus filhos. Estou atualmente tentando encontrar uma forma de conciliar o retorno ao trabalho da minha esposa com uma creche para a minha filha e só o que encontro são incontáveis feriados, pontes e férias nos calendários das creches.
    Não tenho nada contra os professores folgaram, é um direito deles, porém essa proposta com certeza faria surgir novas vagas para completar a demanda. Há pais com horários de trabalho que se extendem com certa frequencia, que folgam nos dias em que a creche funciona porém trabalham nos finais de semana e nas pontes, que tem férias nos meses em que a creche está funcionando porém trabalha no meio e no fim do ano, enfim!
    A realidade da grande maioria dos pais é completamente contrária à realidades dos profissionais da educação nesse quesito. E colocando-se no nosso papel por um instante, vcs conseguiriam enxergar as grandes dificuldades que enfrentamos.
    Nesse caso, optaria 100% por uma creche que funcionasse 100% no ar, não para deixar minha filha em um depósito, mas para ter a flexibilidade de deixá-la sem problemas quando tivesse que trabalhar até tarde ou em uma ponte de feriado ou em janeiro, mas também pudesse ficar com ela na minha folga no meio da semana ou nas minhas férias em outubro, etc.
    A simples babá para mim não é uma solução, pois não tem justamente o apoio pedagógico que tanto prezo, e também por que pode me deixar na mão, faltar, etc. e não tenho um plano B, já que moramos longe de qualquer parente. A solução ideal seria a creche nos dias letivos, e a babá nos dias que não se encaixam à regra imposta por vcs, porém alguém me indica uma babá que eu possa confiar, que aceite trabalhar somente nos dias em que ninguém mais quer???

  48. Sandro de Sousa segunda-feira, 17 setembro 2012, 5:41 PM às 5:41 PM

    Só mais um detalhe: não falo de creches públicas, e sim particulares. Eu estou disposto a pagar por isso e mesmo assim, não existe creche que fique aberta o ano todo. Imagina quem não pode pagar, o perrengue que passa…. aí a renda da família desmonora porque a mãe não encontra outra alternativa a não ser parar de trabalhar.

  49. Jose Armando terça-feira, 2 outubro 2012, 5:35 PM às 5:35 PM

    É realmente inacreditável, que o sistema educacional brasileiro,não vise o aluno, saudável é as crianças ficarem soltas nas ruas das favelas do Rio de Janeiro, nos meses de férias e recesso da categoria..
    O motivo da creche ,da escola é o aluno, e a família é que tem que decidir se é melhor o filho estar na escola ou com ela, enquanto isto o equipamento e sua estrutura tem que estar a disposição de quem paga o serviço, a população.
    Tragédia é pensar que o sistema educacional existe para dar emprego a professor.

  50. CaRLA sábado, 27 outubro 2012, 8:38 AM às 8:38 AM

    APOIADÍSSIMO! SEM CONTAR QUE AS MÃES CHEGAM NA ESCOLA DE BIQUINI FALANDO QUE FICAMOS COM SEUS FILHOS PARA ELAS IREM PRA PRAIA!!! POR ESSAS AÇÕES CADA DIA MAIS O “ESTADO” PASSA A SER RESPONSÁVEL POR CUIDAR DA FAMÍLIA ALHEIA! BOLSA FAMÍLIA QUE COLOCA IMPLANTE DE CABELO, CADERNO QUE VAI PRO LIXO PQ É FEIO, MOCHILA HORROROSA, VENDA DE LEITE… VAI PRA PORTA DAS ESCOLAS OUVIR O QUE NÓS OUVIMOS!!! QUE A MÃE VAI COMPRAR UMA CASA DA MARCA TAL DEPOIS QUE RECEBER O BOLSA FAMÍLIA … SERÁ QUE NÃO HÁ COMO PESQUISAR QUEM PRECISA MESMO DESTES BENEFÍCIOS? INCLUSIVE A CRECHE? INDIGNADA! PQ NÃO FAZEM UM PROGRAMA DE LIGADURA DE TROMPAS? VÃO CONSTRUIR MILHÕES DE CRECHES E NÃO VAI DAR CONTA PQ O POVO NÃO PARA DE PARIR!!! CONHEÇO UMA FAMILIA QUE O MARIDO DIZ QUE NÃO TRABALHA PQ OS BENEFÍCIOS DÁ PRA viver… PESSOAS FAZEM FILHOS COM OS PAIS DENTRO DO PRESÍDIO, AI EU QUE RALO ATÉ 8 HORAS POR DIA OUÇO NA CEDAE QUE PAGO UMA TAXA MINIMA DE ÁGUA PRA COMPENSAR A POPULAÇÃO QUE NÃO PAGA! INDIGNADA!!! CADA UM COM SUA OBRIGAÇÃO!!! COMO DIZIA MINHA SÁBIA MÃE, QUEM PARIU MATEUS QUE EMBALE!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: