A Transformação da Educação Infantil no Rio de Janeiro

Pessoal,

…somente admitir novos profissionais na educação infantil que possuam a titulação mínima em nível médio, modalidade normal…“. É com essa clara determinação que a Lei Federal 10.172 especifica a formação obrigatória para se trabalhar em creches e pré-escolas, desde Janeiro de 2001, em sua meta 6. Portanto, há 12 anos.

Apesar disso, em 2005, a Prefeitura do Rio criou um cargo chamado de Agente Auxiliar de Creche, pela lei municipal 3.985, e a escolaridade mínima exigida: Ensino Fundamental. Ou seja, 4 anos depois de já vigorar a Lei Federal, o Rio fez uma lei que a contrariou.
Em julho de 2008, outra lei municipal, de número 4.866, determinou na meta 21, C, que todos os auxiliares de creche “em cinco anos, tenham titulação mínima em nível médio (modalidade normal)”, ou seja, o prazo é este ano, 2013.
Mas por que só ter profissionais com formação de professor na Educação Infantil? Essa é a mais importante pergunta de todo o processo. E é fundamental que o leitor entenda este ponto, pois tudo se baseia nisso.
Educar e cuidar são indissociáveis na Educação Infantil.
O Conselho Nacional de Educação já deu parecer: “…A ludicidade integra a natureza das práticas educativas na Educação Infantil, isto é, esta lhe é implícita de forma indissociável. Neste sentido, não se concebem atividades de recreação separadas do conjunto das práticas pedagógicas, o que significa que não comportam a função especial de recreacionista. (…) embora um professor possa e deva desenvolver atividades de recreação, ele atua além disso – seu foco é acompanhar o desenvolvimento sociocultural das crianças investigando e favorecendo os fatores que estimulam suas aprendizagens. Por sua vez, um recreacionista não recebeu formação para mediar processos de crianças de zero a seis anos voltados à exploração, descoberta e construção de uma identidade pessoal, restando-lhe a tarefa, sem dúvida importante, de animar atividades recreativas das crianças. A mesma relação (…) pode ser apontada quando se trata da contratação de um pajem, ou um monitor. Nesse caso, lhes são em geral reservadas funções de dar cuidado físico e garantir segurança às crianças, novamente tarefas que são parte do processo de educar as crianças, mas deles não é esperado trabalhar para aperfeiçoar as linguagens infantis, aspecto que envolve aprendizagens e respectivas metodologias específicas em relação às crianças pequenas”.
revolta-aacs
Sendo absolutamente explícito, correndo o risco de ser rude, mas precisando ser claro, afirmo: Professor que quer atuar na educação infantil sem dar banho, assoar nariz, trocar fraldas, melhor será atuar em outra fase da vida. Nestes processos de cuidar há muito mais coisa envolvida do que só cuidados com a higiene: há o lúdico.
Em outro parecer, de número 20/2009, o Conselho diz: “As práticas envolvidas nos atos de alimentar-se, tomar banho, trocar fraldas e controlar os esfíncteres, na escolha do que vestir, na atenção aos riscos de adoecimento mais fácil nessa faixa etária, no âmbito da Educação Infantil, não são apenas práticas que respeitam o direito da criança de ser bem atendida (…). Elas são também práticas que respeitam e atendem ao direito da criança de apropriar-se, por meio de experiências corporais, dos modos estabelecidos culturalmente de alimentação e promoção de saúde, de relação com o próprio corpo e consigo mesma, mediadas pelas professoras e professores, que intencionalmente planejam e cuidam da organização dessas práticas”.
“(…) a criança bem pequena, que necessita do professor até adquirir autonomia para os cuidados de si, expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse contexto. A definição e o aperfeiçoamento dos modos como a instituição organiza essas atividades são parte integrante de sua proposta curricular e devem ser realizadas sem fragmentar ações. Um bom planejamento das atividades educativas favorece a formação de competências para a criança aprender a cuidar de si. No entanto, na perspectiva que integra o cuidado, educar não é apenas isto. Educar cuidando inclui acolher, garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis”.
“Educar de modo indissociado do cuidar é dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras (manipulando materiais da natureza ou objetos, observando, nomeando objetos, pessoas ou situações, fazendo perguntas etc.) e construírem sentidos pessoais e significados coletivos, à medida que vão se constituindo como sujeitos e se apropriando de um modo singular das formas culturais de agir, sentir e pensar. Isso requer do professor ter sensibilidade e delicadeza no trato de cada criança, e assegurar atenção especial conforme as necessidades que identifica nas crianças”.
Estando este ponto fundamental bem esclarecido, vamos ao problema: as salas de aula das creches estavam há anos sendo trabalhadas por servidores de concurso com nível fundamental.
A nova gestão Eduardo Paes, que herdou o problema, tentou corrigir com o Proinfantil (curso de formação do MEC para professores leigos em exercício), em 2009, mas não foi a frente. Tentou corrigir novamente criando um novo cargo de professor, o PEI – Professor de Educação Infantil, com apenas 22 horas e meia semanais, para ser o regente das classes. Além de não resolver o problema dos Agentes Auxiliares de Creche em relação à qualificação mínima, abriu uma outra crise: a falta de reconhecimento desta categoria que sempre fez a creche funcionar de fato até 2011, quando entram os primeiros PEIs. Isso sem contar nos conflitos internos que foram gerados, pois afinal estamos lidando com seres humanos.
Tenho trabalhado por três anos numa proposta de reformulação da educação infantil no Rio de Janeiro.  Em fevereiro deste ano, consegui fechar uma hipótese viável do ponto de vista educacional, legal (jurídico) e financeiro. Levei ao prefeito Eduardo Paes que criou um Grupo de Trabalho para me auxiliar a testar as teorias. Codespe, SME e Procuradoria discutiram comigo as possibilidades e simulações ao longo dos meses de março e abril, e foram ajudas fundamentais em todo o processo.
E, é claro, fiz reuniões tanto com auxiliares de creche quanto com os professores de educação infantil. Todos foram ouvidos, sempre com vistas ao que nos interessa acima de tudo: as crianças.
Fechamos a solução na última reunião em 03 de Maio de 2013. Tudo se baseará em três partes legais:
1) Alteração do Cargo do Agente Auxiliar de Creche, para incluir a formação de médio normal, com valor salarial de aproximadamente R$ 1.800, correspondente ao que é pago na Prefeitura a nível médio (900,00) + técnico (100%). Ora, como isso pode ser possível, sem provocar aumento nos gastos da Prefeitura? Esse foi o “pulo do gato” na equação. As planilhas de reorganização que consegui fazer, com as projeções das necessidades legais inclusive de quantitativo de PEIs, provei que o valor até economizará dinheiro público com essa transformação. Hoje, a carreira de AAC não prevê formação de professor. Com a nova lei, estará garantido. O melhor de tudo isso é que não teremos mão-de-obra nas creches com menos que ensino médio normal (professores).
Aqui, é importante entender que não se trata de uma transposição – o que seria ilegal e inconstitucional. Trata-se de formação, ninguém será reconhecido como professor se não for assim formado. Não haverá lei que reconheça servidor como professor se não tiver sido formado como tal. Portanto, tratar-se-á de reconhecimento, plano de carreira para o AAC. Formado como professor, receberá por consequência a adequação na sua carreira, e estará legalmente apto a estar em sala de aula como manda as leis federais. Estou escrevendo esta lei para enviar à Prefeitura na semana que vem. Eles então enviarão à Câmara. Não serão mais concursados auxiliares de creche no futuro, somente professores, portanto quem está fica, e será qualificado, mas não haverá novos. Quem ainda não tem a formação de médio/normal terá que fazê-la necessariamente. Não poderemos mais ter profissionais em salas nas creches que não sejam formados como professores.
2) Alteração da Lei dos Professores de Educação Infantil, mudando a carga horária para 40 horas. Para quem tem dupla regência, maravilha, poderá mudar. Para quem tem 22:30 com outra matrícula no Rio, em outro município, ou mesmo em rede particular, pode não interessar ir para 40 horas. É seu direito, e neste caso a cada 3 PEIs de 22:30 teremos uma posição de atendimento na classe. São falsos os boatos de que o PEI vai sair da creche e ficar na pré-escola. O cálculo aproximado é assim: 22:30 = 4:30 por dia, cerca de 3 horas em classe. Três praticamente cobririam uma posição no turno da creche de 10 horas. Já o de 40 horas, ficam cerca de 5 horas, sendo necessários 2. O salário será o correspondente ao atual para 22:30 e proporcional para 40 horas. Também estou preparando a lei e devo enviá-la na segunda para a Prefeitura. Daqui para a frente, só se concursará PEI de 40 horas para a E.I. Chegamos a pensar na hipótese de criar um novo professor de 40 horas, mas apenas alterar a lei do PEI para 40 dará no mesmo e será menos trabalhoso.
3) Alteração do projeto de lei do Agente de Apoio à Educação. Antes previsto para ser o novo auxiliar de creche e apoio a educação especial, laboratório de ciências e de informática, agora será focado exclusivamente para educação especial (de crianças com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento). A formação também foi um avanço: será médio normal, e não somente médio, e o mais importante: receberá qualificação do Instituto Helena Antipoff sobre a deficiência da criança que irá atender.
Com essas medidas, a educação infantil no Rio dará mais um salto de qualidade, no momento em que forma e reconhece os profissionais como manda o MEC, e quem de fato ganha são as nossas crianças e a sociedade carioca.
Este artigo é apenas uma visão geral da solução, para já informar a todos sobre as decisões que irão nortear as próximas semanas. Há, é claro, vários detalhes sobre como essa política será implementada, executada passo a passo, e acredito que podemos aprovar tudo ainda neste semestre. Para esmiuçar cada detalhe, o melhor é conversarmos pessoalmente e tirarmos as dúvidas com quem desejar se aprofundar, em audiências públicas por CRE ao longo deste mês de maio.
Vou marcar a partir da semana que vem, e informarei convidando a todos pelas redes sociais e pelo diário da Câmara.
Não posso encerrar este texto sem fazer o devido agradecimento ao Prefeito Eduardo Paes, Secretária Cláudia Costin, Sub Secretário Paulo Figueiredo, Mary Azevedo (Codesp), Professor Lourdinha (RH SME), aos Procuradores do Município que participaram ativamente e, claro, a todos os Auxiliares de Creche e PEIs que confiaram neste trabalho.
Vitória para os servidores, vitória para a educação infantil, vitória para as crianças, vitória para toda a sociedade carioca.
 
Abraços,
Paulo Messina

461 pensamentos sobre “A Transformação da Educação Infantil no Rio de Janeiro

  1. thiago oliveira sábado, 11 maio 2013, 12:31 PM às 12:31 PM

    não vi nada relacionado aos AGENTES EDUCADORES,ficamos de fora dessa pauta?

  2. Valmir Henrique sábado, 11 maio 2013, 12:32 PM às 12:32 PM

    Muito feliz, Messina por ver que seu empenho e entendimento de uma verdadeira educação infantil perpassa pela valorização de seus profissionais. Meu muito obrigado por ter nos ouvido e trabalhando arduamente para que essa transformação fosse possível. Que venha o Projeto de Lei, a Lei e o reconhecimento dos Agentes Auxiliares de Creche!

  3. Ana C sábado, 11 maio 2013, 12:33 PM às 12:33 PM

    Quer dizer que o meu salário não sofrerá alteração, caso eu queira manter a carga horária quer estava determinada no meu edital?! Ou seja, uma auxiliar vai receber mais do uma professora?! Explique isso melhor, senhor vereador!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 12:36 PM às 12:36 PM

      Ana, explicar qual parte? Você está comparando salário de 22:30 contra 40 horas? E auxiliar formada como professor com auxiliar de fundamental? Sinceramente não entendi como isso atinge VOCÊ negativamente.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 12:43 PM às 12:43 PM

      Aliás, deixa eu acrescentar uma pergunta: quanto você acha então que um profissional formado com normal deve receber por QUARENTA horas? Menos de 1.100 por mês? Tem que se comparar o valor por hora e não coisas diferentes.

      • Leonela domingo, 12 maio 2013, 6:24 PM às 6:24 PM

        Concordo em gênero, número e Grau. Vereador Deus o abençoe!

  4. Silvenia sábado, 11 maio 2013, 12:37 PM às 12:37 PM

    Obrigada pelas informações sr Messina, aguardamos a reunião !!!!

  5. Thamyres sábado, 11 maio 2013, 12:44 PM às 12:44 PM

    Parabéns Messina e muito obrigada por tudo!!!

  6. Gloria sábado, 11 maio 2013, 12:49 PM às 12:49 PM

    ………..Parabéns pelo empenho, mas………. e quanto as AAcC que foram contratadas, até maio de 2013, o senhor tem alguma coisa a nos falar????
    Alguma informação sobre o que irá acontecer, temos ou não a possibilidade de sermos efetivadas???
    Afinal….se ainda estão sendo contratadas AAC é pq tem vaga, então não seremos aproveitadas e depois teremos que fazer um novo concurso???
    Por favor nos ajude também!!!!!!!!!!!
    Contamos com seu apoio!!!!!!!!!!!

  7. Ana C sábado, 11 maio 2013, 12:49 PM às 12:49 PM

    A carga horária das auxiliares será de 40 horas? Pq até onde eu sei, elas conseguiram uma redução dessa carga e trabalham 6 horas por dia, sendo apenas uma vez na semana que cumprem oito horas. Esse entendimento não foi só meu, e sim de muita gente.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 1:10 PM às 1:10 PM

      Está correta Ana, uma vez formados como professores, o horario reservado extra classe deverá ser cumprido unidade, perfazendo 8 horas. Abraços!

  8. Daniele Rezende sábado, 11 maio 2013, 12:50 PM às 12:50 PM

    Oi Paulo, só tenho a dizer aqui mais uma vez muito obrigada pelo seu empenho, dedicação e carinho conosco e com a EI num todo. Vc é demaissssssss!!!!!!!

  9. Luana Dias sábado, 11 maio 2013, 12:54 PM às 12:54 PM

    Agradecemos a sua dedicação para a melhoria da qualidade desta fase tão improtante na vida de uma criança. Sei que alguns se sentirão injustiçados, mas vi que sua busca pelo equilíbrio desta solução será de igual benefício para todos, espcialmente para nossas crianças. Aguardamos a reunião com ansiedade. Agradecida.

  10. Fabiano sábado, 11 maio 2013, 12:55 PM às 12:55 PM

    Parabéns vereador!!! Tenho acompanhado a luta das AAC’s e sei o quanto elas batalharam e lutaram por essas melhorias. Mas por favor, vereador Messina, Gostaria que o senhor continuasse na luta pela educação carioca, passando agora para o nível fundamental. Sou Agente Educador II e temos também muitos problemas. Salário defasado, escolaridade inadequada, quadro de servidores reduzindo a cada dia, o que torna o trabalho dos que permanecem cada vez mais difícil. Também estamos nos mobilizando e de olho nas mudanças que podem vir. Contamos com o senhor! Grande abraço!

  11. CRISTINA SANTOS sábado, 11 maio 2013, 1:03 PM às 1:03 PM

    EU NÃO TENHO A FORMAÇÃO DE PROFESSOR, SE COMEÇAR AINDA ESSE MÊS SÓ TERMINAREI EM MAIO DO ANO QUE VEM .COMO
    FICA A MINHA SITUAÇÃO DE AUXILIAR DE CRECHE POIS NÃO SABIA QUE HAVIA ESSA REGRA DE SE APERFEIÇOAR ATÉ 2013.

  12. Gloria sábado, 11 maio 2013, 1:04 PM às 1:04 PM

    POR FAVOR NÃO DEIXE OS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO CONTRATO TEMPORÁRIO SEM AJUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Juliana Lopes sábado, 11 maio 2013, 1:06 PM às 1:06 PM

    Muito Obrigada pelo empenho Vereador, eu tenho uma dúvida eu sou aac, e sou licenciada em letras ( português e literaturas) que abrange a área de educação, porém o meu nível médio não foi normal, neste caso será aproveitada a minha licenciatura, ou não?

  14. Hosana crisitna Santos sábado, 11 maio 2013, 1:08 PM às 1:08 PM

    Obrigada, Agora sim, nosso trabalho será Valorizado,tudo em prol das nossas crianças. Obrigada Senhor por mais essa conquista que estar por vir…

  15. Débora sábado, 11 maio 2013, 1:10 PM às 1:10 PM

    PARABÉNS, EIS UM EM 1 MILHÃO DE VEREADORES QUE REALMENTE SE COMPROMETEM COM OS CARIOCAS. BJSSS DEUS TE ABENÇOE MUUUUITO, POIS MUITAS FAMÍLIAS SERÃO ABENÇOADAS COM ESSAS MUDANÇAS NA LEI !!!! SEM PALAVRAS.

  16. sandra cristina sábado, 11 maio 2013, 1:13 PM às 1:13 PM

    Toda honra seja dada a DEUS que está sempre nos protejendo e nos concedendo o melhor e também a vc Paulo Messina
    , nosso representante fiel e incansável, orgulho em ter feito campanha pra um cara que pela primeira vez na vida me fez sentir orgulho do meu voto, posso dizer pra cada pessoa a quem pedi pra votar em vc, que realmente está valendo a pena e que a EI está sendo transformada por suas mãos. Obrigada é muito pouco, saiba que nunca mais meu voto será dado pra outra pessoa enquanto vc se candidatar para tal. MESSINA, vc é o filho que toda mãe gostaria de ter!!!!!

  17. Ana C sábado, 11 maio 2013, 1:16 PM às 1:16 PM

    Entendi agora, vereador. Mas no momento, surgiu uma outra dúvida, por parte de professores que ainda estão aguardando convocação do último concurso. Essa mudança não vai impedir a convocação dos aprovados, certo?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 1:19 PM às 1:19 PM

      Ana, para o concurso já feito não há prejuízo, mas no futuro não haverá mais novos concursos de 22:30.

      • Ana C sábado, 11 maio 2013, 1:24 PM às 1:24 PM

        Ótimo! Estou realmente tentando avaliar a proposta ponto a ponto, para conseguir me posicionar. Afinal de contas, o meu cargo tbm pode sofrer alterações e quero entender tudo direitinho. Tenho outras questões, mas no momento estou de saída, em outra oportunidade vou esclarecer minhas dúvidas. Abraço.

      • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 1:29 PM às 1:29 PM

        Ana, não deixe de ir nas reuniões por CRE que faremos também.

  18. Hebe sábado, 11 maio 2013, 1:16 PM às 1:16 PM

    Fico feliz com seu empenho vereador! Sinceros agradecimentos a gestão Eduardo Paes que se mostrou aberta a negociar um melhor caminho para a Educação Infantil do Rio de Janeiro. Esta reorganização da creche vai além de conflitos pessoais ou de cargos mas uma adequação a LEI Federal!! Sem palavras para agradecer, Paulo Messina obrigada!!

  19. josé messias de jesus junior sábado, 11 maio 2013, 1:17 PM às 1:17 PM

    paulo quanto tempo para esse projeto chegar a câmara dos vereadores para ser votado

  20. Chrislaine sábado, 11 maio 2013, 1:26 PM às 1:26 PM

    Nada mais do que justo. Sempre tive certeza que meu voto não seria em vão! Muito obrigado Paulo Messina, seremos eternamente gratos por toda dedicação. Sem palavras, muito feliz!!!

  21. Juliana sábado, 11 maio 2013, 1:30 PM às 1:30 PM

    Boa tarde, Paulo Messina!!!
    Eu tenho 2 matriculas de PEI, uma de 2011 e outra de 2013!!? Como ficaria o meu caso???
    Obrigada!

    • Juliana sábado, 11 maio 2013, 1:33 PM às 1:33 PM

      Com relação a carga horaria. Eu ficaria na mesma turma com as duas matriculas e mais uma PEI??? Viraria 40 horas??? Como seria?)

      • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 1:43 PM às 1:43 PM

        Isso Juliana, uma coisa ou outra. A decisão cabe a você, uma vez que aprovemos os projetos.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 1:33 PM às 1:33 PM

      Juliana, fica como voce quiser. Se quer manter as duas ou passar para uma de quarenta. A decisão será sua.

  22. Elaine Cristina Dias sábado, 11 maio 2013, 1:30 PM às 1:30 PM

    Estou muito feliz com tudo que eu li!!!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada Paulo Messina por tudo que você tem feito pela Educação Infantil do RJ e estou no aguardo da data da reunião da Cre da qual faço parte abraços.

  23. Paula Marina sábado, 11 maio 2013, 1:31 PM às 1:31 PM

    Messina, boa tarde. Deixei um comentario em sua foto do face. Se puder considerar…grata

  24. jaqueline sábado, 11 maio 2013, 1:32 PM às 1:32 PM

    Muito feliz com tudo isso,UM PRESENTÃO DE DIA DAS MÃES.
    VALEU PAULO MESSINA.

  25. Lidiane Cristina Pereira do Nascimento sábado, 11 maio 2013, 1:32 PM às 1:32 PM

    Parabéns pela vitória!! Me esclareça uma dúvida, vereador: nós conseguimos a redução da carga horária, já que por lei diz que só devemos trabalhar até 6h diárias com crianças. Então, o senhor pode me explicar o porque da mudança. Obrigada, um bom sábado!

  26. jaqueline sábado, 11 maio 2013, 1:32 PM às 1:32 PM

    wool

  27. sara sacramento sábado, 11 maio 2013, 1:33 PM às 1:33 PM

    Parabéns Paulo Messina, vamos continuar na luta, unidos somos fortes. Obrigada por tudo.

  28. Michelle Pereira Lima Magalhães sábado, 11 maio 2013, 1:44 PM às 1:44 PM

    Nossa!! Que maravilha,parabéns Messina,parabéns para a gente e a todos que estão envolvidos nessa luta !!

  29. Edson fernandes junior (agente auxiliar de creche formado professor pelo proinfantil) sábado, 11 maio 2013, 1:46 PM às 1:46 PM

    Espero que tudo isso aconteça logo e não fique só na FILOSOFIA, e que o RIO DE JANEIRO seja um exemplo bom não só para os cariocas, fluminenses e BRASILEIROS como também para o MUNDO que estará de olhos voltados para o BRASIL e principalmente o RIO DE JANEIRO que sediará varios eventos como JORNADA CATÓLICA COPAS DO MUNDO E DAS CONFEDERAÇÕES e OLIMPIADAS. espero que o senhor messina e sua equipe e o senhor eduarda paes entendam que serão lembrados na história da educação do rio de janeiro com essas medidas em prol da educação e do povo carioca. parabéns senhores ! olha que é dificil eu elogiar politico mas vcs estão de parabéns só de se preocuparem em solucionar esse problema histórico. PARABÉNS !!!!!!!

  30. Vanessa sábado, 11 maio 2013, 1:50 PM às 1:50 PM

    Será oferecido algum curso normal para as AAC que não tem ??

  31. vanessa sábado, 11 maio 2013, 1:51 PM às 1:51 PM

    Muito Feliz! Mas quem não tem o curso médio normal e cursa pedagogia só poderá se enquadrar quando terminar a faculdade?

  32. samantha sábado, 11 maio 2013, 1:52 PM às 1:52 PM

    Ola. Pra quem quem nao tem normal permanecera com o mesmo salario e 6 horas? Obrigada

  33. Paula sábado, 11 maio 2013, 2:00 PM às 2:00 PM

    Messina parabéns pelo seu trabalho, Esclarecendo uma dúvida o PEI que aceitar trabalhar às 8 horas receberá o mesmo que o ACC?

  34. Carolina sábado, 11 maio 2013, 2:02 PM às 2:02 PM

    Oi estou muito feliz,gostaria de saber o Pei que quiser ir pra 40hs tem que estar fazendo dupla? Desde ja desejo meus Parabens

  35. carla christina sábado, 11 maio 2013, 2:02 PM às 2:02 PM

    Paulo Messina, gostaria de saber eu tenho duas matriculas ,caso eu queira ir para pré escola .Poderei ir? ou Serei obrigada a permanecer na creche?

  36. Adriana Bento sábado, 11 maio 2013, 2:02 PM às 2:02 PM

    Messina,
    Parabéns !!!! Por mais essa vitória. No meu caso fui convocada nesta última chamada de auxiliar de creche e não tenho a formação de professor, se começar esse mês terminarei o curos somente no ano que vem, como ficará minha situação?
    Mais uma vez muito obrigada!!!!!!

  37. simone sábado, 11 maio 2013, 2:04 PM às 2:04 PM

    muito obrigada paulo messina por tudo que tem feito pelos auxiliares de creche e pela educação infantil!!!!!!!parabéns pela nossa vitória!!!!

  38. Rosilene Lana sábado, 11 maio 2013, 2:05 PM às 2:05 PM

    Uhuuuuuu!!!!MUITO FELIZ MESMO E CONFIANTE NO FINAL FELIZ.OBRIGADA VEREADOR PAULO MESSINA.DEUS O ABENÇOE!VIVA NOSSAS CRIANÇAS!

  39. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 2:05 PM às 2:05 PM

    O PEi vai ter salário inferior ao salário de AAC? Atualmente AAC só fica na Creche 6 horas. O concurso e a prova de AAC foram a nível de Ensino Fundamental. Quem é PEI fez prova a nível de Ensino Médio. Não sou contra o novo salário de AAC, a categoria merece, mas acho sua proposta incoerente. O seu projeto valoriza o AAC, mas desvaloriza o professor. Peço a gentileza de rever sua proposta qto ao salário de PEI. Pela sua proposta, é melhor ser AAC do que PEI. Quem estudou mais, terá salário menor? Espero sua resposta.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 3:02 PM às 3:02 PM

      Não será inferior, faça a conta proporcional. Não compare cargo de 40 horas com cargo de 22:30. Claro que o PEI c 40 horas vai receber quase o dobro do que tem 22:30.

  40. LÍDIA sábado, 11 maio 2013, 2:09 PM às 2:09 PM

    PAULO MESSINA: Não entendi bem, o AAC voltaria para as 8 horas diárias???

  41. Claudio Henrique da SilvA sábado, 11 maio 2013, 2:09 PM às 2:09 PM

    Boa tarde vereador, sou marido de uma AAC e venho acompanhando toda essa luta desde o início, confesso que em toda minha existência não me lembro de um político ter cumprido suas promessas de campanha, principalmente depois de eleito, o senhor é o exemplo vivo de que toda regra realmente tem sua excessões,receba meus respeitos e admiração. ” O que o homem plantar, isso ceifará. Que Deus lhe abençõe.

  42. Carolina sábado, 11 maio 2013, 2:13 PM às 2:13 PM

    Parabéns pelo belo trabalho! Paulo Messina só gostaria de tirar uma duvida. Os PEIS que quiserem optar para trabalhar 40hs tem que estar fazendo dupla? Pois tenho interesse de passar pra 40hs mas atualmente não faço dupla. Obrigada

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:53 PM às 4:53 PM

      Carolina, não, qualquer PEI poderá optar pela transformação em 40 horas! Se voce tiver só uma matricula e não tiver impedimentos (outra matricula, ou outro trabalho em outro turno), poderá optar!

  43. Verbenia Lucia sábado, 11 maio 2013, 2:13 PM às 2:13 PM

    Parabéns vereador, estou muito feliz e admirada com toda essa dedicação, pois infelizmente não consigo esperar muito de políticos,
    o senhor me surpreendeu, que Deus o abençoe e q o conserve assim lutando pelos injustiçados.

  44. Teresinha Milani sábado, 11 maio 2013, 2:14 PM às 2:14 PM

    Paulo Messina, finalmelmente um político sério. Uffa!!!!!!!!! Agora sabemos que é verdade, que pode existir uma luz no fim do túnel, pois você com seu exemplo de dedicação e respeito à educação provou isso. Nunca me senti tão segura em ter dado um voto à um vereador. Parabéns! E esteja certo que, todos nós e sua família, temos muito orgulho de você

  45. Camila albuquerque sábado, 11 maio 2013, 2:17 PM às 2:17 PM

    Olá Messina. Sou PEI e estou com vc nesta.mudança. Só acho que foi infeliz neste texto, a associação do PEI com a falta de reconhecimento da classe de AAC. Entramos nesta história leigos e, também somos vitimas. Mesmo assim, acho esta a melhor solução.
    Que esta mudança seja benéfica a todos.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:52 PM às 4:52 PM

      Camila, se deixei essa interpretação, sem dúvida fui infeliz. De forma alguma quis dizer isso. PEIs e AACs são vítimas desse cenário de 2005. Arrisco dizer que até a própria SME atual o é. Mas acredito que colocaremos ordem geral de agora em diante. Abraços!

  46. carollina sábado, 11 maio 2013, 2:18 PM às 2:18 PM

    Olá Messina, qt ficaria exatamente o salário do Pei 40 horas? Me refiro ao vencimento base, sem os acréscimos de passagem e tal…
    Eu era agente e virei Pei, mas há muito tempo espero essas mudanças. Qd vi que tb seria positiva ao Pei fiquei mais feliz ainda.
    Obrigada!

  47. Itacy Domingues sábado, 11 maio 2013, 2:19 PM às 2:19 PM

    Obrigada!!!!Minha oração, é que Deus continue a lhe dar sabedoria para que o seu mandato faça a diferença na Educação no Rio de Janeiro.Um ótimo final de semana!!!!

  48. Vilma sábado, 11 maio 2013, 2:20 PM às 2:20 PM

    Não tenho o curso normal mas estou cursando Pedagogia. Como ficará nesse caso? Por favor Vereador Paulo Messina esclareça essa minha dúvida. Obrigada.

  49. BRUNA DE MELLO DIAS DE BARROS sábado, 11 maio 2013, 2:28 PM às 2:28 PM

    VEREADOR PAULO MESSINA, BOA TARDE! EU JA FUI AAC ATÉ 2011 E HOJE SOU PEI COM DUAS MATRICULAS E AMO TRABALHAR NA CRECHE. QUERIA SABER APENAS COMO FICARIA A MINHA SITUAÇÃO QUANTO A ESSA MUDANÇA, E SE CASO EU QUEIRA TRABALHAR ATÉ AS 17:00 SE HAVERÁ PAGAMENTO DE DUPLA REGÊNCIA DE 2H, COMO É NO CASO DO PII DE 40 HORAS? , OU SE EU TRABALHAR 40 HORAS NO CASO DESSA MUDANÇA OCORRER SE MEU SALÁRIO DIMINUIRÁ JÁ QUE ESTAREI TRABALHANDO 2 HORAS A MENOS POR DIA?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 3:20 PM às 3:20 PM

      Bruna, em nenhum caso o salário poderá diminuir! A dupla de uma das matriculas poderá ser uma saída adotada pela SME, sao detalhes que vamos conversar nas reuniões por CRE!

  50. VILMA CORREA (@CorreaVilma) sábado, 11 maio 2013, 2:36 PM às 2:36 PM

    Ainda não tenho o curso normal. Estou cursando Pedagogia mas gostaria de fazer o curso normal. Como ficará nesse caso?

  51. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 2:37 PM às 2:37 PM

    Paulo Messina, a prova para PEI/2012 foi composta de prova objetiva, discursiva(eliminatória) e prova prática(eliminatória). Novamente pergunto, quem estudou mais, receberá um salário menor?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 3:04 PM às 3:04 PM

      Luciana, não sei onde em meu texto está dito isso… É só fazer conta de regra de três com a carga horária atual e a de 40:00.

  52. Tatiana Salles sábado, 11 maio 2013, 2:43 PM às 2:43 PM

    Oi Paulo, Parabéns pela conquista! Tenho uma dúvida. No meu caso que sou AAc, tenho segundo grau mais não é normal, a prefeitura vai custear essa formação do curso normal? só depois de ter o nomal é que passarei a receber esse novo salário??

    desde já obrigada

  53. VILMA CORREA (@CorreaVilma) sábado, 11 maio 2013, 2:46 PM às 2:46 PM

    Não sabia da lei municipal, de número 4.866, determinou na meta 21, C. Não tenho o curso normal, mas quero fazer. Como ficará nesse caso?

  54. Nádia sábado, 11 maio 2013, 2:46 PM às 2:46 PM

    Obrigada Paulo Messina por tudo. Este é o caminho para uma educação de qualidade na primeira infância. Tenho dúvida, quanto ao nome do cargo, terá mudança? Veja meu entendimento, todos seremos professores (quem tiver formação de professor, claro), então não terá um regente de turma, todos que estão em sala no mesmo horário serão responsáveis pelo planejamento e sua execução, está correto o que entendi? Outro ponto teremos direito a 1|3 fora de sala para planejar, quer dizer, diariamente teremos horário extra classe, como já faz o PEI.?

  55. Samantha sábado, 11 maio 2013, 2:54 PM às 2:54 PM

    Acho ótimo que a situação dos AAc seja resolvida mas fico pensando que está na hora dos professores também terem alguém que lute com tanto empenho pela categoria.
    Tenho 18 anos de prefeitura, nível superior, pós-graduação e meu salário é ridículo!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:49 PM às 4:49 PM

      Samantha, fique tranqüila, vamos trabalhar propostas para todos os cargos da educação, estamos trabalhando uma área por vez, começando pela educação infantil! Vamos chegar lá!

  56. Fatima França sábado, 11 maio 2013, 2:54 PM às 2:54 PM

    Mais uma VITÓRIA e vamos tirar as dúvidas de quem tem, claro, nas REUNIÕES das CRE, e UM GRANDE PASSO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARABÉNS AO NOSSO AMIGO PAULO MESSINA. FORÇA E CONTINUAREMOS SEMPRE UNIDOS.

  57. Fernanda Almeida sábado, 11 maio 2013, 3:05 PM às 3:05 PM

    Olá Vereador! Estou muito feliz pela conquisa da categoria. Fui AAC durante 4 anos, cursei e Proinfantil e hoje tenho duas matrículas de PEI. Estou muito insegura quanto ao fato de ter uma matrícula de 40 h ou ter 2 de 22:30. O que seria mais viável nesse caso? Ocorreriam perdas salarias fazendo essa mudança? Ea longo prazo, como na aposentadoria por exemplo?
    DEsde já agradeço a resposta e mais uma vez acrescento que é um dia muito feliz para mim, saber que minhas amigas, cuja categoria já pertenci com muito orgulho, serão finalmente reconhecidas!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:48 PM às 4:48 PM

      Fernanda, primeira coisa, fique tranqüila. Ninguém perde, e só pode ganhar. Se você quiser manter as duas, poderá. Se quiser pedir exoneração de uma e passar a outra para 40 horas, também poderá. Em cada caso tem prós e contras, podemos fazer as contas e te apresentar com ajuda do RH da SME. Mas o vital neste momento é que você entenda que nada acontecerá de forma a piorar a situação, é daí para melhor, sempre.

  58. Katia Caiaffa sábado, 11 maio 2013, 3:05 PM às 3:05 PM

    Parabéns Messina!! Enfim um politico honesto cumprindo suas promessas!!!
    Nós AEs também aguardamos ansiosos pelo nosso dia!!! Abraços

  59. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 3:08 PM às 3:08 PM

    Não estou comparando carga horária. Estou somente lembrando o nível de exigência da prova para PEI. Seja justo e coerente.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 3:17 PM às 3:17 PM

      Justiça e coerência? Luciana, voce leu o texto? Entendeu que todos têm que ter o normal? E qual salário você propõe que um profissional formado com magistério receba por 40 horas? Menos do que o PEI recebe para 22:30? Justiça para voce é sermos injustos com outra categoria? Ou é a sua categoria ter melhorias também? O outro tem que estar mal para ser justo? Enfim, faça as contas da hora trabalhada e a legalidade e justiça estão claras.

      • Fernanda sábado, 11 maio 2013, 9:47 PM às 9:47 PM

        Graças a Deus não trabalho na mesma crche q esta topeira… aff indignada com as posições de peis injustas como essa… sem palavras. Obrigada Paulo Messina por tudo!

      • Barbara Sortenido domingo, 12 maio 2013, 2:31 AM às 2:31 AM

        Entendo a Luciana tb acho injusto não pela formação, mas pelo grau de dificuldade dos concursos.

  60. Bete sábado, 11 maio 2013, 3:09 PM às 3:09 PM

    Parabéns Paulo Messina! Estamos juntos agora e sempre!

  61. Rosangela Inda Rezende sábado, 11 maio 2013, 3:09 PM às 3:09 PM

    Nossa valorização finalmente;,Obrigada Paulo Messina e a todos que contribuem para uma educação infantil de qualidade…

  62. zaira rosa sábado, 11 maio 2013, 3:09 PM às 3:09 PM

    ME TIRE UMA DUVIDA POR FAVOR??
    OS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE, TERÃO CARGA HORARIA DE 40 HORAS??
    OU SEJA VOLTAMOS A FICAR NA CRECHE 8 HORAS TODOS OS DIAS??

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:44 PM às 4:44 PM

      Zaira, uma vez formados como professor e reconhecidos como tal, a carga horária deverá ser tratada como a regra normal: o período extra classe é na unidade, e não fora.

  63. Almerinda Carvalho sábado, 11 maio 2013, 3:11 PM às 3:11 PM

    Que sensação boa é a de ter esse resultado! Valeu ter acreditado que vc faria a diferença.
    Estou imensamente grata a Deus por ter permitido, a vc Messina pelo comprometimento e fidelidade com a nossa classe e a Marcia pela sua doação incansável diante dessa batalha.
    Parabéns!!!

  64. Danielle sábado, 11 maio 2013, 3:14 PM às 3:14 PM

    Nossa, que progresso para a educação infantil!!!! Feliz e orgulhosa!!!

  65. Luis Ferreira sábado, 11 maio 2013, 3:16 PM às 3:16 PM

    Olá vereador!!! Me tire uma dúvida:quanto tempo teremos para apresentar o diploma? Entre na ultima chamada… A pref dará esse curso novamente?

  66. Walter sábado, 11 maio 2013, 3:18 PM às 3:18 PM

    Deixo aqui meus parabéns a toda a classe e principalmente ao Vereador PAULO MESSINA, que sinceramente, não só por esta Grande Conquista, faz com que me sinta orgulhoso do meu Voto, pois, em quase 20 anos exercendo minha cidadania, poucos candidatos em que votei não me decepcionaram… Conte sempre comigo!!!

  67. Ce sábado, 11 maio 2013, 3:19 PM às 3:19 PM

    Sou PEI e trabalho 22h30min, se acaso eu quisesse passar para 40 horas isso seria viável de forma automática? Seria mantido para a categoria de PEIs o plano de cargos e salários? Sabemos que a defasagem em relação a quantitativo de pessoal na Prefeitura do Rio, é quase secular, seria viável financeiramente, convidar as PEIs 22h30min para fazer 40 horas e triplicar o salários das AACs?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:42 PM às 4:42 PM

      Oi Ce, certamente será dada opção, e mesmo indo para 40:00 e ter o salário quase dobrado, ainda assim o cenário fica financeiramente positivo para a prefeitura com os demonstrativos que elaborei. Seria viável sim, portanto!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:43 PM às 4:43 PM

      Sim Ce, como te expliquei no outro comentário, este é o ideal, que quem queira possa ir para 40:00.

  68. Alessandra Ramos sábado, 11 maio 2013, 3:19 PM às 3:19 PM

    Sr Vereador estou muito feliz! Muito obrigada por todo o seu empenho pela nossa causa!!!!!!

  69. isabella sábado, 11 maio 2013, 3:22 PM às 3:22 PM

    Parabéns!!!!! Obrigado, pelo reconhecimento do nosso trabalho!

  70. Ce sábado, 11 maio 2013, 3:27 PM às 3:27 PM

    Aguardo sua resposta Vereador! Temos que mais uma vez todos estejamos eufóricos, mas que a concretização do sonho seja distante da realidade para PEis e AACs!

  71. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 3:28 PM às 3:28 PM

    Defendo melhorias salariais para o cargo de PEI. Se puder e quiser, responda a minha pergunta, o profissional que fez a prova com um grau maior de dificuldade receberá um salário menor? Não estou falando de carga horária, estou falando da formação exigida. Pela hora trabalhada, qual seria o salário de um vereador/RJ?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:29 PM às 4:29 PM

      Luciana, pela terceira vez te dou a resposta: não, não recebera um salário menor. A carga horária foi um examplo do porquê. O PEI de 40:00 receberá pouco mais de 2 mil, fora benefícios, se for fazer o que eu repetidamente lhe disse: regra de três. Isso está no texto original. O beneficio e justiça é para todos na educação infantil. Quanto à sua última frase, pela hora trabalhada minha? Incluindo as 15 horas por dia que trabalho, inclusive finais de semana como agora? Enquanto estou trabalhando e te respondendo, você não está na sala de aula, certo? Enfim, não vou continuar nesta discussão desnecessária e se, mesmo depois de tudo isso, ainda estiver mais preocupada com o AAC do que com seu próprio cargo, sugiro que vá às reuniões por CRE, onde estarei pessoalmente para esclarecer todos os pontos e dúvidas.

  72. Roberto sábado, 11 maio 2013, 3:31 PM às 3:31 PM

    Paulo Messina, existe algum risco de não aprovarem esse projeto? isso será automático, para o mes seguinte a aprovação? abraços e obrigado!

  73. HELIANE sábado, 11 maio 2013, 3:33 PM às 3:33 PM

    Paulo Messina os AEs clamam por ajuda. Precisamos de apoio para reducao da carga horaria e melhoria salarial. Um servidor publico concursado recebendo um salario minimo e inaceitavel. A maioria possui escolaridade alem da exigida e desde a criacao do cargo realizamos um excelente trabalho junto as criancas e os resultados visivelmente consolidados. Desenvolvemos atraves do nosso trabalho conceitos essenciais para a educacao, como o respeito, cidadania, tolerancia e sociabilidade o tempo todo, o que justifica a mudanca no comportamento de nossas criancas. Mas nao estamos recebendo os meritos. Precisamos que os olhares se voltem em nossa direcao, pedimos ajuda e contamos com o senhor. Obrigada. Heliane (Agente Educadora).

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:39 PM às 4:39 PM

      Fiquem tranqüilos AEIIs, vamos trabalhar propostas para todos os cargos da educação, estamos trabalhando uma área por vez, começando pela educação infantil! Vamos chegar lá!

  74. Vanessa sábado, 11 maio 2013, 3:34 PM às 3:34 PM

    PARABÉNS POR SER A PESSOA QUE VC É EM TODOS OS SENTIDOS !!!

  75. Ana Paula Lima sábado, 11 maio 2013, 4:02 PM às 4:02 PM

    Quero usar este espaço para fazer um agradecimento ao Vereador Paulo Messina, que teve a sensibilidade e a inteligência primeiramente de olhar para educação, que é de suma importância para uma sociedade, e também de escutar a nossa classe através da Márcia Nunes, nossa representante. Vereador, tenho um sonho, que todos os eleitores nesse país possam ser representados por políticos como o senhor, fiel, dedicado, e acima de tudo um homem de palavra.

  76. Flávia sábado, 11 maio 2013, 4:07 PM às 4:07 PM

    Parabéns messina, estou ansiosa pela reuinião…..

  77. Antonio Frederico sábado, 11 maio 2013, 4:08 PM às 4:08 PM

    Obrigado, vereador Paulo Messina em ajudar a Educação Infantil pública carioca a avançar em direção ao futuro e a qualidade!

  78. Patricia Tavares sábado, 11 maio 2013, 4:17 PM às 4:17 PM

    Estou sem palavras….É muito bom poder confiar e acreditar,acho que pela primeira vez eu estou acreditando e dando créditos a politica do Rio de Janeiro,mas desde o começo quando surgiu as primeiras reuniões e conversas ao telefone com Márcia,realmente confiei e acreditei.Tivemos nossa primeira vitória com a redução da carga horaria.Já são quase 4 anos de luta,mas enfim MUITO OBRIGADO, por acreditar na categoria e por se lançar em nosso favor.Eu sei que a luta ainda continua e estamos aqui para apoiar no que der e vier.Pode contar conosco sempre.
    Obrigado Vereador Paulo Messina.

  79. Jorgete sábado, 11 maio 2013, 4:23 PM às 4:23 PM

    Messina, em primeiro lugar, mt obrigada. Vc é 1000. Agora quem não tem formação normal, vai ter um período para fazer ? Afinal tem mt AAC, que trabalhou como professor durante mt tempo, mesmo sem ter a formação. Iremos receber com o novo salário e teremos um prazo para comprovarmos isso?

  80. www.lilianevieira@gmail.com sábado, 11 maio 2013, 4:28 PM às 4:28 PM

    parabéns para todo nós e para você Paulo Messina a minha duvida é eu não tenho o normal vou ter um prazo para fazer e outra duvida eu vou ficar trabalhando as 6 horas até eu terminar o normal

  81. Beatriz Helena sábado, 11 maio 2013, 4:30 PM às 4:30 PM

    Sou PEI e estou rezando muito para que esse projeto seja aprovado. Entendo o erro cometido com as AACs, concordo que houve a desvalorização com a categoria e acho que este plano de ação seria a MELHOR maneira de solucionar o problema, sem desvalorizar PEIs (como alguns acreditam) e dar um grande salto na educação infantil. Afinal, elas são professoras como nós, pelo menos na prática. Não sei quanto a experiência de outras PEIs, mas tive o privilégio (e ainda tenho) de trabalhar com excelentes profissionais, aprendi e ainda aprendo mt com elas! Parabéns Paulo Messina, pela sua sensibilidade, sabedoria e luta pela educação de qualidade! Estarei em oração!!

  82. sonia teles moniz sábado, 11 maio 2013, 4:35 PM às 4:35 PM

    obrigada,Paulo Messina.Que Deus ilunine cada caminho que seja necessario percorrer.

  83. Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 4:37 PM às 4:37 PM

    Pessoal, muitas dúvidas sobre quem não tem a formação de médio normal. Quem não tiver, vai ter que fazer. Vai ser dado um prazo correspondente aos anos que faltam. Enquanto isso, permanece a situação como está para estes AACs. Pedagogia é igualmente aceito. Licenciatura, por exemplo, professor de matemática, não dá especialização necessária para trabalhar com crianças de 0 a 5 anos, portanto será necessária ainda uma especialização. Vamos nos ver nos encontros por CRE para matar todas essas dúvidas? Abraços

  84. Lili sábado, 11 maio 2013, 4:38 PM às 4:38 PM

    Qto.vai ganhar o PEI 40 hr.?

  85. Fernanda sábado, 11 maio 2013, 4:39 PM às 4:39 PM

    Paulo Messina , sou graduada em Pedagogia ,não tenho o curso normal , mesmo as
    sim tenho que fazer o curso de formação de professores, ou não será necessário?

  86. Raquel Macedo Alves Monteiro sábado, 11 maio 2013, 4:45 PM às 4:45 PM

    Prezado Paulo Messina, quero de coração agradecer ao sr e ao exmº sr Prefeito Eduardo Paes pelo carinho e apoio prestados junto à nossa categoria. Agradeço a DEUS por nos dar este maravilhoso presente. Desejo que Deus continue abençoando vocês. O nosso muito obrigada(o). Abraços. Raquel

  87. Kelly sábado, 11 maio 2013, 4:45 PM às 4:45 PM

    Agradeço pela sua dedicação e conquista. Faço um apelo não se esqueça de nós AGENTES EDUCADORES que também estamos lutando pela melhoria de nosso cargo,só quem é sabe o que passa. Abraços.

  88. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 5:03 PM às 5:03 PM

    Eu não estou em sala de aula pq minha carga horária não inclui sábado, como vc bem sabe, a carga horária de PEI é de 22:30h. Somente quis contribuir , mostrando que para a definição do salário de qq cargo, além da carga horária deve ser levada em conta a formação do profissional e a prova a que ele foi submetido. Vc representa mt bem os AACs, mas professor vc não representa. Qual o benefício dessa proposta para o professor? Me preocupo com AAC sim, e eles merecem aumento de salário sim, mas nem por isso deixo de pensar q sua proposta é injusta com PEI. Para vc refletir. Disse Gandhi:
    ” A divergência de opinião deve existir, porém não deve servir para hostilizar.”

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 5:23 PM às 5:23 PM

      Luciana, toda contribuição é bem vinda, assim como criticas, sempre construtivas. Releia forma como as fez, e veja que senti as hostilidades por elas, e houve tomo agressivo em todos eles. Esta foi a primeira que não veio assim. Só para constar, infelizmente para vereador, deputado ou outro cargo eletivo, não é necessário qualquer escolaridade, bastando apenas não ser analfabeto – o que é uma lástima a meu ver. Quanto à representação, o meu dever constitucional é representar o cidadão carioca, e os AACs me procuraram com sua demanda, assim como outras categorias, e atendo a todos sempre com toda atenção. Os benefícios para o PEI sao claros: a maioria da categoria hoje faz dupla regência, ou tem apenas uma matricula, e a possibilidade de passarem para 40 horas vai ser excelente para todos – não só na questão salarial, mas também previdenciária. Para os que têm duas matriculas, sendo uma de PII, por exemplo, poderão ir à pré-escola, mantendo as duas matriculas juntas na mesma escola. Entre outros exemplos. O único caso em que não haverá beneficio financeiro direto é do PEI que já tem outra matrícula ou cargo na rede particular e não deseja aumentar sua carga horária. Neste caso, o beneficio será a reorganização das creches, o fim da falta de pessoal e se qualificação de todos. E, em NENHUM caso, a proposta traz prejuízos aos PEIs, por isso não consigo compreender em nenhuma ótima o porquê de ser injusta à categoria. Enfim, estou à disposição.

  89. eliane cunha sábado, 11 maio 2013, 5:29 PM às 5:29 PM

    Colocando fim na ansiedade…Obrigada Paulo Messina!!! Estaremos juntos na reunião da 3ª CRE…Abraços

  90. SOFIA PANACHEVSKY sábado, 11 maio 2013, 5:31 PM às 5:31 PM

    Eu sou PEI E FAÇO DUPLA , FAZENDO DUPLA EU RECEBO O DOBRO DO SALARIO . RECEBO DOBRADO . HOJE TRABALHANDO 40HS RECEBEO R$ 2.400 PARA TRABALHAR EM DUAS CRECHES . QUERO SABER COMO FICA O SALÁRIO SE EU ACEITAR AS 40HS HORAS E TAMBÉM COMO FICA O HORARIO DE PLANEJAMENTO QUE É UMA CONQUISTA DOS PROFESSORES E QUE É UMA LEI FEDERAL . SE ACEITAR SER PROFESSOR 40HS TEREI DIREITO A MEU TEMPO PARA PLANEJAR FORA DE SALA DE AULA COMO DIZ A LEI ? E OS AACS ENQUADRADOS TAMBEM TERAO DIREITO A TIRAREM ESTE PERIODO FORA DE SALA DE AULA DE 7:30 SEMANAIS ? GOSTARIA DE RESPOSTAS A ESTAS DUVIDAS ? POSSO OPTAR POR SAIR DAS CRECHES E IR PRÉ – ESCOLA ?
    COMO FUI AAC NAO TENHO NADA CONTRA A LUTA DA CATEGORIA , ACHO MAIS QUE JUSTO O AUMENTO DE SALARIO , E UM TRABALHO ARDUO . QUE MERECE RECONHECIMENTO .

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 5:34 PM às 5:34 PM

      Sofia, se aprovarmos esse projeto, a resposta é sim para todas as perguntas.

  91. Ana Carolina Moura sábado, 11 maio 2013, 5:32 PM às 5:32 PM

    Sou PEI, e desde de 2011 acompanho de perto a injustiça sofrida pela classe dos AACs. Fiquei muito feliz pela valorização do cargo, a classe sem dúvidas merece! Também fiquei muito feliz com a possibilidade, de como PEI, optar por uma matrícula de 40 horas, afinal o professor é o único profissional que para aumentar seu salário tem que abrir mão de seu período higiênico de alimentação e repouso para se locomover (a famigerada jornada bóia-fria), então por esta conquista MEUS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS!

  92. Luciana Gomes (@superluciana1) sábado, 11 maio 2013, 5:40 PM às 5:40 PM

    Vereador, penso que a formação acadêmica e a qualificação do funcionário devem ter prioridade sobre a carga horária do cargo. Sou a favor da educacão, do mérito de se alcançar seus objetivos pelos estudos.Verfique a prova para AAC e de PEI/2012. Veja o quantitativo de inscritos e aprovados em ambos os concursos. Grata, pela atenção e respostas

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 5:53 PM às 5:53 PM

      Luciana, essa é a base da minha proposta. Não quero ninguém com menos do que normal na educação infantil. Por isso o cargo de AAC não será mais concursado, só PEI daqui para a frente, e aos AACs que existem, segundo as leis federais, devem ser formados agora em normal.

      • Barbara Sortenido domingo, 12 maio 2013, 2:40 AM às 2:40 AM

        Ela não está se referindo a qualificação de agora mas sim a da época dos referidos concursos. Existe uma discrepância enorme na dificuldade entre os concursos para PEI ( normal, objetiva, discursiva e prática) e AAC ( nível fundamental). Qual a sua opinião sobre isso? Acho injusto mas o que está feito está feito?

      • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 7:14 AM às 7:14 AM

        Barbara, eu sei disso, e por esse motivo mesmo é que o PEI recebe mais do que o AAC.

    • carlos tavares sábado, 11 maio 2013, 10:23 PM às 10:23 PM

      carlos tavares
      Os enquadramentos e reconhecimentos são possíveis e legais. Já que esses cargos como: monitor, auxiliar, recreador … deveriam ser gradativamente extintos como reza a LDB, por força da Lei Federal 9394/96 e o PNE/2001

      11 Os profissionais que atuam diretamente com as
      crianças nas instituições de Educação Infantil são professoras e professores de
      Educação Infantil.

    • Katiucia domingo, 12 maio 2013, 10:11 PM às 10:11 PM

      Cara Luciana, percebo que você fala a todo momento em formação acadêmica e qualificação…. Só para informar tem muitas AAC que possui faculdade e nível normal para atuar na educação com qualidade,e por sinal já fazia esse papel bem antes de ter professor e fazia muito melhor que muitos professores que agora estão atuando. O Senhor Vereador Paulo Messina só esta valorizando os AAC e principalmente a educação infantil, que não é mais assistencialista e sim pela LDB faz parte da primeira etapa da educação básica. Veja LDB 9394/96 Art.21e 22.

    • Alex sexta-feira, 17 maio 2013, 12:54 PM às 12:54 PM

      Já que você é craque em provas complicadas te dou uma sugestão: faça outro concurso e passe! A proposta é simples e não é possível ser feito tudo de uma vez. STEP BY STEP. E é isso que precisamos lutar por direitos, mas tem que ser um por vez. E ficou bem claro: você continua ganhando mais!

  93. SOFIA PANACHEVSKY sábado, 11 maio 2013, 5:45 PM às 5:45 PM

    Relendo seus escritos o senhor fala de salario quase dobrado, fazendo dupla tenho meu salario dobrado . Não estou vendo o beneficio em ir para 40hs … me ajude a enxerga-lo . Hoje com dupla tenho salario dobrado . Qual seria o salario base do professor de educação infantil 40hs , o mesmo dos meus colegas PII , ou nosso curso e formação vale menos que o deles ?Como fica a nossa conquista de 7:30 hora para planejamento fora de sala de aula , uma lei federal que o estado do Rio de Janeiro está sendo o último a cumprir , mas que enfim tem começado a cumprir . Pode sanar estas duvidas ?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 5:56 PM às 5:56 PM

      Sofia, o salário da dupla e de 40:00 serão os mesmos, mas com uma vital diferença: aposentadoria e outros benefícios que incidem sobre vencimento base não incidem na dupla. Voce passaria a vida toda na dupla e ia se aposentar com o salário de uma matricula de PEI 22:30, e não do total. O planejamento é outro beneficio, que na verdade é um direito, que hoje não é dado pela falta de profissionais, e com essa reorganização passará a existir.

  94. Bárbara Elaine sábado, 11 maio 2013, 5:52 PM às 5:52 PM

    Sinto muito, para mim, não é vitória. Perdi dois anos da minha vida longe dos meus filhos fazendo PRÓ-INFANTIL para ser enquadrada, que foi a primeira fala da secretária, e acabei no final virando apoio. Então, não tenho nada a comemorar. Isso não passa, para mim, de um cala a boca pro prefeito pois estávamos fazendo muito barulho!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 5:58 PM às 5:58 PM

      Bárbara, como? Se voce tem o proinfantil, voce tem formação, pode receber o enquadramento na carreira como professor, reconhecido como profissional da educação infantil e com quase três vezes o salário. Como isso é “cala a boca”?

  95. Iara Csdtro Baptista sábado, 11 maio 2013, 6:14 PM às 6:14 PM

    Paulo Messina parabéns e muito obrigada.Que DEUS lhe ilumine nestas conquistas.

  96. SOFIA PANACHEVSKY sábado, 11 maio 2013, 6:16 PM às 6:16 PM

    Veja meu entendimento, todos serão professores (quem tiver formação de professor, claro), então não terá um regente de turma, todos que estão em sala no mesmo horário serão responsáveis pelo planejamento e sua execução, está correto o que entendi?Esses AACs enquadrados terao direito a 1|3 fora de sala para planejar, quer dizer, diariamente terão horário extra classe, como nós os PEIs?
    Agora me diz como organizar para que 40 pessoas saiam da sala por 7:30 hs por semana ? Sem prejudicar o andamento do trabalho que diferente do trabalho realizado nas escolas onde todos fazem isso , e mais voltado para o cuidar , pode me explicar isso ? Por que sei que esses pequenos entraves serão grandes problemas geradores de conflitos na creche , sei que nós PEIS , TEMOS ESTE DIREITO CONQUISTADO COM MUITA LUTA PELA CLASSE … Como organizar uma creche para 40 pessoas tirem sua hora para planejamento se hoje os AACs reclamam deste tempo que por lei é concedido ao professor como fica essa questão agora ?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 6:31 PM às 6:31 PM

      Sofia, é mais simples do que parece. O principio é da posição de atendimento. 1 posição de atendimento significa 10 horas. Ela é coberta por 2 AACs ou 2 PEIs 40 ou 3 PEIs 22:30. Já estou contando os horários de planejamento. Veja: 40 horas = 8 por dia, então quase 5 horas e meia em sala. Dois cargos desse cobrem 10 horas. O mesmo se aplica a três PEIs. As reclamações que AACs fazem hoje é em relação a não ter professor, entendo que numa tentativa de pressionar pelo seu próprio reconhecimento. Vamos conversar pessoalmente nas reuniões por CRE? É muito mais simples explicar os detalhes ao vivo, falando, ouvindo, debatendo…

  97. ana grasiela martins alves sábado, 11 maio 2013, 6:26 PM às 6:26 PM

    oi paulo messina , venho solicita ajuda para as merendeiras da prefeitura ,no momento não tem ninguem lutando pelo nossos direito,trabalhamos 8 hrs por dia o que acho injunto,queremos carga horaria de 6 hrs,pegamos pesado ,fazemos movimentos repetitivos que vem acarrenta varios problemas com o passa do tempo,não temos direito a insalubridade, o que os apas da comlurb que fazem o mesmo que nos tem direito e ainda com o salario maior que o nosso.queria saber se pode nos ajuda nessa luta estamos abandonada e perdendo espaço para os apas e firmas terceirizadas que fazem 6 hrs de trabalho.

  98. Rejane Moreira sábado, 11 maio 2013, 6:26 PM às 6:26 PM

    Olá Vereador, fico muito feliz com o progresso que está tendo esta questão e em saber que caminha para um desfecho favorável para todos (embora alguns não consigam enxergar desta forma). Sei que o senhor já foi “metralhado” de perguntas, e tem aconselhado que se compareça às reuniões que serão feitas, porém minha ansiedade não me permite esperar (rsrsrs) portanto, se possível, me esclareça uma dúvida, ou melhor duas:1ª quem ainda cumpre estágio probatório será enquadrado desde já, ou só depois de cumprido todo estágio. 2ª quem ainda não tem o curso normal, no meu caso já estou cursando, termino em dezembro, só será enquadrado depois de concluído o curso?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 6:32 PM às 6:32 PM

      Oi Rejane, o estagio probatório não tem qualquer relação com o projeto, é indiferente. E o reconhecimento de formação só depois de ter a formação mesmo. Abraços!

  99. Suelen sábado, 11 maio 2013, 6:40 PM às 6:40 PM

    Messina,como profissional da EI,so tenho q parabeniza lo! Tenho duvidas ainda,mas esclareco na reuniao.E nao se preocupe,voce nao foi rude,foi correto ao dizer q professor de creche q nao quer dar banho,trocar fralda,etc,nao deveria atuar nesta fase.

  100. vanessa sábado, 11 maio 2013, 6:57 PM às 6:57 PM

    Parabéns pelo trabalho e dedicação. Existe alguma previsão de quando acontecerá as devidas mudanças?

  101. Sheila sábado, 11 maio 2013, 6:58 PM às 6:58 PM

    Boa noite,vereador.Fui AAC durante dois anos e meio,e posteriormente fui convocada para PII,realmente vejo a luta pela valorização há muito tempo e o empenho pela reparação do erro cometido da gestão que elaborou o edital e a realização do concurso.
    Gostaria de saber como fica o AAC que já está aposentado e não terá oportunidade de realizar a formação mínima exigida que não constava no edital e agora que já está inativo irá receber o aumento como o ativo?
    O senhor relata que o PEI que o edital reza a carga horária de 22h e 30 min poderá optar por 40h, esta também é uma reivindicação dos PII de 22h e 30 min após os concursos pra este cargo ser de 40h e a justificativa sempre foi que não poderia ser realizado pois o edital é lei.
    O senhor vai fazer um PL para que possa favorecer também os PII de 22h e 30 min?
    Eu realizei o concurso de 40h,passei em todas as etapas,fui convocada, pedi final de fila e não pude assumir a matrícula pela justificativa que o edital rezava que a formação mínima era nível superior e eu ainda estou em fase de conclusão,haja vista que o edital é lei e o senhor relata que o PEI poderá realizar a opção da carga horária,isto abre um precedente então para que se crie um PL que os PII que já atuam na prefeitura e que tenham passado em um concurso de nível superior e estão em conclusão possam ter a sua vaga garantida até o término do curso de nível superior e que também o PII de 22h e 30mim que realiza a DR possa ter a opção de 40h também.
    De qualquer maneira parabéns pela sua iniciativa,tive alguns contatos com o senhor pelo twitter e sempre observei a seriedade na defesa de uma educação de qualidade na nossa cidade.São muito os desdobramentos que virão com essa mudança e que seja bom para todos,educadores e educandos.
    Um forte abraço!

  102. bruna sábado, 11 maio 2013, 7:05 PM às 7:05 PM

    As agentes com formação serão transformadas em professoras!? Isso é legal? O cargo de professor deveria ser conquistado apenas através de concurso público…

    • carlos tavares sábado, 11 maio 2013, 10:21 PM às 10:21 PM

      carlos tavares
      Os enquadramentos e reconhecimentos são possíveis e legais. Já que esses cargos como: monitor, auxiliar, recreador … deveriam ser gradativamente extintos como reza a LDB, por força da Lei Federal 9394/96 e o PNE/2001

      11 Os profissionais que atuam diretamente com as
      crianças nas instituições de Educação Infantil são professoras e professores de
      Educação Infantil.

  103. celeste sábado, 11 maio 2013, 7:07 PM às 7:07 PM

    Mesmo sendo de Niterói , acompanho atenta a luta das minhas colegas ..Quando será que iremos ser reconhecidas como Professores de Educação Infantil, 40horas ?Afinal fomos capacitadas pelo Proinfantil , que me parece nos da esse passaporte ..O que falta para que os gestores municipais definam a nossa situação de uma vez ????????????Parabéns pela sua dedicação a uma classe tao sofrida ..Obrigada

  104. Vanessa sábado, 11 maio 2013, 7:08 PM às 7:08 PM

    Mas Paulo Messina,me diz uma coisa: O nome AAcs mudara?? Se sim Para qual?
    Obrigada por tudo que tem buscado em prol dos AACs!

  105. Yara Avilena sábado, 11 maio 2013, 7:19 PM às 7:19 PM

    POR QUE O SALÁRIO DOS AAC VAI SER TRIPLICADO E O DE PEI NÃO??? O DE PEI TAMBÉM DEVERIA SER TRIPLICADO, VISTO QUE NOSSO CONCURSO FOI MUITO MAIS DIFÍCIL QUE O DOS AAC!!! NÃO ACHA, VEREADOR?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 7:25 PM às 7:25 PM

      O salário dos AACs que se formarem receberão esse valor a mais correspondente a formação mínima exigida pelo MEC, pois hoje recebem um salário mínimo. Qual valor você acha justo para um profissional de ensino médio normal com 40 horas? Os mesmos 600,00 de hoje?

    • Alex sexta-feira, 17 maio 2013, 12:57 PM às 12:57 PM

      Já que você é craque em provas complicadas te dou uma sugestão: faça outro concurso e passe! A proposta é simples e não é possível ser feito tudo de uma vez. STEP BY STEP. E é isso que precisamos lutar por direitos, mas tem que ser um por vez. E ficou bem claro: você continua ganhando mais!

  106. Carla Vale sábado, 11 maio 2013, 7:24 PM às 7:24 PM

    Nós, professoras, poderemos optar por sair da creche?????

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 7:26 PM às 7:26 PM

      Se houver vaga na pré-escola e te interessar o local, sim, caso consigamos aprovar esse projeto.

  107. Yara Avilena sábado, 11 maio 2013, 7:33 PM às 7:33 PM

    TUDO BEM, CONCORDO QUE ELAS RECEBEM UMA MERRECA E MERECEM ALGO MELHOR! MAS DAÍ RECEBER O TRIPLO… OS PEIS FIZERAM UMA PROVA DIFICÍLIMA… ACHO QUE ESSE PROJETO VAI DESVALORIZAR MUITO OS PEIS E NÃO ACHO ISSO JUSTO!!!

  108. Carla Vale sábado, 11 maio 2013, 7:41 PM às 7:41 PM

    Bom, no meu caso, concordo que elas mereçam aumento salarial e valorização, mas que há uma ENORME diferença nos 2 concursos, é incontestável!!!! Como já tenho 2 mat., não vejo vantagem nenhuma…só DESVALORIZAÇÃO de tanto empenho p passar no concurso que, diga-se de passagem, muitas também o fizeram e não foram aprovadas…Aff!!!!!!!!! Mas só de saber que poderei sair da creche e ficar na mesma escola q leciono como PII já alivia…mas não MUDA MINHA OPINIÃO!!!!!!

  109. Claudinha sábado, 11 maio 2013, 7:42 PM às 7:42 PM

    Eu, particularmente, espero que esse projeto não seja aprovado! Tenho uma matrícula de Pei e outra de PII e não vou querer abrir mão de nenhuma delas!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:04 PM às 8:04 PM

      Claudinha… E se o projeto for aprovado, te prejudica em quê?

  110. Flavio Jorge sábado, 11 maio 2013, 7:48 PM às 7:48 PM

    PARABÉNS Paulo Messina por usar a politica exclusivamente para o bem das pessoas e não para fazer politicagem. Reconhecidamente você vem lutando arduamente para fazer a mudança que a Educação precisa.
    Agora sim a Educação Infantil do Rio de Janeiro terá qualidade com todos os profissionais formados conforme determina a Lei 9394/96. É importante destacar que os ganhos são especialmente para as crianças e para a sociedade carioca. Enfoca-se também o fim do cuidador com nível fundamental atuando na Educação, sem oferecer o devido desenvolvimento. Outro marco será o fim de uma injustiça com uma categoria que desde de 1867 cuida/educa dos estudantes nos anos iniciais da vida acadêmica. E o mais importante é que agora voltará a haver um ordenamento geral na EIRJ com o fim dos conflito entre categorias.

  111. Vanessa sábado, 11 maio 2013, 7:52 PM às 7:52 PM

    poxa Paulo Messina me responde e tira essa dúvida! O nome AAcs mudara?? Se sim Para qual?
    Obrigada por tudo que tem buscado em prol dos AACs!

  112. adriana brasil sábado, 11 maio 2013, 7:53 PM às 7:53 PM

    Parabéns ,fico muito feliz em ter um homem trabalhador me representando na câmara dos vereadores !que a justiça seja feita ,assim a educação infantil estará sendo valorizada ,pode ter certeza que esta gestão e o sr estão fazendo história na educação !!!!muito obrigada

  113. sebastiana mauricia da silva roberto sábado, 11 maio 2013, 7:56 PM às 7:56 PM

    PAULO MESSINA, OBRIGADA POR LUTAR PELA NOSSA CLASSE E FAZER DELA VITORIOSA. ASSIM TAMBÉM SOMOS PARTE DESSA VITORIA ACREDITANDO QUE TUDO É POSSÍVEL QUANDO SE FAZ VALER A VERDADE E A FÉ.

  114. Regina Duarte sábado, 11 maio 2013, 7:58 PM às 7:58 PM

    Eu e minhas colegas estamos orando todos os dias por esta conquista.Deus continue te abençoando.Paulo Messina.
    .

  115. Jane sábado, 11 maio 2013, 8:05 PM às 8:05 PM

    Parabéns vereador, a educação infantil e muitos AACs agradecem mais este passo, afinal, será um de cada vez, não é mesmo?????
    Abçs!!!!

  116. Ca sábado, 11 maio 2013, 8:06 PM às 8:06 PM

    R$1800,00 para trabalhar 40h?É um salário digno minha gente? Sinceramente a educação carioca está cada vez mais vergonhosa. Gostaria de saber porque o senhor não se interessa em criar leis que também assegurem salários dignos para os professores deste município que fazem graduação, especialização, mestrado e doutorado, que ganham uma merreca. E o nosso Fundeb que não cai um centavo em nossos salários? Grata!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:14 PM às 8:14 PM

      Gente, é um passo de cada vez, pelo amor de Deus hein. Vocês esperam o que de mim? Que eu assine um documento e magicamente todos os salários se aumentem e eu mande em todo mundo, prefeitura, ministério público etc? Pronto, com uma canetada eu, um vereador, resolvo todos os problemas históricos de décadas de prefeituras da noite para o dia. “Eu não me interesso em criar leis de salários dignos”??? Carol, meu trabalho é cobrar, propor, fiscalizar, exigir. Não sou o presidente da republica. E só consigo brigar em um passo de cada vez, uma vitória por vez.

  117. joaquinaadrianam7@gmail.com sábado, 11 maio 2013, 8:26 PM às 8:26 PM

    oi, vereador paulo messina! como cidadã tenho orgulho de dizer que vc é um político brilhante merecedor de está no cargo que ocupa. futuramente espero vê-lo como nosso presidente. abraços e muitas felicidades.

  118. Denice sábado, 11 maio 2013, 8:29 PM às 8:29 PM

    Obrigada Paulo Messina, que DEUS seja contigo! Estou triste pois voltarei a trabalhar 8:00h,( Por enquanto, pois estou prestes a ser chamada para outro Município), porém compreendo perfeitamente a dinâmica do processo… E como você tem paciência para ser tão cordial em sua respostas a alguns “colegas”…! Muitos se esquecem que este cargo de PEI, só foi criado graças as reivindicações dos AAC, pena que na época não teve o enquadramento dos AAC, teria evitado muitos problemas, e posicionamentos mesquinhos, Graças a Deus uma grande parte dos PEIs e PII são ex AAC, e não se envergonham do que um dia foram. Não se aborreça com os pormenores, lembre-se nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos.

  119. cristiane sábado, 11 maio 2013, 8:31 PM às 8:31 PM

    Querido vereador Paulo Messina, atualmente sou AAC e já tenho a formação em nível normal. Serei enquadrada como professora da educação infantil? mas,trabalharei quantas horas? 22;30 ou 40 horas?ou poderei optar em trabalhar as 22;30 ou as 40hs?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:35 PM às 8:35 PM

      Não Cristiane, só as 40 horas, como determinado no concurso. Abraços

  120. margarete sábado, 11 maio 2013, 8:34 PM às 8:34 PM

    Obrigado Paulo Messina, vc é D+++++++
    O que Deus preparou é bem maior
    O que Deus tem pra Ti, Irmão, é bem melhor, creia nas promessas
    creia em Cristo, pois nós estamos contigo, abraços e mil felicidades
    muito,muito,muito felizzzzzzzz

  121. Janice Duarte sábado, 11 maio 2013, 8:34 PM às 8:34 PM

    Senhor Paulo Messina sou Pei e tenho a responsabilidade de elaborar o planejamento, gostaria de saber de quem será essa responsabilidade agora, já que as AACs vão ter o salário triplicado e o meu continuará exatamente o mesmo.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:44 PM às 8:44 PM

      O regente é o PEI, por isso recebe mais salário que o AAC, pela responsabilidade. A adequação da formação é uma exigência de lei federal.

  122. Marcos sábado, 11 maio 2013, 8:42 PM às 8:42 PM

    Essas 40 hs serão como? Como já é,6 hs diarias e 2 horas de planejamento? Seremos professores,não existira mais AAcs é isso?

  123. Suianny Andrade sábado, 11 maio 2013, 8:43 PM às 8:43 PM

    Aumento de 300% para os AACS e NADA, eu disse NADA, para os PEIS??? Está injusto isso heim, vereador!!! Aumento proporcional para quem mudar pra 40h… E pra quem não quer? Isso é trocar 6 por meia dúzia! Tenho duas matrículas e não vejo mudança alguma se eu mudar pra 40h!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:48 PM às 8:48 PM

      Suianny, não estamos brigando por aumento salarial e sim por uma reorganização da educação infantil como manda a lei federal. É uma situação ilegal que existe antes mesmo de vocês existirem. A reorganização e a consequente formação é que acarretam a adequação salarial. O objetivo é acabar com o problema milenar da educação infantil. Agora, o que eu não estou entendendo sinceramente, é como isso atinge e prejudica alguns PEIs? A melhoria de uma categoria é tão prejudicial assim a vocês?

  124. Jessy Lee sábado, 11 maio 2013, 8:49 PM às 8:49 PM

    INJUSTO! OS AAC VÃO GANHAR O TRIPLO POR TRABALHAR DUAS HORAS A MAIS? A CARGA HORÁRIA DELAS É 6H E VAI PASSAR PARA 8H!!! E OS PEIS VÃO TER QUE TRABALHAR O DOBRO PARA GANHAR A MAIS!!! QUE ABSURDO!!! ENTÃO OS PEIS MERECEM UM SALÁRIO TRIPLICADO TAMBÉM!!!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 8:51 PM às 8:51 PM

      Estou começando a achar que alguns PEIs precisam passar por um curso de capacitação para interpretação de texto. Sinceramente, desculpe, mas ou voce nao leu, ou está precisando deste curso junto com os AACs. Só quem se formar professor é que terá adequação salarial. Como manda a lei federal. Está tudo no texto.

  125. Prof. Fabiana sábado, 11 maio 2013, 8:56 PM às 8:56 PM

    Caro vereador, já fui AAC e hoje sou Pei. Acho que os auxiliares merecem, sim, um salário melhor, mas acho também que o senhor não está sendo imparcial e, muito menos, justo com a categoria de Pei. Penso que os Professores – que, aliás, fizeram uma prova bem mais difícil – mereciam mais respeito e valor!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:01 PM às 9:01 PM

      Fabiana, o salário dos AACs sofre alteração pela formação obrigatória da lei federal citada. É automático o valor do ensino médio técnico. Os PEIs sao e serão respeitados pela complexidade do concurso e por isso serão os regentes de turma. E todos os demais concursos só serão de PEI. E, por todos estes motivos, o valor é superior ao médio técnico.

  126. luiz Felipe sábado, 11 maio 2013, 8:58 PM às 8:58 PM

    Faço a mesma pergunta do Tiago Oliveira: “não vi nada relacionado aos AGENTES EDUCADORES,ficamos de fora dessa pauta?” Agradeço desde já o retorno…um forte abraço..

  127. Jessy Lee sábado, 11 maio 2013, 9:00 PM às 9:00 PM

    MESMO ASSIM, VEREADOR! POR MAIS QUE OS AAC FAÇAM O CURSO NORMAL, ELES NÃO PODEM RECEBER UM SALÁRIO TRIPLICADO POR ISSO!!! PENSE NISSO!!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:04 PM às 9:04 PM

      Gente, eu estou achando tão absurdo isso… Veja essa mensagem desesperada que a OUTRA categoria não pode receber salário assim e assado. Enfim, a explicação é clara: a lei federal exige esta formação, de médio técnico. O salário de médio na prefeitura é 900,00, com mais 900,00 se tiver o técnico, a exemplo do secretario escolar. Pelo principio da isonomia, o valor é esse.

    • carlos tavares sábado, 11 maio 2013, 10:29 PM às 10:29 PM

      Não se trata de ganhar mais ou menos é uma Lei Federal. Lei Federal entenderam?
      Os enquadramentos e reconhecimentos são possíveis e legais. Já que esses cargos como: monitor, auxiliar, recreador … deveriam ser gradativamente extintos como reza a LDB, por força da Lei Federal 9394/96 e o PNE/2001

  128. claudia sábado, 11 maio 2013, 9:07 PM às 9:07 PM

    Parabéns Paulo Messina,muito obrigada por tudo é muito bom poder contar com você!!!!

  129. Suelen Martins sábado, 11 maio 2013, 9:08 PM às 9:08 PM

    Como assim? Nós, professores, vamos ganhar R$ 2.300 por trabalhar o dobro, enquanto os auxiliares vão ganhar R$ 1.800 por trabalhar duas horas a mais? É isso mesmo???

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:27 PM às 9:27 PM

      Suelen, voce leu mesmo o texto? Eles não vão ganhar 1800 pelas 2 horas. Eles terão que ser formados como manda a lei federal. O salário de médio na prefeitura é 900 reais. Com formação técnica sao 100% a mais, portanto 1800, como o secretario escolar. Essa adequação é exigência legal, de leis federais, e um caso anterior à existência de vocês!

  130. Lili sábado, 11 maio 2013, 9:10 PM às 9:10 PM

    Qual o valor do salario base d.Pei.40.?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:27 PM às 9:27 PM

      Cerca de 2.100.

  131. Amanda sábado, 11 maio 2013, 9:13 PM às 9:13 PM

    Olá Paulo messina,gostaria de expressar minha gratidão por tudo que tem feito pela nossa categoria AAC muito obrigado,você poderia esclarecer uma dúvida,eu ouvi que só será enquadrado que já tiver passado do estágio probatório,isso é verdade ????
    Abraços Amanda

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:28 PM às 9:28 PM

      Não Amanda, nada a ver com estagio probatório.

  132. Ana Cordeiro sábado, 11 maio 2013, 9:13 PM às 9:13 PM

    Sr. Paulo, gostaria de saber como ficam os candidatos do último concurso para PEI, que ainda aguardam convocação e também os concursados que estão aguardando para a prova prática do mesmo concurso? Se os colegas AAC tiverem o enquadramento, perderemos a chance de sermos chamados????Pois não seria justo com os candidatos que realizaram as provas e passaram por todas as etapas para a conquista do tão sonhado cargo, ficarem de fora.Obrigada pelos esclarecimentos.Ana Cordeiro.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

      Ana, a lei não pode retroagir para prejudicar ninguém. Não haverá mais concursos de 22:30, mas quem já fez, fez.

  133. Ca sábado, 11 maio 2013, 9:14 PM às 9:14 PM

    Se a função do senhor é cobrar, propor, fiscalizar, exigir, por favor englobe estes aspectos aos salários dos professores deste município e o nosso FUNDEB também.
    Fazer mágica o senhor não pode mas alguma coisa pode.
    E o cargo de Professor de Educação Infantil como fica? Desqualificado? Sem efeito?
    Tb já fui AACC, estudei muito para passar em concursos para professores e sair deste cargo que como citado no seu projeto foi errônea a sua criação pelo governo César Maia.
    E os dois concursos para PEI já realizados, o processo seletivo foi fácil? Passei pelo primeiro e fiz uma prova extremamente difícil, e os meus colegas que tb passaram na segunda, passaram por outras etapas além desta bastante difíceis tb.
    Já trabalhei com diversos AAcs muito compententes, dignos de adotarem a nomenclatura de professor, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento de um bom trabalho, porém não concordo com a sua proposta.
    O que me incomoda mais nesta história toda é ver pessoas felizes em ganharem R$1800,00 trabalhando 40h na área educacional deste município, enquanto o município gasta milhões com obras e eventos que não contribuem em nada para a educação carioca.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:31 PM às 9:31 PM

      Carol, voce não acompanha meu trabalho, não é mesmo? Tudo isso que voce me cobra, eu já faço. Luto sempre por melhorias para educação. Inclusive criei uma comissão especial esse ano para rever o plano de cargos e salários do magistério. Sempre brigo por essas questões.

    • Ca sábado, 11 maio 2013, 10:26 PM às 10:26 PM

      Infelizmente as propostas dos políticos tornam-se visíveis em anos de eleição.Só quero resaltar mais uma vez que os professores merecem respeito e salários dignos de acordo com a sua formação também.Obrigada pela atenção.Grata!

      • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:30 PM às 10:30 PM

        Carol, concordo em gênero, número e grau. Sugiro que se inscreva aqui no blog colocando o email acima à direita e/ou adicione minha página no facebook.com/sitedomessina , pois trabalho os quatro anos de mandato e sempre neste sentido que voce está propondo. Abraços.

  134. Vanessa sábado, 11 maio 2013, 9:14 PM às 9:14 PM

    Bom que Deus abençõe a todos!!! E que essa repressão por conta dos PEIs não o desanime Paulo Messina!!! Agora eles sabem o que é se sentir injustiçados,mesmo não afetando eles em nada! Devia servir com exemplo essa classe dos AACs pra vcs lutarem tbm por que acham justo e não ficarem aqui metralhando o vereador de perguntas sem noção!!! Um fato bem diferente já aponta como justificativa tbm,como a carga horaria ser 40hs!!! Fica em paz Paulo Messina saiba que você está fazendo um ótimo trabaho!! Abço.

  135. Celi Rosa dos Santos sábado, 11 maio 2013, 9:15 PM às 9:15 PM

    Vereador Paulo Messina, obrigada pelo empenho na valorização da nossa classe de AACS e por + uma conquista alcançada diante de muita luta. A vitória é nossa e das crianças pequenas. A Educação Infantil fará história ao longo da sua gestão, com certeza. Vc é um Abençoado e Iluminado por Deus. Um ótimo domingo uma maravilhosa semana. Um forte abraço no coração
    .

  136. luiz Felipe sábado, 11 maio 2013, 9:18 PM às 9:18 PM

    já obtive a resposta nos comentários anteriores, estarei aguardando novidades para a cargo de agente educadores. obrigado.

  137. Luciana Cardoso sábado, 11 maio 2013, 9:18 PM às 9:18 PM

    Vereador, entendo que queira ajudar os AAC, mas acho que devia pensar também no futuro, pois não havendo mais concurso para o cargo de auxiliar de creche, o número de Pei tende a aumentar, e futuramente seremos “fortes” também! Pense nisso. um abraço.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:35 PM às 9:35 PM

      Luciana, então em vez de atacar as melhorias de um outro cargo e da educação para as crianças, além de a mim também, vocês não se organizam sobre o que desejam e me proponham uma agenda positiva?!

  138. Rafinha sábado, 11 maio 2013, 9:20 PM às 9:20 PM

    acho que mais justo seria os aac fazerem pelo menos um concurso interno. rs

  139. Rosângela sábado, 11 maio 2013, 9:22 PM às 9:22 PM

    Messina me tira uma dúvida, eu sou AAC tenho Curso de Formação de Professores de 1ª a 4ª série.

  140. Luziene sábado, 11 maio 2013, 9:23 PM às 9:23 PM

    Obrigada Sr. vereador. Que Deus lhe abençoe grandemente.

  141. Lidiani Amâncio sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Agradeço muito pelo que fez e está fazendo por todos nós AAC´s.
    Com um salário mais digno você faz seres humanos capazes de projetarem um futuro e sonhos que são mais possíveis de acontecer
    Só fico triste em saber que para muitos a nossa valorização parece ser algo ruim, quando na verdade não é, até porque concurso público, não é só estudar e passar tem que ser o seu dia, assim como conheço vários AAC´s que tentaram outros concursos e ainda não conseguiram será que é porque não são bons?
    Mas quero ressaltar a todos os PEI´s, principalmente quem não veio sendo antes auxiliar que cargo de “PEI” só existe graças a nós auxiliares que reclamamos por inúmeras vezes que fazíamos e ainda fazemos 2 funções em uma só a de educar e cuidar, então independente de quem vai receber mais ou menos, ficar feliz por essa mudança radical e tamanha valorização e demonstrar gratidão a nós AAC´s

    Messina MUITO OBRIGADA!!!

    Sonhos que estavam distante da minha realidade salarial, hoje pode virar realidade e isso com certeza NÃO TEM PREÇO!!!

  142. Ana Paula sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Estou muito feliz e imensamente agradecida! Obrigado Paulo Messina, Márcia e todos os envolvidos nesta luta! Juntos somos fortes!Temos que continuar unidos sempre; para alcançarmos nossos objetivos de melhorias para o cargo, enfim para a Educação Infantil no Rio de Janeiro. Parabéns!

  143. Alex Cardoso sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Boa noite Vereador. Sou AAC e tenho apenas Ensino Médio. Gostaria de saber se quando eu terminar o curso a nível normal, farei parte do Quadro do Magistério e terei a nomeclatura do cargo alterada, ou apenas terei aumento de salário? Obrigado.

  144. Bárbara Elaine sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Eu quero deixar claro que estou grata pelo que fez sim, mais tenho muitas dúvidas sobre o futuro em sala, acho que tenho esse direito, mais infelizmente não posso colocar o que penso, pq tenho colegas que usam até palavras ofensivas que não condiz com a nossa aréa da educação.
    Mais espero que essas minhas dúvidas e de outros colegas sejam sanadas e que o respeito prevaleça e liberdade de expressão tbm.

  145. Carla Christina. sábado, 11 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Nós, PEIS poderemos optar por sair das creches e ir para pré escola? Sabemos que há vagas pois ,quem as ocupam são PII e estes são habilitados para lecionar no ensino fundamental I,de acordo com o edital de PII.Como será esse processo, visto que o nosso cargo compete lecionar na pré escola?

  146. cristiane sábado, 11 maio 2013, 9:30 PM às 9:30 PM

    Querido vereador obrigada pelos esclarecimentos, Porém a nomenclatura do cargo para quem receber o enquadramento qual será?terei que cumprir as 8hs dentro da creche ou continarei trabalhando 6h e 2h de planejamento
    um abraço e muito obrigada pela sua seriedade e competência!

  147. Flavio Jorge sábado, 11 maio 2013, 9:32 PM às 9:32 PM

    Messina jamais ouvi falar que um politico lutou com tanto empenho por uma categoria. Muitos PEIs se quer sabem que o cargo deles só foi criado após as lutas, denuncias e reivindicações dos AAC. Esta luta pelo reconhecimento/enquadramento dos AACs como professores é muito antiga. Se o cargo de PEI nunca tivesse sido criado muitos problemas teriam sido evitados. Principalmente as brigas entre as categorias dentro da sala de aula e na frente das pobres crianças. A EI mudará sim mas para melhor. Continue trabalhando assim e faremos o possível e o impossível para ter um politico com a sua sua determinação como PRESIDENTE DO BRASIL!!!!

  148. Claudinha sábado, 11 maio 2013, 9:36 PM às 9:36 PM

    Nada contra o senhor defender a causa dos AAC, só acho que essa proposta deveria ser mais justa! Vejo uma proposta que só visa a valorização de uma categoria (AAC) e não da Educação Infantil, e discordo dela. Acho que essa proposta deveria valorizar mais os Professores de Educação Infantil – que prestaram uma prova de concurso super difícil e merecem méritos por isso!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:38 PM às 9:38 PM

      Claudinha, e isso te prejudica por quê? A resposta é ser contra a outra categoria, em vez de pleitear algo para a sua?

  149. Patrick sábado, 11 maio 2013, 9:38 PM às 9:38 PM

    Sou a favor do curso de capacitação em interpretação de textos para TODOS, inclusive para TODOS OS PEIS … Como pode terem sido aprovados sem entender as coisas já tão sucintamente respondidas pelo vereador ?

  150. Claudinha sábado, 11 maio 2013, 9:43 PM às 9:43 PM

    O que nós Peis queremos é um salário triplicado também!!!

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:45 PM às 9:45 PM

      Então sinto muito. Não sou sindicalista para fazer pedido de triplicar salário. O trabalho que fiz foi propor adequação da educação infantil ao que manda a lei federal. O salário de ensino médio na prefeitura é 900 reais. Com formação técnica sao 100% a mais, portanto 1800, como o secretario escolar. Essa adequação é exigência legal, de leis federais, e um caso anterior à existência de vocês! Quando vocês tiverem um pleito real, que não seja colocar outra categoria para baixo, estarei à disposição.

  151. Priscilla Matos sábado, 11 maio 2013, 9:44 PM às 9:44 PM

    PEIs que estão insatisfeitas, sei que são algumas: está tão feio e mesquinho os comentários de vocês. CHEGA A SER TÃO VERGONHOSO para a categoria. Releiam o texto do Messina, pois parece que estão com dificuldade para compreender.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:46 PM às 9:46 PM

      Priscilla, enquanto isso recebo mensagens de PEIs privadamente apoiando e pedindo desculpas por alguns comportamentos. Não precisam, cada cabeça, uma sentença.

  152. AAC sábado, 11 maio 2013, 9:45 PM às 9:45 PM

    Vocês sabem porque exigiram a prova prática para a nova prova de PEI? Porque a maioria das professoras que passaram no concurso nunca haviam entrado em uma creche antes e não sabiam o que fazer em sala.Os AACS sempre fizeram o trabalho pedagógico quer queiram ou não e merecem total respeito.Faremos cinco anos em sala, conhecemos o nosso trabalho e vamos mostrar o nosso valor .Obrigada Paulo Messina pelo respeito e reconhecimento de uma classe que luta para acabar com as injustiças.

  153. Carol sábado, 11 maio 2013, 9:46 PM às 9:46 PM

    Já que falamos sobre melhorias no atendimento à Educação Infantil, qual é a possibilidade deste projeto de lei, apresentar a alteração também do vencimento dos Professores, mudando a formação para nível superior para os já concursados e os demais profissionais que virão a atuar nesta faixa etária? (A exemplo do cargo de PII que tem agora a exigência de nível superior, o que equipara esta categoria a de PI.)

    A propósito foi um tanto infeliz a colocação sobre os cuidados pelos professores, afinal quem está inserido no cotidiano das creches e pré-escola, sabe bem que o trabalho é desenvolvido em conjunto e em prol dos infantes. Bem como a colocação de que nosso concurso foi uma estratégia para tentar reparar um problema gerado pela administração.

    Sabe-se que para o cotidiano das creches funcionarem precisamos de profissionais satisfeitos, de ambos os lados, não somente uma categoria, portanto se a luta pela melhoria das AAC’s é muito válida, melhorias para serventes, merendeiras e professores também devem ser pensadas, afinal as creches funcionam somente por que todos nós estamos lá atuando diariamente e contornando diversos problemas que vão de ausência de autonomia pedagógica até problemas estruturais, que atingem a todos e principalmente as crianças, nosso público alvo.

    Espero que pense em todos os demais profissionais que atuam na educação infantil.

    Por fim, a prática dos últimos concursos vem trazendo a exigência de professores com formação de nível superior, a educação infantil é coisa séria e como tal, deve haver o mesmo rigor, afinal somos os pilares de todo o processo educativo posterior.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:52 PM às 9:52 PM

      Carol, obrigado pela mensagem de alto nível. A LDB, no artigo 61, aceita o mínimo de médio normal para educação infantil. O PII passou a ser universitário porque uma alteração de 2009 neste mesmo artigo mudou a escolaridade para todo o ensino fundamental. Criei uma comissão para ao longo deste ano propor um estudo de plano de cargos para todas as categorias da SME. Este é apenas o primeiro. Isso eu já tinha colocado em posts anteriores, por isso sugiro que acompanhe aqui e no facebook as notícias futuras. Abraços!

  154. MARISA FARIAS sábado, 11 maio 2013, 9:47 PM às 9:47 PM

    TEM PESSOA QUE NÃO QUER VER A VITÓRIA DE OUTRA,O NOME DISSO E EGOÍSMO…OBRIGADA PAULO MESSINA,NÓS AAC DESEJAMOS UMA CARREIRA DE VITÓRIA PRA VOCÊ!!!

  155. Hélio de Moura sábado, 11 maio 2013, 9:48 PM às 9:48 PM

    Apostei no cavalo certo, hehehehe….Parabéns, Vereador e muito obrigado. Como voce pode perceber por algumas postagens, a palavra Educação não é o mais importante para a maioria aqui, simplesmente o salário que advém do exercício do trabalho, trabalho esse muitas vezes obscurecido pelo recalque de quem considera ter feito um concurso “muito difícil”….É pena que essa palavrinha tão falada seja tão desvalorizada, a ponto das pessoas não saberem exercer a mesma, nem ler e interpretar o escrito. Um grande abraço, meu legislador.

  156. Claudinha sábado, 11 maio 2013, 9:51 PM às 9:51 PM

    Vejo que os aac têm um representante… nós, Professores, precisamos arranjar um também… boa noite a todos.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 9:55 PM às 9:55 PM

      Claudinha, desculpe se soar arrogante, mas o dia que vocês cansarem de procurar e de se decepcionar, estarei aqui esperando para ouvir vocês e representá-los em causas justas, que disserem respeito à categoria de vocês. Boa noite.

  157. Janice Duarte sábado, 11 maio 2013, 9:56 PM às 9:56 PM

    Sugiro todas as PEIs saírem das creches e deixar as creches para as AACs pois creio que são capazes de executar muito bem o nosso trabalho, não fizeram o mesmo concurso que fizemos, mas são qualificadas o suficiente, Já fui recreadora e fazia tudo sozinha, pois não tinha professora, que tal deixar voltar o que era antes???

  158. Giselle Godoy Borges Soares sábado, 11 maio 2013, 9:56 PM às 9:56 PM

    Parabéns pelo empenho na situação das AACs. Sou Agente Educador II e gostaria de saber quais são seus projetos para melhoria do nosso cargo, tendo em vista que precisamos de melhorias urgente, pois os poucos profissionais que são chamados desistem devido as péssimas condições de trabalho. Estamos angustiados, precisando de alguém que olhe por nós, estamos pedindo socorro!!!!

  159. Jessy Lee sábado, 11 maio 2013, 9:57 PM às 9:57 PM

    Estou entendendo a sua posição. Fui AAC e votei no senhor, mas agora sou PEI – isso significa que agora preciso procurar outro vereador… um abraço.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:00 PM às 10:00 PM

      Jessy, sinto muito que tenha esquecido seu passado. Mas repetindo o que disse à outra professora: desculpe se soar arrogante, procure outro, mas o dia que vocês cansarem de procurar e de se decepcionar, estarei aqui esperando para ouvir vocês e representá-los em causas justas, que disserem respeito à categoria de vocês. Boa noite.

  160. tuhane sábado, 11 maio 2013, 10:02 PM às 10:02 PM

    Boa noite. Sou PEI, li seu texto e muitos comentários com suas respectivas repostas e me pergunto: um AAC receberá cerca de 1800 reais sem mudança nas atribuições porque trabalha mais em horas do que um PEI 22:30?? Gostaria de saber se, assim como o senhor que trabalha aos finais de semana e fora do seu “escritório”, como ficam os PEIs que também trabalham fora das 4:30 diárias planejando e pesquisando atividades? Como pode não haver também a valorização de uma classe que além do “cuidar” ainda precisa dar conta de toda parte de planejamento, preenchimento dos documentos pertinentes ao ambiente escolar (agenda, diário de classe, planejamento, relatório descritivo, etc) e da orientação do que cotidiano da turma? Como isso não pode ser entendido como uma certa desvalorização?
    Auxiliares terão as mesmas atribuições? Daqui um tempo serão mais de dois PEIs em cada turma e por turno?
    Se a exigência por lei é o pagamento de 1800 para quem tem Normal, porque não estamos nesse quadro?? Pela questão da carga horária? E quanto às atribuições de trabalho que citei?
    Tudo ainda muito confuso.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:06 PM às 10:06 PM

      Tuhane, voce como regente recebe mais que os 1.800 por 40 horas, faça a conta com uma simples regra de três. O caso dos AACs é de ilegalidade! Eles têm que ser formados, é lei federal. E vocês continuam como regentes, recebendo por isso. As reações de algumas PEIs sao motivadas mais pelo desejo de que continue tudo ilegal como está, pior para as crianças? O caso deles desafia a legislação desde antes se vocês existirem.

      • tuhane sábado, 11 maio 2013, 10:12 PM às 10:12 PM

        Não estou questionando esses pontos, senhor. Quero saber como ficam os 22:30 que não quiserem migrar seja qual for o motivo. Sei que se trata de ilegalidade, mas seria justo com a classe que ficará na situação atual?? Pelo que entendi os AAC continuarão com a mesma carga horária, não?? Será que ter mais atribuições mesmo com carga horária menor não deve ser levado em conta?? Isso não é, de certa forma, uma pequena desvalorização do professor que quer continuar com a atual carga horária de trabalho??? Graças a Deus não tenho problemas com AAC. Meus questionamentos são todos referentes à situação dos PEIs 22:30.

      • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:19 PM às 10:19 PM

        Tuhane, não há prejuízo para quem fica com 22:30. E proporcionalmente continua recebendo salário de forma diferenciada, compatível com as funções de regente.

  161. Kelly C. (União dos AEs) sábado, 11 maio 2013, 10:02 PM às 10:02 PM

    É isso aí. Um grande passo! Parabéns pela conquista.
    Messina e Márcia!
    E tomara que nossa vez chegue logo, enquanto a Prefeitura ainda tem AEs.
    Trabalhar 40h semanais seria “aceitável” se não tvessemos que ganhar 50 reais de complemento para alcançar o salário mínimo. Está difícil, aliás, beirando o impossível. E, no meio de tudo isso, quem mais perde são a crianças, que perdem seu guardião. Infelizmente, esse é o quadro. Mal posso esperar para melhorar esse quadro. Não dá mais…

  162. Jessica sábado, 11 maio 2013, 10:03 PM às 10:03 PM

    Olá Sr. vereador,

    Possuo duas matrículas de PEI no RJ (sou formada em pedagogia e Mestre em Educação), concordo que todos os profissionais da educação infantil precisam ter a formação mínima do normal, e espero que os atuais ACCs tenham um tempo viável para completarem sua formação. Mas tenho algumas dúvidas, e se possível, gostaria que me ajudasse a entender melhor a sua proposta:

    1- Entendi que de agora em diante não haverá mais concurso para o cargo de ACCs, mas sim só para PEIs. Como então ficará a situação dos atuais ACCs mesmo após o enquadramento após os novos concursos? Pergunto no sentido funcional do cargo.

    2- Se de agora em diante só haverá concursados para PEIs, seremos todos professores regentes de uma só turma trabalhando juntos (no mesmo horário)?
    Pois atualmente o cálculo de profissinais da prefeitura é feito por professor e ACCs, exemplo, uma turma de maternal I possui 1 PEI (por turno) e 2 auxiliares (divididas em turnos) . No futuro serão 3 PEIs?
    Sinceramente, acredito na regência participativa, na divisão de tarefas, pois já atuo assim na minha prática, todas somos educadoras, mas isso não será apenas uma mudança funcional, e tudo precisará ficar bem claro para todos os envolvidos (professores,coordenadores, gestores). Não somos iguais e possuimos concepções de vida diferentes, assim como de educação, então isso precisará ser muito discutido. Ter 3 ou 4 professores regentes em uma mesma turma (como no caso dos berçários) implica em uma discussão sobre o que é realmente ser educador de crianças de 0 a 6 anos, todos precisarão estar na mesma sintonia, ou seja, é necessário trabalhar a formação permanente de todos esses profissionais.
    Trabalho em uma turminha de 2 anos, tenho duas auxiliares, ótimas, todas professoras, somos parceiras, mas infelizmente, o quantitativo de crianças das turmas de educação infantil no RJ é muito grande. Por favor, se for possível, inclua na proposta melhorias de condições de trabalho, e isso envolve o quantitativo de crianças por educadoras.

    3- Visando agora o meu caso específico , tenho duas matrículas 22,5 como PEI e trabalho em duas instituições diferentes, não consegui entender como seria essa divisão em 3 turnos em uma sala. Provavelmente eu teria que ficar na mesma instituição com as duas matrículas, correto? Pois acredito que eu não conseguiria me locomover em tempo viável, pois não deve haver intervalos entre os 3 turnos. Se eu puder ficar em uma só unidade escolar com minhas duas matrículas, prefiro, mesmo porque quando passei para minha 2a matrícula não tive opção de escolha, fiquei em uma escola longe, e minha vontade era trabalhar próxima da primeira.

    Desde já agradeço a atenção,
    Um abraço.
    Jessica.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:14 PM às 10:14 PM

      Jessica, obrigado pelo alto nível da mensagem. Vamos às respostas:

      1) o cargo de AAC será posto em extinção. Quem está, fica. Mas nao entram novos.

      2) Meu Deus, vejo um texto digno de uma educadora de E.I. Parabéns pelas colocações. Não quero desmerecer ninguém, mas não pude deixar de elogiar o seu nível. É isso mesmo. O futuro é só ter professor em creche, e regência participativa. Existe uma resolução do MEC que estamos tentando colocar como valida para substituir a última do conselho municipal, que voce mesma notou, deverá ser corrigida para a nova realidade de professores.

      3) Pois é isso. Voce poderia ficar num primeiro turno em uma creche e o último em outra, mas nao seria ideal se conseguíssemos juntá-las na mesma unidade?

      Abraços!

  163. Luciana MIranda de Sá Cardoso sábado, 11 maio 2013, 10:06 PM às 10:06 PM

    Sou PII e PEI,não tenho intenção de exonerar minha matrícula de 11 anos!! Pretendo ir pra uma escola (Pré escola).Minha preocupação é quanto essa saída das creches.E se não tiver vagas em escolas de minha prefêrencia? Sugiro q essa “remoção” seja feita tal como foi a transição de PII de 22,5 e PII de 40h,com uma remoção exclusiva ,com TODAS as vagas disponíveis para q uma melhor escolha pudesse ser feita. Pf,pense também nessa transição,para q os PEIs q não desejarem migrar para 40h não sejam prejudicados na escolha de UEs. Grata.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:16 PM às 10:16 PM

      Luciana, devo acompanhar diretamente essas migrações, quando ocorrerem. Mas você entendeu que só sairá da creche se quiser, certo? Nada será obrigatório, a lei não pode prejudicar ninguém.

  164. VIVIANE sábado, 11 maio 2013, 10:08 PM às 10:08 PM

    Nossa Vereador enquanto nossa categoria entra para parabenizar e agradecer por tudo que vc tem feito por nós,vejo como uma pequena minoria esta tentando tirar o senhor do seu prumo.Mas Paulo Messina essa diferença entre Peis e AAC sempre ocorreu.
    Na creche onde trabalho por um exemplo,elas querem falar que é injusto o que vamos ganhar,mas esquecem que muitas AAC possuem formação maior do que a delas.Elas rotulam as AAC como incapazes só pq não fizemos o concurso de Pei,sendo que a maior parte das AAC estão na creche desde a época da SMDS.
    Eu sou uma delas que entrei na época da SMDS e presenciei essa passagem para a SME.
    Qd entrei para a creche eu tinha o normal c/adicional e nessa passagem ganhei uma bolsa custeada pela prefeitura para fazer faculdade,pois teríamos que possuir nível superior ate 2003.
    Hj fico muito feliz pois tenho minha formação a nível superior graças tb ao esforço de um deputado na época o Nilton Caldeira,pois naquele momento ele agilizou junto a prefeitura essa bolsa.
    Fico muito feliz e agradecida a vc por mais essa vitória e peço que não de ouvidos a essas pessoas sem importância,que só estão aki para tumultuar o nosso momento de alegria.

    Bjs e até a reunião da 1ªCre.

    “SOU PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E NÃO PARO POR AÍ”

  165. Ana Cordeiro sábado, 11 maio 2013, 10:14 PM às 10:14 PM

    Sr.Paulo, obrigada por responder.Quando o senhor disse ” a lei não pode retroagir para prejudicar ninguém…” então isso quer dizer que o enquadramento dos AAC, não impedirá de sermos chamadas para PEI e que nem reduzirá o número de vagas para aqueles que já prestaram o concuso?Foi isso que entendi, estou correta, vereador?Obrigada mais uma vez pelos esclarecimentos.Abços, Ana Cordeiro;

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:21 PM às 10:21 PM

      Ana, quem pagou e fez o concurso tem direitos. A lei não pode retroagir para prejudicá-los. Esse projeto apresentado será assim, ninguém fica prejudicado, todos têm algo a ganhar, e no fim, todas as crianças pelo fim dessa situação ilegal que todos vivemos.

  166. Tereza André sábado, 11 maio 2013, 10:14 PM às 10:14 PM

    Eu só tenho agradecer, aos 19 anos comecei a trabalhar na creche como recreadora com uma filha de 2 anos e um marido desempregado moradora de comunidade mãe adolescente…conclui o ensino médio entrei na faculdade graças ao Nilton Caldeira, não consegui terminar, tranquei a matrícula…fiz o concurso passei na primeira chamada…veio o pro infantil e realizei meu sonho de ser professora… hoje estou na creche mas preparada para cuidar e educar os
    meus pequenos, no grupamento que estou não temos PEI e realizamos um trabalho de qualidade independente de salário ou reconhecimento pois fazemos pelos nossos pequenos, quero concluir a faculdade é meu sonho, quero poder contribuir ainda mais para educação infantil e as crianças da minha comunidade. Hoje aos 33 anos q acabei de completar na última quarta feira só tenho a agradecer ao presente de aniversário e dias das mães…. Obrigada Paulo Messina, Obrigada

  167. tuhane sábado, 11 maio 2013, 10:19 PM às 10:19 PM

    Não estou questionando esses pontos, senhor. Quero saber como ficam os 22:30 que não quiserem migrar seja qual for o motivo. Sei que se trata de ilegalidade, mas seria justo com a classe que ficará na situação atual?? Pelo que entendi os AAC continuarão com a mesma carga horária, não?? Será que ter mais atribuições mesmo com carga horária menor não deve ser levado em conta?? Isso não é, de certa forma, uma pequena desvalorização do professor que quer continuar com a atual carga horária de trabalho??? Graças a Deus não tenho problemas com AAC. Meus questionamentos são todos referentes à situação dos PEIs 22:30.

  168. Francisca sábado, 11 maio 2013, 10:20 PM às 10:20 PM

    Esses professores estão precisando estudar mais e conhecer as leis federai e municipais! já que são tão bem qualificados!

  169. Francisca sábado, 11 maio 2013, 10:22 PM às 10:22 PM

    ops: federais*

  170. Paula sábado, 11 maio 2013, 10:35 PM às 10:35 PM

    Sr Paulo Messina, gostaria que me esclarecesse uma coisa, se todos serão formandos, porque o PEI será o regente da turma, respondendo por esta, se todos serão capacitados. Acho que sua proposta é válida para aqueles que fazem, mas deveria haver uma prova prática avaliando o desempenho dos ACCs, pois nem todos sabem o que estão fazendo apesar da formação.

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:37 PM às 10:37 PM

      Verdade Ana Paula! Era essa minha proposta, que a SME já havia aceito, mas o Ministério Público foi contra, e registrou em ata de reunião cuja cópia entregarei a vocês nas reuniões. A justificativa era sobre a forma original dos editais de concursos.

  171. Wagner da Silva Cruz sábado, 11 maio 2013, 10:36 PM às 10:36 PM

    Senhor Paulo Messina,não tenho formação normal,estou fazendo faculdade de História,gostaria de saber se quem estiver fazendo o curso normal poderá assumir um compromisso com a Prefeitura do Rio,através de declaração da unidade de ensino , para fazermos o enquadramento,Tomei essa liberdade de lhe perguntar devido a Prefeitura ter aberto precedente para as diretoras que não tinham nível superior e não poderiam ficar no cargo,mas elas assumiram compromisso de entrar na faculdade e dar a declaração da mesma mensalmente.Diante do fato apresentado,gostaria de saber se podemos também ser agraciados,desde já agradeço em nome de todos os Auxiliares de Creche do Município do Rio de Janeiro,e que Deus lhe abençoe ricamente.

  172. Priscila Vemieiro sábado, 11 maio 2013, 10:38 PM às 10:38 PM

    Paulo como assim para alterar o cargo é preciso os AACs passarem para 8 hs diarias?o salario vai para 1.800,00?

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:41 PM às 10:41 PM

      Priscila, já é 40 horas. Só vai para 1.800 quem se formar professor ou já tiver o titulo.

  173. Hélio de Moura sábado, 11 maio 2013, 10:41 PM às 10:41 PM

    Bom, Paula, isso valeria também para alguns PEIs, até porque, fazer uma prova prática com crianças imaginárias beira ao fantástico imaginário, algo que só novela mostraria. Crianças imaginárias não demonstram capacidade de ninguém, não é? Já os AACs, passaram por estágio probatório, em sua maioria, supervisionados por diretoras. Aí a questão seria reclamar com as mesmas, não?

    • Paula domingo, 12 maio 2013, 12:34 AM às 12:34 AM

      Não, mais na frente de profissionais da educação sim, e quanto ao estágio probatório, todo funcionário público passa.

  174. Jessica sábado, 11 maio 2013, 10:41 PM às 10:41 PM

    Olá Sr. Vereador,

    Muito obrigada pela sua resposta imediata. Espero que as futuras mudanças sejam acompanhadas de melhorias efetivas para o trabalho de todos os educadores da EI e principalmente para as crianças.
    Agradeço ao Senhor pela preocupação com a educação do nosso municipio, gostaria que outros políticos seguissem seu exemplo.
    Abraços, Jessica.

  175. Viviane reis sábado, 11 maio 2013, 10:45 PM às 10:45 PM

    muito obrigado por tudo! só não entendi uma coisa, em relação a carga horária, teremos que cumprir as horas extra classe agora dentro da instituição?

  176. sam sábado, 11 maio 2013, 10:48 PM às 10:48 PM

    PARABÉNs em Messina …so o senhor mesmo guerreiro pra aguentar essas Peis malucas…

    • Paulo Messina sábado, 11 maio 2013, 10:55 PM às 10:55 PM

      rs, obrigado sam. Mas não se preocupe, é apenas um pequeno grupo de PEIs. Já tinha me reunido com outros grupos e recebi dezenas de mensagens por email e no face de outras PEIs que apoiam o processo, além de algumas muito qualificadas aqui também.

  177. Tatiana Salles sábado, 11 maio 2013, 10:49 PM às 10:49 PM

    i Paulo, Parabéns pela conquista! Tenho uma dúvida. No meu caso que sou AAc, tenho segundo grau mais não é normal, a prefeitura vai custear essa formação do curso normal? só depois de ter o nomal é que passarei a receber esse novo salário??

    desde já obrigada

  178. Alex Cardoso sábado, 11 maio 2013, 10:53 PM às 10:53 PM

    Boa noite Vereador. Sou AAC e tenho apenas Ensino Médio sem o curso normal. Gostaria de saber se quando eu terminar o curso a nível normal, farei parte do Quadro do Magistério e terei a nomeclatura do cargo alterada, ou apenas terei aumento de salário? Obrigado.

  179. CINTIA PIRES sábado, 11 maio 2013, 10:53 PM às 10:53 PM

    Paulo Messina, gostaria muito de agradecer seu empenho e dedicação por uma educação infantil de qualidade. Portanto tenho algumas dúvidas e gostaria muito que me respondesse.

    1- Pelo que li no post anterior o cargo de AAC será extinto e nós voltaremos para 40 horas, e qual será a nossa nomenclatura? Pois como AAC não podemos retornar a 40 horas, pois o prefeito assinou uma lei reduzindo a nossa carga horária para 30 horas, que também foi uma luta com a sua parceria a qual sou extremamente grata.

    2- Como o PEI 40 horas com a mesma carga horária e ensino médio normal vão receber 2.400 reais e os AAC 1800 reais?

    3- Quem não tem formação médio normal terá que fazer, mas a prefeitura vai custear esta formação, oferecendo o curso ou pagando algum bônus salarial para que possa ser feito, ou o AAC que não tem recebe em média 678 reais terá que custear do próprio bolso.

    4- PEI passando de 22:30h. para 40h. abre precedência para PII de 22:30h. passarem para 40 horas pelo menos quem tem o nível superior,

    5- A prefeitura poderia fazer um concurso interno para que se faça o enquadramento, se a PEI 40 horas estiver de BIM voltaremos os AAC continuarão sendo regentes e o problema vai permanecer, pois a quantidade de EDI que a prefeitura inaugura e a defasagem profissional, é imensa.

    Gostaria que me respondesse, e estou feliz que o AAE será em nível médio normal com capacitação pelo IHA, pois tenho uma filha com necessidades especiais e sou voluntária da escola especial e sei de perto a necessidade desse profissional.

    Abraços, tenha um ótimo final de semana.

  180. miriam sábado, 11 maio 2013, 11:00 PM às 11:00 PM

    Paulo messina, 1.800 será o salário base?

  181. Alex Cardoso sábado, 11 maio 2013, 11:02 PM às 11:02 PM

    Sr. Paulo já tem data prevista para votação em Plenário?
    Obrigado.

  182. Franciany sábado, 11 maio 2013, 11:08 PM às 11:08 PM

    Tem gente preocupada se continuamos com a mesma nomenclatura AAc,eu penso q somos professores,pois, se trata de um reconhecimento de cargo com nivel médio+ normal. Quem tem formação de Professor é professor só não seremos regentes de turma. Seria isso nosso amado Paulo Messina. Obrigada meu Senhor Jesus por ter iluminado esse Homem!!! Parabéns!!!

  183. Camila sábado, 11 maio 2013, 11:26 PM às 11:26 PM

    E quem irá “reger” as turmas, já que teremos mais de 1 profissional em sala de aula habilitado para tal?

  184. Camila sábado, 11 maio 2013, 11:32 PM às 11:32 PM

    E por que também não pensar num “enquadramento” para as Peis, de acordo com sua formação, visto que o processo de seleção de uma Pei e de uma auxiliar foi totalmente diferente?

  185. Camila sábado, 11 maio 2013, 11:34 PM às 11:34 PM

    Esse ponto de sua proposta não me agrada, mas, enfim, é direito meu não concordar.

  186. carollina sábado, 11 maio 2013, 11:41 PM às 11:41 PM

    Olá vereador, estou com uma dúvida a respeito das atribuições dos cargos. Vc disse que o Pei ainda sera o regente, isso significa que nao haverá mudanças nas atribuições? O Pei ainda sera aquele responsabilizado pela parte de planejamento e execução ou isso tb sera diretamente responsabilidade do aac? Deixarão de apoiar e estaremos todos do pé de igualdadee nas atribuições tb ou essa “divisão” que existe hj permanecerá?

  187. JACI sábado, 11 maio 2013, 11:42 PM às 11:42 PM

    FICO ABORRECIDA COM OS COMENTÁRIOS DE ALGUMAS PEIS E TAMBÉM FICO COM VERGONHA DA ATITUDE DE MUITAS DELAS. MAIS VOU AGRADECER AS QUE TORCEM PELA CATEGORIA, QUE ATÉ ENTÃO ESTAVA SENDO DESVALORIZADA EM TODOS OS SENTIDOS. MUITO OBRIGADA, DEUS QUE USOU A VIDA DESTE HOMEM PARA NOS REPRESENTAR DE FORMA JUSTA, RACIONAL E BASTANTE SERENA. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

  188. JACI sábado, 11 maio 2013, 11:43 PM às 11:43 PM

    PARABÉNS!!!!

  189. Adriana Nunes Soares sábado, 11 maio 2013, 11:44 PM às 11:44 PM

    Paulo Messina,boa noite!gostaria de saber:porque a nossa carga horaria de 6 horas não permaneceu a mesma ,mesmo com o enquadrtamento?Ha dois anos conseguimos reduzir a carga horaria,pois 8 horas trabalhadas na educação infantil é muito desgastante…aguardo sua resposta!!!obrigada pela luta no aumento do salario e pelo nosso reconhecimento profissional!!!! abraços Adriana Soares

  190. margarete barros do nascimento sábado, 11 maio 2013, 11:54 PM às 11:54 PM

    obrigada meu vereador!!! que orgulho de ter votado em você e ter convencido aos amigos e parentes a confiarem seus votos a vc. valeu a pena!!!

  191. Rosa Maria domingo, 12 maio 2013, 12:02 AM às 12:02 AM

    Sem palavras Paulo Messina!!!!!Vc é o vereador que toda capital,cidade brasileira gostaria de ter,mas tiramos a sorte grande vc é do Rio…Muito obrigado por sua preocupação com educação infantil de qualidade,enquanto leio alguns comentários fico me perguntando,será que algumas pessoas estão pensando em melhorias na educação ,ou pensando em seus próprios interesses?????Tenha um ótimo domingo,porque o sábado passou trabalhando…

  192. Márcia Carvalho domingo, 12 maio 2013, 12:04 AM às 12:04 AM

    Lendo alguns desses posts eu fiquei REALMENTE CHOCADA diante de tanta indignação de alguns colegas profissionais de educação.
    Acredito que vale lembrar aqui que muitos dos PEIS já foram AAC e, não só pq estão hj regendo uma turma que vão esquecer o passado, tem mta gente aqui senhor vereador com a memória curta.
    Então vamos lá, vamos refrescar a memória dos nossos colegas de coração amargo (“coração amargo” é uma metáfora pra vcs que não estão conseguindo interpretar o que o Messina escreveu MILHÕES de vezes, é uma ajudinha caso não consigam entender o meu texto tbm).
    Pra quem já foi AAC e conviveu, no mínimo três anos com outros profissionais devem saber que a maioria, eu disse A MAIORIA tem a formação exigida pela LDB, ou seja, pra quem se julga INJUSTIÇADO e fica torcendo que não seja aprovada fique sabendo que quem hoje trabalha como AAC foi injustiçado por muitos anos fazendo o trabalho de professor e ganhando esse salário de porcaria e na boa, é justo exercer DUAS funções ganhando praticamente UM salário mínimo?
    Pelo o que eu venho acompanhando ninguém vai sair prejudicado com essas mudanças, então pq ao invés de colocar a centelha não aproveitam para se alegrar com o ganho para nossa educação.
    Hoje eu percebo a alta qualidade de quem trabalha nas creches e Edis, vejo colegas graduados, mestrados, mestrandos, com pós, falando outro idioma e se agachando nas rodinhas, limpando bumbum, vômito, pegando piolho, doenças de pele e etc. QUER COISA MAIS NOBRE QUE ISSO? Eu acho M-A-V-I-L-H-O-S-O, e R$1.800,00 é pouco pra quem contribui para a formação do indivíduo, pra quem ajuda na formação de conceitos e valores nas nossas crianças.
    Vamos parar com essa coisa pequena de ficar comparando salário e carga horária, quem estiver insatisfeito faz outro concurso ou pede exoneração, o que é lastimável é ver uma categoria como a nossa ficar de alfinetando o outro como se fosse inimigo, que coisa mais feia!!!
    Quem não consegue se legrar com a vitória do outro e fica destilando veneno, certamente não passou pela educação infantil e se passou foi “BATIDO” pq não absorveu NADA!
    Parem de olhar para seus umbigos e tentem ver que tem espaço pra todo mundo, O Sol ta aí pra quem quer se aquecer, é só se esforçar!!!

    Bom Domingo das Mães!!

    Márcia Carvalho
    AGENTE AUXILIAR DE CRECHE;
    APROVADA NO ÚLTIMO CONCURSO DE PEI, AGUARDANDO A PRÓXIMA CHAMADAI;
    GRADUADA EM LETRAS E LITERATURA BRASILEIRA;
    1º LUGAR NO VESTIBULAR 2012;
    ESTUDANTE DE FILOSOFIA NA UERJ.

  193. Glaucia Silva domingo, 12 maio 2013, 12:06 AM às 12:06 AM

    Paulo Messina, muito obrigado por essa conquista para nos , os AAC’S e para toda a educação infantil!

  194. Cristina domingo, 12 maio 2013, 12:08 AM às 12:08 AM

    Ola, gostaria de agradecer seu empenho em valorizar o aac. Mas na proposta acima está indo contra nossa luta por redução de carga horaria, pois com as mudanças voltaríamos a trabalhar 8 horas diarias.

  195. ana maria leonel domingo, 12 maio 2013, 12:15 AM às 12:15 AM

    boa noite PM vc nao respondeu nenhuma pergunta sobre efetivaçao dos aac contratados ate em abril deste ano por que?

  196. Tatiane Santos domingo, 12 maio 2013, 12:18 AM às 12:18 AM

    Paulo Messina peço a Deus que lhe dê paciência, sabedoria e muita proteção pra aturar essas pessoas mesquinhas que se dizem educadoras. Afff
    Meus Parabénsssssss

  197. ana maria leonel domingo, 12 maio 2013, 12:18 AM às 12:18 AM

    quando sera reuniao nas CREs nos cotratados poderemos participar?

  198. Daiane domingo, 12 maio 2013, 12:27 AM às 12:27 AM

    Vereador, comecei o curso formação de professores há pouco, então demorarei um tempo para completá-lo e consequentemente me encaixar nas futuras exigências relativas ao meu cargo, AAC, passsando a vigorar a nova proposta, antes que eu termine o curso, ainda terei direito de continuar em “minha” creche até a minha formação, trabalhando as 6 hrs, ou serei deslocada e depois ” redistribuída” para outra creche?

  199. jamile domingo, 12 maio 2013, 12:36 AM às 12:36 AM

    Senhor vereador Paulo Messina, a nossa nomenclatura continuará a mesma, e a votação será que demora muito? Abraços e parabéns pelo empenho.

  200. Monica domingo, 12 maio 2013, 1:06 AM às 1:06 AM

    Só tenho a dizer;MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!

  201. Juliana domingo, 12 maio 2013, 1:20 AM às 1:20 AM

    Vereador, boa noite! Então se entendi bem, haverá enquadramento para AACs qualificadas. Estas, receberão um complemento salarial, de forma que o salário base atinja o mínimo exigido para nível médio técnico. É isso? Acho digno, sei que as AACs trabalham muito, fazendo muitas vezes o papel de professor dentro da sala. Mas como PEI sinto-me desvalorizada com esta mudança. Existe um abismo entre ter a formação mínima e ser professor. Entenda: Fiz um concurso onde o nível de dificuldade era maior (com direito a prova prática e tudo), extremamente disputado, com pouquíssimas vagas onde até agora só as mais bem colocadas foram convocadas. Concurso este que boa parte das AACs fizeram e não passaram. Nós, PEIs merecemos nosso reconhecimento pelo nível de dificuldade que enfrentamos quando prestamos concurso.

  202. Davi França domingo, 12 maio 2013, 2:51 AM às 2:51 AM

    Parabéns vereador, seu projeto de lei é um primor sob o ponto de vista da técnica legislativa e jurídica, uma lição de política a ser seguida pelos seus colegas, exaustivas reuniões com os órgãos do executivo fins de viabilizar e não haver resistências desnecessárias!! vamos ao plenário!!! Força é fé, meu voto e de minha família é vosso para sempre!!

  203. Davi França domingo, 12 maio 2013, 2:58 AM às 2:58 AM

    Esqueci de mencionar também além de todas as dificuldades técnicas encontradas e vencidas o absurdo componente humano do preconceito e da discriminação!!!Parabéns mais uma vez vereador!! agora o parabenizo pela sua paciência e elegância!!

  204. Rui Castro domingo, 12 maio 2013, 4:04 AM às 4:04 AM

    O que é isso?Pessoal que era nível fundamental,passará ser professor e com um salário maior que de PI?R$1.800,00.O meu salário de PI é 1470,00.

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 7:17 AM às 7:17 AM

      Espero sinceramente que voce não seja PI de matemática, para o bem das crianças. PI de 15 horas, é isso? Está comparando um vencimento com um cargo de 40????? E o “passará” a ser não é automático, por mágica, e sim por formação, como manda a lei federal. Você leu o texto?

  205. Tatiana domingo, 12 maio 2013, 8:31 AM às 8:31 AM

    Obrigada Paulo Messina por lutar pela educação do Rio de Janeiro …..

  206. Mone domingo, 12 maio 2013, 8:37 AM às 8:37 AM

    Paulo Messina agradeço à Deus por sua vida! Mas por favor, me responda, estou acompanhando, mas preciso de uma resposta mais clara. Os AACs serão enquadrados e passarão a ser professores de Educação Infantil??? A respeito do salário eu já entendi. Sou AAC e tenho formação em Pedagogia.

    • mone domingo, 12 maio 2013, 7:58 PM às 7:58 PM

      Poxa! O senhor nem respondeu a minha duvida… por favor preciso saber se realmente seremos professores de educacao infantil r quando acontecera na pratica??? Essas mudancas sao para o ano que vem??? Aguardo sua resposta, ou o senhor so responde a quem esta criticando? Muito obrigada e meus parabens!

      • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 8:16 PM às 8:16 PM

        Oi Mone, não, desculpe, é que são muitos comentários chegando, e um ou outro passa batido. Meu desejo é aprovar tudo ainda este semestre! Espero você nas reuniões por CRE, assim tiramos pessoalmente todas as dúvidas e prazos, inclusive as mobilizações! Abraços

  207. Flavio Jorge domingo, 12 maio 2013, 9:06 AM às 9:06 AM

    A JUSTA justiça feita aos AAC que desde de 1867 cuidam/educam nas creches gerou em algumas PEIs, gananciosas, mais amor pelo R$ (dinheiro) do que pela EDUCAÇÃO. ELAS, movidas apenas pelo egoísmo, pela ganancia, pela ambição, só se preocupam com o interesse próprio (R$) e não estão interessadas em analisar o ganho de qualidade que as mudanças trará para a EI e para a humanidade. Nada acontecerá de forma a piorar a situação, de ninguém. ELAS são ignorantes da HISTÓRIA e não sabem que foi graças a grande mobilização dos AAC que o cargo de PEI foi criado. Após a criação deste cargo muitos problemas e muitas brigas passaram a existir dentro da sala de aula e na frente das crianças por falta de POSTURA ÉTICA dessas PEIs gananciosas. ELAS precisam fazer uma analise detalhada dos muitos ganhos que as crianças terão em seu desenvolvimento para a vida acadêmica se tiverem seus estudos dirigidos apenas por profissionais plenamente capacitados. É preciso reconhecer que a péssima colocação do Rio de Janeiro nos rankings que mede a qualidade (ou desqualidade) da educação no Brasil é consequência da falta de qualificação dos professores. SÓ COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS O RIO TERÁ EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

  208. AAC domingo, 12 maio 2013, 9:20 AM às 9:20 AM

    A prova prática queridos, é o nosso cotidiano na creche.Tenho certeza que aqueles que conhecem o trabalho em uma creche ,não tiveram problema na hora, apesar do nervosismo que é normal.Bjs
    Se sofres injustiças,consola-te, pois o pior é cometê-las.Parabéns Messina!

  209. Maria Fernanda Vernes de Andrade domingo, 12 maio 2013, 9:33 AM às 9:33 AM

    Vereador Paulo Messina , Bom dia
    Tenho uma duvida , quanto a formação obrigatória dos Aacs , sou PEI na Creche Municipal Raizes do Salgueiro e alguns colegas meus Agentes auxiliares , fizeram o Pro infantil concluindo o curso com louvor , só que não receberam o certificado . a minha pergunta é : Eles terão que fazer curso normal novamente? Como ficam a situação deles depois dessa nova Lei . No meu caso, sou PEI de 22:30 h , sem uma segunda matricula no município , licenciada em Pedagogia e atuando numa turma de MII , serei remanejada para 40 horas , se sim como ficará meu salario? No momento como estou ingressando numa Pos graduação em psicopedagogia , não me interessaria ficar como professor de 40 horas , pois além do trabalho e do curso , tenho minha vida familiar , já que sou pai e mãe de uma adolescente e tenho mãe idosa para cuidar . Aguardo uma reposte e parabéns pelo que tem feito pela Educação no RJ

  210. Sofia domingo, 12 maio 2013, 9:51 AM às 9:51 AM

    Acho ótimo o enquadramento das AACs, mas se sou PEI com formação superior e pos graduada em EI, trabalhando 40hs, não seria o caso de ser enquadrada com o salário de PI 40 hs?

  211. AAC domingo, 12 maio 2013, 9:58 AM às 9:58 AM

    Acho que a juliana está equivocada, pois na minha creche e em várias que eu conheço, as AACs passaram na prova e as PEIS não passaram ,ou na primeira fase, ou na discursiva. AS AACs arrasaram na prova prática, que é o nosso cotidiano Fizemos o concurso porque temos pedagogia,normal ou Proinfantil, além lógico da prática.O mesmo acontecerá com o enquadramento.Não devemos menosprezar a capacidade dos outros para acharmos um culpado.O ATAQUE NÃO É A MELHOR DEFESA! .Obrigada.

  212. Sofia domingo, 12 maio 2013, 10:06 AM às 10:06 AM

    Vereador, não acha que o próximo concurso para PEI deveria ser com o nível superior?

  213. Ana F Marques Samyn domingo, 12 maio 2013, 10:30 AM às 10:30 AM

    Sou AE e tenho plena confiança em melhorias tb para o meu cargo. Obrigada Vereador!!

  214. Viviane domingo, 12 maio 2013, 10:32 AM às 10:32 AM

    Não concordo em parte com o que a Luciana escreveu, mas um professor também trabalha finais de semana também seja nas reuniões dos responsaveis, seja em casa fazendo e corrigindo atividades dos alunos!! Trabalhamos sim e muito Sr. Messina. Eu fico feliz com a vitória dos colegas AACs, mas este passo de valorização dos AACs, nos leva a refletir e ver o descaso na luta muito antiga da a classe dos professores, que a todo tempo são humilhados e desvalorizados há tempos. Realmente o que se espera que é o senhor como vereador da população do Rio de Janeiro , olhe a educação como um todo não só dos colegas auxiliares de creche, pois essa situação continua de mal a pior, remendou de um lado , mas está vazando do outro!!

  215. Debora Henriques domingo, 12 maio 2013, 10:43 AM às 10:43 AM

    Olá Vereador, parabenizo primeiramente pelo seu grande trabalho e peço desculpas por esses protestos descabiveis de alguns professores.
    Minha dúvida foge do assunto maior, que seria a AAC’s e sim o novo cargo de Agente de apoio. Neste caso, o concurso tem previsão de publicação e qual seria neste caso o valor do salário, já que agora será solicitado que o candidato possua nivel medio e formação normal. Seria o mesmo valor que está propondo para os AAC’s?
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Att, Debora

  216. Renata domingo, 12 maio 2013, 10:46 AM às 10:46 AM

    SOU AGENTE EDUCADORA E QUERO SABER COMO VAI FICAR A NOSSA SITUAÇÃO, POIS ME PARECE QUE O VEREADOR MESSINA SÓ FOCA OS AAC!!!
    MINHA PROVA FOI MAIS DIFÍCIL QUE A DOS AAC… E AÍ, COMO FICA?

  217. Roberta domingo, 12 maio 2013, 10:50 AM às 10:50 AM

    Eu nao tenho formacao de professor, mas graduacao em letras. Mesmo assim tenho q faze_lo???

  218. leandro domingo, 12 maio 2013, 10:50 AM às 10:50 AM

    somente os aac vão ser contemplados??? mas e os agentes educadores e os secretários escolares???????????????????????

  219. Renata domingo, 12 maio 2013, 10:59 AM às 10:59 AM

    vereador, por que os comentários de elogios são devidamente publicados em seu blog e os comentários de críticas não??? é uma espécie de censura?????????????????

  220. Renata domingo, 12 maio 2013, 11:02 AM às 11:02 AM

    só acho que essa proposta devia ser revista e mudada e que todas as categorias fossem contempladas e não somente os aac!!!

  221. Márcia Nunes domingo, 12 maio 2013, 11:17 AM às 11:17 AM

    Meu Deus!!!! Estava enrolando para escrever e percebo que viraram A noite escrevendo… PARABÉNS, MEU AMIGO!!!!! A EDUCAÇÃO INFANTIL infantil em um todo agradece seu empenho em consertar um ERRO grotesco com a educação carioca. Não adianta explicar, toda mudança radical gera inúmeros sentimentos múltiplos, isso é o ser humano.

    Tem como fazer um clone de vc para colocarmos em outros municípios e estados, rsrsrsrsrsrs?????????????????

    TODA ESSE MUDANÇA FOI FEITA EM CONJUNTO À PROCURADORIA (ADVOGADOS DO MUNICÍPIO), SME E CODESP, QUE É O ÓRGÃO QUE AVALIA TUDO E PASSA PARA O PREFEITO., O QUE PODE OU NÃO SER FEITO EM TODOS OS SENTIDOS.

    HÁ DÉCADAS QUE ESSAS MULHERES (RECREADORAS) ERAM EXPLORADAS COMO PROFESSORAS, E AGORA COMO SERVIDORAS POR QUEM FEZ ESTE CONCURSO ARAPUCA.

    EM 2004, NA RESOLUÇÃO 816, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, SÔNIA MOGRABI, DETERMINOU QUE PARA CONTRATAR UMA RECREADORA A MESMA DEVERIA POSSUIR NÍVEL MÉDIO NORMAL. APESAR DELAS SEMPRE TEREM FEITO “TODA” A FUNÇÃO DE PROFESSOR, NÃO TINHAM O NOME E NEM O SALÁRIO E ISSO SE DEU POR ANOS.

    UM POUCO ANTES DO CONCURSO ELAS FORAM INFORMADAS QUE O CONCURSO EXIGIRIA A FORMAÇÃO E QUE IRIA FICAR SOMENTE QUEM A TIVESSE.

    MUITAS, GANHANDO UM SALÁRIO MÍNIMO PARA NÃO PERDER SEUS EMPREGOS, CATARAM LATINHAS, PASSARAM APERTOS, MAS SE FORMARAM E ATÉ SE GRADUARAM.

    A LDB É UMA LEI E ISSO NÃO É UMA TRANSPOSIÇÃO, É APENAS UMA ADEQUAÇÃO DEVIDO A MUDANÇA DESTA LEI.

    ESSE É O RECONHECIMENTO DOS FILHOS BASTARDOS QUE A EDUCAÇÃO CARIOCA SEMPRE OMITIU.

    ESTA VITÓRIA, ASSIM COMO A ORGANIZAÇÃO ENTRE OS CARGOS, SEM DÚVIDA, É A VITÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM TODO.

    PARABÉNS AACS E PEIS QUE SÃO CONSCIENTES QUE A VERDADEIRA EDUCAÇÃO LIBERTA.

  222. Priscila Vemieiro domingo, 12 maio 2013, 11:32 AM às 11:32 AM

    Obrigada Paulo tô muito feliz o senhor tem lutado de fato pela nossa causa e so mto grata..valeu mesmo !!
    agora só aguardar mesmo,abraço!

  223. Claudia tavares domingo, 12 maio 2013, 11:34 AM às 11:34 AM

    Boa tarde Dr Paulo Messina, gostaria de saber como fica a situação de nós agentes auxiliares que possuímos licenciatura em determinada matéria, eu por exemplo possuo ciências biológicas, poderia invés de fazer um curso normal técnico que exige estágios, e 1 ano e meio de duração, para se fazer uma pós graduação em educação infantil? Aguardo resposta.

  224. Luciana Rabelo domingo, 12 maio 2013, 11:39 AM às 11:39 AM

    Bom dia, sou PEI e gostaria de entender como ficaria a situação em sala de aula… Digo em relação à regência da turma. Pelo que pude perceber seremos todas professoras em sala, não, é? Então como serão determinadas as atribuições de cada uma? Obrigada!

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 1:45 PM às 1:45 PM

      Luciana, o regente é o PEI.

  225. Roza Angela domingo, 12 maio 2013, 11:52 AM às 11:52 AM

    Fico feliz pelas minhas colegas aacs, afinal o salário delas é vergonhoso!!!
    Agora como PEI com duas matrículas, não receberei nenhum benefício por ter passado em dois concursos, o que não é nada justo.

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 1:46 PM às 1:46 PM

      Roza, a base de toda a transformação não é dar beneficio a ninguém, e sim corrigir o malefício de anos, o que foi feito ilegalmente lá atras.

  226. Paula domingo, 12 maio 2013, 12:08 PM às 12:08 PM

    Bom dia Vereador! Algumas dúvidas: A opção do PEI para passar para a carga horária de 40 horas só será dada nesse momento? Ou poderemos optar futuramente? Um professor que faz dupla regência num EDI/ creche tem uma carga horária em sala de aula maior do que um de 40 horas. Terá alguma estratégia imediata para suprir a falta? Por exemplo,a maioria dos EDIs que possuem pré-escola não tem auxiliar na turma só o PEI, e se esse PEI virar 40 horas quem ficará na turma para “cobrir” o horário completo?

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 1:49 PM às 1:49 PM

      Paula, acredito que tenhamos que cobrar que possa ser feita a transformação futuramente também. As faltas de profissionais em sala, após a aprovação do projeto, só poderão ser cobertas por Professores, e não haverá mais concursos de AAC.

  227. PEI domingo, 12 maio 2013, 12:55 PM às 12:55 PM

    Boa tarde, vereador. Sou PEI e concordo com as melhorias dos AACs, entretanto me preocupo particularmente com meu caso, pois não me interessa de forma alguma sair de 22,5, fiz esse concurso justamente pela carga horária. Li em seu texto que a transformação na carga horária será opcional, mas surgiram algumas dúvidas: poderei continuar no mesmo local de trabalho ou terei que procurar um novo local? Posso ir para uma pré-escola? Sei que acima foi respondido algumas questões parecidas com a minha, não tenho problemas em interpretações de texto, mas não me ficou clara a resposta. Desde já, obrigada.

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 1:52 PM às 1:52 PM

      Rita, não há problema nenhum esclarecer quantas vezes for necessário, estou aqui para isso, especialmente quando os questionamentos sao feitos de forma educada e respeitosa como voce fez. Vamos lá! Não há razão para voce ter que sair de onde está, se não deseja. Pelo contrario, há necessidade de termos mais professor na sala para completar a posição durante as 10 horas. Se pode ir para a pré-escola, dependerá se há vaga ou não próximo a você, além, claro, da sua opção.

  228. Juliana domingo, 12 maio 2013, 1:13 PM às 1:13 PM

    AAC, não estou sendo equivocada. Muitas AACs passaram. Mérito total delas. Provaram que são capazes. Mas como disse, boa parte das que fizeram, não passaram (incluo PEIs também). Olhe o concurso em geral e não apenas ao seu redor, na sua creche. Ah, e quanto a prova prática.. Lembre-se: consistia em preparar um bom planejamento, portanto, não deixou de ser uma prova teórica também. Bom, voltando a falar com quem interessa.. Agora me surgiu uma dúvida, Vereador. Como dito acima, o horário de atendimento será coberto por 2 AACs ou 2 PEIs 40 ou 3 PEIs 22:30. Pelos meus cálculos, 3 PEIs 22:30 não cobririam o horário integral da creche, visto que cada um ficaria em sala 3h. Confere? Outra coisa, 2 PEIs 40 ou 2 AACs ficariam, cada, cerca de 5,6 horas em sala. Como observei, ficaremos sem auxiliares, ou seja, sozinhas com as crianças a maior parte do tempo. É isso mesmo ou confundi tudo? Obrigada.

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 1:57 PM às 1:57 PM

      Juliana, um dos PEIs teria que fazer dupla para completar as 10 horas, ou misturar 2x PEI 22:30 com 40 para cobrir as 10:00. Não entendi o porquê de PEI ficar sem auxiliar, se a lógica é a mesma de hoje, em que eles ficam 6 horas em horários complementares. Por exemplo: hoje a que entra 7 e sai 13, sairia um pouquinho mas cedo, mas a outra entra um pouco após as 11, então nada muda na “cobertura” de AAC.

      • Juliana domingo, 12 maio 2013, 8:06 PM às 8:06 PM

        É que seu comentário sobre o principio da posição de atendimento deixou margem para esta interpretação.. Quando li que cada turma seria coberta por 2 PEIs 40 ou 2 AACs, entrei em desespero total. Pensei que minhas auxiliares fossem assumir outra turma e que eu dividiria a turma apenas com uma PEI. Mas na verdade cada turma terá 2 PEIs 40 + 5 AACs 40.. Estou achando bondade de mais da PCRJ, triplicar o salário das AACs e praticamente duplicar o salário das PEIs 22:30 sem diminuir o número de profissionais em sala. rs. Mas saiba, apesar de não concordar com tudo, ter minhas dúvidas, sei que esta mudança tem como objetivo beneficiar os pequenos. E é muito bom saber que existe alguém que se preocupa com a Educação de verdade. Obrigada, fique com Deus.

      • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 8:17 PM às 8:17 PM

        Juliana, 5 profissionais só em berçário, as proporções continuam as mesmas da resolução do conselho municipal, ou seja, maternal tem menos pessoal que berçário. abraços!

  229. AAC domingo, 12 maio 2013, 1:42 PM às 1:42 PM

    Quanto a reclamação de PEIs sobre a prova prática que os AACs não fizeram e eles sim.Eu gostaria de saber se aqueles professores que passaram no concurso anterior para PEI e não fizeram a prova prática ,já que não havia essa exigência no concurso ,farão também.
    Por que pediram a prova prática para esse concurso?Alguém tem ideia?Todos sabemos a razão.
    Quem fez o Proinfantil fazia a atividade(prova prática) para a tutora sempre.Ninguém caiu de paraquedas.

    • Juliana domingo, 12 maio 2013, 7:30 PM às 7:30 PM

      AAC, não foi uma reclamação. Não quis diminuir quem não fez a prova prática, muito menos exigir a façam. Somente a citei para destacar o nível do último concurso. Leia meu comentário novamente e talvez entenderá. Abraços!

  230. Rosimar do N. C. Prado domingo, 12 maio 2013, 1:47 PM às 1:47 PM

    MT obrigada vereador PAULO MESSINA por acreditar em nossa luta!
    A justiça foi feita! `

  231. Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 2:07 PM às 2:07 PM

    Agentes Educadores, Secretários Escolares, Merendeiras, professores, e todos que estao questionando sobre proposta de melhorias para suas categorias, entendam que tudo faz parte de um plano prévio, macro. Aqui o post anterior, explicando lá atrás quais eram os passos. Leiam com atenção. https://blog.messina.com.br/2013/03/15/oficializados-os-eixos-principais-de-nosso-trabalho-para-2013/

  232. Luciana domingo, 12 maio 2013, 2:09 PM às 2:09 PM

    Boa tarde Vereador! O seu cálculo pela formação de nível médio das auxiliares foi de 100%, mas quando há o enquadramento do professor nível médio para superior, não é nem 1/3 disso. Pode me explicar por favor!

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 2:13 PM às 2:13 PM

      Luciana, o calculo não é meu, e sim a forma como a prefeiura remunera. A lei do secretario escolar, por exemplo, tem essa mecânica. Ela não é linear. Mas deveria existir em todos os níveis de escolaridade, a fim de não gerar discrepâncias, como por exemplo o PII 40 nível superior receber menos que o PI com mesma escolaridade, proporcionalmente à carga horária. É um dos pontos de nosso estudo mais amplo, veja o link que postei acima.

  233. Luciana domingo, 12 maio 2013, 2:29 PM às 2:29 PM

    Está aberto o concurso para professor de matemática_ P I_ onde o seu vencimento é em média 3.600,00 por 40 hs. Você não acha que o PEI ou PII que possui nível superior e trabalha 40 hs deveria receber o mesmo? Isso também não seria a correção de malefícios como disse pelo caso dos agentes? Será que o sr. não está sendo parcial? Não sou contra o enquadramento dos auxiliares, mas também quero meus direitos garantidos como PEI. Fiz o concurso e passei. Foi difícil, muito difícil! Tenho nível superior e acho certo ter um aumento salarial tão grande quanto os das agentes, afinal tenho o nivel técnico + pedagogia + Pós em E.I .

  234. Ce domingo, 12 maio 2013, 2:57 PM às 2:57 PM

    Olá vereador, li uma resposta sua, sobre uma pergunta, onde o senhor falava que SME havia aceitado sua proposta inicial, mas no entanto o Ministério Público embargou a proposta, pois de acordo com a Lei, deveria manter a fidelidade aos editais. Uma vez dito isso, o senhor acha realmente viável que um PEI 22h30min, passe para 40 horas sem o mesmo entrave já ocorrido?

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 3:03 PM às 3:03 PM

      Ce, sem problema porque o impedimento legal é a incompatibilidade de formação no concurso original. No caso da alteração de horario, a complexidade do cargo e funções sao as mesmas. A única parte que o MP recomendou contrario foi o AAC regente de classe, uma vez que foi concursado como apoio.

  235. Ce domingo, 12 maio 2013, 3:12 PM às 3:12 PM

    Beleza Vereador!!! Já tem previsão para que ele passe pela câmara? Bem, só tenho a agradecer pela seriedade com o trabalho, já que muitos políticos tem a maioria de seus projetos irrelevantes e torcer para que o senhor aprove o mais rápido possível todos os pontos do seu projeto!

  236. Vanessa Castro domingo, 12 maio 2013, 3:12 PM às 3:12 PM

    Não entendo pq tanta questão de prova práticas das PEIs, se no primeiro concurso não houve essa prova e se a maioria delas não entendem NADA de educação infantil. 99,9% das que conheço não tem experiência alguma, não sabem fazer nadaaa… Vem do Ensino fundamental achando que berçário vai fazer trabalhinho em folha xerocada… A verdade dói e a conquista dos outros incomoda… Uma pena pq se trabalhassem pensando num bem comum até a educação de nossas crianças seria melhor Triste nossas crianças sendo educadas por pessoas que só pensam nelas mesmas e não sabem ver a alegria dos outros. Não é disso que nossas crianças precisam, educadores despreparados pra receber a alegria dos outros, o que esses “educadores” vão ensinar o que a elas? Respeito deveria ser em primeiro lugar… Mais de Deus nos corações de nossos educadores, mais amor…
    PARABÉNS PAULO MESSINA ARRASOU! Nosso país precisa de vereadores como o senhor…
    Não deixe as críticas inúteis entrar no seu coração não, faça o que tem que ser feito, o que Deus lhe proporcionou a fazer. Parabéns, Deus lhe abençoe sempre!

  237. AAC RJ domingo, 12 maio 2013, 3:16 PM às 3:16 PM

    Paulo Messina, os AAC que não tem médio normal, a prefeitura custeará essa formação, ou os próprios AAC terão que pagar e lembro que com a nomenclatura de AAC não podemos trabalhar 8 horas dentro das creches e sim 6h. e apenas 1 vez na semana 8h. E o meu cargo será extinto, como em outros estados pode haver o enquadramento e ser constitucional e aqui no RJ alegarem ser inconstitucional.

    Na minha humilde opinião quem está saindo ganhando é a prefeitura, exigindo que a gente tenha a formação para um cargo extinto, se esses 1.800 fosse para as 30 horas seria o ideal e o que desejamos é ser reconhecido como sempre fomos, PROFESORES, ENQUADRAMENTO JÁ! #DESCULPEODESABAFO#

  238. Marco Aurélio domingo, 12 maio 2013, 4:18 PM às 4:18 PM

    Messina, parabéns por este avanço para educação infantil, sou AAC e tenho o ensino médio, tendo aprovação desta lei, teria que fazer o normal, mas como se já tenho ensino médio, teria que procurar uma instituição privada ou a prefeitura tem algum projeto como o proinfantil?

  239. Eliane Martins (@ElianeM26743522) domingo, 12 maio 2013, 4:57 PM às 4:57 PM

    Parabéns!!!
    Eu pesquisei muito antes de escolher o MEU VEREADOR. E hoje tenho certeza que Deus colocou esse homem em nossas vidas p/ nos mostrar que ainda existe “gente” honesta, dedicada e que não desiste diante as dificuldades.
    Agradeço de coração ao NOSSO vereador Paulo Messina, que Deus continue te iluminando.
    Agora aguardando as reuniões por CRE.

    GRATA!!

  240. néia domingo, 12 maio 2013, 5:09 PM às 5:09 PM

    Em todos os meus anos de votação nunca tive o prazer em votar em quem realmente fiizesse algo por mim ou minha família, eram apenas votos..Hoje todos da minha família estão vendo como valeu a pena!!! O voto deles e de mais alguns são seu PAULO MESSINA, sempre… Abraços e parabéns pelas conquistas.

  241. SOFIA PANACHEVSKY domingo, 12 maio 2013, 5:11 PM às 5:11 PM

    Eu gostaria de entender por que o PII 40horas esta com um salário de quase 4.000 e o Professor de Educaçao Infantil seria um salario que é quase metade do valor do PII . Ambos sao professores 40hs , ambos fizeram um concurso com mesmas exigências , e o direito de isonomia como é que fica ? Isso é igualdade , justiça , mesma categoria , mesmo tipo de concurso e salarios completamente diferentes . È o momento de todos os PEIs seL unirem e procurarem um representante que olhe pela nossa categoria , eu votei no senhor , pensei que era este politico mas quando vejo o nosso direito de isonomia ser massacrado , percebo que me equivoquei . Voce nao luta pelos direitos de nossa categoria .TodAa valorização passa por um aumento de salário , por que nomenclaturas nao pagam as despesas de ninguem . Acho justo o aumento salarial dos AACs . O que nao acho justo e o descredito e desrespeito demonstrado com a categoria de PEIs . Mas, se seu projeto passar tem algo de bom nele um aumento de numero de PEIs , já que futuros concursos serao somente PEIs , que sabem que o senhor Paulo messina , hoje vereador no futuro concorrendo certamente para outros cargos politicos , nao nos representa . Se estivesse pensando nos PEIs teria visto esta questão , teriamos sido respeitado , teria se aproveitado a elaboraçao de um projeto e tambem valorizado o Professor de educaçao infantil , primeira etapa da educaçao básica.Nada contra a vitoria dos meus amigos , nem da categoria da qual fiz parte , mas apenas a certeza de que o senhor não nos representa . Isso ficou claro no seu projeto .

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 6:43 PM às 6:43 PM

      Olá Sofia! Voce viu os planos e as comissões que criei esse ano e seu propósito? O plano de carreira para os professores está lá, na lista, e tinha dito que primeiro mexeria nos auxiliares de creche. Leia com atenção. Meu mandato existe para trabalhar educação. Por que vocês não se organizam e acompanham esse trabalho? Acredito que conheça muito bem a seriedade de como trago resultados. Estou à disposição. Mas leia com atenção: https://blog.messina.com.br/2013/03/15/oficializados-os-eixos-principais-de-nosso-trabalho-para-2013/ Para concluir, o PII também está com problemas, pois seu salário, ao contrario do que voce colocou, não é compatível com o PI nível universitário, por exemplo. O plano deve propor reorganização de todos os professores.

  242. Lucia domingo, 12 maio 2013, 6:13 PM às 6:13 PM

    Parabéns vereador pela coragem de lutar pela justiça. Que Deus te abençoe!

  243. Juliana Lopes domingo, 12 maio 2013, 6:17 PM às 6:17 PM

    Vereador, parabéns pelo seu esforço e dedicação! eu sou aac, não tenho formação normal, somente o nível médio, eu fui convocada em 2011, sendo que quando entrei não havia mais o proinfantil,enfim será que a prefeitura de alguma forma não poderia custear este curso, e as pessoas que não puderem pagar? como ficam?

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 6:44 PM às 6:44 PM

      Juliana, não sei a resposta ainda, vamos estudar esses casos, abraços

  244. ANA CRISTINA domingo, 12 maio 2013, 7:15 PM às 7:15 PM

    PARABÉNS VEREADOR .E OBRIGADA POR ESTAR FAZENDO A DIFERENÇA POR ISSO VOTEI EM TI COM A CERTEZA DE MUDANÇAS Q BOM Q O SENHOR NAO ESQUECEU OU MEHOR FOI FIEL A SUA PALAVRA POR ISSO ACREDITO Q O BRASIL AINDA TEM JEITO BASTA SER CRER DEUS O ABENÇOE SEMPRE BJS AAC.

  245. Terezinha Fatima Antonio Fernando domingo, 12 maio 2013, 7:53 PM às 7:53 PM

    Sou Agente Educador II e estamos na luta por melhorias em nossas condições de trabalho. Muitos de nós estão adoecendo devido a exposição prolongada às atividades estressantes inerentes ao cargo.

  246. Aline da Silva domingo, 12 maio 2013, 7:55 PM às 7:55 PM

    Boa noite!
    Sou PEI e também preciso expor minha opinião: fico feliz por meus colegas ACC sinceramente, mas muito triste com a proposta para PEI, acabar com a DR ótimo, porém com um salário de aproximadamente 2.100 difícil. Faço DR desde que entrei em 2011 e ganho bem mais, não há cabimento! Porque não então, enquadrar já a graduação e equipará o nosso salário a de PII 40 hs? Repense, por favor! Afinal, hoje eles são a maioria daqui alguns anos com a extinção do cargo seremos nós, reflita.

  247. Renato domingo, 12 maio 2013, 7:57 PM às 7:57 PM

    Parabéns vereador Paulo Messina e o meu muito obrigado! Sou AAC e tenho uma dúvida: pelo que entendi (me corrija e eu estiver errado) nós faremos parte do magistério com o enquadramento e como consequência faremos parte do plano de cargo de salário do mesmo. Então, hoje um professor com nível médio normal após o estágio probatório tem a possibilidade de enquadrar o nível superior (Licenciatura) e receber a mais em seu salário por buscar uma formação além da exigida. Os AACs também poderão ter esse enquadramento por formação? Pergunto isso, porque sou Pós Graduado e gostaria de ser valorizado por buscar novos conhecimentos e fazer o meu trabalho com excelência… desde já agradeço!

  248. Aline da Silva domingo, 12 maio 2013, 8:16 PM às 8:16 PM

    Boa noite!
    Sou PEI e também preciso expor minha opinião: fico feliz por meus colegas ACC sinceramente, mas muito triste com a proposta para PEI, acabar com a DR ótimo, porém com um salário de aproximadamente 2.100 difícil. Faço DR desde que entrei em 2011 e ganho bem mais, não há cabimento! Porque não então, enquadrar já a graduação e equipará o nosso salário a de PII 40 hs? Repense, por favor! Afinal, hoje eles são a maioria daqui alguns anos com a extinção do cargo seremos nós, reflita.

  249. Aline da Silva domingo, 12 maio 2013, 8:24 PM às 8:24 PM

    Quem quiser poderá permanecer com a DR? Porque se puder muitas continuarão,falo por mim, pois no momento acho mais vantajoso permanecer na DR, enquanto isso aguardo a chamada de outros concursos, pois tive e tenho capacidade para tal.

    • Paulo Messina domingo, 12 maio 2013, 8:26 PM às 8:26 PM

      Aline, sim, a escolha será sua segundo o projeto.

  250. AAC domingo, 12 maio 2013, 8:31 PM às 8:31 PM

    Juliana não se preocupe com o planejamento porque os AACs sabem fazer também,por isso passaram.Sempre trabalhei com ótimas PEIs, porque sempre houve uma troca de conhecimentos e não uma competição em sala.Uma de alguma forma precisa da outra.E o respeito é fundamental.Agredir não leva a nada.Um abraço para você também.

  251. AAC domingo, 12 maio 2013, 8:33 PM às 8:33 PM

    Paulo as reuniões serão ainda este mês?Obrigada.

  252. Aline da Silva domingo, 12 maio 2013, 9:22 PM às 9:22 PM

    Pois é, espero que haja outra possibilidade, e que o próximo concurso de PEI possa ser de 40 hs , nível superior, e quem quiser que se instrua para concorrer ao cargo. Boa noite!

  253. Maicon Teixeira domingo, 12 maio 2013, 9:29 PM às 9:29 PM

    Sou professor do Município do Rio de Janeiro PI, e me sinto envergonhado ao ver professores se sentindo injustiçados pela vitória de uma categoria (AAC) que está lutando para alcançarem um reconhecimento, uma valorização, melhores condições salariais, de trabalho e etc.. Como professores, devemos NÃO ter preguiça de ler o texto postado pelo vereador Paulo Messina. Os AAC, não mudarão de cargo, continuarão sendo AAC, com carga horária de 40h, ganharão cerca de R$1800,00, que ao meu ver ainda é pouco, pela carga horária de 40h e o trabalho desgastante, que é realizado com crianças. Daqui à pouco ficarão chateados com o auxilio refeição do Gari, que é maior do que o nosso. Lutemos por melhores condições salariais sem comparar e prejudicar as lutas dos outros, isso tem nome, chama-se MESQUINHARIA, INVEJA E ETC… Por isso que nunca conseguimos nada na educação. Grande parte dos professores são mesquinhos…Não querem lutar, não entram em greve, não faz porra nenhuma e se se sentem injustiçados quando alguém consegue alguma coisa. Tira a bunda da cadeira, sai do computador e vai nas assembléias do SEPE, na Câmara dos vereadores, igual os AACs estão fazendo!! Inveja de uma classe desvalorizada, que ganha R$ 700,00 por mês, trabalham com 25 crianças, de segunda à sexta, é o cúmulo da insignificância de um ser humano!!! Parabéns Messina, pelo seu empenho nesta luta, fique com Deus meu amigo e não deixe, que esses invejosos diminuam sua vontade de lutar por quem nunca foi reconhecido e está tendo a oportunidade de serem valorizados! Quem sabe esta vitória dos AACs, será o começo de uma nova mudança na Educação do Rio de Janeiro.

  254. Dani domingo, 12 maio 2013, 9:42 PM às 9:42 PM

    Senhor vereador,fico feliz com o progresso da educação infantil e com a valorização do cargo de A.A.C.Parabéns pelo empenho do senhor nessa luta,mas gostaria de saber como ficará a situação dos A.A.C que não têm formação normal,visto que,no edital do concurso exigia apenas o nível fundamental?Houve um erro,contudo não temos culpa,inclusive eu mesma já executei muitas tarefas pedagógicas por falta de professores nas creches.
    Minha pergunta é:Os A.A.C que não têm magistério serão obrigados a fazer o curso?caso sejam,será oferecido pelo município este aperfeiçoamento?pois no inicio foi oferecido o pro-infantil,todavia os que tomaram posse um pouco depois,não conseguiram fazer.
    Outra perguntinha,os que não tem a formação continuarão ganhando o mesmo salário e permanecerão trabalhando as 6 horas?serão remanejados?
    Gostaria que o senhor na medida do possível me esclareça essas dúvidas.
    Grata!!

  255. Samantha domingo, 12 maio 2013, 9:53 PM às 9:53 PM

    PII tbm deve ter o direito de optar por 40h, não acha?

  256. Aline Canhamaque domingo, 12 maio 2013, 9:55 PM às 9:55 PM

    Boa noite senhor vereador Paulo Messina…
    venho agradece-lo novamente, por essa grande conquista…
    Conquista com muita convicção sim…
    Os governantes, prefeitos, representantes e mais sabem muito bem que durante anos fizemos um ótimo trabalho na educação Infantil, sem ter nenhum reconhecimento…
    Estou mto triste com alguns comentários de PEIS…Se não fosse as AAC ajudá-las, no que diz respeito cuidar e educar em uma sala de EI, elas estariam perdidas…rsrsrsr
    Parabéns…
    Parabénssss…
    continue sempre assim Senhor vereador…
    Não dê ouvidos a maldade alheia e creia!
    A estupidez de alguns não deixam ver que o benefício serão para todos em especial para as Crianças…
    Creiam em Deus…
    A inveja não é do bem…
    PEIS, o dinheiro não vai sair do seu bolso…
    Deus também vai lhe ajudar se vc aceitar as melhorias alheias…
    Fiquem todos com DEUS!
    Messina vc é o cara!

  257. leila domingo, 12 maio 2013, 10:44 PM às 10:44 PM

    Boa noite, quero saber sobre as AAC que estão trabalhando por contrato por seis meses, após o término do contrato o que será de nós, já que o concurso a prefeitura diz que o concurso já caducou,

  258. Paula domingo, 12 maio 2013, 11:12 PM às 11:12 PM

    Caro Messina, me responda por favor, fugindo um pouco do assunto, Porque o PII de 22:30 recebe mais que o PEI de 22:30, tendo a mesma qualificação e carga horária. Podemos refletir quanto a isso? att

  259. alx domingo, 12 maio 2013, 11:34 PM às 11:34 PM

    muito obrigado, que Deus te ilumine.

  260. SOFIA PANACHEVSKY domingo, 12 maio 2013, 11:37 PM às 11:37 PM

    Você é PI e está com um salário de 3.600 .Eu sou PEI , Licenciada em Pedagogia com Habilitaçao para series iniciais e educaçao infantil . É justo ser 40hs com 25 crianças e ganhar 2.100 menos que DR ? Isso não é olhar para Educação . Olhar a educaçao é olhar como um todo . Olhar para uma parcela dos profissionais nao é buscar melhoria real para os problemas educacionais que vivemos .

  261. Sofia Panachevsky domingo, 12 maio 2013, 11:48 PM às 11:48 PM

    Por que o solicito vereador não usou este argumento do principio da isonomia para equiparar em seu projeto o salários de PEIs , PII e PI 40hs ? Entao este principio foi observado para uns e para outro ele nao pode ser usado ? É isso mesmo ?

    • Paulo Messina terça-feira, 27 agosto 2013, 11:39 AM às 11:39 AM

      Sofia, olha o post de 27/08!

  262. Barbara segunda-feira, 13 maio 2013, 12:30 AM às 12:30 AM

    Uma pergunta Paulo Messina, então quem não tiver o curso de formação de professores, não perderá a chance de ser enquadrado caso não tenha concluído o mesmo até o final de 2013? Pois eu não tenho mas começarei logo, e fiquei preocupada em ter prazo para concluí-lo. Abraços!

  263. thayna segunda-feira, 13 maio 2013, 12:42 AM às 12:42 AM

    BOA NOITE SR VEREADOR ! Sou pei, fui aac por quase 5 anos e entendo algumas divergências que estão acontecendo. Nenhuma ação humana é neutra, as lamentáveis trocas de farpas entre aac e pei tem motivos que vão muito além do seu projeto,são situações que acontecem nos bastidores , dentro das salas mesmo que neguem aqui … não se chateie com alguns comentários..acredite não é nada pessoal! Perceba as perguntas , os questionamentos… leia nas entrelinhas e nas mensagens subliminares que cada mensagem passa! tudo vai muito além ! e certamente o sr não tem tem a obrigação de fazer isso claro!, digo só pq entenderia muita coisa! ninguém esta certo ou errado , ninguém é culpado ou inocente …todos somos vitimas do mesmo processo confuso que foi o concurso de 2008, só que ainda não percebemos isso… estamos perdendo o foco que é a educação das CRIANÇAS PEQUENAS! e digo mais uma coisa, enquanto não nos juntarmo em prol DA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM TODO pode ser aprovado o projeto que for que logo depois precisará fazer um novo para resolver outros problemas e assim sucessivamente… Vamos pensar :pq será que nas comunidades pacificadas ainda existem muitas mortes e o trafico não acaba?!.. vemos isso nos jornais …….as pessoas precisam viver em paz para que a paz exista! nenhuma ação policial é capaz de fazer isso sozinha… assim também é em qualquer outra area ! as pessoas precisam estar conscientes , ter foco e compreender quais são os reais problemas….o aac precisa compreender que o pei é mais um p somar com ele e não é sua culpa a desvalorização da classe e não estamos para competir .. não podemos pautar nossas reivindicações ATACANDO O OUTRO pautemos em nossos méritos e na justiça basta.. o pei precisa compreender que o aac é de extrema importancia e foram eles quem levara m as creches ate a entrada dos peis e merecem todo o respeito e consideração por isso! o q não significa que o pei nao deva exercer o seu papel de regente de turma ou deva conviver com a hostilidade de muit
    os agentes que infelizmente resolveram descontar no pobre do pei suas frustrações e baixa estima profissional … o pei por sua vez pode humanamente acolher seus aacs entrando nessa luta , compreendendo suas angústias enfim parceria , espirito de equipe e nao de competição .O professor NAO é responsável pela parte suja do concurso e se ele não estava em sala quando chegaram os aacs é pq não os colocaram la … entao nao é sua culpa o aac ter ficado tantos anos fazendo o trabalho pedagogico ! É ISSO! união, amor e paz!!! foco pois existem muitos pequenos e um pais inteiro precisando de nós!!!!!!!!!!!! obrigada vereador e parabéns pelo trabalho ! Apenas seja delicado para não dar falsas interpretações de que está tomando partido de apenas uma categoria … lembre ~se :relações humanas… todos precisamos nos sentir acolhidos por quem colocamos no poder para nos representar .. independente de qualquer coisa.. seres humanos vereador!…mesmo que o pei ganhasse 10mil , mesmo assim precisaríamos sentir que somos também queridos e importantes !! fica a dica!!!! um abraço e força fé e paz pra ti!

  264. Sana segunda-feira, 13 maio 2013, 1:49 AM às 1:49 AM

    Boa Noite Messina, gostaria de saber que dia e mês esse enquadramento passará a vigorar a ganharmos R$1800,00?

  265. Juliana Lopes segunda-feira, 13 maio 2013, 10:48 AM às 10:48 AM

    Vereador, Bom dia! eu gostaria de mais um esclarecimento, pelo que tenho lido no post e nos comentários, o pei continuaria regente e nós também seríamos professores,( me corrija por favor se por acaso eu cometer algum equívoco), no entanto como ficaria a situação do cuidar, continuaria somente conosco ou seria indissociável? o motivo dessa pergunta é o seguinte, pelo menos na creche que eu trabalho a pei se recusa, a levar a criança ao banheiro, a compartilhar o almoço, enfim ela só fica sentada na cadeira, então após essa mudança, todas nós faríamos tudo, ou continuaria como está agora? Desde já agradeço o apoio, a dedicação e a atenção! Força!

  266. Sofia Panachevsky segunda-feira, 13 maio 2013, 11:19 AM às 11:19 AM

    A todos os colegas PEIs que tenho visto por aqui , quero dizer que é o momento de nos unirmos , e digamos todos juntos . NÃOOOOOOOOOOO. aS 40HS SEM VALORIZAÇÃO . Nenhum PEI consciente de seu valor , do valor de seus anos de estudos deve aceitar 40hs sem equiparação com os PI que recebem por 40hs 3.600 . DIGA NÃO AS 40HS DO SENHOR PAULO MESSINA , pois com as 40hs dele ganharemos menos que fazendo dupla a proposta é 2.100 para PEI 40hs , hoje com dupla tiramos 2.400 serão 300,00 a menos em nossos salários , portanto e hora de nos unirmos e lutarmos por respeito, valorização somos profissionais da educação , merecemos respeito . Lembrem -se a união faz a força , somos mais de 3.000 seres humanos , cidadãos brasileiros dignos de sermos respeitados . No japão a única pessoa para quem o imperador se curva é o professor e é por isso que ó pais é uma potência . E permaneçamos com as duplas até que nos seja apresentada uma proposta digna de ser ouvida , por que esta proposta é indigna . União , força e valorização . COLEGAS PEIs ESTA É A HORA DE NA CAMARA NO DIA DA VOTAÇÃO INICIAR UMA LUTA POR VALORIZAÇÃO . NAO ACEITE AS 40HS , TODOS SEM EXCEÇÃO DEVEM DIZER NÃO ESPALHE A TODOS OS PEIS QUE CONHECE , CHAME TODOS PARA ESTA LUTA . NOSSA LUTA NÃO É CONTRA NOSSOS COLEGAS DE TRABALHO AACS QUE MERECEM ESTE SALÁRIO PELO TRABALHO ÁRDUO QUE FAZ , MAS SIM PELA VALORIZAÇÃO DA NOSSA CATEGORIA : PROFESSORES DE EDUCAÇAO INFANTIL , QUE TAMBÉM É VITIMA DO SISTEMA . LUTEMOS CONTRA O SISTEMA , E NÃO UNS CONTRA OS OUTROS . TODOS NÓS SOMOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E MERECEMOS JUSTIÇA , E RESPEITO . URGENTE CHAME TODOS OS COLEGAS PARA A LUTA … 40HS NAO SEM VALORIZAÇÃO . PRECISO DO LINK DO GRUPO DE PEI , QUEM TEM ME PASSA POR FAVOR , CHEGA DE INJUSTIÇA ESTOU NESSA LUTA . VAMOS JUNTOS RUMO A VALORIZAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO .
    QUEM QUISER ME ADD NO FACE . SOFIA PANACHEVSKY.

  267. Luana Azevedo segunda-feira, 13 maio 2013, 1:03 PM às 1:03 PM

    Pois é! Se tivesse sido efetivada estaria super feliz agora porque tenho a formação de professor… Fazer o que né? Bola pra frente… Não adianta eu ficar lamentando… Parabéns pelo seu trabalho Paulo Messina! Realmente o senhor está fazendo a diferença neste governo! Abraços…

  268. Tatiana Salles segunda-feira, 13 maio 2013, 1:14 PM às 1:14 PM

    Paulo, Parabéns pela conquista! Tenho uma dúvida. No meu caso que sou AAc, tenho segundo grau mais não é normal, a prefeitura vai custear essa formação do curso normal? só depois de ter o nomal é que passarei a receber esse novo salário??

    desde já obrigada

  269. Aline da Silva segunda-feira, 13 maio 2013, 1:47 PM às 1:47 PM

    Boa tarde!
    Mais uma dúvida, as ACC terão direito ao planejamento? Como será? Passaremos a maior parte do tempo sozinhas em sala?

  270. Telma Andrade segunda-feira, 13 maio 2013, 2:28 PM às 2:28 PM

    Vereador Paulo Messina ,venho por meio desta dizer-lhe que me orgulho de tê-lo apoiado nas últimas eleições , que o senhor resgatou a minha crença na existência de bons políticos e tens minha total aprovação em seu trabalho desenvolvido junto á Educação e em especial a categoria de AAC. Por favor tire-me uma dúvida. Para estar inserido na adequação salarial dos AAC é necessário ter formação média na modalidade Normal. As pessoas que possuírem curso superior, como no meu caso ( sou formada em Letras), terão de passar por esta formação (médio -normal), para que sejam também incluídas no enquadramento?

  271. Katiucia segunda-feira, 13 maio 2013, 3:13 PM às 3:13 PM

    Senhor Vereador Paulo Messina gostaria de saber quando será a reunião na 9° CRE? Desde já agradeço.

  272. Francisco de Assis Mendes segunda-feira, 13 maio 2013, 3:43 PM às 3:43 PM

    Prezado Vereador ,
    Muito obrigado por lutar por nossa categoria, Tenho uma duvida, e acredito eu vários colegas AAC, tem esta mesma dúvida, em relação a formação , quem for qualificado, a SME irá facilitar esta formação ou será por nossa conta; e outra duvida assim como vários AAC tem formação superior na área de educação (licenciatura)porem não na área de educação infantil, esta formação conta como algum fator positivo para quem é formado,
    Desde já fico grato e aguardo um retorno

  273. heloise marinho segunda-feira, 13 maio 2013, 3:55 PM às 3:55 PM

    Estou espantada com tanto egoismo da parte de alguns !Sou educadora com nível médio normal e estou cursando o terceiro período de Pedagogia na PUC através de uma bolsa de estudo por meu mérito e a cinco anos que estou na função de AACC , já regi turma sozinha durante três anos . Quando chegaram as professoras na creche , continuamos a fazer o nosso trabalho juntas . Sempre acreditei nestas mudanças para a EI . Vejo reclamações descabíveis já que os professores de 22:30 ,vão ganhar de queda uma matricula sem passar em outra prova , acho muito justo , pois vejo a Pi que trabalha comigo ficar em sala o dia todo sem ter direito a incorporação dessas horas trabalhadas foi ótimo para as nossas colegas . Acho que dentro de uma sala somos todas iguais, e na prática pedagógica somos todos Educadores . Acho que devemos sim sempre procurar nos aprofundar no conhecimento para darmos uma EDUCAÇÃO de valor para nossas crianças , elas são o centro de nossos estudos e pesquisas . Não vamos perder tempo , vamos comemorar essa grande conquista ! Paulo Messina quero lhe agradecer pela sua dedicação infelizmente é impossível agradar a todos , mas fica aqui a nossa gratidão .

  274. Auxiliar de Creche Indignada com tanta falta de amor ao próximo segunda-feira, 13 maio 2013, 4:17 PM às 4:17 PM

    Parabéns ao Maicon Teixeira e Márcia Carvalho por seus lindos comentários.Isso mostra o que é ter dignidade, se colocar no lugar do outro e amor ao próximo!!! Ps:Márcia Nunes e equipe,Paulo Messina estamos juntos!!!

  275. Ana Carla segunda-feira, 13 maio 2013, 4:35 PM às 4:35 PM

    Só tenho agradecer ao Vereador pela valorização do nosso cargo, e fico muito espantada como que isso incomoda alguns PEIs, levando em consideração que muitos dos AAC tem formação de professores e formados em pedagogia, como uma classe trabalhadora que rala pra caramba, merecemos sim, e digo mais, muitas AACs não deixam a desejar e estão dando banho em muitas PEIs, pois não é um concurso de nível fundamental que nos desqualificará….. A realidade das crianças acaba que nos envolvendo, em muitas ou talvez na maioria das comunidades existem crianças muito carentes, mas não digo somente de condições financeiras mas sim de carinhos, e corta o coração vc saber da vida de cada uma delas e não interferir pra um melhor conforto pelo menos pelo tempo que elas passam nos EDIs e creches. Sei que não é de atribuição nossa velar pelo que acontece em suas casas, mas chamo isso de ter humanidade. Vejo umas dúvidas que não diz respeito a muitos, fácil é vc se colocar em posição “superior” e achar que as demais classes são inferiores. Tenho uma PEI na minha classe, e tenho o prazer de dividir meus conhecimentos e experiências com ela, e não é convencimento, mas acho que as trocas que tive ao longo dessa minha jornada de Recreadora e agora de AAC me dá bagagem pra isso, e não é uma prova de nível fundamental que irá nos desvalorizar como já disse, nossa prova foi uma falha de gestões anteriores na prefeitura, e está sendo corrigida agora pelo que vejo, e muito justo. A questão colocada por uma PEI nos comentários chatos, foi o nível da prova, mas é fácil quando se trabalha 22:30h, achar que por conta de uma prova a nível médio ou superior que seja, desqualifica uma jornada de 40h, estamos há 1 ano trabalhando 30h, mas desde a convocação em 2008 trabalhamos 40h com um salário indigno, e isso a PEI não reconhece pq desde então ela não lembra pois não teve que passar por isso. Trabalhe 40h por um salário mínimo, então saberá o que é merecer esse presente!!!! Obrigada Paulo Messina de coração!!!!!

  276. Ana Cristina Araujo segunda-feira, 13 maio 2013, 4:44 PM às 4:44 PM

    Boa tarde!!! vereador Paulo Messina
    Fiquei hiper feliz pela classe das AAC, foi um grande passo, fico feliz pelas minhas companheiras de trabalho. Sr. Paulo eu sou contratada da firma Masan trabalho em uma creche municipal a + de 5 anos, Faço curso de pedagogia estou no 6°p só esperando uma oportunidade “um novo concurso” fiz o concurso em 2007 mais não consegui a pontuação por 1 questão que “tristeza”. Sei dos seus esforços para melhorar a educação infantil, gostaria de saber se tem alguma noticias sobre as “Auxiliares de agente educador” assim como eu contrada de firma, continuará ou irá acabar, tem alguma possibilidade de aumento no salario, Ganhamos o salario de Seiscentos e pouco + vale refeição de R$6,00 por dia e nossas obrigações são iguais das AAc, Não quero fazer comparações, mas gostaria que vc comentasse alguma coisa. E parabéns pela vitória. Um abraço.

  277. vera lucia oliveira segunda-feira, 13 maio 2013, 5:19 PM às 5:19 PM

    vereador por que no seu projeto não lutou para ser aumentado o piso basico das peis muitas votaram em voce e em um momento em seu blog foi postado que os 2 cargos iam ser beneficiado?

  278. rosangela segunda-feira, 13 maio 2013, 5:46 PM às 5:46 PM

    parabéns muito obrigada que Deus te abençoe

  279. Eliane segunda-feira, 13 maio 2013, 6:01 PM às 6:01 PM

    Sr Messina
    Sou PEI e considero louvável a sua preocupação com as AAC. Mas, se entendi corretamente a sua proposta, mudará o cenário em turma.
    Atualmente trabalhamos assim: uma PEI e uma AAC, por turno, mais uma AAC intermediária = 5 funcionárias ao longo da jornada/dia.
    Com a sua proposta trabalharemos, em uma turma de 25 crianças, de Maternal: uma professora no 1º turno, uma professora no 2º turno e, uma professora no horário intermediário = 3 funcionárias.
    Pergunto: onde está o benefício e para quem? A carga de trabalho será maior? Com quem dividiremos (faço o trabalho da AAC, junto com ela).
    Gostaria que o senhor me esclarecesse todas as facetas desse projeto e quando acontecerão as reuniões, por CRE.
    Obrigada.

  280. Priscila Vemieiro segunda-feira, 13 maio 2013, 6:21 PM às 6:21 PM

    Paulo,estão dizendo que tem que ter o estagio probatório para ter o aumento…é verdade isso ou é só boato????

  281. Rolbélia Barcellos segunda-feira, 13 maio 2013, 6:38 PM às 6:38 PM

    Vereador, é maravilhoso poder ver que o seu trabalho é verdadeiro e honesto.É um trabalho que não fica só nas palavras, um trabalho que não é para poucos, mais muitos.Pela primeira vez posso orgulhar do meu voto.Parabéns, que Deus renove as suas forças a cada dia e abençoe a sua vida e de sua família.

  282. Cris Salles segunda-feira, 13 maio 2013, 6:39 PM às 6:39 PM

    amigo por favor de uma olhada no twitter. duvidapessoal.obrigada por tudo bjs.

  283. Professora Vívian segunda-feira, 13 maio 2013, 7:37 PM às 7:37 PM

    O correto seria o sálario de 40horas ser no valor de R$ 2.039,08. e não R$ 1.800,00, pois o salário base do profº 22:30 h é de R$1.147,10.No mais concordo em gênero, número e grau

  284. Amiga segunda-feira, 13 maio 2013, 8:01 PM às 8:01 PM

    Realmente é vergonhoso a reação desse grupo …. Pessoas tão bem instruídas que fizeram provas difíceis provas práticas etc e tal … Será que é porque sabem que mesmo sem tantos méritos,provas e tudo mais, nós AAC´S regemos uma turma tão bem ou melhor que elas .?… Fico em dúvida …

  285. Vania segunda-feira, 13 maio 2013, 8:15 PM às 8:15 PM

    Vereador, em primeiro lugar parabéns por exercer tão bem seu mandato! Gostaria de saber como ficam as ACCs contratadas? Existe alguma chance de sermos efetivadas? Por favor ,ainda não li nada sobre o nosso caso!! Precisamos de ajuda também

  286. Mayara segunda-feira, 13 maio 2013, 9:08 PM às 9:08 PM

    Em primeiro lugar quero deixar claro que as agentes merecem sim esse enquadramento e que eu apoio toda luta delas e do senhor em relação aos erros cometidos na administração do Rio de Janeiro.
    Sou PEI e minhas agentes são maravilhosas, na minha sala não há distinção, somos todas profissionais da educação.
    O que vejo desde o dia que entrei para o município em 2011 na maioria dos EDIs, é que existe uma forte resistência das AAC em relação as PEIs por conta de uma “promessa” que a senhora secretária de educação fez e não cumpriu e ainda fez as diretoras assinarem um documento dizendo que as AACs não faziam trabalho pedagógico,isso causou revoltas,claro, e as PEIs chegaram no EDI para “tomar” o lugar das AAC.
    Toda essa briga política vem fazendo com que as duas categorias se desentendam ao invés de se unirem.
    As agentes magoadas com a postura da secretaria de educação descontam nas PEIs que por sua vez tentam se defender, e com tudo isso quem sai perdendo são as crianças. Infelizmente o teor dos insultos e brigas da maioria desses comentários é por causa disso e no final das contas, além é claro do salário, a maior preocupação dos que não sabem trabalhar em equipe é saber quem é que vai mandar mais na sala: AAC ou PEI?
    Isso não importa, o que realmente me preocupa é saber se as agentes vão ser enquadradas no salário ou também nas atribuições( dividindo a parte de relatório, planejamento e etc que é atribuído a PEI)?

    Vamos ver se eu entendi:
    Nada muda na sala de aula? PEI é PEI e AAC é AAC?
    O que muda é a questão do enquadramento, visto que é obrigatório a formação adequada e a remuneração de acordo com essa formação?
    Neste caso as atribuições continuarão as mesmas?

  287. solange segunda-feira, 13 maio 2013, 9:12 PM às 9:12 PM

    Vereador este projeto sendo aprovado como fica as futuras aposentadorias dos aacs aposentam como aacs(salarios 700,00)?ou com salários de reconhecimento?obrigado pelo o esclarecimento.

  288. Michelle Pereira Lima Magalhães segunda-feira, 13 maio 2013, 9:25 PM às 9:25 PM

    Parabéns Paulo Messina,e que Deus esteja iluminando sempre seu caminho,mas tenho uma pequena dúvida,os AACS,serão 40 horas,cumprindo 6 horas em sala e 2 horas planejando ,é isso? Desde já agradeço !

  289. Priscilla segunda-feira, 13 maio 2013, 9:43 PM às 9:43 PM

    Gostaria de saber acerca da equiparação salarial dos PIIs 40 hs, se há alguma proposta por parte do vereador.

  290. CECILIA segunda-feira, 13 maio 2013, 9:45 PM às 9:45 PM

    Ola! Gostaria de saber se os Peis que tem nível superior poderão ser enquadrados deixando de ser Pei e atuar diretamente como PI, dando aula da disciplina pela qual são fomados.Abraços

  291. patricia segunda-feira, 13 maio 2013, 9:48 PM às 9:48 PM

    boa noite , numa outra declaração o senhor disse que a prefeitura iria convocar todos novamente mesmo os que não aceitaram o contrato ,isso procede? ou a efetivação só é pra quem está como contratada? desde já agradeço!!

  292. Fernanda Almeida segunda-feira, 13 maio 2013, 9:49 PM às 9:49 PM

    Boa noite Vereador! Fui AAC e hoje sou PEI com duas matrículas. Tenho muitas amigas AAC e fico imensamente feliz pela valorização da categoria. Justo e merecida! Agora uma pergunta. E as recreadoras tercerizadas? Continuarão nas creches? Haverá um aumento salarial para elas? Sei que não cabe diretamente ao senhor resolver essas questões, uma vez que elas não são funcionárias públicas, porém, na creche onde trabalho há recreadoras maravilhosas e capacitadas e seria muito justo que alguém vestisse a camisa delas tbm!!! Pense com carinho nessas meninas que estão nas creches muito antes das creches pertencerem a SME!!

  293. Luciana segunda-feira, 13 maio 2013, 9:50 PM às 9:50 PM

    Gostaria de saber quanto será o vencimento de PEI 40h, sem contar com bônus cultura e auxílio transporte.

  294. Luana M. A. Pimentel segunda-feira, 13 maio 2013, 10:04 PM às 10:04 PM

    Em primeiro lugar, devo agradecer a Deus por colocar ao mundo pessoas como o ilustre vereador Paulo Messina e os amigos AACs atuantes no objetivo de melhorar as nossas condições de trabalho. Trabalho como AAC desde 2008.Tenho nível médio na modalidade normal. Trabalhei com a carga horária 40h e sem sodexo. A caminhada não foi fácil, mas com muita luta e fé em Deus a classe venceu quase todos os empecilhos que se sobrepuseram a nossa caminhada! Estou muito feliz por ter a certeza que utilizei o meu voto de forma consciente, que depositei a minha confiança em quem de fato provou que a merece. Fico perplexa em ler que há professores desmerecendo a nossa classe. Aos mesquinhos e invejosos saibam que as creches funcionavam sem os PEIs, mas em contrapartida, vocês não seguram o rojão sem a colaboração dos ACCs. A professora Luciana Gomes deveria pôr a mão na consciência, pois a mesma foi tutora de algumas colegas minhas de trabalho. Deveria ser a 1ª a manifestar felicidade em poder ver o sucesso das suas ex-alunas do Pró-infantil. Os AACs não ganharam mais que os PEIs. O PEI tem como carga horária 22:30h, enquanto os AAcs voltarão a carga de 40h semanais. Outra coisa a pontuar também, o concurso PEI exigia a escolaridade mínima de NÍVEL MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL. Quanto a prova discursiva e prática há de se observar que na minha concepção é bastante justa. Tendo em vista é a intenção é colocar ao serviço público profissionais eficientes e com a capacidade mínima para desenvolver suas atribuições. O edital de AAC foi de 2007 e atualmente encontra-se defasado em virtude das leis que agora vigoram. A nossa vitória é muito merecida, sim! E aos colegas da educação que se demonstram insatisfeitos, como conselhos lhes digo: levantem se das cadeiras da acomodação, parem de lançar palavras com o intuito de desmerecer os AACs e se despir do preconceito e da mesquinharia lhes farão muito bem. Lutem por seus direitos! O sol nasce para todos! E muito obrigada aos colegas da Educação que se mostraram felizes com mais esse êxito da nossa tão sofrida categoria, juntos somos fortes!

  295. Tatiana Oliveira segunda-feira, 13 maio 2013, 10:43 PM às 10:43 PM

    Boa noite! Fiz o concurso para AAC em 2007 e fui contratada a 1 mês. A possibilidade de ser efetivada realmente existe? Como devo proceder? Se puder me orientar agradeço desde já.

  296. Tissiana segunda-feira, 13 maio 2013, 11:57 PM às 11:57 PM

    Sr Vereador, Deus te abençoe e ilumine sempre mais para que possa continuar, com seu árduo trabalho, ajudar não só a nós AAC como a toda Educação do nosso RJ, incluindo as PEIs que tanto o criticam, aos Agentes Educadores, Merendeiras e demais cargos que se dedicam a essa difícil tarefa em nossa sociedade. Parabéns!!!

  297. Vivian terça-feira, 14 maio 2013, 12:01 AM às 12:01 AM

    (…) “Alteração da Lei dos Professores de Educação Infantil, mudando a carga horária para 40 horas. Para quem tem dupla regência, maravilha, poderá mudar.”(…)
    Te admiro muito. E o parabenizo por mais essa conquista a favor dos profissionais de educação. Mas, partindo da citação acima sobre os PEIs de 22:30 com DR passarem para 40h, excelente ideia…. mas então lhe peço para q isso se cumpra tb com os PII de 22:30 q fazem DR, q possamos ter o mesmo direito para a escolha de transferirmos para a40h. Grata em nome de muitos profs com o msmo desejo.

  298. Daniela terça-feira, 14 maio 2013, 12:23 AM às 12:23 AM

    Boa Noite! Quando o projeto deve ser votado? Qual o prazo para a lei vigorar? Parabéns Vereador!!!!!!!

  299. ALINE terça-feira, 14 maio 2013, 12:44 AM às 12:44 AM

    MESSINA GOSTARIA DE SABER SE CONTINUAREMOS SENDO CHAMADAS DE AUXILIARES? E SE NÂO QUAL SERIA O NOME DADO A ESTE CARGO? DESDE JÁ TE AGRADEÇO POR SEU IMENSO ESFORÇO.

  300. Juracy Mourilhe de Oliveira terça-feira, 14 maio 2013, 12:45 AM às 12:45 AM

    Boa Noite, Vereador Messina.

    Gostaria de saber o q acontecerá comigo (uma AAC’S) q tem Licenciatura Plena em Ciências Biológicas(Nível Superior) e PÓSGRADUADA em Gestão Ambiental com Complementação Pedagógica. Receberei R$1800,00??? Ou terei q fazer o Curso de Formação de Professor? No momento tb,estou dando aula de reforço a nivel do 4º e 5º Ano no Município.

  301. Márcia terça-feira, 14 maio 2013, 2:15 AM às 2:15 AM

    thayna, parabéns! vc disse tudo e até mais um pouco! Parceria em prol dos pequeninos. Temos que somar e não dividir. Se um ganha e trabalha satisfeito, com certeza terá forças para ajudar o outro na luta por melhorias também. Estamos juntos em sala com crianças que precisam de nosso carinho e atenção e não podemos nos perder nisso.

  302. Cléa Céspedes terça-feira, 14 maio 2013, 8:21 AM às 8:21 AM

    Vereador, obrigada por toda a dedicação com a Educação Infantil que o Sr. está dando. Mas uma dúvida, gostaria de saber se essa modificação será feita ainda esse ano? Um abraço, Edclea

  303. monica gabriel terça-feira, 14 maio 2013, 8:34 AM às 8:34 AM

    Messina, agradeço a DEUs por sua vida, por lutar a nosso favor com tanta coragem e competência . Me tire uma dúvida. Nós AACs vamos então continuar 40 horas, sendo q 2 horas por dia sem criança , é isso? Não sei se não entendi bem, mas no texto não diz se mudaremos de nomenclatura. Poderia me esclarecer? Estou percebendo q algumas pessoas estão criticando em vez de lutar pelos seus direitos, sua classe. Não se perturbe com isso, é para te desnortear. Vc é iluminado e o único que desde o início apostou nesta mudança onde a educação infantil de qualidade é o foco principal. Espero retorno. Obrigada por tudo.

  304. Tatidagema (@tatidagema) terça-feira, 14 maio 2013, 9:50 AM às 9:50 AM

    Bom dia Vereador,minha dúvida é a seguinte: Pei 22h30 passará ,se quiser,para Pei 40h,certo? Isso se aplicará aos PII de 22h30?Me desculpe se a pergunta já foi feita,mas procurei e não achei,pois são muitos comentários.Grata querido Vereador!!!!

  305. jaherziany maia terça-feira, 14 maio 2013, 10:55 AM às 10:55 AM

    vereador, obrigado por tudo, o senhor é um representante digno de todas as AUXILIARES DE CRECHE, só uma dúvida: esse aumento salarial, é so para 2014 ou é mais imediato?

  306. Ana Cordeiro terça-feira, 14 maio 2013, 10:56 AM às 10:56 AM

    Bom dia vereador!Sei que vai me responder, como sempre …então surgiu uma dúvida: O projeto que o senhor criou e o enquadramento, de acordo com a LEI FEDERAL, de nossas colegas AACS, só poderá vigorá, após a chamada das colegas concursadas do último concurso para PEI, correto?Pois o banco de espera pela tão sonhada nomeação está lotado.Eu sou uma dessas pessoas aguardando, pois participei deste ultimo concurso de 22:5 h .As colegas estão unidas em um grupo na rede social, e tem twittado com a nossa secretária de educação, onde a mesma tem nos mandado aguardar as novas convocações e já com pretensões de zerarem o banco de peis.Acredito que nossa secretária, não iria nos dar falsas esperanças, mas com toda essa mudança na educação infantil, eu e minhas colegas tememos que não sejamos chamadas.O concurso tem duração de 6 meses e já vai inspirar em julho, caso não prorrogue.O que o senhor pode me falar ou ajudar?Como pode nos acalmar, para então eu tentar acalmar as meninas que estão com seus corações apertados…lembrando que nosso concurso não foi fácil! As provas foram super difíceis e cada etapa que passamos, era comemorado com louvor…estamos sem durmir direito desde setembro, qd foi a primeira etapa dessa via cruces, e dai em diante, nunca mais relaxamos…entramos tds os dias na net, no D.O com esperança de novas chamadas, por isso estou lhe perguntando se toda essa mudança prejudicaria a nossa tão sonhada chamada e nomeação?????Sou agente educador, com formação até em pos graduação e esta seria minha primeira matrícula como professora…o senhor não imagina como sonho com esta matrícula, visto que minha função como agente educ, está em decadência! Estudei, me formei e tenho lutado por uma única matrícula, e gostaria de ser chamada!Por favor me responda e acalme os nossos corações!Fique na paz!!!!!

  307. Helen terça-feira, 14 maio 2013, 11:06 AM às 11:06 AM

    Quando será marcada as reuniões????

  308. day terça-feira, 14 maio 2013, 3:33 PM às 3:33 PM

    Paulo Messina sou acc e agradeço muito pelo seu empenho na nossa valorização. Mas tenho um duvida, nossa nomenclatura vai mudar ou não?

  309. ADEMIR SOARES POUBEL terça-feira, 14 maio 2013, 3:53 PM às 3:53 PM

    Primeiramente quero parabenizar o sr. pelo grande trabalho que vem fazendo como vereador, segundo agradecer pelas conquistas em prol das auxiliares de creches a qual a minha esposa faz parte,sou funcionário da GM-RIO e o nosso enquadramento estar por vir( não sei quando )com essas melhorias na nossas vidas, a qualidade de vida da minha familia ,vai melhorar bastante, se o sr. puder lutar pela nossa classe também nós agradeceriamos muito,muito obrigado e fique com DEUS.

  310. Marcia Rosa terça-feira, 14 maio 2013, 4:46 PM às 4:46 PM

    Primeiramente , muito obrigada pelo apoio e dedicação . Sou AAC , porém tenho formação de professor (normal + adiciona ) e graduada em pedagogia . Gostaria de saber se poderei ser enquadrada de acordo com a escolaridade ? Grata pela atenção e mais uma vez meu muito obrigada !

  311. Marco Aurélio terça-feira, 14 maio 2013, 5:22 PM às 5:22 PM

    Messina, parabéns por este avanço para educação infantil, sou AAC , tendo aprovação desta lei, teria que fazer o normal, mas como se já tenho ensino médio, teria que procurar uma instituição privada ou a prefeitura tem algum projeto como o proinfantil?

  312. Deise terça-feira, 14 maio 2013, 6:15 PM às 6:15 PM

    Quero tão somente agradecer a dedicação de todos por mais esse passo nas nossas lutas, principalmente ao Messina por toda dedicação a Educação no Rio de Janeiro.

  313. Bianca terça-feira, 14 maio 2013, 6:56 PM às 6:56 PM

    Boa Noite, Sr. Vereador!

    Entendo que o cálculo p o salário de R$ 2100,00 (40 hs) tenha sido baseado em horas, contudo, o vlr está abaixo do vlr pg através da DR. Logo, as PEIS sairão prejudicadas… Ou seja, trabalharemos as mesmas horas e ganharemos menos. Contraditório, não?

    Ainda assim, vejo pontos positivos, mas o salário deveria ser no mínimo igual ao vlr pg na DR.

  314. AAC terça-feira, 14 maio 2013, 7:31 PM às 7:31 PM

    Parabéns professor Maicon Teixeira.Lutamos muito pelo nosso reconhecimento.Nada foi de graça.Muitos fizeram o Proinfantil .Não tivemos férias de Julho e interrompemos as de Janeiro.Estudávamos aos Sábados,e alguns dias estudávamos à noite depois de 8 horas na creche.Fizemos paralizações,reuniões e passeatas.Tomamos várias faltas na creche.Participamos Inclusive de reuniões e passeatas dos professores.Por fim acreditamos no Messina e o apoiamos,sim.O ideal seria que todos estivessemos unidos,porque a verdadeira união consegue tudo.Um abraço e meus respeitos.A Educação agradece!

  315. Morena terça-feira, 14 maio 2013, 8:07 PM às 8:07 PM

    Boa noite Paulo Messina,funcionários terceirizados serão promovidos ou terão aumento de salário alguma notícia,é um cargo que também merece valor e atenção pois são considerados como quebra galho,resto dos restos etc…,muitos têm formação de professor,faculdade de Pedagogia,anos trabalhando em creches e não são reconhecidos. Precisamos de resposta.

  316. Morena terça-feira, 14 maio 2013, 8:15 PM às 8:15 PM

    Se for pra valorizar a educação promova também os terceirizados que tem o normal e faculdade de Pedagogia,eles tem experiencia e já trabalham na função,são pessoas que precisam ser valorizados.

  317. denise guiarde terça-feira, 14 maio 2013, 8:35 PM às 8:35 PM

    vou entrar no ministerio publico contra essa decisão,pois esse projeto obriga o professor de 22:30 trabalhar 40horas.e convoco todas as peis denunciarem esse projete ao ministerio pubblico ligando para o 127.queremos que as auxiliares recebam a qualificação sim!já fui uma delas e tambem fui recreadora que foi a classe mais massacrada nessa historia .vi meninas da ong perde o espaço na creche para entrar pessoas concursadas que não gostava nem de crianças ,o que eu não acho justo é o direito de não continuar na carga horária que prestou o concurso,pois assim minha colegas auxiliares que escolheram fazer um concurso de carga harária de 40 horas vai ganhar mais do que eu que ralei muito para passar em um concurso muito concorrido de carga horária de 22;30.vereador muitos estão nessa carca ho´raria porque precisam.hoje voce é acc,mas acredite amanhã as peis serão a maioria reze para não precisar da gente!descupe,mas com as peis voce esta sendo canalha!

  318. Amanda terça-feira, 14 maio 2013, 8:35 PM às 8:35 PM

    Falar que limpar meleca é lúdico realmente só pode ser brincadeira, mas para quem não está em sala de aula é fácil escrever certas coisas. Concordo que as AAC’s merecem ganhar um salário melhor, digno, e que seu trabalho seja valorizado. Quanto ao aumento também acho justo, porém o concurso para PEI saiu para todos. Tem muitas auxiliares que têm curso normal e até Pedagogia, poderiam fazer o concurso para professor e passar.Acho uma forma legal é estudar e passar para ser professor, porque quando elas fizeram a prova sabiam de seu salário e suas atribuições. Para não haver frustração, o melhor é se esforçar e passar na prova de Professor, e não ficar chamando o professor de invejoso como muitas estão. Acredito que os papéis de invejoso e invejado podem estar sendo invertidos.

  319. Vanice Klemer terça-feira, 14 maio 2013, 9:27 PM às 9:27 PM

    Boa noite Paulo Messina. Faço a argumentação porque em tópicos anteriores, o questionamento não foi respondido. Então, desculpe-me a insistência, mas a resposta seria importantíssima para decisões imediatas : preciso saber se um AAC que já possui licenciatura em determinada matéria, poderia ao invés de fazer o curso normal, fazer uma pós em educação infantil? Obrigada vereador e parabéns por sua honestidade.
    ps.: como ficar sabendo das reuniões nas CRE’s?

  320. Marcelle terça-feira, 14 maio 2013, 9:33 PM às 9:33 PM

    Vereador Messina,

    Primeiro lugar, como servidora da educação infantil do Rio de Janeiro, quero agradecer pelos seus grandes serviços prestados aos cidadãos deste Estado.
    Estou como ACC e formada em educação física com licenciatura plena,logo poderia atuar com educação física na educação infantil.Gostaria de saber se, mesmo assim, precisarei fazer algum curso técnico de normalista, já que a lei 10.172 exige formação MÍNIMA em ensino médio técnico e não que só pode ser ensino médio técnico.

    Forte abraço e desde já gratíssima por tudo.

  321. Priscila Vemieiro terça-feira, 14 maio 2013, 9:41 PM às 9:41 PM

    ????

  322. Joelma de Freitas Linck terça-feira, 14 maio 2013, 9:45 PM às 9:45 PM

    Boa noite senhor vereador, trabalho em creche há quatorze anos e sou concursada há cinco ano. Estou muito feliz em saber que a nossa categoria esta sendo valorizada. Em nome de todos os funcionários da creche onde trabalho venho por meio desta agradecer o apoio e dedicaçäo. Por favor peço que. Nos mantenha informado sobre todas as novidades.

  323. Tatiane terça-feira, 14 maio 2013, 9:51 PM às 9:51 PM

    Olá amigo Messina, boa noite. Sou AAC, graduada em Bacharel de Adm. de Empresas, mas já me informei que posso fazer uma pós-graduação em Educação Infantil, almejo saber se esta pós servirá para o enquadramento ou não? Obrigada. Tatiane.

  324. Juracy Mourilhe de Oliveira quarta-feira, 15 maio 2013, 6:46 AM às 6:46 AM

    “Pessoal, muitas dúvidas sobre quem não tem a formação de médio normal. Quem não tiver, vai ter que fazer. Vai ser dado um prazo correspondente aos anos que faltam. Enquanto isso, permanece a situação como está para estes AACs. Pedagogia é igualmente aceito. Licenciatura, por exemplo, professor de matemática, não dá especialização necessária para trabalhar com crianças de 0 a 5 anos, portanto será necessária ainda uma especialização.”

    Bom Dia Vereador.

    Qual será o prazo para aqueles que não tem a formação de médio normal? Minha posse foi dia 18 de outubro de 2011. No seu texto, diz: ” ou seja o prazo é este ano, 2013.”

    Se houve erro, porque teremos que pagar pelo curso de formação de professores?

    Agradeço a sua atenção desde já, aguardando o retorno, em breve

    Abraços.

  325. katy martins quarta-feira, 15 maio 2013, 10:45 AM às 10:45 AM

    Bom dia! Gostaria de saber se tem acontecimentos para o cargo de merendeira, porque cada vez mais ficamos doente, trabalhamos 8 horas diárias, nos readaptamos e fiCamos quase inválidas com tantas doenças!
    Gostaria de plano de carreira!

  326. renata helena sangenil quarta-feira, 15 maio 2013, 1:07 PM às 1:07 PM

    prezado vereador fui convocada para assinar contrato e não fui porque já trabalhava e não tinha nada garantido ia perder muito. Chamaram pessoas na ordem de classificação e falta pouco pra minha colocação. Gostaria de saber quem tá vai ser contratado ou vão continuar chamando na ordem do concurso?

  327. David quarta-feira, 15 maio 2013, 3:22 PM às 3:22 PM

    Parabéns, Paulo Messina, pelo seu trabalho! Gostaria de saber se os AACs com a devida formação levarão o novo salário para a aposentadoria?
    Ficaria muito grato se respondesse, pois essa é a duvida de muitos(as) colegas.
    Um abraço e tudo de bom, continue lutando pela educação!

  328. ELIZA LOMBARDI quarta-feira, 15 maio 2013, 7:44 PM às 7:44 PM

    Messina, boa noite.
    Entendi a sua visão de valorização do magistério, passando primeiro pela Educação Infantil, resolvendo primeiramente a situação salarial e profissional indigna pela qual os AACs têm passado por todos esses anos e na verdade, como PEI, como cidadã, me conforta saber que alguém luta pela educação de nosso município. Li a mensagens postadas anteriormente pelos meus colegas de profissão e me restou algumas dúvidas: O enquadramento proposto aos AAC, saindo do nível fundamental ao médio, com um justo reajuste salarial, abre precedente para que nós que fizemos concurso para nível médio também queiramos um reajuste equivalente ao PI, que tem nível superior, cuja faixa salarial para 40h gira em torno de R$3.597,00 e não R$ 2.100,00 . Nessa perspectiva, gostaria de saber sua posição:

    Nós Peis, que temos nível superior, numa jornada de 40h como vc propõe, Ganharemos salário equivalente ao PI?

    seu objetivo seria o de nivelar todo os professores do município com nível superior com o mesmo salário? Isso seria justo pelo ponto de vista da valorização do magistério, concorda? Com o precedente aberto, você acha que isso realmente seria possível?

  329. Rita de Cássia Santos Alonso quarta-feira, 15 maio 2013, 9:55 PM às 9:55 PM

    Olá!

    Paulo Messima

    Adorei o contexto referindo à educação infantil e os profissionais que atuam na área os PEIS e os auxiliares de creches.

    Tirando as dúvidas:
    Fui contratada pela prefeitura do Rio de Janeiro, atuando na creche Espaço de Desenvolvimento Infantil situado no bairro Cidade de Deus. (JPA)

    Porque ser contratada pela CLT?
    E não ser como, funcionária pública, com a formação de normal e pedagógia.

    Preciso do seu apoio, Paulo Messima

    Abraços
    Rita de Cássia Santos Alonso

    Matrícula N°: 29289437-6

  330. Vanessa quarta-feira, 15 maio 2013, 10:09 PM às 10:09 PM

    Messina estou muito confiante em seu projeto e feliz por saber que tem alguém nesse país que realmente se preocupa com a qualidade do nosso ensino, pois acredito que a educação infantil tem como objetivo principal o desenvolvimento intelectual e moral. Assim, há uma necessidade maior com o pleno desenvolvimento destas crianças, deixando um pouco apenas a questão do assistencialismo. Hoje a instituição de ensino seja ela pública ou privada precisa se adequar aos moldes cada vez mais exigentes, tendo como princípio a educação infantil como base para uma educação de qualidade. Agradeço por tudo o que tem feito até agora pelos AACs. Agora, uma pergunta que não quer calar: seremos tratados como professores? Há esta possibilidade de enquadramento, como ocorreu em São Paulo? Aguardo resposta. Obrigada.

  331. Juracy quarta-feira, 15 maio 2013, 10:33 PM às 10:33 PM

    Boa Noite Vereador Messina.

    Dirijo me a V.Ex para solicitar esclarecimentos sobre LICENCIATURA PLENA, NÍVEL SUPERIOR, se tem que fazer o ensino médio normal. Sou formada em Ciências Biológicas e tenho Licenciatura Plena, para que eu seja enquadrada no plano de carreira, de acordo que despõe o seu projeto para as AAC’S.

    Já foi votado ou se ainda está para ser enviado para a Câmara e ao Prefeito?

    Desde já agradeço a atenção despensada.

  332. patricia quarta-feira, 15 maio 2013, 11:22 PM às 11:22 PM

    Parabéns pela sua luta à favor das aacs ,gostaria de saber se o salário de R$1.800 é o salário base e se teremos tbm o vale cultura assim com os professores.

    Obrigada pela atenção e conte sempre comigo e com a minha família,políticos assim é que fazem a diferença .

  333. Ana Cordeiro quinta-feira, 16 maio 2013, 10:56 AM às 10:56 AM

    Bom dia vereador!Sei que vai me responder, como sempre …então surgiu uma dúvida: O projeto que o senhor criou e o enquadramento, de acordo com a LEI FEDERAL, de nossas colegas AACS, só poderá vigorá, após a chamada das colegas concursadas do último concurso para PEI, correto?Pois o banco de espera pela tão sonhada nomeação está lotado.Eu sou uma dessas pessoas aguardando, pois participei deste ultimo concurso de 22:5 h .As colegas estão unidas em um grupo na rede social, e tem twittado com a nossa secretária de educação, onde a mesma tem nos mandado aguardar as novas convocações e já com pretensões de zerarem o banco de peis.Acredito que nossa secretária, não iria nos dar falsas esperanças, mas com toda essa mudança na educação infantil, eu e minhas colegas tememos que não sejamos chamadas.O concurso tem duração de 6 meses e já vai inspirar em julho, caso não prorrogue.O que o senhor pode me falar ou ajudar?Como pode nos acalmar, para então eu tentar acalmar as meninas que estão com seus corações apertados…lembrando que nosso concurso não foi fácil! As provas foram super difíceis e cada etapa que passamos, era comemorado com louvor…estamos sem durmir direito desde setembro, qd foi a primeira etapa dessa via cruces, e dai em diante, nunca mais relaxamos…entramos tds os dias na net, no D.O com esperança de novas chamadas, por isso estou lhe perguntando se toda essa mudança prejudicaria a nossa tão sonhada chamada e nomeação?????Sou agente educador, com formação até em pos graduação e esta seria minha primeira matrícula como professora…o senhor não imagina como sonho com esta matrícula, visto que minha função como agente educ, está em decadência! Estudei, me formei e tenho lutado por uma única matrícula, e gostaria de ser chamada!Por favor me responda e acalme os nossos corações!Fique na paz!!!!!

  334. Marcelle quinta-feira, 16 maio 2013, 12:44 PM às 12:44 PM

    Paulo me tira essa dúvida, por favor, nesse projeto o AAC trabalhará 40 horas dentro de sala de aula?

  335. Andreia quinta-feira, 16 maio 2013, 6:02 PM às 6:02 PM

    Nossa fico muito feliz que um vereador da cidade do Rio de Janeiro tenha uma mente tão aberta para as novas mudanças que o Brasil vem tendo, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, sou ADI,trabalho a quase 10 anos em creche e em nosso município nobre vereador, temos uma rejeição muito grande de um grupo de professoras que tem uma líder que trabalha dentro da secretária da Educação que são contra essa reenquadramento aqui na nossa cidade, cabeça pequena sabe, que não buscam conhecer as mudanças nas leis, vejo elas como arcaicas. Parabéns pela sua iniciativa,o sr vai longe viu, continue assim

  336. David quinta-feira, 16 maio 2013, 6:16 PM às 6:16 PM

    Gostaria de saber se este salário para quem tiver a formação de nivel médio normal será levado para a aposentadoria?
    Parabéns Paulo Messina!
    Muitas vitórias para a educação do Rio estão por vir com representantes ativos como o Sr.

  337. CECILIA quinta-feira, 16 maio 2013, 8:49 PM às 8:49 PM

    AGUARDANDO

  338. marcelo vieira de araujo quinta-feira, 16 maio 2013, 10:15 PM às 10:15 PM

    vereador PAULO MESSINA e uma vergonha ver aac falar que tem graduação em varias especialidade e continua na mesma função e não fazer concurso para professor pois a prefeitura do rio vive fazendo concurso eu teria vergonha de dizer que eu sou graduado e esperando 5anos por melhoras isso para mim e incompetência comodismo demais deve ser valorizado aquele profissional que não e oportunista e sim professor

  339. Vanessa cristina sexta-feira, 17 maio 2013, 12:17 PM às 12:17 PM

    Oi vereador, sou AAC e sou graduada em Letras, gostaria de saber se eu fizer uma pós graduação em educação infantil, se resolve essa questão da qualificação exigida para fazer parte desta nova fase dos AACs Att.

  340. Vivian Cristini Guedes sexta-feira, 17 maio 2013, 6:08 PM às 6:08 PM

    boa noite sr Paulo Messina,sou aac…gostaria de saber quando sera a audiencia por cres,pois gostariamos de estar presente no dia.Desde ja agradecemos o seu empenho em nos ajudar

  341. ritaalonso2013 sexta-feira, 17 maio 2013, 6:16 PM às 6:16 PM

    Olá!

    Paulo Messina

    Adorei o contexto referindo a Educação Infantil e os profissionais que atuam na área e os PEIS e os auxiliares de creche.

    Tirando as dúvidas:

    Fui contratada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, atuando na creche Espaço de Desenvolvimento Infantil situado no bairro Cidade de Deus. ( JPA)

    Porque ser contratada pela CLT?

    E não ser como, funcionária pública, com a formação de normal e pedagógia. “Contratada pos (06) mês” ( março/ setembro)

    Preciso do seu apoio, Paulo Messina.

    Abraços

    Rita de Cássia Santos Alonso

    Matrícula N°: 29289437-6

  342. Eliane sexta-feira, 17 maio 2013, 8:47 PM às 8:47 PM

    Vereador, parabéns pelo seu esforço e dedicação! Que Deus te abençoe.

  343. Maria de Lima Rodrigues Souza sexta-feira, 17 maio 2013, 8:58 PM às 8:58 PM

    Queridos PEIS, eu reconheço o valor de vocês para a EI. São realmente muito importantes. Tanto quanto o AAC, pois ambas as categorias creio eu trabalham ou deveriam trabalhar, visando o melhor para as nossas crianças. Entendo que todos nós merecemos salários dignos pelo nosso trabalho. Só não entendo porque o reconhecimento de um profissional que vem sendo injustiçado através dos anos pode causar tamanha indignação a alguns PEIS. É assim que funciona? Para que algumas pessoas sejam felizes outras devem ser infelizes? O auxiliar de creche que tem a formação Normal, é tão professor quanto vocês, além de ter maior experiência com as crianças, pois esta se adquire no dia-a-dia, cuidando, fazendo e não apenas por um concurso ou por um diploma. Reflitam e revejam essa postura egoísta diante de uma classe que merece consideração e respeito. Se acham injustiçados? Lutem para reverter essa situação, mas não desmereçam uma vitória obtida com muita luta e merecimento. Se bem procederem também serão reconhecidos no devido tempo.

  344. Vanessa sexta-feira, 17 maio 2013, 10:32 PM às 10:32 PM

    Prezado vereador, acompanho seu trabalho em prol dos servidores da educação. Destaco o decreto que isenta o servidor, sem licença médica nos seis meses anteriores à convocação da perícia médica. Esse seu projeto ajudou, e muito a amenizar, uma injustiça que vinha acontecendo com muitos professores que eram considerados inaptos na perícia.Conheço várias pessoas que foram beneficiadas com esse decreto. Votei em você nas últimas eleições por acreditar que tens pensado em nós da educação com dedicação. A minha questão é: depois desse enquadramento das AAC, o sr. não poderia pensar nos PII de 22,5 que se interessarem, terem a mesma oportunidade em se transformarem em 40h, uma vez que o futuro dos concursos tb serão dessa carga horária? Grata pela atenção!

  345. Ricardo Mabial de Souza sexta-feira, 17 maio 2013, 10:44 PM às 10:44 PM

    Não serão mais concursados auxiliares de creche no futuro, somente professores, portanto quem está fica, e será qualificado, mas não haverá novos.
    Essas palavras acima foram ditas pelo senhor vereador Messina. Os agentes auxiliares de creche serão qualificados, pois tenho formação superior em licenciatura. Queria saber se haverá algum curso para nos qualificar.

  346. gilda santos de oliveira sábado, 18 maio 2013, 9:43 AM às 9:43 AM

    Bom diante de tudo isso que li quero parabenizar o meu ,o seu ,o nosso, Grande vereador Paulo Messina que nos acompanhou desde do inicio e abraçou a nossa causa. Graças a Deus conseguimos mais uma vitória .Obrigada Messina mas uma vez e que Deus esteja contigo porque nós Auxiliare e familiares estaremos sempre. E para aqueles que estão encomodados aceita que doi menos…

  347. JURACY MARIA DA SILVA FREITAS sábado, 18 maio 2013, 11:53 AM às 11:53 AM

    BOM DIA PAULO MESSINA, SOU AAC HÁ 1 ANO, E QUERO TE DÁ PARABÉNS POR ESSA LUTA JUSTA EM FAVOR DE NÓS AACS. QUE DEUS TE ABENÇÕE E TE ILUMINE NESTA SUA LUTA. OBRIGADA!!!1

  348. Maria Nacimento sábado, 18 maio 2013, 2:09 PM às 2:09 PM

    Maria Nascimento.
    Obrigado Vereador Messina,nós Agentes Auxiliar de Creche, estamos feliz pela sua dedicação.

  349. Rejane Souza domingo, 19 maio 2013, 5:35 PM às 5:35 PM

    Sr. Paulo Messina, pedimos a Deus que o abencoe muito e tbm aos seus! Sabemos q é um ser humano de verdade, q não se conforma diante de injusticas e inverdades. Nós aacs somos as pioneiras nesta história, nem por isto culpamos as peis pelo erro cometido, desde a escolaridade exigida na epoca (aac) como na prática trabalharmos mais e recebermos beemm menos( como disse, nao por culpa de ambos os cargos). Mas infelizmente o egoísmo do ser humano nos faz ver estes tipos de posturas. Ainda bem q são em minoria, q aliás parecem não saberem somar 2+2, pois este PL será benéfico p/todos! E rumo a vitória!!! Pq Deus está na direção!

  350. Kelly segunda-feira, 20 maio 2013, 5:51 PM às 5:51 PM

    olá Paulo Messina,venho acompanhando esta briga a bastante tempo, inclusive estava lá no dia da votação de redução de carga horária (AAC).tenho dúvidas: # se o projeto for aprovado, que com certeza será, perderemos esta redução, certo? #estou fazendo pedagogia, mas ainda faltam 2 anos para a conclusão, como fico ? me explica por favor.

  351. Marluce segunda-feira, 20 maio 2013, 7:17 PM às 7:17 PM

    Parabéns Messina!então vamos à luta.

  352. Simone segunda-feira, 20 maio 2013, 7:34 PM às 7:34 PM

    Boa noite, sou aac e tenho o nível médio com formação geral, não Normal, poré curso Pedagogia e termino apenas daqui a 3 anos.Aprovada a Lei, o que muda no meu caso enquanto não me formo? Obrigada

  353. Juliana Maria da Silva Nascimento terça-feira, 21 maio 2013, 8:28 PM às 8:28 PM

    Paulo Messina, Meu nome é juliana nascimento queria saber como é esse tal de contrato temporário para os agentes auxiliar de creche, pois fiz um concurso em 2007 e fiquei classificada e agora recebi um telegrama, para comparecer dia 21 de maio de 2013.. porque não fui chamada antes já que fui classificada… e como é esse tal contrato temporário pois me interessei mais trabalho em uma firma com carteira assina a 8 anos e queria saber como é se sou concursada já que prestei concurso… me responda por favor estou cheia de duvidas… aguardo sua resposta…

  354. Luciane quarta-feira, 22 maio 2013, 9:52 PM às 9:52 PM

    Olá, Contudo, como fica a situação do pessoal terceirizado visto que ocorrerão enquadramentos, o 14º e outro benefícios ? Atualmente sou contratada pela Masan mas recebi o telegrama da prefeitura para contrato temporário, sendo que já precisarei trabalhar 8h diárias mas pelo que vi ainda não tem nada resolvido acerca disto. O que faço ? Será que tenho chances de ser efetivada ?

  355. Christiane Pinho Barros sexta-feira, 24 maio 2013, 11:49 PM às 11:49 PM

    Oi Paulo Messina,sou PEI e PII e votei e voto sempre no senhor,,qualquer luta pela educação e digna tomara q aprovem logo,as aac mercem….abraços

  356. Caren sábado, 25 maio 2013, 4:30 PM às 4:30 PM

    Paulo Messina, concordo que as auxiliares com formação devem ganhar como quem tem Ensino Médio Normal. Mas e as Professoras de Educação Infantil que tem formação de Ensino Superior, não devem rceber como tal? Porque estas professoras não recebem o mesmo salário de um Professor da prefeitura da Rio que tem Licenciatura, como um professor de português e matemática. É justo ter formação superior, ser licenciada e não ganhar como tal? Quem é professor de educação infantil não se prejudica com auxiliares ganhando mais, mas se prejudica não ganhando o real valor do seu trabalho e de sua formação. A prefeitura do Rio realmente precisa rever cargos, salários e valorização do profissional da educação, mas de todos e não apenas de uma parcela.

  357. kelly sábado, 25 maio 2013, 6:59 PM às 6:59 PM

    Messina vc é o CARA! Independente do meu cargo na ed. infantil nunca vi ninguém tão determinado p/ conseguir algo como vc! Imagino q. vc é o tipo de pessoa q. consegue tudo q. quer, pois nunca desiste. Parabéns, adoro conhecer pessoas assim. Que o Senhor Jesus esteja sempre contigo.

  358. Fátima dos Santos Teixeira sábado, 25 maio 2013, 7:33 PM às 7:33 PM

    Parabéns Vereador,sou professora nível médio e também auxiliar de creche ,obrigada pela sua dedicação e respeito pela nossa categoria,

  359. Elizangela segunda-feira, 27 maio 2013, 11:00 AM às 11:00 AM

    Bom dia Vereador Paulo Messina estou muito feliz pela a conquista em relação aos auxiliares de creche, porém Vereador não esqueça dos Agente Educadores nós também queremos um sálario digno e decente igual aos ACCs o nosso sálario está muito defazado. Recebemos menos que o mínimo e temos um acrescimo para completra o salario minimo. Os Agentes Educadores tem uma função importantissima dentro da escola sem falar da responsabilidade com todos os alunos, trabalhamos com bastante afinco olhamos, cuidamos, damos assistencia quando precisam, fazemos papel de professores, de pais, psicologos, educamos e não temos o mesmo direito em relação aos ACCs pois eles tem direito a livros que a própria Prefeitura concede para se atualizarem e outros beneficios internos que nós não temos, se eu lido com crianças nada mais que justo que eu tenha que me atualizar para poder lidar com elas. Sem falar que a maioria dos Agentes Educadores possuem nível Superior na area da Educação, porque não um plano de carreira interno para passarmos para Professor de 40 horas eu adoraria. Estou batalhando para isso. Agradeço e continue o seu ótimo trabalho. Parabéns

  360. Sueli Costa terça-feira, 28 maio 2013, 1:13 AM às 1:13 AM

    Sou acc e fui recreadora a 10 anos trabalho com amor, sempre procuro dar o meu melhor no trabalho com as crianças. é triste ver as PEIs com inveja em relação as accs. Devemos nos unir porque juntos vamos fazer um trabalho melhor e as crianças merecem.
    Parabéns Paulo Messina e o meu muito obrigada !

  361. ALVARO OLIVEIRA terça-feira, 28 maio 2013, 6:57 PM às 6:57 PM

    SENHOR VEREADOR, BOA NOITE!
    SOU PEI E PII, ACREDITO QUE O SENHOR NUNCA PASSOU UM DIA INTEIRO NUMA ESCOLA. TRABALHO COM BERÇÁRIO 1. A LEI DETERMINA QUE PARA CADA 5 CRIANÇAS DEVERÁ TER UM ADULTO ( PEI OU AAC). SÓ QUE, INFELIZMENTE, NÃO CONSIGO VER POSITIVAMENTE A ALTERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PEI NEM DE AAC. POIS, HOJE TENHO DIREITO A 7 HORAS E 30 MINUTOS DE CENTRO DE ESTUDOS.
    CASO ACEITE PASSAR PARA 40 HORAS TEREI DIREITO A 13 HORAS E 20 MINUTOS. SE TODAS AACS TIVEREM FORMAÇÃO, ELAS TAMBÉM TERÃO ESSE DIREITO, O QUE É “justo”! MAS, PENSO QUE HORAS TODOS ESTARÃO JUNTOS COM AS CRIANÇAS? QUANTOS FUNCIONÁRIOS (EFETIVAMENTE) FICARÃO EM SALA DE AULA DURANTE O FUNCIONAMENTO DA CRECHE? HOJE, FICAMOS EU E MINHAS DUAS AMIGAS AACS DAS 15 HORAS ATÉ O ENCERRAMENTO DO DIA. 25 BEBÊS COM 3 ADULTOS. O SENHOR IMAGINA COMO FICA QUANDO ALGUÉM ESTÁ DOENTE OU DE LICENÇA? DIMINUÍRAM A CARGA HORÁRIA, MAS NÃO AUMENTARAM O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS, OU SEJA, A CARGA DE TRABALHO AUMENTOU MUITO. VEJA O EXEMPLO:

    ANTES
    UM GRUPO TRABALHAVA DE 7 ATÉ 15
    OUTRO DE 9 ATÉ 17
    O INTERMEDIÁRIO DE 8 ATÉ 16

    A LEGISLAÇÃO ERA RESPEITADA DAS 9 ATÉ AS 15 (5 ADULTOS = 25 CRIANÇAS)

    HOJE
    O PEI ENTRA 7 E LARGA 11 E MEIA
    O 1º GRUPO DE AAC DE 7 ATÉ 13
    A INTERMEDIÁRIA DE 9 ATÉ 15
    O 2º GRUPO DE 11 ATÉ 17
    O SEGUNDO PEI (SE TIVER) ENTRA 12 E MEIA E LARGA 17 HORAS

    OU SEJA, A LEGISLAÇÃO SÓ É CUMPRIDA DAS 11 ATÉ 11 E MEIA E DE 12 E MEIA ATÉ 13 HORAS.
    OBSERVAÇÃO:
    NÃO SE ESQUEÇA DAS 7 HORAS E MEIA.

    COMO FICARÁ COM A PROPOSTA APRESENTADA PELO SENHOR?
    DEFENDO O AUMENTO O SALÁRIO DAS AACS, ASSIM COMO DE TODA EDUCAÇÃO PEI, PII, PI, AE ETC. PORÉM SEM DAR COM UMA MÃO E TIRAR COM A OUTRA. AQUI, NÃO VI UM BENEFICIÁRIO MAIOR DO QUE A FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA. É A CRIANÇA QUE VAI SAIR PERDENDO E A CLASSE FICA DIVIDIDA.
    QUEREMOS UM AUMENTO JUSTO, SEM PREJUÍZO PARA CRIANÇA.
    QUALQUER DÚVIDA PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO.
    OBRIGADO!

  362. Marcia Maria terça-feira, 28 maio 2013, 9:49 PM às 9:49 PM

    sou ACC 4º CRE . gostaria de saber, se quem formaçao superior em serviço social e estagio na educaçao, precisara fazer algum curso de formaçao de professor para ser enquadrado com a nova proposta de salario.

  363. FATIMA sábado, 1 junho 2013, 4:02 AM às 4:02 AM

    Prezado Vereador,parabéns pelas conquistas!

    Sou AAC desde 2011 e acompanho, sempre na torcida, os passos dados e as conquistas realizadas pela categoria com sua ajuda e orientação. Nunca pude estar presente nas reuniões, em razão de ter uma filha pequena e morar muito distante, resido em outro municipio e quando fui empossada ela só tinha 1 ano, ontem, 31/05, estava certa de que poderia comparecer a reunião da nona CRE, mas Deus não quis, passei por uma cirurgia de retirada de vesicula na ultima segunda e estou em repouso.
    Relato aqui os detalhes que, para mim, justificam minha ausencia, pois não desejo ser confundida, assim espero.

    Tenho uma duvida que preciso esclarecer. em seu texto o Sr diz:

    Estou escrevendo esta lei para enviar à Prefeitura na semana que vem. Eles então enviarão à Câmara. Não serão mais concursados auxiliares de creche no futuro, somente professores, portanto quem está fica, e será qualificado, mas não haverá novos. Quem ainda não tem a formação de médio/normal terá que fazê-la necessariamente. Não poderemos mais ter profissionais em salas nas creches que não sejam formados como professores

    Minha questão é : “quem está fica e será qualificado”

    De que forma isto será feito? Atravez do Pro-infantil novamente? Pois quando entrei os mais antigos j[a cursava e depois não houve novas turmas e, com este salário de fome, único provimento de minha familia, não tenho condições de pagar cursos, além de outras dificuldades. Minha formação é ensino médio com tecnico de contabilidade. Pergunto portanto, havera facilitações por parte da Prefeitura em ministrar mais uma vez o curso que proporciona a muitos a qualificação necessaria para o enquadramento desejado, ou quem entrou posteriormente deve se virar para atender as novas exifencias, caso queira estar em condições de iqualdade com seus colegas de profissão?

  364. Ester Avelino sábado, 1 junho 2013, 9:35 PM às 9:35 PM

    Parabéns vereador Paulo Messina, pela paciência e elegância que vem respondendo as perguntas, que pelo que percebo vem sendo até mesmo em tom arrogante de algum profissional que (acham) que serão prejudicados com a nossa vitória, ao invés de ajuntar-se a nós AAC para juntos comemorarmos a legalização, a valorização do profissional qualificados que somos, sim, somos capacitados a ponto que na época da SMDS trabalhávamos sem professor em sala e dávamos conta do recado bonito heim!!! com trabalhos pedagógicos, planejamentos etc,pois bem agora vejo que uma “professora” sem ética profissional esta torcendo para que o projeto não seja aprovado. Que isso? pelo visto essa profissional não quer ver a educação valorizada, legalizada conforme a LDB. Paulo Messina nosso muito obrigado. Pela sua dedicação, pelo seu apoio e conte conosco, estamos juntos e a vitória já está garantida.
    Abraço, força e fé

  365. Iracema segunda-feira, 3 junho 2013, 5:53 PM às 5:53 PM

    “Gente, eu estou achando tão absurdo isso… Veja essa mensagem desesperada que a OUTRA categoria não pode receber salário assim e assado. Enfim, a explicação é clara: a lei federal exige esta formação, de médio técnico. O salário de médio na prefeitura é 900,00, com mais 900,00 se tiver o técnico, a exemplo do secretario escolar. Pelo principio da isonomia, o valor é esse.” (Paulo Messina)
    “Suelen, voce leu mesmo o texto? Eles não vão ganhar 1800 pelas 2 horas. Eles terão que ser formados como manda a lei federal. O salário de médio na prefeitura é 900 reais. Com formação técnica sao 100% a mais, portanto 1800, como o secretario escolar. Essa adequação é exigência legal, de leis federais, e um caso anterior à existência de vocês!”(Paulo Messina)
    Sr Vereador,
    diante dessas duas falas suas, a lógica é que os PI, PII e PEI’s tenham tb aumento de salário! Somos técnicos???? Curso normal é considerado técnico???? Seja mais claro!!!
    Sou PII e tenho muitas colegas em creches e EDIS, por isso estou incomodada com o desenrolar desta situação pois nas suas respostas vide seu blog, percebo que as categorias estão sendo confrontadas. Para uma educação de qualidade isso tem tudo para dar errado!
    Obs: Tenho mais de 15 anos na REDE, com Mestrado e só agora meu vencimento passou a ser um pouco mais de R$1700,00.

    • Paulo Messina terça-feira, 27 agosto 2013, 11:29 AM às 11:29 AM

      Isso mesmo Iracema. Veja o post do dia 27 de agosto de 2013.

  366. Raquel Olivete terça-feira, 4 junho 2013, 11:06 AM às 11:06 AM

    Messina, gostaria de ter a certeza que fazer uma pós-graduação em educação infantil (Educação infantil e séries iniciais) me servirá para a formação que será exigida para as aac. Obrigada, não só pela resposta mas por tudo que tem feito a educação e consequentemente a classe.

  367. Iracema terça-feira, 4 junho 2013, 5:13 PM às 5:13 PM

    Sr Vereador,
    Gostaria de entender…
    O Sr foca as suas justificativas na carga horário de 40h.
    O aac vai receber 1800,00 p/ 40h
    O Pei vai receber 2.100,00 p/ 40h.
    É isso mesmo??????
    300,00 de diferença sendo que os concursos foram totalmente diferentes em exigências????

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: