Resumo Atual dos Trabalhos sobre Categorias da Educação

Pessoal,

Muito avançamos nos nossos projetos específicos para as mudanças propostas em várias categorias da Educação. Não consegui escrever antes por conta do volume de demanda que cresceu de uma forma nunca prevista. A grande verdade é que não estávamos prontos, no gabinete, para receber tamanha procura, surgida depois da aprovação das Leis do Agente de Educação Infantil, do Professor de Educação Infantil, do Professor II40 (pré-PCCR) e das próprias emendas ao PCCR.

Ao mesmo tempo que a enxurrada de novas demandas de categorias foi uma surpresa muito positiva, isso nos levou nos últimos meses a ter que reestruturar boa parte da equipe. Mas, apesar de não ter tido tempo de deixar a vida online em dia (artigos no blog e redes sociais), os trabalhos caminharam normalmente, e este post em especial vem a resumir a situação atual de todos. A partir de amanhã, começo a escrever mais detalhadamente sobre cada um, com um artigo para cada proposta abaixo, colocando a vida virtual em dia.

(NOTA: Há, é claro, muito mais demandas do que as listadas abaixo. Resumo apenas a prioridade do momento).

EI_Letramento

1) EDUCAÇÃO INFANTIL

a) Agente de Educação Infantil: SME está organizando o curso para quem não tem a formação. A secretária ficou de confirmar uma data para receber um grupo de AEIs representantes para firmar as datas de início e fim, bem como tirar diversas dúvidas. Há bastante atraso nesta solução, continuamos cobrando a reunião.

b) Professor de Educação Infantil: A solução de migração para 40 horas está mais do que atrasada para os que desejam ir para 40 horas. Além disso, a posição inicial da SME de migrar apenas após um ano de completo o estágio probatório seria excludente para todos os PEIs. Nossa proposta é que migrem todos os PEIs que se inscreveram no banco em março, pois há muito mais demanda e vagas do que inscritos. Concurso de novos servidores apenas quando o último interessado tiver migrado. Aguardamos uma reunião com o Prefeito, já que não conseguimos acordo com a SME. Inscrições no banco encerraram em abril; já estamos no final de agosto e os servidores não têm sequer uma posição. Além disso, a questão do 1/3 extraclasse também precisa estar regulamentado, especialmente na passagem para 8 horas diárias do servidor (40h semanais). Ver também o item (b) Professores II, abaixo.

c) Comum a todos na EI: O quantitativo de profissionais das creches, para o atendimento das crianças, está insuficiente, com o padrão MEC sendo interpretado “pela metade”. Estamos com uma planilha de redistribuição para propor à prefeitura, aguardando reunião com o Prefeito. Este caso depende diretamente da migração dos PEIs para 40 horas e também de futuros concursos.

seguranca escolas

2) ENSINO FUNDAMENTAL

a) Professores I: Aos PI 16 e PI 30 que se inscreveram para migração, também estamos no aguardo da reunião com a prefeitura para levar as recomendações que fizemos (relembre aqui), em contraponto às regras criadas pela SME. Além disso, aguardamos a conclusão desta planilha de cálculo de migração, do aumento da equiparação (vide item (b) abaixo) e do orçamento 2015 para calcular a proposta de inclusão das novas formações (pós lato sensu etc). A pedido de muitos profissionais, estamos elaborando um Projeto de Lei para alterar a possibilidade de enquadramento das formações que hoje está limitada à pós na área de educação.

b) Professores II: Maior contingente de profissionais da Rede, os PII 22,5 estão inscritos aos milhares para migração de 40 horas. Mesmo caso dos pontos anteriores, estamos aguardando uma reunião com o Prefeito para defender nossas recomendações (relembre aqui) e os demais pontos elencados no item anterior. Além disso, para PII 22,5 e PEI 22,5 o Projeto de Lei 723/2014 (texto aqui) está proposto para garantir a equiparação, que está no plano em forma de aumento – cuja primeira parcela, aliás, virá no pagamento de outubro de 2014, conforme a Lei 5.623/2013.

c) Agentes Educadores II: Uma categoria composta quase integralmente por profissionais de ensino médio e acima e que recebe como ensino fundamental (ok, o concurso teve essa complexidade), mas na Lei 5.623/2013 criamos por emenda a progressão por formação, não implementada pela SME. Aliás, fizeram um adicional de 10% linear que não foi a nossa proposta original. Demos entrada em proposta semelhante ao do AEI para progressão. Já temos a planilha de cálculo pronta e aguardando reunião com o Prefeito para negociarmos – como foi o processo de AEI, além da redistribuição da carga horária atual.

d) Merendeiras: A mais profunda mudança que estamos propondo é a restruturação da carreira de Merendeira. Amplamente discutido com a categoria e com a própria Prefeitura, o Projeto de Lei 1309/2012 (Texto aqui e emendas) já recebeu as devidas emendas e segue em negociação para aprovarmos. Expectativa de conseguirmos andar ainda este ano na negociação. As planilhas já estão fechadas. OBS: Copeiras e Serventes estarão neste post específico que faremos para o dia das merendeiras.

e) Secretários Escolares: Apesar de termos conseguido quase triplicar o que era recebido anterior à Lei 5.623/2013, ainda há muitos problemas com os excludentes à gratificação, e ainda por cima há a não garantia da incorporação para aposentadoria e a inclusão nos triênios. Já estamos com projeto de Lei, discutido com a categoria, que iniciou a tramitação na Câmara recentemente.

f) Magistério – Concursados que fizeram o curso da Escola de Formação Paulo Freire: Há uma série de concursados relacionados na classificação final do concurso que haviam sido convocados para fazer a última etapa – muitos deles, inclusive, tiveram que largar seus empregos, pois não conseguiram conciliar com seus expedientes à época – e que até hoje não foram chamados (!). Após um ano, eles ainda aguardam sem previsão a chamada.  Está em nossa proposta de recomendação em conjunto com a migração, também aguardando a reunião com o Prefeito. (Vide texto aqui).

3) Comum a Ambos

a) Equipes de Direção: Além do problema do amparo da segunda matrícula não aposentar com 25 anos (resolução 784), a questão da migração é especialmente sensível com os professores em direção (diretor, adjunto e CP). Precisamos conseguir a implantação das nossas recomendações, sob o risco iminente de não termos interessados em assumir esses postos. (Vide texto aqui).

b) VPar / Portaria de Escolas: Após o cancelamento dos contratos, uma legião de desempregados que não conseguiram muitos dos direitos e com a esperança de serem contratados pela nova empresa, com a licitação prometida pela SME. Enquanto isso, escolas sem porteiros e medidas paliativas que tentam usar até pessoal readaptado – muitos sem condições – para portaria. Um caso com vários lados e atores, que vamos abordar em seu artigo separado.

Esse é o breve resumo.

Nos próximos dias, vamos escrever um artigo diário para cada categoria listada, detalhando o problema e a solução proposta, e o andamento atual.

Abraços,
Paulo Messina

38 pensamentos sobre “Resumo Atual dos Trabalhos sobre Categorias da Educação

  1. Rosalia Lacerda quarta-feira, 27 agosto 2014, 6:14 PM às 6:14 PM

    Muito obrigada e que Deus continue abençoando vc e toda a sua equipe. Um gde abraço!   Rosália

  2. Muriel quarta-feira, 27 agosto 2014, 6:15 PM às 6:15 PM

    Boa noite vereador,acredito que a passagem das Peis para 40 h,não irá solucionar os problemas de falta de funcionários,queremos com urgencia uma posição da SME,estamos ficando doentes,do jeito que está impossível continuar.Obrigada

  3. Camila Albuquerque quarta-feira, 27 agosto 2014, 6:17 PM às 6:17 PM

    Incansáveis!! Devagar chegaremos lá.. Parabéns pelo empenho e dedicação.

  4. Pereira Mariléa quarta-feira, 27 agosto 2014, 7:18 PM às 7:18 PM

    Boa noite!

    Gostaria de saber sobre a possível abertura de novas inscrições para a migração de 40 h. de PEI para quem não conseguiu se inscrever.

    Grata,

    Mariléa

  5. maizi sanches quarta-feira, 27 agosto 2014, 7:21 PM às 7:21 PM

    As merendeiras sempre renegada a último plano pelo prefeito,merecem melhorar seu salário e sair do trabalho exaustivo a que são submetidas.

  6. Bete Costa quarta-feira, 27 agosto 2014, 7:21 PM às 7:21 PM

    Estamos firmes e fortes no nosso projeto. Obrigada por tudo e por essa assessoria sempre tao solicita e pronta a resolver os probleminhas que aparecem no caminho.

  7. Fátima Cristina B Inácio quarta-feira, 27 agosto 2014, 7:31 PM às 7:31 PM

    Sr. Messina conto com o seu empenho para que a reunião com AEI sem normal seja o mais rápido possível, pois se o curso está pronto não existe mais motivo para tanta espera. Quanto ao quantitativo de profissionais nas creches e EDIs, é preocupante tanto para a saúde dos profissionais, para a segurança das crianças e para um trabalho bem feito. Tenho a certeza que o senhor lutará com todas as forças por nós.

  8. Ana Laura Portilho quarta-feira, 27 agosto 2014, 8:46 PM às 8:46 PM

    Será que haverá chamada dos aprovados para secretário escolar ainda este ano?

    • marcus vinicius quinta-feira, 28 agosto 2014, 1:43 PM às 1:43 PM

      Messina, gostaria de saber sobre a convocação de secretário escolar, já está a 1 ano e 3 meses sem chamar os aprovados, e ate o presente momento,ja saíram mais de 70 pessoas do cargo (principalmente a 2 CRE, de onde ha maios falta de servidores). Ha como dizer se este ano haverá Nova convocação?
      O concurso ta parar desde maio de 2013..obrigado

      • Paulo Messina quinta-feira, 28 agosto 2014, 3:41 PM às 3:41 PM

        Olá Marcus Vinicius. Estamos cobrando essa convocação junto ao Executivo e acompanhando as decisões. Sabemos da necessidade imediata de novas convocações.#assessoriamessina

  9. Nely de abreu oliveira quarta-feira, 27 agosto 2014, 9:00 PM às 9:00 PM

    Sou AEI,fiz o proinfanti verador Paulo Messina e aguardo meu enquadramento um abraco.

  10. Diiti quarta-feira, 27 agosto 2014, 9:20 PM às 9:20 PM

    Olá, Vereador. Obrigada por estes informes. Fiquei contente em saber que muitos assuntos estão em an- damento e que ganhei mais tempo para estudar p.o concurso p.Pei. e espero que ele aconteça mesmo. Abs a todos. Parabéns pelo traba- lho e esforço de todos.

  11. Lilian quarta-feira, 27 agosto 2014, 9:36 PM às 9:36 PM

    Trabalho incrível e incansável da equipe Messina. Parabéns ! E quanto as avaliações das crianças passíveis de integração/inclusão? O que vcs podem nos auxiliar?? Corpo docente continua sem esclarecimentos sobre relatórios ,orientações aos responsáveis…e as equipes IHAs parecem entender que relatórios enviados não merecem retorno algum aos professores , que não é direito das crianças o atendimento especial quando for necessário , que não precisam de cuidadoras para auxiliar a criança e a professora , que os responsáveis dessas crianças não precisam de orientações para buscarem avaliações específicas que levarão a melhores condições de aprendizagem às crianças. O ano vai terminando , não temos mais feriados e nada se fala a respeito. Uma criança do EI com deficiência motora ,usa botas para manter apoio de pé e só tem a professora na turma lotada, não há uma cuidadora para ajudá-los…semana passada qdo profª foi até o final da fila ( grande) , a criança perdeu o equilíbrio e caiu sem apoio algum , profª correu para ajudá-lo , e no dia seguinta a criança não foi à escola ,pois teve que ficar internada pelo tombo “simples” de desequilíbrio!!

  12. elisabete bettim quarta-feira, 27 agosto 2014, 10:12 PM às 10:12 PM

    E as que já tem a formação, o que aconteceu com elas?
    Por favor, me responda com urgência.
    Grata,
    Elisabete.

    Enviada do meu iPad

    >

  13. Cézar quarta-feira, 27 agosto 2014, 11:55 PM às 11:55 PM

    CERTO, MAS NA PRÁTICA, TIAS MUDANÇAS É PARA AINDA ESTE ANO, COMO O CASO DAS MERENDEIRAS?

    • Paulo Messina quinta-feira, 28 agosto 2014, 4:40 PM às 4:40 PM

      Sim, Cézar. Estamos trabalhando para que, na prática, as mudanças para as merendeiras ocorram ainda este ano. #assessoriamessina

  14. Cândida Jaciara Pereira da Silva quarta-feira, 27 agosto 2014, 11:56 PM às 11:56 PM

    E sobre os concursados que foram chamados para trabalhar em 2012 e 2013!!!!!!!!! E sobre as nossas vagas que estão sendo preenchidas pelas ONGS ou as creches com carga horária reduzidas!!!!!!!!!!! Enquanto estamos aguardando!!!!!!!!

  15. Denise Silveira quarta-feira, 27 agosto 2014, 11:56 PM às 11:56 PM

    Estou atenta e procurarei acompanhar todas as postagens, sinto-me mais tranquila obtendo de V.Sa todas as informações do andamento de nossa vida profissional. Obrigada Paulo Messina.

    • Paulo Messina quinta-feira, 28 agosto 2014, 12:57 PM às 12:57 PM

      Olá Denise,acompanhe as postagens e, se houver alguma dúvida, entre em contato com o gabinete, pelos números 3814-2094/3814-2385/3814-2497. #assessoriamessina.

  16. Dani Jpa quinta-feira, 28 agosto 2014, 12:40 PM às 12:40 PM

    Valeu Messina, obrigada pelo empenho!!
    Os SE’s agradecem muito.

  17. SOLANGE SOUZA quinta-feira, 28 agosto 2014, 12:52 PM às 12:52 PM

    BOA INICIATIVA,MESSINA OS EDUCADORES MERECEM. Date: Wed, 27 Aug 2014 21:07:34 +0000 To: souza_solima@hotmail.com

  18. alexandra tavares da silva quinta-feira, 28 agosto 2014, 3:28 PM às 3:28 PM

    messina vc sempre comprometido. agradeço por tudo que vem fazendo, pela nossa categoria. as aei. conte comigo sempre.

  19. Luziane quinta-feira, 28 agosto 2014, 4:24 PM às 4:24 PM

    Olá vereador, e quanto as convocações de mais agentes educadores, pararam?mais de um ano sem chamar, de que adiantou a prorrogação, tem alguma informação?Abraços.

    • Paulo Messina terça-feira, 2 setembro 2014, 12:44 PM às 12:44 PM

      Estamos movimentando um Projeto de Lei para a categoria dos Agentes Educadores II. O próximo passo é negociarmos as proposições com a prefeitura e seguirmos para a primeira votação. Nesse cenário, está incluída em nossa pauta cobrarmos pela convocação dos concursados de AEII. #assessoriamessina

  20. marcus vinicius quinta-feira, 28 agosto 2014, 5:33 PM às 5:33 PM

    obrigado assessoria pela resposta, é que vemos muitas investiduras desde o ano passado e principalmente esse mes corrente de varias investiduras, de p1, p2 , professor de espanhol, auxiliar de creche, agente educador, agente de fazenda e outras mais, com isso bate a ansiedade pela convocaçao para a investidura de secretario escolar que esta parada desde entao.
    aguardo boas novas..

  21. Marli Gomes de Jesus quinta-feira, 28 agosto 2014, 6:31 PM às 6:31 PM

    Marli Gomes
    Obrigada Messina por tudo que faz por nos, AEI,s , PII 40h, PII 22,5 e outras categorias! Tenho fe que tudo ira se resolver da melhor forma possível. Abraco! Que Deus te abençoe!

  22. Vanessa Araujo sexta-feira, 29 agosto 2014, 10:42 AM às 10:42 AM

    Bom dia…alguma informação extra sobre o novo cargo de agente de apoio a educação especial…resultado da discursiva saiu hj….

  23. Ana Lcia Ferreira Feitosa sexta-feira, 29 agosto 2014, 5:05 PM às 5:05 PM

    Boa tarde! Gostaria de saber se ainda vão chamar mais Agente Educador, pois o concurso expira em Fevereiro e tem apenas 36 pessoas na minha frente( 4ª CRE), sendo que desde o ano passado não chamaram mais ninguém. Obrigada!

    • Paulo Messina segunda-feira, 1 setembro 2014, 7:01 PM às 7:01 PM

      Estamos movimentando um Projeto de Lei para a categoria dos Agentes Educadores II. O próximo passo é negociarmos as proposições com a prefeitura e seguirmos para a primeira votação. Nesse cenário, está incluída em nossa pauta cobrarmos pela convocação dos concursados de AEII. #assessoriamessina

  24. souzzamarilene@terra.com.br sábado, 30 agosto 2014, 11:29 AM às 11:29 AM

    Bom dia!

    O que pode ser dito sobre a saída da COMLURB de nossas escolas?

    Marilene

  25. Valeria Figueira domingo, 31 agosto 2014, 5:35 PM às 5:35 PM

    BOA TARDE. O QUE O SENHOR PODE FAZER PELOS EX- FUNCIONÁRIOS DA VPAR SEM EMPREGO É SEM SALÁRIO. POIS PARA RECEBER O SEU DIREITOS TEM QUE ENTRAR NA JUSTIÇA. VALÉRIA.

    • Paulo Messina segunda-feira, 1 setembro 2014, 5:37 PM às 5:37 PM

      Olá Valéria, de fato a prefeitura informou que não renovaria o contrato com a VPAR, considerando os sucessivos descumprimentos da empresa e, que será realizada nova licitação em breve. Estamos trabalhando para que os ex funcionários da VPAR sejam readmitidos pela próxima empresa, atendendo às condições trabalhistas previstas, como salário de porteiro e cartão alimentação. Infelizmente, as questões trabalhistas que não forem resolvidas após a rescisão contratual, deverão ser encaminhadas para justiça. Se precisar de orientação em relação a essa questão, entre em contato conosco pelo número 3814-2094. #assessoriamessina

  26. Resumo Atual dos Trabalhos: Agente de Educação Infantil | Blog do Messina segunda-feira, 1 setembro 2014, 11:51 AM às 11:51 AM

    […] a ordem do detalhamento dos itens resumidos no post anterior (clique aqui e relembre), o artigo de hoje é dedicado ao momento atual dos Agentes de Educação […]

  27. Elisadelia Araujo Fonseca de Lima segunda-feira, 1 setembro 2014, 6:06 PM às 6:06 PM

    Boa Tarde. Agradeço pelo seu esforço em defender os nossos interesses porem gostaria de saber:os contratados serão efetivados ou não.Trabalhei por contrato em 2013,e até agora não soube se houve efetivação de pessoal ,minha classificação foi 1200 da 5 crê;
    posso ainda ter esperança para futura contratação?
    Aguardo ansiosamente sua resposta.

  28. maria quarta-feira, 3 setembro 2014, 1:08 AM às 1:08 AM

    Messina, fiz o concurso par AAEE. Como esta o plano de carreira para este cargo? Ha alguma gratificaçao para os q possuem nivel superior, licenciatura? Obrigada.

    • Paulo Messina quinta-feira, 11 setembro 2014, 5:52 PM às 5:52 PM

      Olá Maria, ainda não há previsão de gratificação para o cargo, nem plano de carreira definido por escolaridade (somente por tempo de serviço). Será mais uma demanda de trabalho para o vereador Paulo Messina, mais uma categoria para buscar melhorias. #assessoriamessina

  29. Resumo atual dos trabalhos: Professor de Educação Infantil | Blog do Messina quinta-feira, 11 setembro 2014, 5:34 PM às 5:34 PM

    […] ordem dos detalhamentos dos itens resumidos no post original sobre os trabalhos com as categorias (clique aqui e relembre), o artigo de hoje é dedicado ao momento atual dos professores de educação […]

  30. […] o terceiro texto da série resumo atual dos trabalhos das categorias de educação, hoje falaremos sobre os projetos para educação infantil comuns para todos os cargos. Se […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: