Resumo atual dos trabalhos: Professor I e Professor II

Pessoal,

Continuando a sequência de artigos das categorias (veja aqui), hoje abordaremos a situação atual do nosso trabalho para Professor II e Professor I.

É evidente que há inúmeros problemas a serem abordados, muitos desafios a serem vencidos, mas falando especificamente da vida funcional dos servidores há alguns aspectos que são prioritários. Em relação ao PII, categoria cujo quantitativo representa maioria absoluta da rede, com mais de 53% do total de servidores da educação, os dois grandes desafios são a migração para 40 horas daqueles que a desejam e a equiparação hora/aula para os de 22,5 de acordo com a sua formação.

P1000606-1

Em relação à migração de 40 horas, o que nós estamos propondo à Prefeitura é que se estabeleça uma ordem de prioridade para que as regras de migração sejam transparentes e justas para todos (saiba mais clicando aqui). Em relação a quem não quer fazer a opção para 40 horas, ou quem ainda não conseguir migrar, existe a tabela do anexo VIII do PCCR (clique aqui) que, apesar de ter limitações, foi uma grande conquista que garantimos através de emendas ao Plano. A 1ª parcela da equiparação, aliás, está prevista para a próxima semana. A partir de 1º de outubro, os vencimentos do PEI 22,5h e do PII 22,5h passam a ter o primeiro aumento real, no caminho à equiparação já garantida na lei que conseguimos modificar.

Para se ter uma ideia dos valores reais em hora-aula, veja a tabela com valores aproximados abaixo, em que eu peguei os valores do anexo VIII da lei 5.623, já com o reajuste de 2014. (observação: estes valores são só os de primeiro nível, sem triênios. Para a tabela completa basta você aplicar índice de reajuste deste ano, que foi de 6,34% na tabela que está anexa do plano).

nova-tabela-escolaridade

Note que a diferença anterior era de 40,64% entre o PEI/PII 22,5 com Licenciatura Plena (LP) e o PI, e com a aplicação da primeira parcela da nossa emenda, caiu para 31,36%. Chegará a zero já garantido em lei. Como era antes:

prof-hora-aula-atual-blogmessina

Para o PII 22,5h, há um detalhe importante a ser corrigido na lei nº 5.623 que é trocar a palavra aumento por equiparação. A respeito desta alteração, já há um projeto de lei (clique aqui) que trata da matéria, com previsão de votação ainda para este ano.

Em relação aos PII 22,5, PI 16h e ao PI 30h, além da migração, temos que tratar também da questão da inclusão das novas escolaridades para quem não migrar, a exemplo da pós lato sensu, doutorado e pós-doutorado, bem como suprimir o excludente da lei em relação à área das pós-graduações, hoje limitadas apenas à área de educação. Afinal, é inconcebível que o conhecimento adquirido por um professor de matemática ao buscar uma pós-graduação na sua área, por exemplo, não seja capaz de refletir de alguma maneira de forma positiva no seu trabalho na sala de aula.

Estamos na expectativa desta reunião com o Prefeito Eduardo Paes agendada para outubro, para levarmos as nossas propostas de prioridade de migração (já citadas acima) e, além disso, levar os nossos cálculos em cima das propostas. Em relação à inclusão de novas escolaridades, estamos esperando o impacto no orçamento de 2015 dos aumentos de PEI e PII 22,5h para negociar com a prefeitura possibilidade de criar as novas classes (nome técnico que se deu às novas formações).

Abraços,
Paulo Messina

15 pensamentos sobre “Resumo atual dos trabalhos: Professor I e Professor II

  1. sergio louzada sábado, 27 setembro 2014, 2:30 PM às 2:30 PM

    Este vereador vem fazendo um bom trabalho.Seria um bom deputado para atuar nesta área
    Parabéns pelo trabalho

  2. Claudia tavares sábado, 27 setembro 2014, 4:41 PM às 4:41 PM

    Boa tarde, soube pelo grupo no Facebook dos agentes de educação infantil, que foi determinado o pagamento para a gratificação de professores licenciados em disciplinas, como a minha por exemplo, ciências biológicas, queria saber veracidade do fato, e como proceder nesta questão, se deve entrar com recurso, abrir protocolo na prefeitura? poderia me informar por favor.

  3. Renise Mendonça sábado, 27 setembro 2014, 5:56 PM às 5:56 PM

    Vereador obrigada pelas informações. Continuo aguardando ansiosamente a votação do PL da equiparação. Embora muitos teimam em dizer que estou sendo enrolada pela sua equipe, acredito na sua atuação e transparência. Parabéns pelo trabalho!
    Tenho duas matrículas, mas me preocupo muito com os colegas que estão ansiosos pela migração para 40h. Continue lutando para que haja transparência nas regras dessa migração para que não se repitam injustiças como aconteceu com muitos colegas até agora.
    As regras utilizadas na Remoção dos Professores poderiam ser usadas porque são justas e levam em conta o tempo real de trabalho de casa professor!
    Bom domingo e ótima semana!

  4. cristiane sábado, 27 setembro 2014, 8:36 PM às 8:36 PM

    Paulo Messina,quando vai abri concurso para PI de Geografia? Deus te abençoe pelo bom trabalho que vem realizando .

  5. Wilclea Camilo Chaves domingo, 28 setembro 2014, 10:11 AM às 10:11 AM

    Boa tarde, estou orgulhosa pelo seu trabalho é bom porque, quando da sua candidatura já tem o meu voto. Felicidades no seu trabalho.

  6. Roberto Luis da Silva Thomé domingo, 28 setembro 2014, 2:40 PM às 2:40 PM

    Vereador, boa tarde!!!! Meu filho fez o concurso para PI de mat ano passado e o prefeito ainda não chamou ninguém. Existe previsão para chamada desses concursados???

  7. Claudia Raphael domingo, 28 setembro 2014, 3:33 PM às 3:33 PM

    Quanto a Resoluçao 784?

  8. Linda Rosa domingo, 28 setembro 2014, 8:53 PM às 8:53 PM

    Obrigada, pelas informações.

  9. Denuza lopes segunda-feira, 29 setembro 2014, 3:39 PM às 3:39 PM

    OI, BOA TARDE SOU UMAS DE TANTAS CONTRATADAS , GOSTARIA DE SAVER COMO ESTA NOSSA SITUAÇÃO, MEU CONTRATO FOI EM OUTUBRO DE 2012, AGUARDO E CONFIO MUITO EM TI, GRATA

    • Paulo Messina segunda-feira, 29 setembro 2014, 4:28 PM às 4:28 PM

      Olá Denuza, saiu recentemente nova sentença do judiciário confirmando a necessidade de convocação. Infelizmente, não há garantias que o executivo – mais uma vez – deixe de recorrer. De qualquer modo, haverá uma reunião entre o vereador e o prefeito no mês de outubro, ocasião em que buscaremos um acordo em favor de vocês. Há um grupo no facebook chamado “Aprovados para Agente Auxiliar de Creche – 2008 (Atual AEI)” que, sempre que possível, publica notícias sobre o processo. Esse grupo é administrado pelo Leandro Gouvea e Kelly Mello. Se você quiser, participe desse grupo! Vamos que vamos, Denuza. #assessoriamessina

  10. celio segunda-feira, 29 setembro 2014, 9:29 PM às 9:29 PM

    Prezado Deputado,

    E quanto ao 1/3 de planejamento? Nada? O que temos de concreto para o ano letivo de 2015?

  11. Viviane Pessanha terça-feira, 30 setembro 2014, 3:32 PM às 3:32 PM

    Boa tarde, vereador! De acordo com o contra cheque dos PII 22,5h, já disponibilizado on line, referente ao mês de setembro que será pago no próximo dia 2 de outubro, a parcela acordada do PCCR não foi creditada! O combinado não era para outubro? Obrigada pela atenção.

  12. Liliane terça-feira, 30 setembro 2014, 5:24 PM às 5:24 PM

    Sr Messina, sou uma dos aprovadas no concurso de PI do ano passado, e o senhor ficou de nos apoiar com a prioridade nas convocações. O que o senhor diz a respeito?

  13. Natalia quarta-feira, 1 outubro 2014, 10:15 AM às 10:15 AM

    Bom dia Messina. Também sou uma das aprovadas do concurso 40hs PI, no qual ninguém ainda foi convocado. O senhor disse apoiar nossa convocação em prioridade as migrações. O que o senhor me diz?

  14. […] Professores I 16 e 30: atualizando a tabela do plano abaixo. (Não deixem de ver este artigo também, clique aqui): […]

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: