Resumo atual dos trabalhos: Agente Educador II / Inspetor de Alunos

Pessoal,

Prosseguindo com a série de artigos sobre nossos trabalhos com as categorias, hoje falaremos sobre o agente educador II/Inspetor de Alunos.

De longe, Agente Educador II/Inspetor de Alunos foram as categorias menos beneficiadas no Plano. Apesar de esses servidores contarem com a quase totalidade formada em ensino médio, a remuneração deles mal passa de um salário mínimo. Essa categoria precisa ser reestruturada – a exemplo do que foi feito com o Agente de Educação Infantil – para alcançar novos vencimentos no ensino médio e em seguida uma gratificação para nível médio técnico.

Durante quatro meses, realizamos diversas reuniões produtivas com o grupo de representantes eleito

Durante quatro meses, realizamos diversas reuniões produtivas com o grupo de representantes eleito

Ao longos dos últimos quatro meses, realizamos diversas reuniões com a categoria. Em uma dessas ocasiões, um grupo de representantes, eleito a partir de uma reunião geral, elencou uma lista de prioridades, cujos principais itens citados foram os seguintes (nesta ordem):

  1. Redistribuição da carga horária com 30 horas;
  2. Novo vencimento para nível médio;
  3. Gratificação por formação para nível médio técnico;
  4. Contratação de novos agentes para a melhora do quantitativo na relação aluno/inspetor;

Reparem que, apesar de a correção salarial da categoria ser premente, a redistribuição da carga horária aparece como prioridade número um entre suas reivindicações. Isso se explica, justamente, pelo grande nível de estresse a que estes profissionais estão expostos no exercício de sua atividade, em virtude da desproporcional relação Aluno/Agente Educador II verificada atualmente na rede. Em algumas escolas, por exemplo, o Agente Educador II / Inspetor de Alunos chega a ter que lidar com 400 alunos ou mais. Uma tarefa humanamente inexequível, que coloca em risco não só a vida funcional deste profissional, mas também a integridade e a segurança das crianças na escola.

AEII

Agente educador com crianças no pátio: quantidade de crianças é desproporcional, tornando o trabalho desgastante

Na reunião realizada no dia 1º de agosto, na conclusão dos três meses de estudo, fechamos com estes representantes da categoria uma planilha que prevê o volume de investimento a ser empregado pela Prefeitura para solucionar todos estes pontos. Agora estamos aguardando a reunião com o prefeito Eduardo Paes em outubro para levar até ele essas propostas e tentarmos construir juntos, com base nestes números aprovados pela categoria, os caminhos para estas soluções.

Abraços,
Paulo Messina

10 pensamentos sobre “Resumo atual dos trabalhos: Agente Educador II / Inspetor de Alunos

  1. Soraya Maria Kirilos da Cruz terça-feira, 30 setembro 2014, 7:12 PM às 7:12 PM

    Dois pontos importantes que devem ser considerados:
    . É preciso que a formação seja levada em conta, não só como Ensino Médio/Ensino Médio Técnico mas também a formação de Nível Superior que muitos Agentes Educadores II possuem.
    . A relação AE II/aluno não coloca em risco a vida funcional do servidor e a segurança do aluno simplesmente (o que já não é nada simples!!!). Coloca em risco a vida do servidor!!! No plano físico e psicológico!
    Uma dúvida: a nomenclatura do cargo é Agente Educador II.
    O que seria o Agente Educador I?
    Não seria exatamente o profissional de Nível Superior?
    Por que razão não se enquadra os profissionais qualificados como Agente Educador I?
    Por que esse cargo só existe teoricamente?
    Agradeço seu retorno com as respostas.
    Soraya Maria Kirilos da Cruz
    Agente Educador II
    Professora de Psicologia
    Psicóloga

  2. Flavio Campos de Sousa terça-feira, 30 setembro 2014, 7:33 PM às 7:33 PM

    Estou muito interessado no assunto, pois tudo o que foi citado, faz parte da minha rotina de trabalho

  3. Ivete Aquino terça-feira, 30 setembro 2014, 8:44 PM às 8:44 PM

    Boa noite Paulo Messina! O prefeito Eduardo Paes não chamou todos os aprovados no último concurso para agente educador II, eu passei no concurso e até a data de hoje espero pela a minha convocação.

  4. Francisco de Assis Mendes terça-feira, 30 setembro 2014, 9:16 PM às 9:16 PM

    Boa noite pessoal! Alguém tem notícias a respeito dos diplomas que entregamos na prefeitura para reconhecimento da graduação e averbação? Não sei se é este termo. Márcia Nunes sabe qual seria o próximo passo? ObrigAdo e bom descanso a todos..

  5. Ana Lúcia F. F. quarta-feira, 1 outubro 2014, 9:02 AM às 9:02 AM

    Bom dia!
    Também acompanho de perto nova convocação de Agentes Educadores, pois também passei no concurso. Vejo a grande necessidade de novos profissionais nos espaços escolares e eu “desempregada”, bem próximo de ser chamada e o prazo se esgotando, pois expira 09 de fevereiro de 2015. É ANGUSTIANTE!!!!!!!!!!!
    Abraços, Ana

  6. Ubiratan Soares de Mendonça quarta-feira, 1 outubro 2014, 11:02 AM às 11:02 AM

    Vereador Paulo Messina,quando é que essas reivindicações da categoria serão encaminhadas para serem votadas e possivelmente serem sancionadas pelo prefeito e pela câmara dos vereadores.Acho que já fizemos reuniões suficientes.Agora só resta colocar esses projetos pra frente o mais rápido possível.

  7. Ana Lúcia F. F. sexta-feira, 3 outubro 2014, 8:45 AM às 8:45 AM

    Bom dia!
    Estou vendo acontecer a mesma coisa que aconteceu com o concurso “Agente Auxiliar de Creche”, em que acabou o prazo dado pelo edital, uma enorme necessidade de profissionais e aí o prazo termina e é oferecido um “contrato” e fica por isso mesmo! Desde outubro de 2013 que “não chamam ninguém”, ou seja, UM ANO.

  8. Alexandra sexta-feira, 3 outubro 2014, 10:08 PM às 10:08 PM

    Estou aguardando também está convocação,antes que acabe o prazo, e que não venham chamar somente 10 por crê, e sim um montante,pois são muitas escolas precisando de ajuda,com 1 ou 2 agente para até 400 alunos. Eu estou aguardando pois preciso muito desta oportunidade.

  9. valeria domingo, 5 outubro 2014, 12:03 AM às 12:03 AM

    Vereador os Inspetores da Seeduc rj Não Aguentam Mais a Carga Horária !!!!!!
    Muitos Passam Mal…. Pressão Sobe….

  10. Cintia Chelles de Faria sexta-feira, 10 outubro 2014, 10:42 PM às 10:42 PM

    Estou sempre acompanhando as novas informações sobre este assunto que muito se enquadra na minha rotina de trabalho. Realmente é complicado a relação AEII/aluno, principalmente quando o quantitativo de alunos é um número bem maior, por exemplo em uma escola com 1430 alunos e um único AEII ou 750 alunos.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: