Comissão de Educação estimula participação

Pessoal,

A construção de uma Educação com “E” maiúsculo não pode se ater, exclusivamente, a pautas sindicais. Em busca de uma abordagem mais holística em torno do tema, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai percorrer toda a rede municipal de ensino com a Audiência Pública Itinerante.reunião_campogrande_comissão

Tendo em vista as restrições de horário e locomoção que impossibilitam a muitos profissionais de educação e pais de alunos de participarem das audiências públicas realizadas na Câmara Municipal, a Comissão tomou a iniciativa de realizar audiências nas áreas de cada uma das CREs (Coordenadorias Regionais de Educação). O objetivo é fazer reverberar, além dos discursos de políticos e sindicalistas, as vozes de quem, de fato, faz a Educação acontecer no Município. Queremos, com elas, ouvir o ‘chão da escola’.

A audiência itinerante permite que tanto o pai de aluno, que deixa o filho na escola 7h e tem que buscar 11:30h, quanto o profissional de educação, que precisaria de uma licença para se ausentar, possam integrar o debate, sem que isso comprometa as suas atividades. A descentralização das audiências públicas está sendo possível graças, principalmente, à mobilização dos representantes do CEC, com convite dos Coordenadores de CREs, e à massiva participação da comunidade escolar.

As reuniões também se diferenciam por sua dinâmica. A audiência é aberta com a apresentação da CRE a respeito da reestruturação da rede, elencando os principais desafios encontrados. Em seguida, a Comissão abre a inscrição para as falas das pessoas presentes, encaminhando para estudo ou mesmo a solução, ao final, os problemas ali discutidos. Esta nova ferramenta permite não somente que a Comissão cumpra melhor o seu papel de fiscalizar o Poder Executivo, como também auxilia a própria Prefeitura a estreitar sua relação com a população.

Ao final de todas elas, publicaremos um estudo completo, consolidado, e retomaremos a rodada para darmos retorno a todos.

Confira o cronograma da Audiência Pública Itinerante da Educação 2015:

12/06 – 9ª CRE / Campo Grande (FEUC)
07/07 – 1ª CRE / Gamboa (Hospital dos Servidores)
14/08 – 2ª CRE / Tijuca (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)
21/08 – 3ª CRE / Méier (Instituto Francisca Paula de Jesus)
28/08 – 4ª CRE / Olaria (Olaria Atlético Clube)
04/09 – 6ª CRE / Pavuna (Arena Jovelina Pérola Negra)
11/09 – 7ª CRE / Recreio (1ª Igreja Batista do Recreio)
18/09 – 10ª CRE / Santa Cruz (Cidade das Crianças)
25/09 – 8ª CRE / Realengo (Universidade Castelo Branco)
02/10 – 5ª CRE / Vicente de Carvalho (Casa do Viseu)
09/10 – 11ª CRE / Ilha do Governador (Subprefeitura da Ilha do Governador)

Abraços,
Paulo Messina
Presidente da Comissão de Educação e Cultura
Câmara Municipal do Rio de Janeiro

2 pensamentos sobre “Comissão de Educação estimula participação

  1. Angela Pereira quinta-feira, 2 julho 2015, 11:33 PM às 11:33 PM

    Uma ótima medida a das Audiências Públicas Itinerantes. Parabéns pela implementação!

  2. Andrea sexta-feira, 3 julho 2015, 6:54 AM às 6:54 AM

    Gostaria de participar do blog para está informada do andamento das propostas lançadas.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: