6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

Pessoal,

Teve abertura hoje e será iniciada na semana que vem, a 6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). É um evento especialmente importante para que todos os nossos profissionais que atuam na Educação Infantil possam refletir sobre a sua prática. Nesta 6ª edição, o evento vai propor o debate em torno de 8 temas, a partir do eixo “O Pedagógico de Tudo e de Todos”, reiterando claramente a mensagem de que o cuidar nesta faixa etária das crianças (de 0 a 5 anos e 11 meses) é indissociável do educar.

vi-jornada-smeAs sugestões de materiais teóricos a serem estudados estão neste link, fornecido pela SME. Aqui vale a máxima de Paulo Freire: “a teoria sem prática vira “verbalismo”, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.

Aproveito para parabenizar a Professora Simone Souza, gerente em Educação Infantil da SME, e sua equipe, responsável por todas as edições da jornada. Esta sexta edição do evento, a propósito, tem tudo para superar as anteriores, tendo em vista a ampliação do conteúdo pedagógico de 4 para 8 temas, sem falar que agora o servidor poderá retirar os créditos das horas que participar, para fins acadêmicos, direto do sistema Fênix. Desde já, desejamos todo o sucesso para o evento.

Deixar aqui um convite à Professora Simone para que participe conosco da gravação do próximo Educação em Debate, para falarmos sobre os resultados atingidos por esta edição da Jornada.

Por fim, gostaria também de deixar uma crítica construtiva aos organizadores, no que tange os horários. As cargas horárias dos eventos poderiam ser definidas em função dos painéis, deixando de ser atreladas à carga horária dos servidores, como ocorre, por exemplo, em qualquer centro de estudo acadêmico. Neles, a temática, a ementa e a carga horária são inerentes ao conteúdo que está sendo discutido, e não à carga horária do profissional que está participando. Do jeito que está atualmente, a programação acaba gerando discrepâncias e dúvidas entre as diversas categorias com suas diferentes cargas horárias, não só entre AEI e PEI, mas até mesmo dentro de uma mesma categoria, a exemplo do PEI 22,5 que faça ou não dupla, e o de 40 horas. Além disso, se um servidor AEI, que tenha predominância de atuação à tarde, quiser se inscrever para um painel pela manhã, não poderá fazê-lo, porque a orientação é que a inscrição também esteja ligada à sua carga horária.

Abraços,
Paulo Messina

2 pensamentos sobre “6ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

  1. Flavia Andrea quinta-feira, 16 julho 2015, 10:16 PM às 10:16 PM

    Na CRE que trabalho (4° ) não tivemos esse tipo de problema, quem trabalha a tarde só poderia se inscrever para o horario da tarde. Xs colegas que trabalham no horário da tarde conseguiram se inscrever, sem problema para o horário da manhã.

  2. jflavio sábado, 18 julho 2015, 9:38 AM às 9:38 AM

    Aproveitando o gancho parabenizo também a Professora Simone, e sua equipe, não só pela ampliação do conteúdo pedagógico de 4 para 8 temas, mas também por incluir nesse temas a questão de gênero na EI. (O pedagógico de tudo e de todos… POR TODOS). O gênero masculino continua AINDA sendo muito discriminado na EI. No inicio do ano, procurei o gabinete do vereador para levar uma denuncia de discriminação de gênero, após ser rejeitado em um EDI inaugurado no inicio do desse ano próximo a minha casa apenas e exclusivamente por ser homem. Não há nada que me desabone. Além de professor, sou Pedagogo, Pós granduando em Educação Infantil, e possuo centenas de horas de participação em palestras, Seminários, workshop, Jornadas Pedagógicas etc. Nada disso foi relevante para a DIRETORA e sim apenas o fato de ser HOMEM, de ser DIFERENTE do perfil pré-determinado, pré-conseituoso que existe dentro da SME. Gostaria de saber se essas diretoras recebem qualificação ou apenas o QI é suficiente para dirigirem esses espaços de “EDUCAÇÃO”.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: