Nós Vencemos. Obrigado, Educação! Obrigado, Rio!

Pessoal,

Não tenho nem palavras para começar a agradecer a cada um de vocês, 15.346 pessoas, que confiaram no nosso trabalho e nos deram, nas urnas, a oportunidade de continuar realizando pelos próximos quatro anos.

Tirando os votos de família e amigos, 99% do resultado das urnas vieram exclusivamente da Educação. Pais de alunos e servidores que acreditam em projetos que vamos ter a oportunidade de continuar batalhando – e buscando a vitória.

domiciliares

Algumas das mais de cem reuniões domiciliares, do pessoal da Educação que ajudou abrindo suas casas para nós.

Para deixar duas frases de Churchill aqui no contexto:

Não adianta dizer: Estamos fazendo o melhor que podemos. Temos que conseguir o que quer que seja necessário“.

E ainda:

Sou um otimista. Não parece adiantar muito ser outra coisa qualquer“.

Vencemos uma eleição dificílima, sem absolutamente nenhum apoio de políticos. Nunca tive, por escolha minha, qualquer benefício da máquina, em toda minha carreira: cargos, indicações ou obras. Não trocamos uma lâmpada, não asfaltamos uma rua, não tivemos uma Região Administrativa para indicar. Doações de campanha, então, nem pensar. Pelo terceiro mandato consecutivo, nada vem do governo, nem um centavo, sob forma nenhuma.

Tivemos sim muito trabalho, muita esperança, e disposição para quebrarmos montanhas inteiras, a cada batalha, para conseguir tirar uma pedrinha para nossos servidores e pais de alunos. E assim foram esses quatro últimos anos.

Tudo isso porque tivemos que negociar com o governo que não só não se preocupou com o servidor público, mas parece ter trabalhado exaustivamente para conquistar sua inimizade. Alguns exemplos disso são a retirada do salário família às vésperas das eleições, ou o corte do salário de pensionistas, sem considerar que poderiam ter feito uma série de projetos de custo zero aos servidores da Educação mas foi decisão pessoal do prefeito não fazê-lo. Ainda, foram retirados direitos. O direito ao decreto da perícia, por exemplo, dado em 2012, foi retirado. Professores que faziam dupla regência, alguns há mais de uma década, perderam da noite para o dia metade de seus salários porque não puderam migrar e entrou um novo de 40 horas, tomando seu lugar. Entre muitos outros. Todos alertados por mim, pessoalmente, ao prefeito.

Quando puderam reverter e conquistar os servidores no pós greve de 2013, escolheram espezinhar ainda mais. Demitiram servidores, descontaram seus salários, impediram de migrar. Atos de uma velha política, indigna de uma nova geração. Poderiam ter ganho toda uma base, como bem pensava Abraham Lincoln:

Eu destruo meus inimigos transformando-os em amigos“.

Nós só conseguimos negociar com o governo nesses quatro anos nos momentos de pressão. Nunca foi nos dado nada na boa vontade. No momento da greve, por exemplo, em que estavam pressionados, é que consegui aproveitar para emplacar as emendas que modificaram o plano para sempre. O dos Agentes de Educação Infantil, no momento em que todas as creches pararam. Nada foi conquistado pela paz.

Para este governo, só valeu a mesa de negociações quando o mal de não negociar seria maior.

Nesta reta final, revelou-se sua face mais desleal e traidora. Quando a própria prefeitura havia calculado, em 2015, encargos de míseros 300,00 para direção, nós propusemos – a pedido dos próprios diretores – uma solução diferente.

Depois de muito calcular, entreguei pessoalmente as contas ao prefeito, que não aceitou fazer. Em pelo menos quatro encontros, insisti, e foi negado, por risco de aumentar muito as despesas de pessoal.

Foi somente no final de setembro deste ano, na hora que viu o colegiado de diretores declarando votos para Índio da Costa, que chamou às pressas o Conselho Diretor e apresentou sua brilhante idéia: os meus cálculos, baseados na proposta dos próprios diretores. Fico feliz e espero que cumpram, caso contrário será uma marca que o seguirá para sempre, já que almeja outros cargos eletivos futuramente. (leiam mais aqui sobre isso).

(NOTA: Estou sabendo que foi apresentada hoje uma proposta modificada, derivada da original, fixo em 6 mil reais para diretor e 5300 para adjunto e CP. Esse é mais um arremedo de solução que vai gastar dinheiro e trazer insatisfação, além de, claro, não resolver o problema).

Concorremos espremidos numa eleição polarizada e concentrada entre a extrema direita e extrema esquerda, com quase da metade da população sequer indo às urnas votar, e ainda com nosso ex-prefeito tendo muitos votos no funcionalismo. Ainda assim, vencemos.

Vencemos porque tivemos muito trabalho. Vencemos porque temos a melhor equipe. Vencemos fazendo reuniões e distribuindo apenas papel e falando, olho no olho, com as pessoas. Nada mais do que discurso e mostrando trabalho.

Cada voto depositado em nós representa a esperança de que vamos continuar batalhando pelo sucesso das propostas, qualquer que seja o governo a assumir de janeiro de 2017.

Vamos agora, neste segundo turno, organizar um grande evento e chamar todas as categorias que desejam nossas propostas, e fazer o convite a ambos os candidatos para o debate e compromisso com as pautas. Não me interessa fechar com qualquer prefeito. Estou fechado com o povo que me elegeu. Quem quiser o meu apoio, que feche com os projetos do meu povo.

equipe

Parte de nossa equipe e colaboradores, no primeiro final de semana de campanha

Vencemos candidatos com máquina, obras, que gastaram milhões. Vencemos candidatos em reeleição que têm muito mais tempo na política do que nós, que estamos começando. Vencemos candidatos com poderosos padrinhos políticos.

Vencemos porque trabalhamos. Bato palmas para a minha equipe heróica! Amo cada um de vocês. Muito obrigado, primeiro a nossos eleitores, e em seguida a vocês!

Isso, sem contar os ataques – na semana da eleição – vindo desse sindicado dominado por partidos políticos, que diz representar os Profissionais de Educação. Mas falo sobre isso em outro artigo, pois este post é para comemorar e agradecer, e não para falar de quem sequer merece ser citado.

Repito o que disse há quatro anos: Éramos eu e minha equipe sozinhos contra mais de 1.600 concorrentes. E bastou. Vencemos. Conseguimos a vitória porque o povo da cidade do Rio de Janeiro entendeu que trabalho vale mais que apoios políticos. É o suor na camisa e a sola de sapato que conta. São as 12 a 14 horas por dia de trabalho, são as escolas melhoradas, as cobranças à prefeitura, a defesa do profissional da educação, da cultura, que nos levaram à vitória. Foram realizações passadas e esperanças para o futuro que nos reconduziram. Muito obrigado, e vamos trabalhar ainda mais!

Tenham certeza, pais de alunos e profissionais da Educação, que minha defesa de vocês, que já era incansável, será ainda mais apaixonada. Sem esquecer jamais nossos amigos, nossa família e os eleitores de opinião, é claro, nossa vitória é de todos vocês!

Nossa vitória prova para mim que estamos no caminho certo. Não são apoios políticos e discursos fáceis de ódio que ganham eleição. É o trabalho duro que o faz.

Chegamos ao terceiro mandato sem dever nada a absolutamente nenhum grupo político ou econômico.

Devemos somente ao Povo da Cidade do Rio de Janeiro, à Educação em especial, e por eles somos livres para trabalhar.

Contem comigo ainda mais, e muito obrigado!

Abaixo, vídeo do meu pronunciamento a respeito em plenário, na data de hoje.

Abraços,
Paulo Messina

33 pensamentos sobre “Nós Vencemos. Obrigado, Educação! Obrigado, Rio!

  1. Samantha Conde terça-feira, 4 outubro 2016, 9:11 PM às 9:11 PM

    Parabéns!! Nós vencemos! Aproveito pra te perguntar sobre a migração. Terá novo Banco? Não me inscrevi. Queria a migração de 40h. Sou PIO. Abraços e obrigada

  2. Carla Adriana terça-feira, 4 outubro 2016, 9:12 PM às 9:12 PM

    Com esperança e confiança.

  3. shirleioliver terça-feira, 4 outubro 2016, 9:14 PM às 9:14 PM

    Parabéns!

    Date: Wed, 5 Oct 2016 00:04:42 +0000 To: xilcri@hotmail.com

  4. Suely terça-feira, 4 outubro 2016, 9:18 PM às 9:18 PM

    Discurso apaixonado e apaixonante! Dizer mais o quê? Parabéns e muito, muito obrigada pela luta e pelas nossas conquistas. Força para mais 4 anos de luta.

  5. Alice Franklin terça-feira, 4 outubro 2016, 9:21 PM às 9:21 PM

    Agora não nos decepcione, principalmente os Secretários Escolares que tanto esperam melhorias.

    Parabéns!

    Alice Franklin

    ________________________________

  6. Edna Benaty terça-feira, 4 outubro 2016, 9:23 PM às 9:23 PM

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.

  7. Pati braga terça-feira, 4 outubro 2016, 9:30 PM às 9:30 PM

    Orgulho de ter contribuido um pouquinho com essa vitória👏👏👏👏👏

  8. louzada.sergio terça-feira, 4 outubro 2016, 9:33 PM às 9:33 PM

    Parabéns Cara Belo Trabalho na Educação e fora do PV Vc é um dis poucos que se salvam ba CMRJ 

    Enviado do meu dispositivo Samsung

  9. Adriana Brasil terça-feira, 4 outubro 2016, 9:45 PM às 9:45 PM

    Parabéns você mereceu pois trabalhou para isso! !!Estamos com você

  10. Monica terça-feira, 4 outubro 2016, 9:58 PM às 9:58 PM

    Parabéns! Que estes 4 anos sejam de muitas conquistas e realizações para a educação,e que nosso trabalho seja reconhecido e valorizado.”Querido passado,obrigado por tudo que me ensinou..querido futuro pode vir”.

  11. Rejane terça-feira, 4 outubro 2016, 10:14 PM às 10:14 PM

    Emocionante, gratificante e reconhecido. Parabéns! !!!!

  12. Elaine terça-feira, 4 outubro 2016, 10:26 PM às 10:26 PM

    Vejo que ainda vale a pena acreditar e exercer a cidadania, mesmo em um momento tão crítico como esse que estamos vivendo. Ainda existem pessoas integras com senso de justiça. Que Deus te ilumine,Paulo Messina,agora e sempre.

  13. jaime costa terça-feira, 4 outubro 2016, 10:33 PM às 10:33 PM

    Terceiro mandato?
    Já pode pedir música no Fantástico!!!

  14. Mariana terça-feira, 4 outubro 2016, 10:43 PM às 10:43 PM

    Parabéns!! Mais 4 anos de lutas mas de muitas conquistas para a educação também!!👏🎉🎉

  15. Andreia Rodrigues terça-feira, 4 outubro 2016, 11:06 PM às 11:06 PM

    Não poderia ser diferente, por todos os trabalhos realizados em prol da Educação. O único que realizou milhares de atendimentos à todas as categorias da Educação, trabalhou incansavelmente por todos.Obrigada por você continuar nos representar por mais um mandato.
    Parabéns Paulo Messina!!!

  16. Max terça-feira, 4 outubro 2016, 11:14 PM às 11:14 PM

    Paulo Messina você representa a educação fico muito feliz por ter votado no melhor Vereador do Rio…. abraços!!!

    • maria erli quarta-feira, 5 outubro 2016, 7:12 AM às 7:12 AM

      Meu agradecimento ao Vereador que sempre apoiou e apóia nossa categoria.Bj Paulo Messina e Deus continue abençoando sua vida!!!

  17. Carmem terça-feira, 4 outubro 2016, 11:44 PM às 11:44 PM

    Não o conheço pessoalmente, mais te dei meu voto através de uma amiga minha, não só eu, como toda minha familia, peço a Deus que sua palavra seja cumprida e que só tenhamos melhoramentos… Fiquei feliz com sua vitória… Boa sorte!

  18. Sandra Cristina quarta-feira, 5 outubro 2016, 12:05 AM às 12:05 AM

    Cada dia tenho mais orgulho de vc vereador e de ter depositado minha confiança em vc.
    Vc é meu representante e eu te agradeço por todo seu empenho.

  19. Sandra Cristina quarta-feira, 5 outubro 2016, 12:12 AM às 12:12 AM

    Orgulho de vc vereador, orgulho também de mim, por ter confiado e votado em vc.
    Realmente vc é merecedor dessa vitória que não é só sua… é de todos nós.
    Vc me representa.

  20. 2009eliane@bol.com.br quarta-feira, 5 outubro 2016, 1:55 AM às 1:55 AM

       que ótimooooooooo Parabéns !

  21. Ana Maria Estacio do Livramento. Oliveira quarta-feira, 5 outubro 2016, 5:50 AM às 5:50 AM

    Parabéns Paulo Messina por mais essa vitória. Só quem conhece suas propostas sabe bem que vc sempre valorizou os profissionais da educação e eu me orgulho de fazer parte disso. Conte sempre com o meu apoio.

  22. Robson Snows quarta-feira, 5 outubro 2016, 6:56 AM às 6:56 AM

    Parabéns mais uma vez e sempre!!! a Página Secretário Escolar sempre terá um espaço para seus videos e propostas, Obrigado pela parceria!!!

  23. Messina quarta-feira, 5 outubro 2016, 9:29 AM às 9:29 AM

    Messina,estou emocionada com suas palavras,parabéns, que a força divina guie seus passos,com sabedoria,para que a educação infantil (que é a base) melhore,não só para os servidores mas também para nossas crianças. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Danielle Causanilhas quarta-feira, 5 outubro 2016, 10:35 AM às 10:35 AM

    Parabéns por mais esta conquista! Que ela seja sempre sua e da Educação desta cidade que ainda é linda, mas precisa ser culta, educada, pensante e atuante. Guardo no coração o trabalho que realizamos juntos, pela educação especial. Espero que tenha sido frutífero. Pessoalmente, te guardo admiração e respeito pela forma de trabalho, pelo ser humano, pelo caráter. Que Deus o ilumine sempre e te mantenha nessa linha, nesse caminho bonito, resguardando com saúde e paz a ti e tua família.

  25. marta quarta-feira, 5 outubro 2016, 11:49 AM às 11:49 AM

    Caro Messina, estamos feliz por você! Desejo que continue com muito trabalho por todos nós, principalmente pela educação. Permita-me dizer que sua vitória ” É NOSSA”. Com tantos descontentamentos e descasos não temos muito em que acreditar. Parabéns!

  26. Ilda Maria Diogo Pessanha Soares quarta-feira, 5 outubro 2016, 3:27 PM às 3:27 PM

    Parabéns pro discurso ! Muito sucesso e muitas realizações na nova caminhada. A educação carioca conta com você!

  27. Ilda Maria Diogo Pessanha Soares quarta-feira, 5 outubro 2016, 3:31 PM às 3:31 PM

    Parabéns! Muito sucesso e muitas realuzações na nova caminhada! A educação carioca conta com você!

  28. ionefuly@ig.com.br quarta-feira, 5 outubro 2016, 4:27 PM às 4:27 PM

    COMO NÃO VOTAR EM UM CANDIDATO QUE FAZ JUS AO CARGO? O SENHOR TEM FEITO MUITO PELO NOSSO POVO EM ESPECIAL PELA EDUCAÇÃO. NÃO PUDE IR AO ENCONTRO QUE TEVE EM CAMPO GRANDE. MAS MINHA FILHA A PROFESSORA SUZANI FULY ESTEVE LÁ E TROUXE O MATERIAL QUE DISTRIBUIMOS. O MAIS IMPORTANTE É QUE DEU TUDO CERTO E QUE ESTAMOS CERTOS DE UM FUTURO AINDA MELHOR PARA TODOS NÓS NOS PRÓXIMOS ANOS.

  29. Isa quinta-feira, 6 outubro 2016, 6:42 PM às 6:42 PM

    Parabéns, Paulo Messina!
    E a questão das migrações de PEIs para 40h? Ainda teremos novas convocações? Estamos na expectativa! Obrigada!

  30. Ana cristina Lins sexta-feira, 7 outubro 2016, 4:51 PM às 4:51 PM

    Parabéns por mas uma conquista estamos com vc !!!!!!!!!!

  31. Maria Fatima sexta-feira, 7 outubro 2016, 10:29 PM às 10:29 PM

    Obrigada por lutar pela nossa categoria !

    ________________________________

  32. Maria Elizabeth Coelho sábado, 8 outubro 2016, 10:33 AM às 10:33 AM

    Parabéns e muito obrigada!!!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: